Várzea

Várzea-RN
banner

Bem-vindo a Várzea!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Várzea, fotos, informações, os principais hotéis de Várzea, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Várzea, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 59m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.048 habitantes. A área total de Várzea é de 120,4km², e sua densidade demográfica é de 66,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Várzea-RN é 59185-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Várzea

Roteiros do Brasil

Região 

"CIDADE DA CULTURA"


 Subtítulo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em terras banhadas pelo Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho. Essa busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área com a instalação de sítios, fazendas e moradias.

Era o início da comunidade de Várzea, fundada por Ângelo Bezerra, nascendo forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e pelo bom desempenho na pecuária. Durante toda a primeira metade do presente século, o povoado, pertencente ao município de Goianinha, manteve um crescimento gradativo, baseado nas atividades do campo.

Em 20 de dezembro de 1959, pela Lei número 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

O município de Várzea está localizado na Região Agreste do estado, a 84 quilômetros de distância da capital, com uma área de aproximadamente 67,3 km², onde nele residem 5.276 habitantes.

No aspecto cultural, Várzea dispõe do reforço da Biblioteca Pública Ângelo Bezerra, com um grande acervo de livros à disposição da comunidade. O artesanato local é voltado para a fabricação de bolsas e esteiras de agave.

As vaquejadas de Várzea são famosas em todo o estado, sempre congregando, no Parque Municipal São Pedro, uma vasta quantidade de praticantes vindos de vários estados do Brasil.

As manifestações populares de Bumba-meu-boi e Pastoril continuam presentes na vida da cidade, principalmente, no mês de agosto, quando é realizada a Semana da Cultura do município que, geralmente, ocorre na última semana do citado mês e reúne uma extensa programação cultural e esportiva. Convém ressaltar que tal festa dispõe de uma considerável estrutura montada (palco, som, luzes), na qual ocorrem diversas apresentações culturais, inclusive vindas de outros estados. Essa é uma das épocas em que a cidade mais recebe visitantes, o que a fez ser considerada, pela Fundação José Augusto, Capital da Cultura Potiguar.

No dia 29 de junho acontece a grande festa de São Pedro, padroeiro do município, com a realização de grandiosos eventos populares e uma intensa programação religiosa.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

hspace=0 Informações Úteis

 

 


 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     

Comentários de Várzea

INFELISMENTE NÃO CONHEÇO MAS PRETENDO UM DIA CONHECE-LA ME PARECE UMA CIDADE SIMPATICA
Por: MAIARA

Várzea, uma Cidade cheia de encanto e de uma gente boa e hospitaleira. Vale a pena visitá-la e participar de suas festas típicas de São Pedro em junho e da famosa Semana da Cultura no mês de agosto. Vale muito a pena conferir, e aproveitar toda magia que Várzea oferece. É um lugar simples e bonito, de uma gente linda!!! Amo de paixão aquela cidade. Vá visitá-la e nunca mais vai querer deixar de ir lá... Abraços, João Maria Ludugero
Por: JOÃO MARIA LUDUGERO DA SILVA

Várzea, a Cidade da Cultura, é um lugar abençoado pela natureza e com uma gente bonita e hospitaleira. Vale a pena conhecer esse pedacinho do paraíso. Quem vai, sempre quer voltar, porque se apaixona! Seja-bem vindo a Várzea! Abraços.
Por: JOÃO LUDUGERO

VÁRZEA, A CIDADE DA CULTURA, NO AGRESTE POTIGUAR, É UM PRESENTE DE DEUS... TERRA DE GENTE BONITA, FESTIVA E SEMPRE COM O SORRISO LARGO PARA NOS RECEBER. ADORO VÁRZEA, QUE LUGAR MARAVILHOSO... CONHEÇA E COMPROVE O QUANTO ESTOU FALANDO A VERDADE. VALE A PENA IR A VÁRZEA E SE ENCANTAR, PRINCIPALMENTE COM SUA GENTE TÃO LINDA, GENTE PACATA, GENTE DA NOSSA LAIA... GENTE FELIZ, DE VIVER! ABRAÇOS.
Por: JOÃO LUDUGERO

VOU TE CONTAR UM SEGREDO E TE FAZER UM CONVITE: QUER CONHECER UM LUGAR QUE É SINÔNIMO DE PAZ E SIMPICIDADE? ENTÃO O QUE ESTÁ ESPERANDO, VÁ TOMAR UMA RAJADA DE BEM-ESTAR COM ARES PUROS E SABOREAR A MAIS GOSTOSA TAPIOCA COM COCO E O BOLO PRETO DE MARINAN DE LICA, ENTRE OUTROS QUITUTES E GULOSEIMAS, NA FEIRINHA DE VÁRZEA AOS DOMINGOS...QUE TAL DÁ UMA ESTICADINHA NO BAR DO EDUARDO(MANINHO) E SE DELICIAR COM UM CARANGUEJO DE DAR ÁGUA NA BOCA DE QUALQUER MORTAL? VALE A PENA IR A VÁRZEA E VER DE PERTO ESSE LUGAR QUE TEM UM AÇUDE LINDO CHAMADO CALANGO E TEM AS ÁGUAS VERDES-MUSGO! VÁRZEA É MESMO UM ENCANTO DE LUGAR... E QUE GENTE BONITA MORA LÁ... ABRAÇOS.
Por: JOÃO M. L. DA SILVA

"...FELICIDADE FICA LÁ DETRÁS DO MUNDO ONDE EU VOU EM UM SEGUDO QUANDO COMEÇO A CANTAR... E É POR ISSO QUE EU GOSTO LÁ DE ..." vÁRZEA, TERRA QUE ME DÁ CHÃO E ONDE VIVE A MAIS BONITA NATUREZA: A HUMANA...DIGO ISSO COM TODO ORGULHO E COM TODA PROPRIEDADE, POIS SUA GENTE É LINDA, SANGUE BOM, DA MELHOR ESTIRPE. VENHA NOS VISITAR... VÁRZEA É UM LUGAR QUE MUITO NOS CATIVA, SIMPLESMENTE NOS ENCANTA...ABRAÇÃO.
Por: JOÃO MARIA

Não vejo a hora de visitar Várzea, Cidade da Cultura! Que lugar abençoado! É uma terra que nos chama ao interior, nos convida a apanhar caju no pé, a comer manga na bacia, a degustar castanha assada, queijo de coalho e manteiga de garrafa... E a tapioca de coco? Só de pensar chove água da boca... Que maravilha é esse lugar chamado VÁRZEA. Fica bem ali no Rio Grande do Norte... É só dá uma esticadinha e conhecer a terra da gente mais legal desse mundão de Deus. Queria poder ir lá todos os dias e, quem me dera, fincar morada definitivamente lá. Queria mais nada não, só queria isso e nada mais não... Só queria uma rede no alpendre e um dedo de prosa com o vizinho, sentado ali na calçada da rua da pedra, eta coisa de Deus, essa vida varzeana! Vai lá pra ver, vai... Num tô te falando!!! É ir e querer voltar. Abraço.
Por: J.M.L.S., Escritor e poeta.

Várzea é um lugar bonito... E o melhor de Várzea é a sua gente! Amo muito aquele chão abençoado por São Pedro Apóstolo! Várzea é conhecida como "Cidade da Cultura".
Por: JOÃO

Quem não gosta de Várzea, é porque ainda não a conhece...Depois, é querer ir sempre lá, no intuito de reabastecer o coração e a cabeça de uma paz que só existe naquele lugar. Várzea é incrível, e existe, fica logo ali no Rio Grande do Norte. Vale a pena conhecer e se apaixonar... de verdade! Feliz Várzea pra você também. Venha e aproveite esse lado bom da vida com simplicidade e o encanto dua gente. Várzea é tudo de bom! Abraços.
Por: João Maria de Odilon

O QUE É QUE VÁRZEA TEM? EU LHE DIGO JÁ: TEM A PAZ, TEM CALOR E TEMPERANÇA, QUE NÃO É MAIOR QUE O CALOR DE SEU POVO ACOLHEDOR, DE SUA GENTE AMÁVEL, QUE FAZ A CIDADE DA CULTURA SER MAIS QUE UM PONTO NO MAPA DO BRASIL. LINDA DEMAIS É A MINHA GENTE, A MAIS RICA E FELIZ QUE CONHEÇO. NÃO TEM PREÇO VISITAR VÁRZEA E RECEBER TANTO CARINHO, SAINDO DE LÁ COM A ALMA RENOVADA... ETA, LUGARZINHO BOM, BOM DEMAIS!!!!VALE A PENA CONFERIR. SEJA BEM-VINDO A VÁRZEA, TERRA DA FELICIDADE, QUE RIMA COM SIMPLICIDADE AO VIVO E EM CORES! SINTA DE PERTO O CALOR DESSE ABENÇOADO SOLO DE SÃO PEDRO APÓSTOLO! VENHA COM DEUS, POIS VÁRZEA ESTARÁ SEMPRE DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBÊ-LO! ABRAÇOS. JOÃO DE DONA MARIA DE SEU ODILON.
Por: JOÃO DE DONA MARIA DE SEU ODILON

Várzea, terra verde de lindos rios e belos moradores, cidade pequena mas de uma grande inspiração para todo os que a visitão e mesmo os que estão distante da mesma assim como eu é conquistado por esse prezente que Deus e a natureza nos deu.
Por: JOÃO FRANCISCO DA SILVA

O JOCA E A VÁRZEA Autor João Maria Ludugero E o Joca prossegue Sua sina, seu curso Seu destino certo: Ser rio a fertilizar, A inundar o solo De salobros desejos A trazer o verde Para a lavoura agreste E desvelo aos roçados Às profícuas margens De vertentes riachos Que fazem brotar Leite e mel com fartura Do seio maternal Da nossa terra-mãe: A nossa Várzea amada, A Cidade da Cultura!
Por: JOÃO MARIA LUDUGERO DA SILVA

SOU VARZEANO Autor João Maria Ludugero Minhas recordações tecem poemas Meus pensamentos me levam longe Logo me pego na minha Várzea Meus pensamentos são meus cavalos Com uns cavalgo para o silêncio Com outros marcho para a saudade. Sou varzeano, graças a Deus, Nasci na beira da Vargem, No meio do mato Cedo aprendi a nadar, Tomar banho no rio de Nozinho, Pescando no rio Joca Por entre juncos e capim grosso Ando a cavalo para mim mesmo, Vendo o Calango sangrar de cheio Acordo repleto de tantas lembranças Da vida do meu lugar Meus sentimentos são meus desejos E quando me vejo perdido, Eu quebro o vazio, não tem segredo, Eu escavo, dou forma, poemas escrevo Pensando no roçado do Vapor De Seu Zuquinha Ribeiro, No Maracujá, no Umbu e nos ariscos Itapacurá e nos riachos do mel Vertentes de jerimuns, melancias em rama, Fava, feijão de corda e milho verde.
Por: JOÃO MARIA LUDUGERO DA SILVA

o qui tenho a dizer que várzea e um pedacinho do ceú e qui tenho muitas saudades espero qui dessa cidade saian grandes doutores e engenheiro várzea siga en frente
Por: maria da conceiçaõ viana bertão

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Várzea
Fundação:
1959
Altitude:
59m
População:
8.048 habitantes
Área:
120,4km²
Densidade Demográfica:
66,84hab/km²
CEP:
59185-000

Envie seu comentário sobre Várzea