Sítio Novo

Sítio Novo-RN
banner

Bem-vindo a Sítio Novo!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Sítio Novo, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Sítio Novo.

A cidade de Sítio Novo, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 175m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.490 habitantes. A área total de Sítio Novo é de 203,3km², e sua densidade demográfica é de 22,09hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Sítio Novo-RN é 59440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Sítio Novo

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agreste/Trairi

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As terras da Fazenda Grossos, pertencentes ao Capitão Amaro de Barros Lima em 1787, abrangia a serra de Grossos e situava-se à margem do riacho São Pedro, afluente do rio Potengi.
Nessas terras nasceu uma povoação formada em sua maioria por agricultores tendo à frente o grande incentivador e fundador do povoado de Grossos, o senhor Francisco Ferreira Lima, popularmente conhecido como “Seu Chicó”.
Incentivado por Seu Chicó o povoado mudou de nome, passando a ser chamado de Sítio Novo. Em 1913, foi construída uma capela em homenagem a São Francisco de Assis.
No dia  31 de Dezembro de 1958, de acordo com a Lei número 2,339,  o povoado Sítio Novo foi desmembrado do município de São Tomé e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

31 de Dezembro 

Gentílico:

sitionovense

População:

5.020 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono. 

Temperatura Média: 

26,4 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Borborema Potiguar 

Limites:

Norte – Barcelona, Lagoa de Velhos e São Tomé; Sul – Tangará e Santa Cruz; Leste – Lagoa de Velhos e Tangará; Oeste – São Tomé e Santa Cruz. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

99 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Castelo do Zé dos Montes

Que fica no topo da Serra do Tapuia. O castelo impressiona os visitantes por sua estranha arquitetura de inspiração mourisca. Construído pelo aposentado Zé do Monte, que afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguê-lo onde também se encontra inscrições rupestres no Sítio Arqueológico dos Olhos d’Água. 

O acesso a Serra da Tapuia foi melhorado e permite a descida e subida de carros. É necessário ter cuidado porque a elevação é íngreme. No trajeto até o castelo o visitante pode observar várias residências. As pessoas do lugar vivem, essencialmente, do plantio de fruteiras. As pinheiras carregadas podem ser vistas por várias partes.
A vida calma do lugar só é quebrada durante à noite. Acontecem muitas festas regadas a forró. Já existe iluminação em cima da serra. A partir do povoado da Serra da Tapuia se tem o acesso para o castelo. Em cima do monte, os moradores criam gado, cabras e galinhas.
A visita é aberta ao público de segunda a domingo ao custo de R$ 5,00 por pessoa.

COMO CHEGAR:

Segue pela BR-226. Quando chega em Tangará segue direto até o final da avenida principal. Na lanchonete Dois Irmãos entra a direita com destino a Sítio Novo. De Tangará até o castelo são 25 quilômetros.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÍTIO NOVO

E-mail: [email protected]

Telefones: (84) 8876-4224   

Sites: http://www.sitionovorn.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Natal

Av. Cap-mor. Gouveia, 1237 - Cidade da Esperança
Telefone: (84) 3205-2931

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: cartoriounicosn@hotmail

Telefones: (84) 3252-0004

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.rn.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

http://jotamaria-sitionovo.blogspot.com/2010/04/castelo-ze-do-monte-sitio-novo-rn.html

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Sítio Novo

Eu gostaria muito q vcs atualizasem a distancia em km de Sitio Novo/capital,la no inicio diz 998km,quando na verdade são 118km. Obrigada pela atenção.
Por: glaucia Paulo do nascimento

sinto muita saudade deste lugar mas embreve vou matar esta saudade, ate lá
Por: josecarlos

temos os princiapis pontos turisticos a Pedra de São Pedro e o Castelo de Zé do Montes
Por: RONILSON

Sim,nao só conheço como sou um dos filhos de sitio novo,gosto muito da minha cidade,eespero um dia poder morar lá,sem fala que sitio novo esta muito mais bonita agora......
Por: joao mariria da silva

ja visitei-o,conheçomuito bem,obrigada,porem,sera minha cidade para grandes projetos e meu descanço.
Por: joselio pereira

Adoroo--o-0 sitio novo principalmente a beleza natural q exiiste la!!! Sou sitionovense de coração...
Por: jovanira santos tavares

sitio novo é uma cidade magica,a noite é muito linda,tem forro e outros ritimos todos os dias ,fui passea la tinha 15 anos me apaixonei
Por: jose

nasci nesta cidade no ano de 1075. conheço um pouco de sua cultura. Dos pontos turisticos: como a Pedra do letreiro; Pedra de São Pedro; O castelo de Zé do Monte e o Distrito serra da Tapuia um povoado em que se originou apartir de uma "caçada" a uma india por um dos capatazes do fundador deste municipio que se apaixonou pela mesma. Venha conhecer pra saber mais.Procure a central de informações turisticas em nossa cidade!!
Por: francisco agamenon

Essa cidade eh otma. melhor canto do mundo.. venha conhecer sitio novo e serra da tapuia..
Por: valdir ribeiro

Sítio Novo ! É maravilhoso olhar para Sítio Novo e enxergar que ela cresceu, ainda lembro de como era sem beleza, ou seja, simples, pacata e sem a arquitetura que hoje se mostra para todo o Rio Grande do Norte. Terra de gente bonita, acolhedora, inteligente e repleta de fé, seu passado reluz em nossas mentes, a sua rica cultural histórica fascina os nossos conteporâneos conhecimentos. És a cidade de São Sebastião e inspirada nele sabe reconhecer que Deus é Deus e que o amor conduz ao mais puro. perdão. Agnaldo Freire (Santa Cruz-RN / celular: 9904-4009)
Por: Agnaldo Freire

ESSA É UMA CIDADE MARAVILHOSA TERRA ONDE EU NASCI E AMO DE CORAÇÃO E AONDE AINDA RESIDE MUITOS DOS MEUS FAMILIARES.
Por: sinval jose de araujo

visitei sitio novo em julho deste ano, fiquei facinado por sua beleza, agora é a vez de se envestir pra valer na educação e saude, com isso se constroi com mais segurança o futuro dessa cidade. PARABENS A TODOS QUE TRABALHA EM PROL DESSA CIDADE.
Por: jose carlos

Sítio Novo é muito legal, mas não se compara a Serra da Tapuia q é simplesmente maravilhoso... um lugar extremamente especial, sem defeito nenhum. Eu amuuuuuuuuuuuuuuuuuuu esse lugar, chamado SERRA DA TAPUIA.
Por: Érica Lima

Não so conheço como sou filho de sitio novo e gosto da minha do jeito que ela é,cidade pequenina,mas bem acolhedora,quem a visita sempre acoba se apaixonando por ela,adoro sitio novo.
Por: joao maria da silva

Não so conheço como sou filho de sitio novo,gosto muito da minha cidade.bem pequenina,mas acolhedora,quem á visita acaba se apaixonando por sitio novo por se tratar de um bonito por natureza,e de ser a cidade pacata que è..
Por: joao maria da silva

é uma cidade muito bonita, pakata e legal, queria saber um pouco sobre o palacio que existe na serra e muito bacana.
Por: claudio

olha eu sempre passo fer ias nessa cidade
Por: joao lourenço mafra

Olá,meu nome é Roberto Carlos minha familia é de Sitio Novo,e ja visitei esta cidade maravilhosa de pessoas humildes e acolhedoras com pontos turisticos ótimos para conhecer e apreciar a beleza da cidade recomendo para todos. abraços.
Por: roberto carlos de medeiros

VISITEI RAPIDO MAIS VOLTAREI,COM TEMPO PARA VISITA O CASTELO DE SERRA DA TAPUIA, E OUTROS PONTOS TURISTICOS.E APRECIAR A BELEZA AO CHEGA NAQUELA MARAVILHOSA CIDADE...VALDICLEIDE,CORONEL-EZEQUIEL.RN
Por: VALDICLEIDE

VISITEI RAPIDO MAIS VOLTAREI,COM TEMPO PARA VISITA O CASTELO DE SERRA DA TAPUIA, E OUTROS PONTOS TURISTICOS.E APRECIAR A BELEZA AO CHEGA NAQUELA MARAVILHOSA CIDADE...VALDICLEIDE,CORONEL-EZEQUIEL.RN
Por: VALDICLEIDE

Sitio novo RN, Cidade dos fortes e de pessoas de bem,onde pode-se mirar a natureza triste por falta de chuva em tempos secos ou o esplendor de um verde encantador em seus amanhecer chuvosos do alto da calçada da igreja matriz.
Por: Edivaldo mafra

sitio novo e uma bela cidade sou de sitio novo mais moro em natal sepre que posso estou a iii p/ visita a minha familha que moram nesta cidade linda beijos p/ todos que moram a iii
Por: jarleide

conheci este municipio em janeiro de 1985 fiquei encantado com a simplicidade do povo deste lugar q povo fantastico , eu tenho sitio novo guardado dentro do meu coração q DEUS abençoe plenamente este lugar de um povo honesto , hospitaleiro e acima de tudo simples.
Por: varela

sou de sitio novo bisneto do fundador de sitio novo moro em sao paulo a 37 anos ,de 3 em 3 anos vou vizitar a minha peque na sitio novo, sou o popular nindas , so tenho amigos na minha terrinha abraços a todos
Por: francisco caninde de carvalho

lida minha tera natal amo e praze revelo estou com muita saudade .....
Por: lenynha lima

O mais importante da cidade de Sitio Novo é o cruzeiro de São Francisco das Chagas, erguido pelo Ourive e relojoeiro MANOEL ALBINO SOBRINHO, localizado no alto da Serra da Tapúia. Uma história muito bonita que deve ser contada e lavada à público.
Por: wellington amorim bezerra

oi eu so tenho que elogiar minha cidade moro aqui em sao paulo mais tenho muita saudade de sitio novo sou filho dessa cidade com muito orgulho um abraço a todos sitionovences obrigado
Por: Francisco caninde de lima

amo minha cidade sitio novo sou um filho auzente mais vejo a hora de me aposentatr para voltar para minha pátria querida sai desta cidade em 1973 mais nao esqueço um so momento da serra da tapuia um abraço a todos potiguares obrigado
Por: Francisco Canindé de Lima

Sitio novo tem tudo de bom sou filho desta cidade com muito orgulho e amo meus irmaos sitionovenses e as maravilhas dai olho dagua de Sao Pedro Serra da Tapuia festa do machado e sao Sebastiao e tantos boms tempos que volta mais 04 de fev. de 1973
Por: Francisco Canindé de lima/Manoel Porfirio

lugar maravilhoso!!! só curtição!!! muitas saudades de lá....
Por: genilton lucas

Estou feliz por encontrar vários conterâneos desta linda cidade, sou filho de Paulo Ferreira, moro em Manaus desde 1975, incluseve fui vereador deste belíssimo município... Manaus, 25 de Fevereiro de 2011
Por: José Genildo Ferreira Lima

Moro em Natal, desde 1979,mas tenho saudades de Sítio Novo ,de pessoas de bem que habitam nesta Cidade.Isto é o mais importante ,o ser humano em primeiro lugar , por outro lado a natureza que cerca.
Por: Josefa Angela de Souza

onde um homem nasce e se cria pela vida pacata do nordeste sou e sempre fui caba da peste da grande e pequena cidade desse certão...onde lembro da riqueza que tinha nas mão. air mesmo meu irmão nesse pedaço de chão... onde vivo a sonha de sair daqui pra lá, para ver minha moair riqueza e ficar feliz de tamta beleza do meu povo do certão nordestino, onde morei desde menino no norte do certão nordestino. o lugar que amo de todo coração
Por: fabio junior da silva

estive em sitio novo no dia 1/5 estava tudo verdinho os açude sangrando lindo.
Por: alba

Sitio Novo cidade de familias acolhedoras e povo amigo,gosto do ar puro e do bate papo no final da tarde na calçada de José Roga. abraços Sitio novo.
Por: Edivaldo Mafra

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sítio Novo
Fundação:
1958
Altitude:
175m
População:
4.490 habitantes
Área:
203,3km²
Densidade Demográfica:
22,09hab/km²
CEP:
59440-000

Envie seu comentário sobre Sítio Novo