Jandaíra

Jandaíra-BA

Bem-vindo a Jandaíra!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Jandaíra, fotos, informações, os principais hotéis de Jandaíra, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Jandaíra

 

Roteiros do Brasil

Região Costa dos Coqueiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do atual Município pertenciam à sesmaria doada, em 1573, ao Governador-Geral, D. Luís de Brito e Almeida. No século XVII foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Abadia e em torno desta surgiu um povoado que foi elevado à Distrito em 1718 e a Município em 1728, denominado Vila de Abadia. Em 1880, a sede foi transferida para o arraial da Cachoeira, recebendo, o Município, o nome de Cachoeira da Abadia. Em 1927 o Município passou a denominar-se Jandaíra. Em 1931, é extinto e anexado a Rio Real. Restaurado em 1933. Mais uma vez extinto, em 1943, e finalmente, reestabelecido em 1944 e sua sede, elevada à Cidade.  

Significado do Nome

Seu nome significa Abelha de Mel.  

Aniversário da Cidade:

01 de Julho 

Gentílico:


População:

10.322 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua maior atração é o Distrito de Mangue Seco. Jandaíra além de suas belezas naturais tem também um povo naturalmente belo e acolhedor, alegre e humilde.

Clima:

Quente e Úmido  

Temperatura Média:

24,8º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Nordeste do Estado da Bahia

Limites:

Conde, Rio Real, Cristinápolis (SE), Indiroba (SE) e Oceano Atlântico.  

Acesso Rodoviário:

BA-099 

Distâncias:

Da Capital:

202 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Mangue Seco

A 246 km de Salvador, o cenário onde se desenrola o romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, Mangue Seco é a última praia no extremo norte do litoral baiano, fazendo fronteira com o estado de Sergipe. Além das paisagens primitivas de rios e do mar, Mangue Seco tem um atrativo a mais, só encontrado também no rio Amazonas, a presença do peixe-boi, uma raridade que nada com tranqüilidade nas águas do rio Fundo, um dos vários rios que cortam a região. Outro rio que passa por Mangue Seco, o rio Real, também tem uma peculiaridade local: suas águas são um pouco salgadas, o que as torna mais leves e mais adequadas para a natação. Não resta dúvida que Mangue Seco conta com uma localização privilegiada, que consegue satisfazer tanto os surfistas, em busca de ondas emocionantes, como os pescadores, que buscam a calma da água doce. A região é rica em peixes de todos os tipos, desde arraia até cação. O vilarejo fica entre a foz do rio Real e as imensas dunas alvas que se movem com o vento. A dificuldade do acesso - de barco, através do rio Real - é o que torna Mangue Seco mais atraente e a mantém naturalmente rústica.

Praia da Costa Azul

Praia semi-deserta, com águas mornas e calmas, areia fina e branca, águas azuladas, coqueirais e pequenas dunas. Abriga um pequeno povoado formado por casas de veranistas. O local não oferece infra-estrutura turística.

Praia de Coqueiros

Praia com 6 Km de extensão, areia fina e branca, águas azuladas, coqueirais e dunas móveis que chegam a atingir 35 m de altura. Situa=se próxima à foz do Rio Real.

Rio Real

Afluente do Rio Piauí, possui águas limpas e mornas e manguezais. É a fonte de subsistencia para a comunidade. Oferece praias e é propício aos esportes náuticos. Banha a Área de Proteção Ambiental de Mangue Seco.

Cachoeira de Itanhi

Queda do Rio Real, propícia aos banhos. Localização: Distrito de Itanhi

Fonte da Gurunga

Fonte com água límpida que mina de um gruta, cercada por Mata Atlântica. Localização: Ruda da Gurunga 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festa de Bom Jesus dos Navegantes

Fevereiro

02 - Festa de Nossa Senhora de Abadia

Março

19 - Festa de São José

Abril

- Festa de Santa Cruz

Junho

01 à 13 - Festa de Santo Antônio

14 e 15 - Micareta - Carnaval fora de época

Agosto

15 - Festa de Nossa Senhora dAjuda - Apresentação de Zabumba

Setembro

07 - Dia da Independência

14- Festa de Nossa Senhora das Dores 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDAÍRA

E-mail: jandaira@fsa.svn.com.br

Telefones: (75) 3445-2125 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Praça Horácio de Farias, s/nº

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (75) 3426-1105

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bahia.com.br

www.costadoscoqueiros.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Jandaíra

Em primeiro lugar quero agradecer pela divulgação dessa maravilhosa Cidade-JANDAÍRA-BAHIA, gostaria de colaborar com o Portal com fotos de Mangue Seco, Costa Azul, etc...com a História, Igrejas que são tombadas, dunas, como fazer? Grata Mariolan Matos
Por: MARIOLAN BENEVIDES DE MATOS DO NASCIMENTO

Eu moro nessa cidade desde que nasci. Ela é uma cidade muito legal pra se morar, pacta e agitada, precisa ser explorada por turistas ainda, com alguns problemas de toda cidade peq. mas com muitos atrativos, incluse nos povoados e distritos. Valeu!!!
Por: Jancarlo

jandaíra além de suas belezas naturais como;Mangue seco,Coqueiros,Costa azul e etc.tem também um povo naturalmente belo acolhedor,alegre,humilde e etc.Que o PODEROSO DEUS continue te abensoando.Amem
Por: valfredo felix cerqueira

RESIDO EM ARACAJU, QUE TAMBÉM É UMA LINDA CIDADE, MAS JANDAÍRA TEREI SE ASSIM DEUS PERMITIR CONDIÇÕES DE CONHECE-LA EM BREVE.TRABALHO MAS TENHO UM PRIMO QUE RESIDE AI.PARABÉNS POR ESTE ENCANTO DE CIDADE.
Por: EDILEUZA

Conheço bem a praia de Coqueiros, onde sua arvore mais bonita é o coqueiro. Não tem restaurante, mas podemos comer uma gostosa moqueca de peixe ou de camarão na residência de D. Aurora, na frente da casa ele fez uma especie e barzinho onde se pode tomar uma cerveja gelada e petistar gostosos frutos do mar. Também serve almoço e Jantar. A comida e deliciosa e a alegria de D. Aurora e contagiante. Temos o bar do sr. Pernanbuco onde o cliente escolhe a músuca que quer ouvir, também com seus deliciosos peticos. Se voce estiver no Mangue Seco poderá dar uma chegadinha em Coqueiros, é bem pertinho e tem vários Bugeiros a disposição, vá você vai gostar.
Por: Horácio Martins

Nasci em Jandaíra, hoje estudo Turismo em São Paulo, na grade curricular do meu curso exige visitas técnicas em muitas cidades, mas confesso que as praias e as belezas naturais de jandáira é encatadora, sem falar da hospitalidade do seu povo, no que se refere ao bem receber. Sua cultura e tradições mescladas a alegria congiante da sua gente, dá a sensação de está em uma perte do paraíso.
Por: Robson Correia

ABADIA, É UMA BELA CIDADE QUE TEM PASSADO POR VÁRIAS DIFICULDADE,MAS SEU POVO TEM LUTADO COM GARRAS E DENTE POR UM POVO FELIZ LIVRE ,E MUITO MAIS SER INDEPENDENTE.ABADIA TEM SUAS DIFICULDADES E SEU LUCROS ,POR TER CONSEGUIDO SER UM POVO LIVRE PARA TRABALHAR E FAZER SUAS ATIVIDADES E CONSTRUIR SEU SONHOS.VENHA CONHECER ABADIA
Por: MARLENE

jandaira praias lindas.digo isso porque sou filho desta cidade tranquila e boa de viver em paz.!!!praias linda.mangseco,costa azul,costa dos coqueiros,municipios,abadia,cachuera,e o maravilhosorio pirangir.atualmente vivo em alagoinhas-bahia.vocés serão feliz em visitar jandaira.
Por: valmir

jandaira,terra onde nasce,onde mora a maior parte da minha familia.saudades terra boa! breve estarei ai.abraços.
Por: Bernadete Carvalho

Jandaíra nome de abelha;Por isto é uma cidade de lugares e povo doce como o mel:Lugares como,Mangue Seco,Couqueiros,Costa Azul,Abadia,Cachoeira,Ponte de Itabatinga,Monte Belo e etc. E de povo como:Jacob Alves ,Roberto Leite,Carlos Dias,Agnaldo Dantas,Nelson Vieira,Hebert Maia,Tuquinha,Zé mirim,Espanhou,Carmelito,Zé Neguinho,Zé lino,Joãozito,Jaime,Jaime do rio fundo, Dr.Osmario,Nerisvaldo,Zé macedo,Zé de Artémisa,Dr.Francisco,Francelino,Jeferson,Anderson,Papinho,Reizinho,Preginho,dona Nice,Léa, Albino,Geraldino,Juca Leite,Francilene,Alirinho,Tonho da laranja,Zelitinho,Sérgio sem terra,Zé Domingos,Mariolan,Monteiro,Cesar da pesca,Mirian,Marcelino, Rita,Raimunda da pousada,Antonio do cartório,Tonho de rosinha,Noquinha,Limão,Agenou,Antonio,Bicudo,Alfeu,Nanã,Rafael,Galego,Zé Raimundo,dona Léo,pastor Jean,Marcos,Ninja,Robertinho,Imário,Bebeto José,Tuninho,Agelita,Gordo,Gileninho,Ewerton,Bibibi,Nico do relógio,João Piqueno,Genebra,Aída,Bonfim,Claudio,Clovis, Denga,Violeta,Zenaide,Mônica,Domingos,Maria,Zé,Antonio,Oscar,Sônia,SENHOR JESUS e os que não lembrei ou faltou tempo.Que o soberano DEUS continue abençoando ricamente esta maravilhosa cidade e a toda a sua gente.É isto que sempre peço nas minhas orações ao poderoso DEUS em nome do Senhor Jesus,Amém!
Por: valfredo felix cerqueira

Já ouvir bons comentários sobre Jandaíra, com certeza breve irei visitá-la. Deve ser uma cidade bem receptiva. As fotos são bem atrativas e exuberantes.
Por: bony

amoooooooooo a cidade de jandaira é um cidade muito bonita.Adoto a praia dela
Por: lidiane lopes

amoooooooooo a cidade de jandaira é um cidade muito bonita.Adoto a praia dela
Por: lidiane lopes

O MUNICÍPIO DE JANDAÍRA NÃO VAI DEMORAR MUITO A SE TORNAR A CAPITAL DO AGRESTE! COM UMA DAS MAIS BELAS PRAIAS DO MUNDO; EU CONHECI E RECOMENDO A QUALQUER TURISTA A VISITAR MANGUE SECO. PRECISAMOS RESGATAR O LUGAR PRIVILEGIADO EM QUE SE ENCONTRA AS BELEZAS DESTE MUNICÍPIO COMO AS LAGOAS DA PRAIA DE COSTA AZUL COM SUA VEGETAÇÃO PECULIAR DO AGRESTE BAIANO DE SEUS RIACHOS E CACHOEIRAS. É MUITO LINDO! ACREDITO QUE EM BREVE ESTAREMOS ALCANÇANDO OUTRA VEZ, DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL.
Por: RICARDO MONTEIRO SILVA COSTA

Possuidora de uma parte da Costa dos Coqueiros; JANDAÍRA: é o ultimo município litorâneo do norte baiano fazendo fronteira com o Estado de Sergipe; é encantador por possuir uma das mais admiráveis e típicas vegetações praianas, são diversas às praias que lá podemos usufruir; dentre elas está a mais famosa: Mangue Seco com tuas famosas Dunas e seus passeios de “Bugres”, a Praia dos Coqueiros, a Praia de Costa Azul com tuas maravilhosas Lagoas, e em particular a “Trilha do Cavalo Russo” próximo a uma Barra ao Sul desta comuna.
Por: RICARDO MONTEIRO SILVA COSTA

visitei mangue seco achei lindo lugar maravilhoso adorei
Por: gerdal lasmar cruz

Nasci em Jandaira resido em Salvador, espero com anciedade a minha aposentadoria para retornar a essa cidade maravilhosa e viver com meus familiares e amigos ate o fim da minha vida.
Por: Florisvaldo Batista

moro em Jandaíra, vejo esse município como a menina dos meus olhos, a todo lugar que eu vou no perímetro dele é como se estevesse na minha própria casa.
Por: WALTESCON SANTOS PENALVA

hOJE, 01/07/2011 ANIVERSÁRIO DE JANDAÍRA-BA DEIXO MINHA HOMENAGEM MINHA CIDADE Em meio às Cidades do mundo... A que mais amo na vida É JANDAÍRA-BAHIA Minha cidade querida! Assim, com emoção e sentimento quero a JANDAÍRA, dizer que dedico meus segundos Para sempre te enaltecer. Te digo Cidade fraterna amo teu mar, teu céu, e o coqueiral Tuas dunas. teu sossego a paz do teu areal. Cidade amada, minha cidade! És linda como um jardim Mística, histórica, sem igual e Formosa como um jasmim Em teu Hino, um louvor às tua matas, verde esperança O teu ontem o teu hoje O futuro como uma criança Há ainda teu nobre povo Teus jovens, idosos, enfim... Saúdo teus BONS governantes Cidade és tudo prá mim A ti amada JANDAIRA Te afirmo com emoção, Confesso o quanto ti amo No âmago do meu coração!...
Por: Mariolan Benevides de Matos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jandaíra

Envie seu comentário sobre Jandaíra