Antônio Prado

Antônio Prado-RS
banner

Bem-vindo a Antônio Prado!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Antônio Prado, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Antônio Prado, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1899. A localidade está em uma altitude de 658m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.821 habitantes. A área total de Antônio Prado é de 343,2km², e sua densidade demográfica é de 37,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Antônio Prado-RS é 95250-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Antônio Prado

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaucha

Microrregião Uva e Vinho 

"A CIDADE MAIS ITALIANA DO BRASIL"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antônio Prado foi a última das chamadas antigas colônias da imigração italiana. Foi fundada em 1886. Os imigrantes italianos vieram enviados pelo governo e se estabeleceram em um barracão conhecido como Casa do Imigrante. A partir daí começaram a ser destinadas verbas públicas para a abertura de estradas, construção de balsas, medição de terras, construção de barracões, transporte e acolhimento dos colonos. Apesar de importantes acontecimentos políticos por que o país passava com a Proclamação da República e Revolução Federalista em 1893, não houve interferência no processo de implantação de imigrantes em terras cobertas de mata na serra do Rio das Antas. Suas principais atrações são o Vale das Antas e a Ponte Passo do Zeferino, que liga a cidade a Flores da Cunha. Na mesma região está a Cascata da Usina, com uma queda de 50m. O Centro Histórico da cidade serviu de cenário para as filmagens do concorrido O Quatrilho, outra opção para visitar.

 

Significado do Nome

 

 

 

 

Aniversário da Cidade

11 de fevereiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 122, RS 437

 

Distâncias

 

185 km

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

FARMÁCIA PALOMBINI

Os móveis da farmácia são originais,bem como a pintura. Localizado na Av. Valdomiro Bocchese, 439. Aberta de segunda a sábados das 8h30 às 19h. Informações fone: (54) 3293-1142
 
CAPELA DE NOSSA SENHORA DE MONTE BÉRICO

Situada na Linha 21 de Abril, a 5 km da sede. A atual capela recebeu ao comemorar seu centenário uma nova imagem doada pelo Conselho Administrativo da Basílica de Monte Bérico -Vicenza/Itália. Aberta diariamente. Informações fone: (54) 3293-1357
 
CASA DE SECOS E MOLHADOS MARCELO PEROSA

É considerado o mais típicos dos estabelecimentos comercias da região, pois nele são encontrados toda a variedade dos produtos peculiares das antigos armazéns. Localizada na Av. Valdomiro Bocchese, 322, aberta de segundas a sábados, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 19h. Informações fone: (54) 3293-1485

IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Construção em estilo eclético, possui vitrais coloridos e uma grande escadaria. É patrimônio histórico tombado. Localiza-se na Praça Garibaldi. Recebe visitação diariamente, das 08h às 20h. Informações fone: (54) 3293-1246

CASA DE ARTESANATO E PRODUTOS COLONIAIS VERZA.

Construída em estilo colonaisl em 1946, possui dois pisos e porão de pedra. Esta localizada na Linha 21 de Abril, com acesso pela estrada Protásio Alves, funciona também como pousada. Aberta de terças a domingos das 13h às 17h, sábados, domingos e feriados das 10h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Informações fone; (54) 3293-1357 , em Monte Bérico, a 5Km da sede do município. É realizado aos sábados e domingos à tarde, das 14h às 18h, ou com reservas. Maiores informações pelo fone: (54) 293-1500
 
CASA DA NENI - ARTESANATO

Construção de 1910, foi o primeiro imóvel tombado por iniciativa do proprietário, constituindo atualmente uma casa de venda de artesanato. Localiza-se na Rua Luiza Bocchese, 34. Aberta diariamente, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Informações fone: (54) 3293-2720
 
FERRARIA DOS MARSÍLIO

Localizada na Linha 21 de Abril, acesso pela Rs 122,realiza apenas trabalhos ocasionais. Está aberta de terças a domingos das 13h30 às 17h e das 10h às 11h30 e das 13h30 às 18h sábados, domingos e feriados.Informações fone: (54) 3293-3496.

MUSEU MUNICIPAL

Objetos relativos à imigração italiana, artesanato e utensílios domésticos. Rua Francisco Marcantonio, 77 (54) 3293-1277, fax (54) 3293-1703 terça-feira a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h; sábado, domingo e feriadom das 11h às 17h.

CASCATAS DA USINA

O atrativo é formado por duas quedas dágua, com mais de 50 metros cada, que antigamente constituíam uma usina hidrelétrica. O local é arborizado, com trilhas de acesso ao rio e belvedere com vista para as quedas. Possui sanitários. Localizadas a 5 km da sede municipal, na Capela do Borgo Forte, com acesso pela RS 448.

GRUTA NATURAL

O local colhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e foi inaugurado em 1932, possui um campanário de 15m. Localizada a 500 metros do centro do município, na Av. dos Imigrantes.Aberto das 8h30 às 19h. Informações fone; (54) 3293-1246.

MOINHO ÁGUA NATURAL

Localizado na Linha 21 de Abril, acesso pela RS 122 a 6 km da sede. Aberto diariamente das 9h às 18h, onde o atendimento é realizado pelos proprietários. Informações fone: (54) 3293-3207.

VALE DO RIO DAS ANTAS E A PONTE DOS SUSPIROS

Belíssimo vale sinuoso que pode ser avistado através da ponte. Ponte esta com 55m de altura e 300m. de extensão que liga o município a Flores da Cunha.

PESQUE E PAGUE DO ZANOTTO

Local agradável com infra-estrutura para passar o dia, além da prática de esportes e comercialização de produtos coloniais. Situada na Capela de Santo Isidoro. Informações fone: (54) 3293-3093.

ROTA DA UVA E VINHO

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias. A Uva, o Vinho e a diversificada gastronomia são encontrados nos hotéis, pousadas, restaurantes, cantinas, vinícolas e adegas de toda a região.
Municípios Participantes: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria.
 
RAFTING

Em contato com as águas turbulentas dos rios, o praticante do rafting desafia os obstáculos naturais, porém com toda a segurança e o respeito que a natureza merece.
No limite entre os municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua fica o Cachoeirão do Rio das Antas.
É lá que começa uma das aventuras mais sensacionais dentro da Serra Gaúcha. São 10 km de descida em corredeiras de graus III e IV de dificuldade, dentro de botes infláveis. Os passeios são extremamente seguros e cheios de emoção.
O rafting também pode ser feito nas corredeiras dos Rios Carreiro e da Prata

JEEP AVENTURA

Os Jipes partem dos centros urbanos em direção aos vales dos Rios Burati e das Antas.
As estradas e trilhas, repletas de cascatas e belezas naturais, são remanescentes dos primeiros acessos abertos na mata nativa por imigrantes italianos.
Durante o trajeto também são visitadas casas centenárias, atrações importantes dos projetos culturais idealizados para a região dos vinhos.
Os passeios duram 3 horas a um dia inteiro.

ESCALADA

Por sua formação geológica, que exibe grandes paredes de rocha basáltica, em toda a Serra Gaúcha existem excelentes alternativas para a prática da escalada.
Os iniciantes encontram ótimas opções, com formações em vários tipos de inclinação positiva, sempre com o apoio de instrutores experientes e equipamentos adequados.
Os mais experientes, que buscam nível mais alto de dificuldade, podem escalar paredões naturais de inclinação negativa, também presentes na região.

MOUNTAIN BIKE

Pedalar por picadas, trilhas e estradas de terra abertos em diversa épocas, em meio a bosques e riachos, é uma das melhores maneiras de conhecer a Região Uva e Vinho.
Os passeios de Mountain Bike são organizados com opções para todas as idades, dos mais fáceis e moderados aos mais arrojados, como o ciclismo esportivo.

PÊNDULO

Realizada principalmente em pontes históricas que cruzam os rios da região, o pêndulo é uma técnica em que o praticante aproveita uma estrutura sólida para se ancorar numa corda e saltar para produzir um enorme balanço.
O vai-e-vem do pêndulo na Serra Gaúcha é garantido pela segurança dos equipamentos fornecidos e pela orientação dos condutores especializados.

CASCADING

Descer em meio a cenários já mostrados em diversos filmes e documentários fascina muito dos amantes do Rapel que vão à Serra Gaúcha.
No Pólo de Aventura Vale Rio das Antas existem paredões e cascatas em diferentes altitudes, onde se pode praticar rapel e cascading (rapel em cascatas).
A estrutura turística da região está preparada para dar ao praticante a oportunidade de superar seus limites e sentir a emoção de descer grandes paredes rochosas e quedas dágua em locais onde a natureza ainda está intacta.

TIROLESA

Como o Pólo de Aventura Vale Rio das Antas se caracteriza por apresentar grande diversidade de paredões de rocha, cascatas e árvores de elevada altitude, é o ambiente perfeito para a prática da tirolesa.
Atividade esportiva em que se faz a travessia horizontal, por meio de polias, em corda fixa.
Salta-se de uma cascata, árvore ou qualquer outra estrutura natural deslizando em uma corda até a outra ponta. O freio pode ser feito de várias maneiras, como, por exemplo, mergulhando o corpo na água.

CAMINHADA

Na região serrana do Rio Grande do Sul a Mata Atlântica manifesta sua personalidade gaúcha.
Nas áreas de reserva ecológica, recantos alcançados exclusivamente a pé exibem fauna, flora, rios e formações geológicas especialmente belos.
As caminhadas são orientadas por condutores de ecoturismo conhecedores da região e treinados em prontosocorrismo.
Os níveis de dificuldade vão de fácil, como o passeio a pé, até moderado e difícil, como a prática de condicionamento físico. As atividades podem durar de duas a seis horas.

hspace=0 EVENTOS

 Maio

26 - Dia de Nossa Senhora do Caravággio

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Antonio Prado

hspace=0 [email protected]

hspace=0 fone (54) 3293.1277 - fax (54) 3293.1277

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (54) 3293-1500  (54) 3293-1277
E-mail:
[email protected]

 

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3293-1066

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (54) 3293-1166

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  http://flickr.com.br

Foto colaboração: Jefferson Kumenauer, Juliana FK.

Comentários de Antônio Prado

é linda esta cidade, vendo as fotos desejo conhece la..porque também os meus antepassados viveram nesta região ,nesta cidade.. meu sonho é ver de perto onde meus avós e bisavós viveram e faleceram nesta cidade. qdo vi estas casas meu DEUs uma sensação extraordinária parecia que ja tinha vivido neste lugar
Por: sueli

EU NASCI EM ANTONIO PRADO, MINHA FAMILIA É TODA NESTA REGIÃO, MAS MORO EM CURITIBA E TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER MINHA CIDADE A POUCO TEMPO ATRÁS, AMEI ESSA CIDADE, ELA É BEM LIMPA E AS CASAS TODAS PINTADAS DE CORES VIVAS E ALEGRES, ADOREI VISITAR MEUS PARENTES, E LOGO VOLTAREI LÁ. ANGELA
Por: Angela Frigotto Ramos

Cidade histórica com população predominantemente italiana. Suas casas de madeira preservadas são atrativo turístico. Possui também interessante museu com exposição de mini capitéis existentes no município. A cidade serviu de cenografia quanto da filmagem "O Quatrilho". Pitoresca. Vale a pena conhecer.
Por: Pedro Martim Kokuszka

Linda demais... morei apenas um ano, mas o suficiente para jamais esquece-la.. O natal maravilhoso, a praça, a igreja matriz, lindas e encantadoras... Saudades infinitas a cidade que fui muito feliz... Em breve volto para passear e matar a saudade... Moro em uma cidade tbm linda toledo - pr, porém esta tbm deixou saudades... Um abração a todos de Antonio Prado e Parabens a esta cidade tão cativante!
Por: Evelyn Aline

ANTONIO PRADO CIDADE MARAVILHOSA DE SE VIVER SINTO MUITA SAUDADE DESSA TERRA, QUEM MORA NELA VALORIZE E MUITO, ELA NOS TRAZ PAZ, TRANQUILIDADE.
Por: NEIDE

CONHECI ANTONIO PRADO EM 1968,QUANDO MOREI EM VACARIA CIDADE VIZINHA A ANTONIO PRADO,NA ÉPOCA DO BATALHÃO FERROVIÁRIO.A CIDADE JÁ ERA ACONCHEGANTE ,IMAGINO HOJE COM DEVE ESTAR.O POVO TAMBÉM ERA MARAVILHOSO.
Por: CLECI MARLI DORNELES

NASCI NESTA CIDADE MARAVILHOSA,SSOU DESCENDENTE DAS FAMÍLIAS BETTONI E CITTON,SOU FILHA DE ZULEMA BETTONI CITTON E DE NELSO DARCY CITTON,TAMBÉM FILHOS DESSA CIDADE ACONCHEGANTE E HOSPITALEIRA.AMO POR DEMAIS ESSA CIDADE E SEUS FILHOS. TENHO ORGULHO EM SER PRADENSE!!!!!!
Por: DEBORAH CITTON

Bella cidade povo hospitaleiro e feliz. Tive a felecidade de morar junto a este povo querido. Obrigado pradences, pelos felizes dois anos que ai morei
Por: valderes

Conheci Antonio Prado há 1 ano e também tive a sensação de q já a conhecia há muito. Meus avós e pais vieram de lá. Acho que esse é o motivo de gostar dessa cidade como se já tivesse vivido lá. Pretendo voltar!
Por: Tania Cristina Masiero

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Antônio Prado
Fundação:
1899
Altitude:
658m
População:
12.821 habitantes
Área:
343,2km²
Densidade Demográfica:
37,36hab/km²
CEP:
95250-000

Envie seu comentário sobre Antônio Prado

banner