Delmiro Gouveia

Delmiro Gouveia-AL

Bem-vindo a Delmiro Gouveia!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Delmiro Gouveia, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Delmiro Gouveia, localizada no estado de Alagoas (AL), foi fundada no ano de 1952. A localidade está em uma altitude de 256m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.140 habitantes. A área total de Delmiro Gouveia é de 609,3km², e sua densidade demográfica é de 65,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Delmiro Gouveia-AL é 57480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Delmiro Gouveia

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Canyon do São Francisco

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história do município de Delmiro Gouveia teve início com a chegada de três irmãos da família Vieira Sandes para estas terras, que foram arrematadas por meio de leilão na cidade de Recife no ano de 1769. Um destes irmãos que teria arrendado a área seria o capitão Faustino Vieira Sandes, considerado o primeiro desbravador do território. Fixando-se nestas terras, o capitão instalou uma fazenda de gado, datando dessa época os primeiros núcleos de povoamento. Entre estes núcleos surgiu o núcleo Pedra, nome motivado pelas grandes rochas existentes no lugar. O município com a denominação de Delmiro Gouveia e território desmembrado do de Água Branca foi criado em 16 de junho de 1952 por força da lei N.º 1.628 que elevou a vila a categoria de cidade . A instalação da cidade teve lugar no dia 14 de fevereiro de 1954, dia da sua emancipação.   

SIGNIFICADO DO NOME:

Homenagem a Delmiro Augusto da Cruz. Inicialmente o povoado tinha o nome de Pedra, pois existiam muitas rochas junto a ela. Em 1943 passa a se chamar Delmiro Gouveia, e, em 1952, já desmambrado de Água Branca se torna Município.  

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

-Aniversário: 14 de Fevereiro

-Fundação: 16 de Junho de 1952

GENTÍLICO:

delmirense

POPULAÇÃO:

50.999 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade calma mas ao mesmo tempo com muitas festas e eventos. O povo é alegre e participa de tudo com muita animação.

Clima:

Quente e seco  

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

De Maceió = Rodovias: BR-101 e AL-220

Localização:

Município do Sertão do Estado do Alagoas.

Limites:

Água Branca, Pariconha, Olho DÁgua do Casado, Canindé de São Francisco (SE), Glória (BA), e Jatobá (PE).

Distâncias:

Da Capital:

304 Km  

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-A Fábrica 

  -Os anos de 1912 e 1913 forma decisivos para a viabilização dos projetos para a construção da fábrica. Delmiro Gouveia dedicou-se aos projetos e supervisionava tudo. A Vila da Pedra nunca registrara tanto movimento e reunira tanta gente: centenas de trabalhadores forma mobilizados nos serviços de edificação da fábrica. Em maio de 1912 estavam prontos os estatutos da fábrica que se chamaria Cia. Agro Fabril Mercantil.
A maior dificuldade de Delmiro para a instalação da fábrica era conseguir mão de obra e profissionais especializados, por isso Delmiro contratou técnicos europeus que vieram dirigir os serviços de montagem e ensinavam aos operários os segredos dos maquinários da fábrica que começava a nascer. A fábrica começou a funcionar em 05 de junho de 1914, no dia em que comemorava mais um aniversário d o seu fundador, Delmiro Gouveia. Os primeiros carreteis vieram da Finlândia. A primeira compra de algodão do Egito. Depois veio a utilização do algodão Seridó, plantado nas terras da região. Com a fábrica, o lugarejo inabitado da Pedra , prosperou, ganhou posto telegráfico , estradas e os primeiros automóveis. No primeiro ano de funcionamento a fábrica empregava mais de 800 operários, entre homens e mulheres, produzindo diariamente mais de dois mil carretéis de linhas para costura, rendas e bordados.
Em 1916 a fábrica intensificou a sua produção passando a exportar para a Argentina, Chile, Peru e demais países da América do Sul. O objetivo de Delmiro era aumentar a fábrica, desafiando a tudo e a todos. Mas após o seu brutal assassinato, os herdeiros de Delmiro assumem a frente dos negócios através do seu filho Noé Augusto Gouveia. A fábrica foi vendida aos irmãos Menezes quando, no final dos anos 80, passando por crises financeiras foi adquirido pelo Grupo Cataguases passando chamar-se Multifabril Nordeste. As crises voltaram a se repetir, tendo a sua produção semi-paralisada com o perigo de ter as suas portas fechadas.
Em 1992 o Grupo Carlos Lyra, na pessoa de seu Diretor Presidente, aceitou o desafio de não deixar parar a única e tradicional industria da região.Tendo assumido o controle da empresa, deu-lhe o nome de Fábrica da Pedra, em homenagem a cidade de Delmiro Gouveia, antiga Vila da Pedra . Fez-se então uma rápida recuperação do parque industrial, sendo adquiridos equipamentos modernos como teares a jato a ar e fiação open-end. Tendo agora como continuidade do processo industrial a modernização do setor de acabamento que foi reimplantado com o grupo Carlos Lyra, sendo adquirido recentemente novas maquinas importantes para o aumento da produção, melhoria na qualidade e geração de novos empregos.
 
-A capela de Nossa Senhora do Rosário (Igreja da Vila)

  -Dois anos após a morte de Delmiro Gouveia, já em 1919, por iniciativa do seu principal sócio, Leonello Iona, foi construída a Igreja da Vila da Pedra, tendo como Engenheiro responsável pela obra Luigi Borella. A Igreja da Vila da Pedra foi sagrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Sebastião Leme e pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo. Após a conclusão da igreja, Marieta Iona , esposa de Leonello Iona , por ser muito devota, escolheu Nossa senhora do Rosário como padroeira. Padroeira cuja imagem chegou triunfalmente no trem Maria Fumaça, no dia 28 de outubro de 1919 a imagem da Nossa Mãe Nossa Senhora do Rosário , sendo recebida com uma grande festa pela população. A Igreja da Vila teve sua primeira missa celebrada pelo pároco José Epifánio, da Paróquia de Água Branca. A partir de 1927, foi quando houve a grande integração social e religiosa da igreja, tendo como seu mais ilustre e assíduo devoto ativo Vicente de Menezes, digníssimo continuador da obra de Delmiro Gouveia, sempre acompanhado de sua esposa Carminha Menezes . Alguns anos depois, fora convidado para capelão da igreja o jovem padre Fernando Soares Vieira, que fundou a festa de Nossa Senhora do Rosário na igrejinha da vila, aonde celebrava as novenas e missas de encerramento. 

-Praia Marina do Talhado

  -A extensão da praia é de aproximadamente 150 metros com morfologia suavemente ondulada. Propícia para banho. A profundidade é variável chegando a atingir, no meio do leito do rio, cerca de 140 metros. A ancoragem é feita de forma natural. Perto ao local é interessante conhecer as pontes da Rede Ferroviária e a Trilha do Riacho do Talhado. Não possui infra-estrutura para o turismo. Há projeto para de construção de restaurantes, toboáguas, marina para pequenas embarcações, aluguel de caiaque, pedalinho, etc. Esse empreendimento necessita de apoio para o desenvolvimento e crescimento do Ecoturismo na Região. 

-Praia Porto da Barra

  -A praia tem extensão de 20 metros, com morfologia plana e vegetação arbórea e arbustiva. A areia é de granulometria média, de cor bege, sendo propícia para banho. Ancoragem natural para pequenas embarcações. No local existe um barzinho simples conhecido como Beira Rio, além de palhoças para abrigo do sol.

-Praia do Caixão

  -Uma praia de morfologia plana com aproximadamente 60 metros de extensão, localizada às margens do Rio Moxotó. No entorno a vegetação é de caatinga. Existem alguns bares e restaurantes. Está próxima à ponte que serve de divisa entre os Estados de Alagoas e Bahia. A areia é de cor clara e a praia é propícia para banho, sendo de pouca profundidade. Sofre a influência do Rio Moxotó, da Barragem de Moxotó e da Usina Apolônio Sales. A ancoragem é feita de forma natural para pequenas embarcações. Perto da área existem locais de interesse como a praia do Porto da Barra e a praia do Zé da Bica. Há 15 minutos, de carro, está a cidade de Paulo Afonso

-Riacho do Talhado

  -Localiza-se entre os municípios de Olho dÁgua do Casado e Delmiro Gouveia, na confluência do Lago de Xingó. O local é cercado por imensos paredões de arenito, com altura entre 40 e 80 metros. Os paredões dão a impressão de que foram esculpidos à mão, trabalhados pela erosão. A vegetação do entorno é de caatinga. O Riacho é propício a banho (profundidade de cerca de 15 metros), sendo navegável para embarcações do tipo lancha, barco a motor ou catamarã. A pesca é praticada, encontrando-se o surubim, o dourado e outras espécies. É parada obrigatória dos passeios de catamarã. O atrativo é denominado Paraíso do Talhado, pela sua beleza singular. O silêncio reinante dá um certo ar de mistério à paisagem.

-Trilha do Riacho do Talhado

  -A trilha tem seu início na Ponte do Riacho do Talhado, no leito do riacho, na estrada AL-220. Durante todo o percurso observa-se a vegetação de caatinga arbórea aberta sem palmeiras. O percurso até a Ponte Férrea dura em torno de 01:00 h e 20 min. A ponte, construída em 1879, por ordem de Dom Pedro II, possui uma estrutura de ferro e paredes de pedras que ainda resistem à ação do tempo. Do leito nota-se a ação erosiva e acúmulo dos sedimentos causados pelas chuvas e pelo encontro das águas (foz) do Riacho Bom Jesus. O cenário da trilha oferece a possibilidade de bela contemplação, com a água correndo suavemente, a vegetação de caatinga, os cantos dos diversos pássaros da região semi-árida. Recomenda-se empreender a Trilha às 07:00 h da manhã, nos meses de Outubro e Novembro, quando o volume de água de riacho é menor. Localização:Al-220 em direção ao município de olho dagua do casado-AL.

-Furnas

  -A furna está inserida no canyon, próxima à Cachoeira de Paulo Afonso. Embora esteja localizada no Município de Delmiro Gouveia a furna é vista com toda sua imponência somente do lado baiano. Sua área interna é de aproximadamente 20 metros de largura por 40 metros de altura e 100 metros de extensão. Próximo ao local encontram-se as ruínas da segunda usina que seria construída por Delmiro Gouveia, a Usina de Angiquinho, a Ponte Metálica, a saída de água das usinas P. A. I, II, III, o Grande Hotel e o Teleférico, que proporciona a visão de Paulo Afonso.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Cavalhada

  -Folguedo popular inspirado nas lutas de cristãos contra ou mouros. Teve início na Península Ibérica e chegou ao Nordeste brasileiro através dos colonizadores portugueses. A Cavalhada é composta por doze cavaleiros, divididos em duas equipes, diferenciadas pelas cores azul e vermelha que ostentam nas lanças, chapéus e lenços, bem como nos cavalos ajaezados. Os grupos de cavaleiros desfilam com pompa até o local da disputa. Perfilados a cerca de 200 metros dos mastros que sustentam uma argola suspensa no ar, os corredores iniciam a disputa: lança empunhada, o cavaleiro parte em disparada na tentativa de retirar a argola. Os acertos são saudados com aplausos. Durante a apresentação os cavaleiros amarram uma fita colorida na ponta da espada e escolhem alguns dos presentes para oferecê-la em troca de gorjetas.

-Pastoril

  -Auto popular para homenagear o nascimento de Jesus. As pastoras, moças vestidas de azul e encarnado, formam duas fileiras (os cordões) separadas pela Diana, vestida metade de azul, metade de encarnado. O cordão encarnado é puxado pela Mestra, o cordão azul, pela Contramestra, que tocam pandeiro e maracás e cantam músicas louvando o nascimento de Jesus. São acompanhadas por uma orquestrinha de pistão, trombone, clarinete, bombardino e bombo. Apresentam-se em tablados rústicos, enfeitados com cordões de bandeirolas recortadas de papel colorido. Nessa representação o forte é a participação do público que manifesta sua preferência pelo cordão azul ou encarnado. Variações do Pastoril surgiram nos bairros populares, aparecendo a figura do Velho que toma vários apelidos (Cebola, Canela de Aço, Catota, Galo Velho etc). Em diálogo com as pastoras conta piadas obscenas, provocando risos na platéia. 

-Quadrilha

  -Folguedo característico do ciclo Junino. A dança é uma representação popular dos luxuosos bailes de casamento da aristocracia européia. Dança-se em pares, formando duas alas. O primeiro par de cada ale representa o guia, o que deve conduzir os demais. Enquanto isso, o marcador da quadrilha vai anunciando os passos, numa terminologia peculiar, de origem francesa: anarriê (en arrière); alavantu ( en avant, tous), etc. Antes de iniciar a dança, faz-se a simulação de um casamento matuto, onde o casal desfila acompanhado do padre, do juiz, dos padrinhos e dos pais do noivo e da noiva. A cerimônia ocorre com muitas brincadeiras e ditos jocosos de sabor popular.

-Reisado

  -Auto popular profano-religioso formado por grupos de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas batendo de porta em porta para anunciar a chegada do Messias e pedir donativos. É representado no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, em louvor aos três Reis Magos. Vestem-se com saiotes de cetim colorido e adornado com galões dourados ou prateados, chapéus de abas largas, enfeitados com pedaços de espelhos, flores artificiais e fitas de cores variadas. Alguns dos personagens portam espadas prateadas.a

Existem muitas variações de Reisado, como Os Guerreiros, as Folias de Reis, o Boi de Reis. Os cânticos são acompanhados de sanfona, pandeiro, viola ou rabeca. São personagens o rei, a rainha, o mestre ou secretário de sala, contra-mestre, palhaços. Algumas representações incluem a farsa do boi, onde é simulada a matança e a ressurreição do boi. Durante as apresentações os dançarinos entregam aos presentes lenços, espadas, chapéus, para depois recolher com gorjetas.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DELMIRO GOUVEIA

E-mail: robisjr@hotmail.com

Telefones: (82) 3641-1178 / 1172 / 1295

Sites: http://www.delmirogouveia.al.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
 
Real Alagoas de Viação Ltda.

Rua Mal Floriano Peixoto, s/n
Delmiro Gouveia-AL
Telefone: (82) 3641-1315

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (82) 3641-1024

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Delmiro Gouveia
Fundação:
1952
Altitude:
256m
População:
40.140 habitantes
Área:
609,3km²
Densidade Demográfica:
65,88hab/km²
CEP:
57480-000

Oi bom dia eu Paulo Rodrigues de Lima sou alagoano e tenho muito orgunho de nacido nesta cidade linda. mais que pena que eu não conceiqui um emprego na minha terra natal mais eu amor minha terra abraço delmiro.
Por: Paulo Rodrigues de Lima

tenho orgulho de falar dessa cidade pois meu pai mora ai no bairro da COABE e tenho muitos amigos especiais,adoro esses quiosques na praça,as lojas,os mercardos e a feira,os moradores dessa pequena cidade são muito alegres,e essa recpição q o povo dai tem me lembra muito a minha cidade aonde eu moro(SALVADOOR-BA).
Por: ELDER RAMOS

essa cidade e maravilhosa amo delmiro gouveia q pena q nao to morando mais em delmiro mais sempre vou amar minha terra natal,,,se deus quizer estarei de volta a delmiro....amo delmiro gouveia
Por: adriell

AMO MUITO ESSA CIDADE,SOU PAULISTA MAS ADOTEI DELMIRO COMO MINHA TERRA NATAL E VOLTAREI A MORAR AI EM BREVE NA PEDRA VELHA QUE SABE NAO IMPORTA ONDE MAS SIM EU VOTAREI...MOREI 5ANOS EM DELMIRO OS 5CINCO ANOS MAIS BEM VIVIDOS DA MINHA VIDA E OLHA QUE SO TENHO 22 ANOS.....ESTOU A 3 ANOS SEM IR A DELMIRO MAS QUANDO EU VOLTAR SERA PRA FICAR AMO MUITO DELMIRO ATE PQ FOI AI QUE ENCONTREI MEU AMOR A SETE ANOS ATRAS...BEIJOS DE ANDRESSA OU TUCA SI PREFIRIR.....
Por: ANDRESSA CABRAL PEREIRA DE SOUZA

cidade linda maravilhosa gosto muito de delmiro gouveia
Por: felipi dos sanyos

sou de del amo esta cidade,,, nunca esqueço dela pois é um cidade calma,,mais ao mesmo tempo tem varios eventos e festas,,,,,eu amo delmiro gouveia ...
Por: tatiana teles

Oiii, eu soiu o sergio , a minha ma~e mora no bairro palmeirão e eu hoje stou em santos-sp passei o mês de maio na cidade linda qwe evoluiu muito,e star linda d+..
Por: sergiio gomesde souza

Dizem que o Rio de Janeiro é a cidade maravilhosa, mas dizem isso por não conhecerem Delmiro, essa cidade histórica que traz em seu processo de formação um pouco da história do Brasil, da nossa histótia. É uma cidade hospitaleira, acolhedora e principalmente de gente de um coração enorme que sabe tratar muito bem nossos visitantes. Enfim, só conhecendo para ter uma noção maior do quanto é maravilhosa essa cidade que tanto amo.
Por: Maciel Vieira

Fiquei muito entusiasmado ao olhar que nesta pq/ cidade tem lindas paizagem. voçes estao de parabens.
Por: valdir de jesus araujo

Delmiro gouveia e uma cidade sensacional principalmente suas festa da padroeira e a de final de ano.....e shou!!!!!!!!
Por: welder rorigues

ja conheci essa linda cidade de alagoas ,e um lugar lindo ,muito calor la . meus avos mora la eu vou todo final de ano pra la TODO MUDO TEM QUE i, la um otimo lugar pra se passa as ferias de final de ano beijoss gaby
Por: gabriela

Delmiro é um dos melhores carnaval que tem no sertão e a festa da padroeira realizada em outubro não tem comparação é muito boa.
Por: Claudio Marcelo Barros Cardeal

Delmiro e uma das cidades melhor das que eu ja visitei.
Por: Thiagna da Silva Oliveira

eu ja morei em delmiro eu amo esta cidade eu passei o carnaval ai este ano mais agora eu moro na bahia un abraço a tds
Por: fernando agra

SOU COMPLETAMENTE APAIXONADO PELO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA. PARECE QUE O MEU CARRO, QUANDO VAI PRA LÁ, SORRI. AS PESSOAS.
Por: MOACIR BERNARDES

é amada delmiro gouveia eita cidade arrtada de boa isso que é cidade grande na paz e gente boa e bonita.
Por: felipe eduardo ferreira da silva

tenho ouvido mto bem da praia do caixão gostaria de ver fotos da localidade para visitá-la futuramente. Queluz/SP
Por: luciana lopes

Eu sou natural desta terra , a qual tenho orgulho ,pois tenho minhas raizes.As fotos são muito bonitas estão de parabéns.
Por: Aparecida

delmiro gouveia é lindo por suas belezas naturais e encantos amei a cidade já morei e pretendo um dia visita nomvamente.
Por: daiane santos lima

morei ai ate 1986 faz 23 ano q eu fui ai,gostaria muito de ver mais fotos da cidade p matar um pouco a saudades, abracço fiquem co deus.
Por: gerson alves

eu sou louco por delmiro é a minha cidade natal. hoje eu estou trabalhando em menongue angola.mais em breve estarei de volta.
Por: luciano alves(zé galego)

Sim!!!sou filha da cidade nascida na fazenda talhado proximo de olho dágua do casado.Aos 6 anos mudei para cidade,no Bairro bom Sossego até os 19.Desde de então, vivo em São Paulo. O que tem de melhor a hospitalidade das pessoas!!! É às belezas naturais da terra...
Por: Edinalva Ferreira da Sila

Morei em Delmiro Gouveia na decada de 80 trabalhei na construçao da hidroeletrica de xingó e depois trabalhei na real alagoas . Foi a melhor epoca da minha vida depois da minha adolescencia em Paulo Afpnso BA. Hoje moro em Sao Bernardo SP .morrendo de saudade destas cidades maravilhosas.
Por: Giovanio Alves Bezerra

Delmiro Gouveia é tudo de bom. Gente boa,lugares maravilhosos, muita festa, só falta tempo para desfrutar de tudo isso. Mas só de saber que existe já sou feliz.
Por: cleide m. m. menezes

Eu amo a minha terra e nao troco por nada sou delmirense ate a morte.morro em sergipe mas nao gosto.vou pegar o beco para delmiraooo.bjos eternas saudades.
Por: virginia

porque Delmiro Gouveia não tem uma imagem de satelite de mapa igual de de Paulo Afonso BA?
Por: celson cavalcante

olá gente boa de delmiro sou de palmeira mas moro em sb do campo sp fui ai em 2010 e amei esta pequena cidade percebi que o progresso avança bem mais rapido que em palmeira tenho cunhado nesta cidade e pretendo ir em bora morar em delmiro essa cidadezinha linda e alegre que é, xauu saudades....
Por: claudevan silva

A cidade de Delmiro Gouveia além de ter gente muito hospitaleira também tem varios atrativos turisticos, por exemplo o canion do são francisco que a globo diz que é de sergipe, fica em Delmiro, hoje temos uma universidade Federal e mais uma se instalando o que é muito bom o que falta é somente geração de emprego, o que em breve será solucionado, se Deus quizer. visite-nos estamos lhe esperando de braços e coração abertos.
Por: Cicero Martins

delmiro gouveia, cidade gostosa para visitar, sem contar q o velho chico fica pertinhooo... deliciaaaaaaaa... com certeza voltarei... obrigada delmiro gouveia.
Por: patricia fontes

Nasci em DG , em 1947, filha de Eduardo Correia (sanfoneiro)falecido, e Diva Silva. Ele, irmão de Perolina Correia, casada com Alfredízio Lima, pais de Nildo dono do Posto. e Diva, minha mae, filha de Manoel Luiz da Silva, que começou junto com o Coronel Delmiro Gouveia. Dona Das Graças era minha tia querida. Que saudades! Eu era uma menina quando sai de lá, mas não consegui conter as lágrimas. Obrigada
Por: Maria Meire Correa Prudencio

Olá amigos, Delmiro Gouveiia é uma cidade grande e agradável. Vale apena conhecer. Um abraço.
Por: Edenilsa Lima

Envie seu comentário sobre Delmiro Gouveia