Ariquemes

Ariquemes-RO
banner

Bem-vindo a Ariquemes!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ariquemes, fotos, informações, os principais hotéis de Ariquemes, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ariquemes, localizada no estado de Rondônia (RO), foi fundada no ano de 1977. A localidade está em uma altitude de 142m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 73.228 habitantes. A área total de Ariquemes é de 4.995,3km², e sua densidade demográfica é de 14,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ariquemes-RO é 78830-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ariquemes

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agronegócios/Caminho das Águas

 Cidade Feliz

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1794, o Vale do Jamari, onde surgiu o núcleo que deu origem ao atual município de Ariquemes, já era conhecido pela abundância de suas especiarias nativas, dentre as quais o cacau e o látex da seringueira. A região era habitada por extrativistas e índios, lá existiam vários seringais, destacando-se o Seringal Papagaios. Nessa época, a região amazônica ainda era desconhecida. O início da ocupação do Vale do Jamary, com o rio do mesmo nome, deu-se por volta do ano de 1900, principalmente por imigrantes durante o primeiro ciclo da borracha, mas sua ocupação efetiva começou a partir de 1909 com a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira, uma maratona de muito trabalho e sacrifício, cuja expedição era chefiada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em sua terceira viagem pela Amazônia. Em 1915, essa região foi delimitada pela Resolução nº 735, de 06 de outubro daquele mesmo ano, e denominado 3º Distrito do município de Santo Antônio do Rio Madeira. Foi um período de grande migração nordestina, com os imigrantes ocupando terras e delas extraindo suas riquezas naturais, principalmente o látex da borracha, de grande procura internacional. Com as altas produções de borracha da Malásia, os seringais amazônicos entraram em decadência somente vindo a recuperar-se com a eclosão da 2º Guerra Mundial, em 1939, fazendo com que os aliados perdessem os seringais do oriente. A Amazônia via-se envolvida num conflito em função da borracha, iniciando assim, o segundo ciclo econômico com reflexos em todos os seringais já existentes, dentre os quais, os do Vale do Jamari. Novos imigrantes nordestinos aportam na Amazônia para contribuir com seu trabalho na guerra que se desenrolava na Europa e no Oriente. Em 13 de setembro de 1943, o então Presidente Gertúlio Vargas, através do Decreto Lei nº 5912, cria o Território Federal do Guaporé, e a região passou a fazer parte do município de Porto Velho como Distrito de Ariquemes. Induzido pelo Governo Federal, houve um considerável fluxo migratório de nordestinos que se transformaram em seringueiros, formando um exercito de Soldados de Borracha. Terminado o conflito mundial diminuiu o interesse pela borracha Amazônica. Em 1958, com a descoberta da cassiterita, minério de estanho, na região, novos contingentes migratórios, ocorreram, desta vez, vindos dos mais diversos pontos do país. Os garimpeiros estabeleceram-se em volta do campo de pouso de aeronaves que escoavam a produção do minério, ali centralizaram suas moradias e os estabelecimentos comerciais.  Pelas Leis nº 364, 374, 375, 376 e 378 de 13 de fevereiro de 1992, foram consecutivamente doando áreas para a formação dos seguintes municípios: Jamari, Cacaulândia, Alto Paraíso, Rio Crespo e Monte Negro. 

Significado do Nome

O nome Ariquemes é uma homenagem a tribo indígena Arikemes habitantes originais dessa região, cuja língua falada por esses índios era o TXAPAKURA, dentro do grupo lingüístico TUPI, hoje uma tribo extinta, mas deixou seu nome gravado na história de Ariquemes.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Equatorial

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Rondoniense

Limites

Alto Paraíso, Rio Crespo e Machadinho dOeste (N), Theobroma (L), Buritis (O), Cacaulândia e Monte Negro (S).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

159 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira Descovado

Acesso pela ponte do Rio Canaã subindo de voadeira por cerca de 20 minutos. Percurso que proporciona o turista presenciar a diversidade de pássaros, tracajás e a beleza da mata nativa às suas margens, seus bosques naturais, assim como as praias que surgem com a baixa das águas a partir do mês de maio. A paisagem é de uma beleza singular. Outro acesso é pelo Travessão B-40 a aproximadamente cinco quilômetros depois da ponte do Rio Canaã, entrada à esquerda. A cachoeira é uma das mais bonitas do estado de Rondônia, sendo porém pouco conhecida. O local é de aproximadamente 300 metros de cachoeiras e corredeiras. As suas margens são todas de pedra e mata nativa. O local tem gravada um pouco da história de Ariquemes, visto que ainda se encontram por lá trilhos utilizados pelos seringueiros para transportar a borracha, desviando da cachoeira até o barco que era o único meio de transporte na época. Abaixo da cachoeira forma-se uma praia de águas rasas, ideal para camping.

Rio Quatro Cachoeiras

Acesso pela BR-364, a 19 quilômetros sentido Jaru, primeira entrada à direita. Seguindo mais quatro quilômetros, chega-se no rio onde fica a primeira cachoeira. O visual impressiona pela beleza natural. Um barzinho funciona no local diariamente. Há espaço para camping. Descendo o rio há várias corredeiras rasas e alguns pontos mais profundos. Em alguns locais os visitantes aproveitam para fazer pescaria. Em grande parte das margens existem bosques e praias.

Cachoeira Monte Cristo

Localizado no Rio Jamari. O acesso se dá através da-BR 364, Ariquemes sentido Porto Velho, depois da Polícia Rodoviária Federal, cerca de 500 metros à esquerda. O acesso se dá através de uma propriedade particular. Desta forma, é necessário autorização prévia do proprietário. Outro acesso é de barco. No local pode se observar a beleza do rio e das matas. É apropriado para pesca esportiva, já que há varias espécies de peixes, entre os quais se destacam o peixe cachorro, tucunaré, piranha e vários outros. O local tem uma forte corredeira e a profundidade é variada e incerta, o que o torna desapropriado para banho. Do outro lado tem a praia de areia onde a água é mais calma, com mata nativa nas margens.

Balneário Batistão

Localizado no Rio Branco, acesso pela RO-257, Ariquemes sentido Machadinho do Oeste, a nove quilômetros, na entrada da EMARC (Escola Agrícola). A visitação deve ser feita mediante a autorização da direção da escola, já que a área pertence a esta instituição. São aproximadamente 250 hectares de mata nativa que vem sendo preservada e utilizada para realização de turismo pedagógico. Conta com trilhas e uma certa quantidade de árvores catalogadas. No local, além da cachoeira, existe uma grande variedade de pássaros, aves e animais silvestres. Os alunos e professores da Escola Agrícola fazem o trabalho de guias e orientam os visitantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. A temporada de visitas está aberta ao público em geral, desde que com autorização e total respeito à natureza. O acesso a cachoeira é por trilha de aproximadamente 500 metros de extensão. O balneário é um verdadeiro paraíso em meio a floresta, com cachoeira e corredeiras rasas que se espalham nas pedras. Em suas margens há um belo bosque em meio a mata nativa. Vale lembrar que as excursões de alunos das escolas localizadas no município devem ser agendadas, já que a EMARC, nesses casos, também se responsabiliza pelo transporte.

Cozinha Típica

Assim como nos demais cidades de Rondônia a culinária é a base de peixe, também com influência indígena. Possui pratos variados, de outros estados, como caruru, caldeirada de tucunaré, pato no tucupi, tacacá, munguzá e doces de buriti.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Ariquemes.

hspace=0 

hspace=0 (69) 3535-2545

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 Hospital Regional - Fone: (69) 3536-7677

hspace=0 

hspace=0 

 

Cartório Tabelionato de Notas e Registro Civil
Alameda Fortaleza, 2285 setor 03
Ariquemes-RO
Fone (69) 3535-5547

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.guiaderondonia.com.br

              www.wikipedia.org

              www.clickweb.com.br

             www.skyscrapercity.com

Comentários de Ariquemes

EU AMO ARIQUEMES, É MINHA CIDADE NATAL,INFELIZMENTE NAO A CONHEÇO DIREITO,MAIS UM DIA COM CERTEZA VOU CONHEÇE-LA.
Por: DANIELA

oi! adorei esta cidade maravilhoso cheia de coisa novas e uma cidade bem planejada parabens Ariquemes.
Por: Oneide Rodrigues Souto

Fui morar em Ariquemes em fevereiro de 1974, a cidade era um pequeno garimpo as margens da BR 364. Fiz parte da primeira reunião para comissão onde iria se formar o municipio, tenho muitas fotos do inicio do desmatamento para instalação da cidade. o primeiro representante da cidade chamava-se Olavo. Morei na cidade de 1974 à 1982.
Por: Carlos Antonio Martins

adorei ver minha cidade,estar cada vez mais linda,quando sai de ariquemes ela ainda era muito pequena,vejo que hoje estar muito grande e moderna,fico muito feliz
Por: charlene fagundes

CHEGUEI, AQUI NESTA CIDADE A EXATAMENTE 29 ANOS, NO DIA 12 DE OUTUBRO DE1980, TINHA APENAS 4 ANOS, CRESCI E VI CRESCER ESTA CIDADE QUE AMO DE CORAÇÃO, AQUI CRIEI UMA FAMÍLIA, AMIGOS E COMPADRES, PESSOAS QUE TAMBEM CRESCERAM JUNTO COM ARIQUEMES, PORISSO VC QUE NÃO CONHECE , VENHA CONHECER ARIQUEMES, AMOR DE CIDADE PLENA JUVENTUDE NÃO IMPORAT A IDADDE, COMO MÃE ACOLHE QUEM CHEGA E COM CERTEZA NÃO QUER + VOLTAR. ARIQUEMES POVO FELIZ QUE TRABALHA SEM DISCANSAR, ARIQUEMES 33 ANOS VENHA JUNTO COMEMORAR.... ARIQUEMES NÃO É O FIM DO MUNDO COMO O POVO LA FORA DIZ. ARIQUEMES TEM HISTÓRIA....
Por: ADRIANA PAIXÃO

gostaria muito de conhecer a cidade de ariquemes tenho muita curiosidade de ver essa corrida de jerico acho bastante interessante mas se deus quiser eu ainda vou ter esse prazer me envie nomes de hoteis ai da cidade e fone para contato ok beijos pra toda essa cidade maravilhosa amei ariquemes apezar de nao conhecer AINDA
Por: simone souza

Naci nessa cidade e a 20 anos cinto saudades. Mas algum dia passarei por ai matar saudades desta bela cidade, minha terra natal onde vivi apenas 9 anos.
Por: Edilson Luiz de Oliveira

oi sou estudante de pedagogia gostaria de saber sobre a primeira escola do municipio de ariquemes obrigada. bjs
Por: eliane oliveira

lindo pensse num llugar maravilhoso se eu pudesse moraria la.
Por: gerson de oliveira neves

ola gostaria muito de conhecer essa maravilhosa cidade que minha tia fala tanto que estava morando ai com o gerro dela mas enfelismente ela te omotivo dela era familia que tava morrendo de saudds dos irmaos e principalmente da mae dela que e minha vovo e masdificultoso as coisas pra ela ai mas agradeco essas pessoas que ajudaram ela com a familia ater essa data que eu stou escrevendo so chegaram filhos e a neta dela e o genrro mas um dia eu vou ai souparaensse da cidade de alenquer bjs a tdos dai tel ; 093-91922580
Por: jailson santos da silva

adoro ariquemes moro em araputang mais gosto ariquemes
Por: aline

eu amo ariquemes nasci la ,vim morar em goias a 10anos mais nunca esqueci minha cidade natal vou amar essa cidade eternamente mesmo porque toda minha familia ainda esta la mais um dia voltarei la se deus quiser
Por: juscilene das dores de souza

ariquemes tem a melhor festa de peao que eu ja vi se voces um dia vir anapolis goias vao ver o tanto que a festa daqui e esquisita totalmente diferente da nossa ai em ariquemes uma coisa que eu achei interessante a abertura da festa daqui e quase no ultimo dia
Por: juscilene das dores de souza

CIDADE DO MEU CORAÇAO,ONDE MINHAS RAIZES ESTAO ENTERRADAS,AMO ARIQUEMES
Por: ANTONIO EDSON ANTUNES DA CRUZ

Conheci Ariquemes há 25 anos atrás e morei lá nos últimos 06 anos. Povo acolhedor, gentil... a cidade oferece bons empregos ... Apesar do clima quente e seco, é um lugar agradável pra se viver!!!
Por: Gi

nasi e creci en ariquemes sau dades da minha terra trabalho en porta legre mas ja mais esqueso de ariquemes vol tarrei
Por: luiz arlos

Ariquemes é a minha cidade do coraçao, vim para ca com 4 anos e amo morar aqui, ela é linda e ta ficando cada dia melhor, moderna e aconchegante, so orecisam atualisar as fotos da dcidade en...!!!
Por: elisangela

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ariquemes
Fundação:
1977
Altitude:
142m
População:
73.228 habitantes
Área:
4.995,3km²
Densidade Demográfica:
14,66hab/km²
CEP:
78830-000

Envie seu comentário sobre Ariquemes