Jiquiriçá

Jiquiriçá-BA

Bem-vindo a Jiquiriçá!

Comece planejando a sua viagem para Jiquiriçá utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Jiquiriçá e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Jiquiriçá.

Comentários de Jiquiriçá

Estive vistando a cidade ,e o que mais me chamou atenção ,não foram as paisagens nem a fauna e a flora da cidade, ..foram as queixas dos moradores da cidade ,a respeito dos turistas que para eles é o principal problema da cidade . - Mas o que a atual a dministração municipal faz ,para reestruturar a cidade para que ela possa receber ,os turistas que podem ser na verdade ao invés de problema ..solução para essa situação pela qual a cidade passa.Jequiriça pode ser um dos maiores polos turísticos da Região,pois já é beneficiada pela fauna flora ,e população local ,agora imaginem vocês se essas pessoas recebecem uma qualificação , e colocasse em prática ,o eco turismo ou coisas do tipo , então o que falta é preparação para os moradores ,pois a cidade não pode ficar mais nessa situação.
Por: renê Araújo

ainda não conheço a cidade mas ja passei bem proximo viajando pela bahia,mas irei na proxima oportunidade,meu sogro é natural dessa cidade e conta que quem não conhece está perdendo grande oportunidade!!!moro em Bertioga SP!
Por: adriano moreira

ainda não visitei,pois estou curiosa para conhecer,pois já ouvir muitas coisa bonitas desse municipio e pretendo desfrutardesse lindo lugar.
Por: alzenira campos

Estou indon para ai, conhecer a cidade. Aguardo dicas de bons hoteis
Por: geiziane

adoro jequiriçá fiu varias vezes quando criança hoje moro em sao paulo no prazeres acho que é assim que se pronucia ia muito saudades .sou de mutuipe um abraço ,JAN
Por: jam

cidade linda e maravilhosa cachoeira encantadora afinal nascia ai
Por: cris mota

eu gostei muinto das fotos da cidade.É a cidade onde meu pai nasceu. gostaria muinto de conheçer parentes por ai. eu sou de jequié mais moro em gov. valadares mg
Por: ovidio josé de andrade

essa cidade é um paraíso,tudo de bom, vale apena da uma passadinha para conhecer
Por: liliane

conheco é muito lindo as cachoeiras de la quero ir la de novo ameii bjs
Por: julia

estive em Jequiriça amei, espero voltar novamente agora em outubro.
Por: vera

a cidade e a zona rural e um brinco de espetaculo de sosego e paizagismo quer sosego va a cidade de jiquiriçá tenho parentes no riacho novo e ai na rua da estação sem falar da bela cachoeira dos prazeres.
Por: uranio torres gabriel

Conheço Jiquiriçá, porque e minha cidade natal, adoro... sempre que posso estou visitando-a.O ponto que mais gosto é a Cchoeira dos Prazeres.
Por: Luciane Conceição de Brito

O lugar é muito lindo, a paisagem é bem preservada... Um lugar maravilhoso, cachueiras lindas...
Por: Kelly Gómez

amo este lugar de coraçao, cidade natal dos meus pais! sempre que tenho um tempinho vou curtir as belezas do vale do jiquiriça!
Por: nilzete

Um Lugar lindo, aconchegante, acolhedor, com um povo muito educado.
Por: Edvaldo da Costa Araujo

Não conheço esta cidade, estou com vontade de ir ver e desfrutar das belezas criadas pelo nosso Eterno Criador..Nosso Eterno DEUS..COM JESUS E SEU SANTO ESPRITO CRIOU TODAS AS COISAS, HÁ SE O HOMEM FOSSE DIFERENTE A VIDA SERIA DIFERENTE...DEUS ABENÇOE A TODOS MORADORES DESTA CIDADE BREVE VOU ESTAR POR AI...ABRAÇOS.
Por: José Jaides Menezes Valverde

Jequiriça é tudo de bom. Pricipalmente pra quem tá em lua de mel.Valeu galera
Por: Joseane Santos Reis

Eu sou Conselheiro tutelar no munucípio de Riachão do Jacuípe-Ba, estive no município de jequiriçá o município é todo bonito e o que tem de melhor ainda é o rio, que beleza natural o povo de jequiriçá tem só faço um apelo preserve o meio ambiente. parabéns pela natureza viva.
Por: Samuel Santana de Matos

a cidade de jiquiriça é muito maravilhosa muito linda tem muitas riquezas;lugar que tem um povo maravilhoso um povo hospitaleiro apesar de eu não ser daí mas já fui muitas vezes e amei de coração com fé em Deus breve voltarei............
Por: dezuita

Informações de Jiquiriçá

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Jiquiriçá

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado teve início em 1860, em um local conhecido como “velhas”. Pertencente ao município de São Vicente Férrer D’areia. Nasceu como local de pouso para os tropeiros que viajam conduzindo cargas entre Nazaré e Aratuípe até Vitória da Conquista. Foi elevado à categoria de freguesia em 16 de setembro de 1878, passando a chamar-se Senhor do Bonfim da Capela Nova, em decorrência da existência de uma capela no povoado dedicada a esse Santo. Em 1891, através do ato estadual datado de 31 Janeiro, tornou-se município, com o nome de Capela Nova de Jiquiriçá, desmembrando de São Vicente Férrer D’areia. Em 1904, pela lei estadual nº 570, de 15 de Setembro de 1904 seu nome foi simplificado para Jiquiriçá. A Lei Estadual 1882 de 16 de Julho de 1926, desmembrou do município o distrito de Mutum, que mais tarde originaria o município de Mutuípe. Em 1904, pela Lei Estadual nº 570, de 15 de Setembro de 1904. A Lei Estadual nº 1882 de 26 de Julho de 1926,desmembrou do Município o distrito de Mutum,que mais tarde originaria o município de Mutuípe. Em 1943, o município de Jiquiriçá foi extinto e anexado ao município de Mutuípe, só sendo restaurado um ano mais tarde,em 1º de junho de 1944,mantendo a sua designação.O município de Jiquiriçá,está localizado no Sudoeste do Estado, na Microrregião Homogênea 024 –Jequié,estando enquadrado nas regiões de Planejamento 03 – Litoral Sul e Administrativa 29ª Amargosa. Do ponto de vista das atividades produtivas,está vinculado à região econômica 03- Recôncavo Sul. Apresenta uma extensão territorial de 262 km². Em 1943, o município de Jiquiriçá foi extinto e anexado ao município de Mutuípe, só sendo restaurado um ano mais tarde, em 1º de Junho de 1944 mantendo sua designação. Os primeiros moradores foram Dona Ana Onça e seu marido. Existiram fatos importantes que marcaram a história do lugar, como as enchentes de 1914, 1960 e 1964. Foram as piores enchentes de toda a história do município, destruindo uma parte da cidade, inclusive o comércio, deixando dezenas de famílias desabrigadas. 

Significado do Nome

Nome indígena que quer dizer: Jiquir: Instrumento de pesca e Içá Rio. 

Aniversário da Cidade:

31 de Janeiro 

Gentílico:

jequiricense

População:

14.087 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um Lugar lindo, aconchegante, acolhedor, com um povo muito educado.

Clima:

Tropical médio 

Temperatura Média:

23,4º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Baiano 

Limites:

Mutuípe, Ubaíra, Lage, Amargoza, Teolândia 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

258 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Artesanato

O Artesanato local é caracterizado por objetos feitos de barro como: panelas e potes; cipó e palha como abanos e cestas, panacuns, vassoura, esteiras, chapéus, instrumentos para pescaria, peneira, etc. Também todos os derivados do couro, pinturas em tecidos, peças feitas em retalhos e arranjos de flores.

Antiga Estação Ferroviária

Importante na representação cultural do município. 

Igreja Matriz do Senhor do Bonfim

Monumento do século XX em estilo popular servindo para a prática de orações, com um exuberante painel pintado em seu altar. De pequeno interesse arquitetônico, desempenha importante papel na vida social da localidade. 

Prédio da Prefeitura

Construção do século XX em estilo popular sem grande interesse arquitetônico, relevante para a comunidade de Jiquiriçá devido ao seu papel sócio-político local. 

Rio Jiquiriçá

Rio dos mais importantes do estado, banhando 10 municípios. Em seu percurso forma pequenas cachoeiras. 

Serras:

Serra da Mata, Serra do Brongo, Serra Preta, Serra da Quiçara, Serra da Estopa, Serra das Tabocas; Tabuleiros: Loteamento Rio Jiquiriçá, Loteamento da pindoba Pindoba, Andaraí de Cima, Loteamento Alto da Torre.

Serra Pelada

Ponto mais elevado da região, com 400 metros de altitude, oferece uma visão maravilhosa para aqueles que conseguem chegar ao seu cume. No caminho da subida será encontrada uma gruta, que está escondida por trás da espessa vegetação.

Cachoeiras:

As cachoeiras:  são situadas em áreas de formação rochosa, enriquecidas pela vegetação típica do local. Apresentando quedas d’água de pequeno porte.

cachoeira dos Prazeres

Cachoeira de Zeca Marinho

Cachoeira do Guigó

Cachoeira de Clóvis

Cachoeira do Gonçalo

Cachoeira da Volta do Rio  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Quadrilha dos professores - Realizada por professores de todo município. Os participantes se caracterizam de diversos personagens. Esta quadrilha também é conhecida como a quadrilha maluca.

- Festa de São João - Apesar de não haver festa em praça pública, as pessoas ainda mantêm a tradição de ficarem com as portas das casas abertas para receberem os amigos. Todos acendem, em suas portas, fogueiras em homenagem ao Santo. Durante o dia é realizado o casamento matutu, no qual os noivos aparecem montados num Jegue, e em seguida saem pelas ruas da cidade acompanhados pelo povo.

 Julho

02 - Festa em 2 de Julho. Esta festa é em comemoração ao aniversário da rua.Local- Rua 2 de Julho Organização – prefeitura municipal e moradores. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JEQUIRIÇA

E-mail:

PABX: (75) 3651-2106

Sites: http://www.jiquirica.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3651-2144 / 2130 R:24

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.municipionline.com.br

www.melhorespraticas.caixa.gov.br

www.wikipedia.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jiquiriçá

Envie seu comentário sobre Jiquiriçá