Tibau do Sul

Tibau do Sul-RN
banner

Bem-vindo a Tibau do Sul!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Tibau do Sul e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Tibau do Sul.


A pequena vila, dominada pelos pecadores, passou por séculos e séculos despercebida, por mais que estivesse a apenas 80 quilômetros da capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal.

Porém, foi no final dos anos 70 que o local começou a ser explorado pelos surfistas, o que não tardou para que Tibau do Sul começasse a fazer parte do roteiro dos visitantes do estado, tanto brasileiros, como também os estrangeiros.

Foi assim que Tibau do Sul começou a desenvolver a sua infraestrutura para receber turistas de todos os lados e idiomas do mundo: hoje, a pequena vila conta com muitos restaurantes, pousadas, bases e outros ambientes que garantem a diversão no local não só nos períodos de alta temporada, como também em baixa.

Um dos grandes destaques vai para o fato de que a região é conhecida como aquela que consegue agradar a todos os públicos: são praias com ou sem ondas, calmas ou agitadas, cheias de pessoas ou quase que escondidas, com várias barracas ou livres delas... A região de Tibau do Sul realmente consegue abrigar de tudo!

Porém, tem uma coisa que é padrão em todas as praias: o cenário repleto de gigantes falésias, e as belezas naturais aos arredores. Além disso, areia bem branca e fofa também é característico da região.

Na Baía dos Golfinhos, por sua vez, os turistas podem conhecer não só essa areia, como também esses belíssimos mamíferos que adoram aparecer principalmente no final da tarde e no início do dia. A praia dos Amores, por sua vez, é bem concorrida e é uma das grandes responsáveis pela fama de Tibau do Sul.

Algumas das praias do local podem ser facilmente localizadas e acessadas. Por outro lado, outras delas só são acessíveis a pé, por meio dos passeios de barco ou então de buggy.

A praia de Guaraíras, por exemplo, só pode ser acessada por meio dos barcos ou buggies, e grande parte dos turistas prefere a primeira opção unicamente pela oportunidade de viajar lado a lado com a graça dos golfinhos!

Para comer e aproveitar a vida noturna, o melhor é retornar para a cidade de Pipa, localizada a oito quilômetros de Tibau do Sul.

Informações de Tibau do Sul

Roteiros do Brasil

Roteiro: Descoberta do Rio Grande

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antiga aldeia de São João Batista de Guaraíras, o povoado de Tibau pertencia ao Município de Goianinha e se desenvolveu através da atividade agrícola. Em 1911 foi elevado a Distrito, em 1953, a vila, e, finalmente, em 1963 a Município.

Significado do Nome

Seu nome ganhou a palavra Sul, para diferenciar de outro Tibau, localizado no litoral Norte do Estado

Aniversário da Cidade

03 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município litorânea do sul do Estado, com inúmeras belezas naturais, Tibal do Sul é um santuário ecológico com praias frequentadas por golfinhos, com altas falésias, lagoas, dunas e trechos de Mata Atlântica. Sua grande atração é a Praia da Pipa, eleita uma das mais belas do País.

Clima

O clima se caracteriza como sub-úmido com umidade relativa média anual de 74%. Os meses de maior incidência de chuvas são abril e julho.

Temperatura Média

25,6º C

hspace=0 COMO CHEGAR

O município de Tibau do Sul está localizado na Zona Homogênea do Litoral Oriental do Estado do Rio Grande do Norte, subzona da Mata. Limita-se ao Norte com o município de Arês, ao Sul com o município de Vila Flor, a Oeste com os municípios de Arês e Goianinha e a leste com o Oceano Atlântico.
Para chegar em Tibau do Sul vindo do Norte ou do sul pela BR-101, deve-se entrar na cidade de Goianinha. Em Goianinha siga a estrada RN-003 em direção leste a estrada até atingir o mar. Você estará em Tibau do Sul.

Localização

Município da Região Leste do Estado do Rio grande do Norte

Limites

Senador Georgino Avelino, Arês, Goianinha, Canguaretama, Vila Flor e Oceano Atlântico.

Distâncias

79 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Tibau do Sul é um lugar onde a natureza, a paz e a tranqüilidade reinam em perfeita harmonia. Aqui a natureza exuberante garante dias de paz ao visitante e também o sustento da pequena comunidade que aqui vive. A cidade antecipa a beleza da Praia de Pipa, mas é muito diferente de seu bairro tão famoso e agitado.

A praia de Tibau do Sul é uma praia abrigada sob falésias altas e bastante sossegada. Sua paisagem inclui areias brancas e fofas, conchas, pedras e coqueirais, e ondas fracas, graças aos recifes e molhes. Ao sul, considera-se como última praia, a praia de Cacimbinhas, as praias seguintes já pertencem ao distrito de Pipa. Ao norte, a Lagoa de Guaraíras separa Tibau do Sul de Malembá. Ali na lagoa, tem-se uma das melhores vistas do pôr-do-sol no local.

Quem tiver a sorte de vir visitar Tibau do Sul poderá constatar que aqui a mata Atlântica se junta ao rio e ao mar, mistura-se com coqueiros fazendo daqui um dos mais belos cartões postais do Brasil. Esse show de diversidade proporcionado pela natureza rendeu ao local uma variedade de passeios, que vão do simples caminhar à pé pela praia ou à cavalo, de bike, de buggy, passeios marítimos (de caiaque, de barco, de vela) ou mesmo aéreos (de fliyngboat). Não é a toa que grande parte da orla é Área de Proteção Ambiental (APA), sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN), e é considerada pelo IBAMA como área de extrema importância biológica, prioritária para a conservação da biodiversidade dos mamíferos marinhos.

Em contraste com o mar gigantescas falésias emolduram a praia, num espetáculo que deixa os turistas boquiabertos. Nessas falésias os mais aventureiros praticam o rapel e são delas que os artesãos locais extraem matéria prima para os desenhos de paisagens feitos de areia dentro de garrafas de vidro.

Principais Pontos Turísticos

Baia dos Golfinhos - Praia do Curral

Preferida dos golfinhos a Praia do Curral é ideal pra quer ter um contato maior com esses mamíferos. Aqui eles são os donos da casa e costumam receber seus visitantes com saltos e acrobacias marítimas.

Praia do Madeiro e Village

Com uma natureza exuberante margeada por imenso coqueiral a praia do Village possui uma baia calma com ondas pequenas, ótima para natação. E se você tiver sorte ainda poderá assistir o show natural que os golfinhos costumam dar pela manhã. Para quem gosta de caminhar sugerimos uma andada até a praia do Madeiro de beleza similar. Se estiver aqui entre novembro e maio: cuidado! Você pode acabar topando com um ninho de tartaruga marinha.

Praia do Amor e Praia dos Afogados

A mais radical das praias pipenses, freqüentada por uma moçada sarada, a praia dos Afogados é um dos melhores points de surf do nordeste, com ondas o ano todo. No outro extremo da baia a praia do Amor, com suas piscinas quentes é um excelente cenário para encontros amorosos.

Praia das Minas

A única de Pipa com acesso direto (sem falésias na entrada) a praia das Minas é a mais extensa da região e preferida das tartarugas marinhas. Aqui o vento sudoeste garante “o segundo ar mais puro do mundo” e deixa o mar bem mexido, tornando-o perigoso para nadar. Local ideal para quem gosta de privacidade e de caminhar.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Timbau do Sul.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3246-4526

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Tibau do Sul 
End: Rua Três Poderes S/N 
Fone: (84) 3246-4090

 

 

 

 

hspace=0 Unidade Mista de Saúde
Fone: (84)3246-4303

hspace=0 

 

hspace=0  Estação Rodoviária- Praça Central

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  

www.tibaudosul.com.br

 

 

          www.pipa.com.br       

Comentários de Tibau do Sul

se não conhece tibau do sul, n.ao perca mais tempo,vai adorar,praias lindas gente acolhedora tem tudo o que é bom para umas férias inesqueciveis,sempre que posso lá estou,não perca mais tempo.
Por: carlos silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tibau do Sul

Envie seu comentário sobre Tibau do Sul