Serra Negra do Norte

Serra Negra do Norte-RN
banner

Bem-vindo a Serra Negra do Norte!

banner

As melhores pousadas em Serra Negra do Norte podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Serra Negra do Norte

Roteiros do Brasil

Região Pólo Seridó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Uma sesmaria com grande extensão territorial foi dada ao Capitão Francisco de Oliveira Toledo. Na divisão da imensa faixa de terra, a área localizada do sul da ribeira do rio Apodi e nas vizinhanças do riacho do Peixe ficou nas mãos de João de Freitas da Cunha, que, por sua vez, deixou tudo a título de herança para Domingos Freitas da Cunha, seu irmão. Posteriormente o novo herdeiro vendeu as terras para Manoel Barbosa de Freitas que implantou uma fazenda na localidade. Mas a povoação só foi de fato iniciada quando Manoel Barbosa de Freitas doou a fazenda para seu sobrinho Manoel Pereira Monteiro.
Em 1735, foi erguida a capela de Nossa Senhora do Ó por iniciativa de Manoel Pereira e seus filhos. Na época já era acentuada a movimentação nas margens do rio Espinharas ocasionando o crescimento do núcleo populacional da localidade de Serra Negra.
Foi nesse período de crescimento da fazenda e de organização populacional que o famoso Francisco Solteirão, filho de Manoel Pereira, conhecido por sua religiosidade, decidiu transferir todo o patrimônio construído com muito trabalho ao longo dos anos  para o domínio da igreja.
Em 03 de Agosto de 1874, pela Lei nº 688, Serra Negra do Norte desmembrou-se de Caicó e tornou-se município do Rio Grande do Norte, sendo instalado no dia 21 de Maio do ano seguinte. Serra Negra teve sua sede administrativa transferida para São João do Sabugi em 27 de Maio de 1932, voltou à sua localização histórica no dia 13 de Dezembro de 1935, adquiriu foros de cidade em 29 de Março de 1938, pelo Decreto nº 457.

Significado do Nome

Este nome refere-se a impressão dada pela espessa vegetação primitiva na área, muito escura e ensejando um contorno serrano.

Aniversário da Cidade

03 de Agosto.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade tem um rico pontencial para turismo rural, ecoturismo, terceira idade e para quem gosta de esquecer o stress dos grandes centros e passar uns dias numa cidade com muitas histórias (estórias) para contar.

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

Temperatura Média 

27,5 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Seridó Ocidental.

Limites

Norte  –  Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e Estado da Paraíba
Sul     –  São João do Sabugi e Estado da Paraíba
Leste  –  São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas e Caicó
Oeste  – Estado da Paraíba

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

303 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte.

hspace=0 

hspace=0 (84) 3426-2467

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.prodesenvolvimento.rn.gov.br

Comentários de Serra Negra do Norte

sim sou filho e natural de serra negra e moro no recife
Por: zeca

minha cidade esta totalmente diferente bem melhor obrigado......
Por: zeca

sim ja estevi em serra ngra visitar meu avo gostaria muito de morar em serra negra.
Por: Sueywison - Nazare da Mata - PE

que saudades da minha linda terra natal, e belissema!!!!!!!!!!!!
Por: eva faria

Em 2008 tive o prazer de retornar a cidade após 32 anos da última e única visita. Fiquei feliz ao encontrar uma Serra Negra bem cuidada e com boa administração e me atrevo a dizer que poderia servi de modelo para inumeras cidades brasileiras com o mesmo porte daí.....parabéns !
Por: Paulo Sergio A. Salviano

serra negra terra boa de se viver. linda cidade, com varios pontos turistico. cidade muito abençoada.
Por: karla Edlara

uma cidade linda quero conhecer esta maravilha um dia
Por: aline pereira silva

Já visitei,conheci,e fiquei apaixonado por esta cidade tão acolhedora.Por isso,assim que posso estou de volta para repou todas as minhas energias que só serra negra mim repôe.Te adoro serra negra do norte.Um grande abraço a todos que aí vivem. Zé carlos irmão de bira.Cunhado de maria helena.
Por: josé carlos rodrigues

Meu comentário é dos melhores.Porque para mim ,Serra Negra é uma cidade caliente,hospitaleira e um povo pra la de bom.São tantas as coisas boas que não sei nem pro onde comersar.Um grande abraço a todos que aí vivem.Adoro todos vcs de coração. Zé carlos
Por: josé carlos rodrigues

eu moro em serra negra e acho uma cidade muito boa de ci mora não sou da qui mais gosto muito desta cidade adorro de paixão.
Por: alexsandra

serra negra do norte è linda não tem outra igual em questão de beleza
Por: erivado lins de araùjo

olha eu ja tive ai e gostei muito;ja passei minhas ferias é maravilhoso.um bom clima;especial para passeios;sem contar com festa de nossa senhora do ó que é um dos grandes eventos da cidade.poriço que eu digo quem conhece serra negra nunca esquece.adorei o sait
Por: soraynne lagoa nova

MOREI NESTA LINDA CIDADE DURANTE QUATRO ANOS ONDE EXERCI A FUNÇÃO DE CAIXA DO BANDERN E TENHO UM AMOR MUITO GRANDE POR ELA. UMA CIDADE DE UM POVO BOM E HOSPITALEIRO.
Por: WILLIAMS GOMES DA ROCHA

minha cidade é linda e o pessoal muito hospitaleiro.
Por: rossana de araujo nicacio

Com muito orgulho sou filha desta terra abençoada,e c/certeza quem passa por ai quer voltar outra vez,pois não tem lugar melhor p/quem mora fora passar as férias c/tua família.Moro já a dez anos fora,mas não consigo ficar muito tempo,sem te visitar.
Por: Izabel Cristina Da Cunha

sou filho desta cidade linda,e ospitaleira; com muito orgulho. saudaaaaaaaaaaade!
Por: Hildo medeiros

Sou Natural dessa cidade maravilhosa, e sempre visito os familiares que ai residem.
Por: Maria Do ó Dantas Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra Negra do Norte

Envie seu comentário sobre Serra Negra do Norte