Touros

Touros-RN
banner

Bem-vindo a Touros!

banner

Comece planejando a sua viagem para Touros utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Touros e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Touros.

A cidade de Touros, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 2m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.390 habitantes. A área total de Touros é de 821,6km², e sua densidade demográfica é de 26,03hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Touros-RN é 59584-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Touros é caracterizada como uma verdadeira “vila” localizada na região Norte do estado do Rio Grande do Norte. A região é praticamente emoldurada por coqueiros e recifes, além de contar com um belíssimo mar azul, com água cristalina e praticamente transparente por todos os lados. Além disso, a pequena vila está repleta de casas e de jangadas bem coloridas.

A vila de Touros abriga três principais praias: a praia da Gameleira, Carnaubinha e praia das Garças. Essas são consideradas as mais famosas já que são as responsáveis pela composição com coqueiros, recifes e um cenário mais rústico. Porém, são muitas as praias que compõem a beleza do local.

A praia de Perobas, por exemplo, é a mais indicada para os indivíduos que querem realizar a prática de mergulho. Quando a maré por lá está baixa, uma lancha é responsável por conduzir os aventureiros por seis quilômetros, até chegar nos belíssimos recifes que ficam escondidos mais ao fundo do mar.

Já na praia de Calcanhar, por sua vez, o destaque vai para o farol que, inclusive, é considerado como o mais alto de toda a América Latina, com, cerca de, 65 metros.

Os que vão à Touros não podem deixar de reservar um domingo para a viagem, já que é só nesse dia que uma escadaria com exatos 298 degraus é liberada para o público, que ao final, é presenteado com uma incrível paisagem formada tanto pelos territórios áridos típicos do Rio Grande do Norte, como também por praias da região.

Os surfistas também podem garantir o seu divertimento na cidade. A praia que dá o seu nome à vila, ou seja, a praia de Touros, conta com uma bela infraestrutura que financia as brincadeiras mais radicais. O mesmo pode ser dito também para a praia de Cajueiro, com ótimas formações para o surf e seus derivados!

Por fim, a cidade conta com uma gastronomia local bem interessante, rodeada de frutos de mar e doces típicos. E para os que adoram o agito noturno, as principais praias de Touros abrigam uma estrutura bem bacana, com restaurantes, bares e muitas outras opções!

Informações de Touros

 Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1501, o rei de Portugal enviou uma esquadra ao litoral potiguar, comandada por Gaspar de Lemos, com o objetivo de visitar as terras recém descobertas e oficializar o domínio sobre elas. O local do desembarque foi na orla marítima de Touros, mais precisamente numa área localizada na divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel de Touros. Ao chegarem à região, a primeira providência dos portugueses foi fixar um marco feito em pedra mármore, com a inscrição do ano de 1501 e o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a Cruz de Malta. Os portugueses tinham o costume de conduzir esses marcos para demarcarem as novas terras conquistadas. Mas apesar da presença inicial dos portugueses no território, a povoação não chegou a se tornar uma realidade inicialment. O segundo desembarque de tropas aconteceu em abril de 1638, quando 1.400 homens, chefiados por Luís Barbalho, não conseguiram atingir o objetivo e tiveram de prosseguir viagem marítima, até chegar à praia dos Marcos, no Rio Grande do Norte. As tropas partiram por terra rumo à Salvador, deixando para trás quatro canhões fixados sobre um rochedo encravado na praia. No final do século XVII e início do século XVIII, a expansão agrícola dos municípios de Extremoz e Ceará-mirim deu início ao desenvolvimento do território. Durante o período da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, entre 1792 e 1796, a área de Touros experimentou sinais efetivos de crescimento populacional, ao receber um grande número de trabalhadores agrícolas e sertanejos, que fugindo da grande estiagem se instalaram na região em busca de terras boas para a criação de gado e para a plantação de lavouras. Segundo os mais antigos, o nome Touros pode ter vindo da existência de um rochedo com a forma de uma cabeça de touro situado na praia, ou foi colocado pelos portugueses numa referência a um grande rebanho de gado existente na região. No século XVIII, quando os portugueses começaram a se fixar definitivamente, chegou à região a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro do município, cuja origem é difusa, não se sabendo se veio por mar ou terra, se por promessa ou doação. A construção da sua capela, feita em pedras, teve início em 1778, sendo concluída em 1800. No ano de 1832, foi instalada a freguesia do Bom Jesus dos Navegantes do Porto de Touros. No dia 11 de abril de 1833, pela Resolução do Conselho do Governo, Touros foi desmembrado de Ceará-mirim, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Gentílico

Tourense

Significado do Nome

 

Segundo os mais antigos o nome Touros pode ter vindo da existência de um rochedo situado na praia com as formas de uma cabeça de touro, ou foi dado pelos portugueses numa referência a um grande rebanho de gado existente na região

Aniversário da Cidade

11 de abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

26,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

 

Localização

Município da Região Leste do Estado do Rio Grande do Norte

Limites

São Miguel dos Touros, Parazinho, João Câmara, Pureza, Rio do Fogo e Oceano Atlântico

Acesso Rodoviário

Saindo de Natal pela BR-101, sentido Litoral Norte

Distâncias

Distância da Capital (Natal) : 106 km

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Touros

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3263-2203

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 


Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.tre-rn.gov.br

         www.touros.info

         www.enseadadosamores.com.br

         www.cefet-rn.br

         www.rn.gov.br

Fotos colaboração:RICARDO DE OLIVEIRA GOMES OLIVEIRA <[email protected]>

Comentários de Touros

Eu nasci nesta terrinha, mas nunca tive o prazer de conhecê-la. Não sei dizer se tenho algum parente ainda por aí. Espero que postem algumas fotos desta cidade.
Por: JOÃO BOSCO SANTIAGO

Conheci Touros faz uns 20 dias, gostei muito, voltarei o mais breve possível.
Por: JOSIMARALMEIDA

A DOREI ESTOU DE VOLTA PARA O CARNAVAL ACIDADE E MARAVILHOSA PARABEMS
Por: Ana Tecia

e fantastico o por do sol mais boniro que ja vi o amanhrcer mais deslunbranre r o povo mais hospiraleiro conheça e viva
Por: vera lucia souza da silva

Caros amigos, Sou natural da cidade de Touros e moro na mesma desde que nasci, por isso quero lhes informar que, o aniversário da cidade é no dia 27 março, data da sua emancipação política. Espero que ao data de aniversário apresentada no site seja corrigida. Obrigado.
Por: Francisco das Chagas de Souza

touros uma cidade linda, tranquilapacata porem muito movimentada belas praias e hospedagem, de um muito acolhedor e amigo, quem vem a esta cidade nuca mais deixa de vir é isso air venha você tambem conhecer touros.
Por: marcos

Touros cidade maravilhosa o melhor carnaval e revellon!!!!
Por: Rapunzel

Touros cidade de belezas ezuberantes de pessoas inigualaves Touros cidade maravilhosa.
Por: Elissandro

sou de touros gosto muito daqui as moças mais bonitas são do distrito de boa cica ,serra verde e cajueiro sou de santa luzia se vocês soubessem como touros e lindo em perobas e carnalbinha as 2 melhores praias do município adoro esse lugar maravilhoso queria dizer que no município de touros tem cerca de 32 mil habitantes e não 21 mil
Por: eliabe frança 100% são paulo

a cidade de touros e formada por 29 distritos são eles Aracati Arribão Areia Baixa Funda Baixa Do Baião Baixa Do Quinquim Boa Cica Boqueirão Carnaubinha Carnaubau Cajá Cajueiro Geral Golandim Gameleira Lagoa De Serra Verde Lagoa Do Sal Monte Alegre Perobas Quilombo Dos Palmares São José Santo Antônio Santa Luzia Souza Villa Israel Villa Meyne Villa Assis Tubilia ou tubiba Zabelê e a cidade de Touros se quiser conhecer alguns desses distritos esta convidado a vir e saiba que eu morro em santa luzia distrito de 7 mil habitantes
Por: eliabe frança

Simplismente o lugar mais lindo do mundo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Raphael Franco

QUANDO FOR DE FERIAS PARA NATAL CONHEÇA A CIDADE DE TOUROS ONDE FICA LOCALIZADO O FAROL DO CALCANHAR O MAIS ALTO DA AMERICA LATINA, SIGA EM FRENTE E CONHEÇA A PRAIA DE CAJUEIRO E AS BELAS DUNAS DA PRAIA DE LAGOA DO SAL UMA COMUNIDADE DE PESSOAS ACOLHEDORAS
Por: TAVARES

parabéns felipe , pelas belas imagem de Lagoa do sal no rn, se tiver mais fotos envie para meu email.
Por: TAVARES

Conheço,e não tem coisa melhor.Preciso voltar mais vezes,afinal meu pai é norte riograndense,e todos nos soms apaixonados por TOURO!!!!
Por: Nilze Araujo

Touros a melhor cidade para se viver, cidade bela por natureza povo simples e acolhedores , quando for ao RN não deixe de conhecer essa cidade belissima siga em frente e conheça o farol do calcanhar o 2 mais alto do mundo continue sua viagem passe pela praia de cajueiro e conheça a comunidade de lagõa do sal com suas belas dunas espere pelo por do sol e veja que belo espetaculo, otima praia para pratica de surf.
Por: tavares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Touros
Fundação:
1833
Altitude:
2m
População:
21.390 habitantes
Área:
821,6km²
Densidade Demográfica:
26,03hab/km²
CEP:
59584-000

Envie seu comentário sobre Touros