Caçapava do Sul

Caçapava do Sul-RS
banner

Bem-vindo a Caçapava do Sul!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Caçapava do Sul e muitas outras opções de hospedagem na cidade Caçapava do Sul. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Caçapava do Sul.

Informações de Caçapava do Sul

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Campanha

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Oriunda de um acampamento militar localizado no antigo povoamento dos índios charruas Caçapava do Sul iniciou sua história pelos idos de 1777 quando surgiu a Paragem de Cassapava. A palavra Caçapava na língua tupi-guarani significa: Clareira na Mata Fim da Estrada na Mata e Fim da Travessia no Monte. No sangue dos caçapavanos corre uma veia histórica e repleta de lutas. Localizada num ponto chave entre as batalhas que se sucederam no Rio Grande do Sul Caçapava do Sul notabilizou-se na luta por seus ideais de liberdade e justiça. Pela bravura de seus habitantes conquistou o título de segunda capital farroupilha no período de 9 de janeiro de 1839 a 30 de maio de 1840. Com a derrota dos espanhóis Cassapava foi crescendo e o povoado elevado a categoria de vila em 25 de outubro de 1831 e emancipação em 9 de dezembro de 1885.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

25 de Outubro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Serra do Sudeste

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR-357 e BR-392

 

Distâncias

255 km

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Pórtico Caçapavano 

Trevo da BR 392 Foi inaugurado em 3 de julho de 1993 no local há obras de artistas locais.

Igreja Matriz Nossa Senhora Da Assunção

Localizada na Praça Dr. Rubens da Rosa Guedes. Informações fone: (55) 3281-1599. Considerada uma das mais belas igrejas foi tombada em 1985 pelo Estado teve sua construção iniciada em 15 de agosto de 1815.

Forte D. Pedro Ii

Localizado na zona norte da cidade possui forma de um polígono hexagonal com paredes de pedra e cal. Conforme nível do tereno pode medir de oito a dez metros de altura por um metro de espessura. O acesso ao forte é feito pela Rua Ulhoa Cintra com visitação diariamente. Informações pelo telefone: (55) 3281-1599.

Fonte do Conselheiro

Rua Barão de Caçapava esquina com a Rua Sete de Setembro informações fone: (55) 3281-1599. O reservatório desta fonte foi construído para abastecer de água as construções do Forte D. Pedro II e da Igeja Matriz.

Fonte do Mato

Localizada a cem metros do fim da Rua 7 de Setembro foi uma das primeiras fontes a abastecer com água potável a cidade.

Prédio Onde Nasceu O Dr. Borges De Medeiros

Em 19 de novembro de 1863 nascia nesta casa Antônio Augusto Borges de Medeiros que ocuparia mais tarde a presidência do Estado do Rio Grande do Sul. O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1991. Atualmente funciona a Casa Paroquial. Situado na Rua 7 de Setembro s/n

Casa dos Ministérios

Localizada na Rua 7 de Setembro 521. Informações fone: (55) 3281-1599. Prédio que pertenceu a José Pinheiro de Ulhoa Cintra ministro de diversas pastas da República Riograndense em 1839 por ocasião da instalação da segunda Capital Farroupilha.

Guerreiro Farrapo

Junto ao QUIOSQUE MUNICIPAL na Rua Ulhôa Cintra - Criado pelo professor José Oliveira Machado e doado ao Município por ocasião das comemorações do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha.

Centro Municipal de Cultura Arnaldo Luiz Cassol

Prédio histórico recontruído em 1935 no Centenário da Revolução Farroupilha hoje abriga a Biblioteca Pública Domingos José de Almeida a Arquivo Histórico e o Museu Lanceiros do Sul.Situado na Rua XV de Novembro esquina com a Rua Barão de Caçapava informações fone: (55) 3281-3936.

Pipa do Noca

Obra idealizada pelo professor de Técnicas Agrícolas Jose Oliveira Machado. Esta localizada na praça Mathias Campos Velho e foi criada em homenagem ao sr. Alcini Pereira Nobre - o Noca que foi um dos homens que distribuía água à comunidade caçapavana. Situada na Praça Mathias Campos Velho.

Museu Municipal Lanceiros do Sul

Acervo histórico geográfico e geológico Rua XV de Novembro s/nº- Centro (55) 3281-1351 ramal 226 Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30min às 16h30min; domingo com agendamento

Guaritas

Percurso de 50km da Sede BR 392 153 e RS 625: caminhada pela cadeia de pedras com curiosos arabescos espécies vegetais características da área além de trekking e escaladas nas proximidades. Nível: fácil.

Casacata do Salso

Percurso de 8km da Sede ótimo lugar para apreciar a natureza e tirar fotografias. Queda de água de 20m cercada de mata nativa. Nível: médio.

Gruta da Varzinha

Percurso de 46km da Sede br 392. Com caminhada pela mata em mais de 70m horizontais de estalactites. Nível: médio.

Toca das Carretas

Percurso de 22km da Sede BR 392 como caminhada pela mata nativa. esta caverna natural foi cenário do filme Anahy de Las Missiones. Nível: fácil.

Cine Rodeio

Percurso de 73km da Sede rs 625. Local para trekking e escalada com vista panorãmica das Vilas e da Barragem. Nível: fácil.

Mina Subterrânea

Percurso de 73km da Sede nas Minas do Camaquã: área industrial onde extraíam cobre. Nível: fácil.

Barragem João Dias

Percurso de 73km da Sede nas Minas do Camaquã: ótimo local para lazer. Nível: fácil.

Pedra da Cruz

Percurso de 73km da Sede RS 625. Local para trekking e escalada com vista panorâmica das Vilas e da Barragem. Nível: fácil.

Anahy de Las Missiones
 
Um filme de Sérgio Silva, filmado em Caçapava do Sul, Uruguaiana e Cambará do Sul com apoio da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul e empresas locais.

 

hspace=0 EVENTOS

 


 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55)-3281.1351

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital de Caridade Dr. Victor
Endereço: Av. Cel. Coriolano Castro, 920 _
Fone: (55) 3281-1296
Horário de Recepção: 24 horas.

hspace=0

hspace=0 Estação Rosoviária
Endereço: Rua Gal. Osório, s/n.º
Fone: (55) 3281-1404
Horário de Recepção: diariamente das 6h30 às 19h50 e das 21h às 00h

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.redeagro.com.br

Comentários de Caçapava do Sul

moro en pinheiro machado sidadi natal formigueiro conheço casapava e undia quero morar la e muinto bonita a sidadi calma e de muinta mulher linda
Por: marcondes correa da silva

eu sinto muita saudades da minha amada cidade quando era criança brincava la no forte com minhas irmãs ana e zilma que fas 30 anos que nao as vejo perdi o contato com elas eu tenho esperança de um dia emcontralas mato minhas saudades vendo fotos cidade moro em florianopolis sc
Por: juremagomes

naci me criei na cidade e nao achei lugar melhor doque caçapava tive em canela gramado nova petropolis e amo minha cidade lugares como forte conselheiro fonte do mato .sao pontos que tem que ser visitados e melhores esplorados ate um dia moro em gramado
Por: orlandi bica da rosa

Nasci e morei em Caçapava do Sul até 1997. Por ser minha terra natal, de vez em quando volto lá. É uma terra de muitas belezas naturais aliadas à tranquilidade de uma cidade do interior. Cidade importante no contexto histórico do Rio Grande do Sul, sendo Capital Farroupilha durante a Guerra dos Farrapos. O calcário extraído das jazidas caçapavanas corresponde a 80% da produção gaúcha do minério.
Por: Jairo

boa tarde,conheço muito bem Caçapava,pois nasci e me criei ai.Só que hoje infelizmente estou muito longe,atualmente moro em Marabá-PA,mas nao vejo a hora de voltar para pelo menos mais perto da minha terra,esse lugar maravilhoso que adoro e sinto muita saudades...saudades da minha terra e da minha familia que estao todos ai graças a Deus...
Por: silvana da rosa

olá pessoal,eu tenho orgulho em dizer que nasci em caçapava do sul e sempre que posso estou aí na minha terra natal,hoje moro em porto alegre ha 15 anos mas tenho muita saudade de caçapava.Sexta-feira nesse feriado do dia de finados estarei aí na terrinha... Um grande abraço a todos os caçapavanos!!!!!
Por: Rodrigo Freitas

sou nascido em cachoeira dosul , foi criado em 4° distrito de caçapava é cidade , linda maravilhosa e qual amamos muito
Por: vitor a silva

fui criada em caçapava,gosto muito dai,sempre que posso vou dar uma passeada,a pedra do cegredo gosto muito,e todos os lugares dai.abraços
Por: tiavica

ola pessoal tudo joia nasci em caçapava do sul e se pedesse gostaria de ainda morar ai e uma cidademuitocalma minha familia ainda mora aieu vou passear todo ano pra mata r a saudade hoje morro em santa rosa.abraços atodos que como eu esta longe desta terra tao querida.
Por: celia alves da silva perassolo

a cidade e maravilhosa nunca tinha ido ante mas quando fui nao quis voltas tao cedo,as pessoas sao respeitadoras,o ar e diferente so um pouco frio se pudesse iria morar la.
Por: jeffersom

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caçapava do Sul

Envie seu comentário sobre Caçapava do Sul

banner