Vilhena

Vilhena-RO
banner

Bem-vindo a Vilhena!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Vilhena, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Vilhena.

A cidade de Vilhena, localizada no estado de Rondônia (RO), foi fundada no ano de 11/11/1977. A localidade está em uma altitude de 600m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 46.482 habitantes. A área total de Vilhena é de 11.411,2km², e sua densidade demográfica é de 4,07hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vilhena-RO é 78995-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Vilhena

Roteiros do Brasil

Região Pólo de Ecoturismo da Guaporé

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Vilhena dada do início do século XX, por volta de 1910, com a passagem, pela região da expedição chefiada pelo Marechal Cândido Rondon, quando instalou nos campos do Planalto dos Parecis um posto telegráfico na linha Cuiabá/Santo Antônio do Alto Madeira, cuja extensão ligou as principais cidades da região ocidental do país, Cuiabá/Porto Velho, construindo milhares de quilômetros de cabos telegráficos, fazendo surgir numerosos aglomerados humanos em torno dos postos construídos. Somente após a década de 50 sua presença como pólo de atração e desenvolvimento tornou-se mais efetiva. No ano de 1959, por determinação do então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira teve inicio da BR 029, atual BR 364, interligando a região Norte com as demais regiões do país. A partir de 1964, com o incentivo do governo federal à colonização da região, o IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária), atual INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) iniciou a distribuição de terras da União aos colonos dispostos a se fixarem na região. Este fato atraiu migrantes de todos os quadrantes do país, transformando Vilhena no portal da Amazônia Ocidental, começando um surto de povoamento nunca antes experimentado. Datam dessa época (1964) também a expansão da atividade agropecuária e o processo de urbanização do povoado, principalmente com a construção do Quinto Batalhão de Engenharia e Construção. Em 01/04/1969 pelo decreto nº 565, Vilhena foi elevada à categoria de distrito de Porto Velho, contando na época com mais de 160 casas. Em 1973, o distrito de Vilhena ganha seu primeiro administrador: S. Gilberto Barbosa de Lima; o distrito já estava em processo de arruamento e sua população girava em torno de 800 habitantes. 

Significado do Nome

O nome Vilhena, denominado por Candido Mariano da Silva Rondon, foi em homenagem a Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, natural do Maranhão, engenheiro chefe da organização da Carta Telegráfica Pública, da qual os serviços executados por Rondon eram vinculados. Durante quase 50 anos, foi o posto telegráfico de Vilhena a referência e o marco da presença da passagem do homem civilizado pela região. Nessa época a atividade econômica principal da região era a extração e beneficiamento da madeira, cujo apogeu foi atingido no ano de 1976, com várias serrarias em funcionamento espalhadas por todo distrito. Em 11 de outubro de 1977, o Presidente da República Ernesto Geisel sancionou a lei nº 6.448 criando o município de Vilhena, desmembrado dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim. Em 03/03/80 por decreto do então Governador do Território Federal de Rondônia, é nomeado Renato Coutinho dos Santos o primeiro Prefeito do município de Vilhena. A Câmara Municipal de Vilhena foi criada em 1979 e instalada em 1982.

Aniversário da Cidade

11 de Outubro.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Microrregião VII - Vilhena: Vilhena, Pimenta Bueno, Parecis, Primavera de Rondônia, São Felipe D’Oeste e Chupinguaia.

Limites

Ao Norte, Estado do Mato Grosso; ao Sul, Colorado do Oeste; a Leste, Estado do Mato Grosso; a Oeste, Pimenta Bueno, Chupinguaia e Espigão D’Oeste.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

701 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Vilhena.

hspace=0 

hspace=0 (69) 3322-4212

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL E TAB. DE NOTAS
AV. BARÃO DO RIO BRANCO, 3208 - CENTRO
VILHENA-RO
TELEFONE: (69) 3322-9298

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.guiaderondonia.com.br

Comentários de Vilhena

Morei nesta linda cidade durante 4 anos ,é uma linda cidade,muito acolhedora ,vc que não conhece precisa conhecer ,não vai se arrepender .Tem um clima muito bom ,joinha ,joinha .
Por: jeminson jose da silva

Uma caracteristica inusitada de vilhena é a ausencia de montanhas. O por do sol é lindo,metade do ceu é noite e metade ainda é dia.
Por: Alfredo Carvalho

oi,atualmente moro em foz do iguaçu-pr, já morei em vilhena sinto muitas saudades dessa cidade maravilhosa,ela é uma das minhas paixões,estou cursando faculdade e meu sonho é de concluir meu curso e ir morar ai,beijos a todos que moram ai,e aqueles que pretendem visitar vão vcs ñ vão se arrepender,beijos no coração de todos ...
Por: sirlene aguiar borba

Morei 10 anos em Vilhena, tenho muitas saudade dessa cidade maravilhosa , um clima maravilhoso um lugar espetacular , vale a pena conhecer. Um abraço atodos de Vilhena Rondoni.
Por: Juares Luis Macagnan

em 1973 eu trabalhei em vilhena em uma madereira por nome de maderama,isto a 36 anos atraz.fiquei imprencionado com a evolução de vilhena vendo as fotos, na epoca não tinha nem uma casa de alvenaria só de madeira meus parabens.rj
Por: wilson fernandes

sou de ibatiba es tenho parentes em vilhena e vejo falar das maravilhas deste lugar sei que a riqueza natural e muito grande que preservem esta natureza linda para admiraçaõ de todo omundo
Por: roberto luiz chaves

Ainda não conheço Vilhena, mas não vai demorar muito pra ir conhecer esta linda cidade,e tbm levar o 4°periodo de Letras /Ingles/Espanhol para fazer uma escursão e conheçer a cidade e tbm o Rio Escondido ele é muito lindo.
Por: valeria

vilhena é uma cidade muito bonita, minha mãe mora lá, quero no futuro poder morar lá.
Por: angelo

vilhena e uma cidade maravilhosa amo vilhena vou sempre visitar esta cidade
Por: maria aparecida dasilva

Vilhena é uma ótima cidade , estive la no mês de Setembro e Outubro de 2009 e realmente estou até agora encantado com ela. O clima é maravilhoso as pessoas sinceramente sairia de qualquer lugar do brasil para ir mora lá.
Por: JOMILSON QUEIROS DE JESUS

Essa cidade nem precisa de comentário. É linda demais. Quem tiver a oportunidade va conhecer Vilhena.
Por: Débora

éuma cidade maravilhosa tem casas lindas cheia de culturas e o que eu mais gosto ´´é´ o reveillon gota ´d´agua
Por: kely rodrigues

ainda ñ conheço, mais sou louca para conhecer vilhena,recetimente conhece um rapaiz de vilhena, falou muito bem dessa cidade estou com planos para fazer uma visitinha em breve eu e minhas amigas.
Por: juciane

Eu adoro Vilhena,essa cidade é maravilhosa,estou louco para retornar a ela. Nasci em Vilhena,mas estou morando em São Paulo. Mas em breve vou aparecer.
Por: Adenir M. Braga

em 2000, numa passagem para Cuiaba,tive o previlégio em conhecer esta linda cidade pela qual me apaixonei onde pretendo morar quando for aposentada. Parabéns aos moradores desse lugar encantado.
Por: maria das graças barbosa

Sou de são paulo mas morei em Vilhena 8 anos, e tenho muita saudade de lá...gosto muito das pessoas e tudo o que tem nele
Por: Alexandra Rodrigues Pistori

Vilhena é uma Cidade Maravilhosa mesmo, não só pelo seu maravilhoso clima, mas também pelo encanto de se viver neste lugar tão acolhedor e agradável. Adoro essa cidade.
Por: Cinthia Alves

Amo Vilhena. Morei vários anos em Vilhena, pretendo um dia voltar a morar lá.
Por: Paulo Duarte

Vilhena é uma cidade muito boa,com um ótimo clima,alem que é uma cidade tranquila!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Gustavo Lopes Martins

Cidade perfeita , morei em vilhena por 4 anos, por mim estaria morando ainda... td ai é muito bom inclusive as festa de rodeo...
Por: agnaldo

Não conheço Vilhena ....mas pretendo ir logo para conhece-la, pelas fotos é uma linda cidade . Futuramente quem sabe pode morar lá...
Por: cris matupá-mt

eu ja morrei em vilhena é uma boa cidade si vc quer sucego vai para vilhena melhor cidade do brasil . agora estou marrando em cuiaba mas logo logo estou ai onde nassi vivi e si deu quiser viver o resto da minha vida ai
Por: joaopaulo

eu ja morrei em vilhena é uma boa cidade si vc quer sucego vai para vilhena melhor cidade do brasil . agora estou marrando em cuiaba mas logo logo estou ai onde nassi vivi e si deu quiser viver o resto da minha vida ai
Por: joaopaulo

o meu sonho e conheçer vilhena pois e um lugaracomnhegante
Por: rosalina

nCONHEÇO, MAS MEU FILHO, JOGA NO VEC, e nos informou q vilhena, e uma boa cidade, e se assinar contrato[nois pais] pra morar no norde do Brasil, ja que somos gauchos da capital P.A. sou trprsentante de sapatos e bolsas em gera ele nos fala td dias que uma boa cidade e ficamos com agua na boca pra conhecer. parabens\ pAULO RENATO pai [ Douglas do VEC F TIM 48 99539522
Por: renato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vilhena
Fundação:
11/11/1977
Altitude:
600m
População:
46.482 habitantes
Área:
11.411,2km²
Densidade Demográfica:
4,07hab/km²
CEP:
78995-000

Envie seu comentário sobre Vilhena

banner