Serra de São Bento

Serra de São Bento-RN
banner

Bem-vindo a Serra de São Bento!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Serra de São Bento, fotos, informações, os principais hotéis de Serra de São Bento, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Serra de São Bento

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agreste/Trairi

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a instalação de famílias de colonos que vieram para  a região atraídos pela boa qualidade das  terras, localizadas na aprazível serra do Pires, nasceu o primeiro núcleo de povoamento do município. No final do século XVIII, o núcleo já contava com várias fazendas de gado e grandes lavouras.
Nos meados do século XIX, o Coronel João de Oliveira Mendes foi quem dominou a localidade. Por ser dotado de recursos e muitas terras, gostava de ser tratado com muito respeito e espalhava pavor por causa da sua crueldade. Após seu falecimento, em 1850, o frei Alberto Santa Augusta Cabral fez um apelo à população na tentativa de acalmar os ânimos e pela pacificação, pediu que todos lançassem suas armas numa cova aberta em frente a igreja. como todos atenderam ao apelo do frei, a vala ficou cheia de armas. Contam que noventa e nove anos depois, várias armas forma encontradas, corroídas pela ferrugem.
No ano de 1843, o povoado foi elevado à condição de distrito, do município de Goianinha. Tornou-se município no dia 15 de Março de 1868 e ganhou sua primeira escola primária três anos depois, mas logo depois, no dia 12 de Março de 1868, voltou à condição de povoado, dessa vez pertencendo ao município de Nova Cruz, que assim permaneceu até 31 de Dezembro de 1958, quando através da Lei nº 2.337, desmembrou-se, tornando-se município com o nome de Serra de São Bento.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

 

 

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

 

Temperatura Média

25,6° C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Borborema Potiguar

Limites

Norte –  São José de Campestre
Sul    –  Estado da Paraíba
Leste –  Passa e Fica e Lagoa d’Anta
Oeste – Monte das Gameleiras

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

109 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Cruzeiro

Formação rochosa onde, em seu cume, está fincada uma cruz representando os tempos de paz no município.

Local das Almas

Caverna, onde segundo a lenda, os violentos e sanguinários habitantes do munícipio do século XIX lançavam os corpos de suas vítimas.

Açude

Reservatório de água que fica na entrada da cidade e que recentemente recebeu uma encantadora iluminação nas cores verde e violeta.

Cacimba Grande

Reservatório de água que saciou a sede da população antes da chegada da água encanada na cidade.

Pedra da Troxa

Formação rochosa que fica ao lado do Cruzeiro e está suspensa em outra pedra, segundo a lenda, a pedra caiu por cima de uma senhora que lavava roupa em um dia de domingo, que é sagrado para os munícipes.

Cachoeiras do Paraíso

Complexo de Cachoeiras temporárias formadas pelas águas do riacho dos cambiteiros.

Barbosa

Reservatório de água que está abaixo do cruzeiro. Segundo a lenda quem bebe de suas águas sempre retorna à cidade.

Pedra do Eco

Fica ao lado do Cruzeiro e de lá quem grita ouve sua voz ecoar por alguns segundos.

Estátua de Frei Damião

Feita de barro passou anos na praça da cidade.

Estátua de São Bento

Recém chegada na cidade, está localizada na praça central e fica defronte à igreja central.

Igreja Central

Igreja centenária, possui pinturas e  arquitetura preservadas.

Praça das Crianças

Situada na entrada da cidade, a praça possui diversos brinquedos para a diversão das crianças.

hspace=0 EVENTOS

 

 Março

21 - Festa de São Bento 

 Julho

- Festival de Serra de São Bento - O Festival teve a sua primeira edição realizada em julho de 2006, em carater experimental. A idéia era de aproveitar o clima dessa época do ano, raro no Rio Grande do Norte, para reunir visitantes tendo com atrações principais a cultura do estado, a culinária, e eventos esportivos. A idéia deu certo. Em três dias de festa, foram 12 mil visitantes de acordo com dados da Polícia Militar. Agora, a festa já faz parte do calendário. A população local aguarda ansiosa a chegada do frio na serra para receber o público.

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Serra de São Bento.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3289-0128 / 0211

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.flickr.com.br

          www.serradesaobento-rn.com.br

Comentários de Serra de São Bento

Gostaria de saber do telefone de alguma pousada ou hotel em serra de são bento-rn.
Por: Marcos Filomeno de Souza

bom,essa cidada maravilhosa mim faz lembra toda minha infancia, que vai ficar para o resto da minha vida. eu amo a serra.......
Por: sebasthiam soares

quero parabenizar esta cidade que tanto amo sou filho natural deste paraiso mais moro em são paulo sempre que tenho tempo eu viajo pra ir e já levei uma paulista para conhecer que por sinal adorou,parabéns ao chico e receba o meu abraço de conterrânio grato flôr.
Por: florismundo wilenshofer mousinho

sou natural dessa cidade maravilhosa e abençoada por Deus.filho do saudoso Mané Dias e Maristela (alguém conhece?). fazem alguns anos que não a visito,mas logo hei de visitá-la e admirar ás belezas exuberantes : igreja,p.cruzeiro,açude...e reencontrar grandes e bons amigos que aí deixei.abraços calorosos em todos.
Por: everaldo

CIDADE BONITA,LIMPA,POVO ACOLHEDOR.O CLIMA É FRIO A NOITE.....VALE A PENA CONHECER.
Por: HERMES NACER

ja conheço sao bento sou de lá mais quero ir de novo...
Por: rodrigo valdevino da silva

serra de são ´bento é uma cidade serrana,que tem como principal ponto turistico a pedra do cruzeiro,de onde se pode avista a cidade por inteiro e tambem algumas cidades vizinhas... além disso temos um ótimo clima onde você e sua familia podem sentir o ar vindo da natureza. conheça serra de são bento
Por: artur

parabéns pelo o belo festival de inverno .estava muito organizador pra mim foi o melhor, em relação aos outros anos.sou uma visitante da serra e admiradora desse lugar.
Por: lala albino

Olá, meu nome e Mariana nasci no Rio de Janeiro mais uma pequena parte de minha infancia passei em Serra de São Bento. Gostaria de que o site colocasse fotos do festival de inferno que acontece a uns tres anos eu acho, para que assim a cidade venha a ter mais turista e assim ajuda no crescimento economico da cidade. Bjos e um abraço.
Por: Mariana

ei foi boa viu a festa eu foi dia 7,8 e 9 de agosto de 2009 ei foi boa viu todps os tre dias
Por: joao victor pinheiro franglen de albuquerque

É a cidade mais linda que guardo na minha memoria, moro no Rio de Janeiro há mais de 18 anos e sempre que posso passo minhas férias com os meus tios e avós. mato a saudade pela net vendo as fotos e eventos. BJSSSSSSSSSS
Por: vitoria

nasci e me criei nesta cidade! hoje nao moro la mas posso afirmar que é uma cidada muito linda...
Por: julio ferreira lucas

essa cidade é maravilhosa ,estive la recentemente no vestival de inverno.é shou
Por: paulo

eu adoro essa cidade eu nasci la e morrei muitos anos, sempre que posso eu vou la minha familia morra la essa cidade eee maravilhosa quem nao conhecer precisa conhecer tem muitas coisas boas e bonitas vale apena ir la adoro esse lugaaaaa ...
Por: simone

amo serra de são bento onde passei minha infancia, estudei na escola prof. joaquim torres onde mim orgulho de ter estudado lá por volta dos anos 80. tenho vários amigos como marcos fautistino meu ex professor wilma cicinha taveira e outros severiano da venda ezequias. gosto muito da serra lugar onde meus pais estão sepultados sempre que vou gosto muito de esta com essas pessoas maravilhosa
Por: nazareno rodrigues da selva

Olá, sou professora, resido na cidade de Brejinho e recentimente participei de uma aula de campo organizada por um colega, na qual tivemos o privilégio de contemplarmos a beleza de Serra de São Bento. Visita esta que deixou um gostinho de quero mais, sendo assim, em breve estarei regressando a este lugar de beleza estonteante, merecedor de toda a minha admiração.
Por: Maria Aparecida da Silva

Minha Serra é maravilhosa,apesar que moro em outra cidada do RN.Mais adoro ela,sempre que vou é um presente que ganho.Há moro em natal.
Por: sueleide

TO LOUCO DE SAUDADES DA MINHA SERRA ,TERRA ONDE DEIXEI FAMILIARES E MUITOS AMIGOS,HJ MORO EM PORTO ALEGRE RS, ONDE PLANTEI UMAS SEMENTES ,MAIS COMO FALOU O GRANDE AMIGO E FILOSOFO KEBINHO,QUEM BEBEU AGUA DA BARBOSA HA DE RETORNAR A SERRA. ABRAAO DE JOANITA
Por: abraao pegado

Eu acredito que das cidades nesse porte essa seja a mais atraente e acolhedora,eu recomendo para vcs que não a conhece,eu sou de lá e todos os anos que eu tenho férias sempre viajo pra lá com eceção deste ano,mais eu já tive o prazer de ir passar o final de ano nesta cidade por cinco anos consecutivo infelismente não vou poder ir neste pois tenho uma viagem de 15 dias para a espanha, mais com fé em Deus no próximo ano estarei lá,se vc não tiver outro compromisso vá vizitar essa cidade neste final de ano vc não vai se arrenpender de conhecer "o paraíso",abraços valeu.
Por: florismundo mousinho

melhor lugar do mundoestarei ai no festival de inverno beijos para todos thauuuuuuuu.
Por: rozeildo laurentino da silva

Não é tão bela quanto o Rio de Janeiro mas tem lindas paisagens encantadoras vou tentar obter algumas paisagens para poder posta-las aqui o mais breve possível. Vamos conhecer o nosso BRASIL...
Por: Bosco

POW NOSSA CIDADE É TUDO DE BÔM...TEM O MAIOR FESTIVAL DA REGIÃO.
Por: daniilo

Adoro minha Cidade , sinto muita saudade da minha terra natal , o prefeito esta de parabéns com a maravilha da cidade ... bjus p todos da serra ...
Por: Micarla

serra de são bento e uma cidade maravilhosa com linda paisagem quem vai la nunca mais esquece
Por: vitoria regia nunes duarte

minha familia morra ai em são bento é maravilhoso um super beijo pra quem morra ai;
Por: uciana

OLÁ POVO,TAMBÉM SOU DA SERRA,SOU FILHO DA PROFESSORA MARIA ALVES MUITA GENTE SABE QUEM É, E COMO TODOS VOÇÊS TAMBÉM TENHO SERRA DE SÃO BENTO INDELÉVEL DA MEMÓRIA,ASSIM COMO OS AMIGOS A ESCOLA JOAQUIM TÔRRES A PRAÇA(DE ANTIGAMENTE) E ATÉ AS DIFICULDADES NOS TRAZEM BOAS LEMBRANÇAS, HOJE MORO EM NATAL MAS ASSIM QUE PUDER MORAREI NA SERRA É VER PRA CRÊR. ABRAÇO.
Por: LUIZ MARIO A. RODRIGUES

me orgulho de ter nascido nesseparaiso, amo essa cidade.
Por: rozeildo laurentino da silva

uau que fotos maneiras gostei muito nunca vi nada igual na minha vida
Por: eduardo

estou com saudades da minha terrinha natal, atualmente moro em sao paulo ,mas a minha familia reside em serra de sao de bento, um grande abraço para toda a familia salu
Por: ana luci dasilva santos

Visitei esta cidade neste fim de semana passado. É um lugar com paisagens exuberantes, culinária muito boa e povo acolhedor.
Por: José Iranildo Dantas

Conhecer Serra de São Bento, é saber literalmento o significado da frase:cidade matavilhosa, já morei, e morro de saudades , da beleza e da hospitalidade, conhecer serra de são bento é um privilégio,pois é possuidora de uma beleza indescritível.
Por: margareth.vasconcelos

gosto de serra de são bento porque a minha familia é daí moro em são paulo meu pai nasceu aí e espero voltar algum dia
Por: izabel

sou filio na turul de serra de sao bento so que moro no rio de janeiro e muito maravioso de mais mais de vinte ano que nâo vou ai mais em breve eu vou ai si deus quize um braço para todos ssinas manoel
Por: manoe tiao

sou filho da cidade moro em recife fiquei muito feliz quando vi as fotos quando eu morava essa pedras era meu caminho prediletos eu amo aminha cidade um dia espero volta um abraços ao amigos nome do pai geraldo carmo de oliveira amiha mae e aos meus irmao marta.paula alixandre joao e socorro e aminha tia helena e as primos helena bety e franciscoe arimateia muuiiita saldades esperança so em cristo
Por: antonio de padoa victor de oliveira

amo aminha cidade um quero volta para ela um abranços aos amigos e irmao
Por: antonio de padua victor de oliveira

ola eu fui em serra de são bento fiquei maravilhado com tudo qui vi vale a pena conhecer esse lugar lindo eu vou regressar com certesa amei o lugar
Por: celio souza

Essa cidade está de parabéns,tem uma bela administraçao,paga em dia os funcionarios.moro em natal,mas as pessoas elogiam,muito ele,esse deve ficar pra sempre no comando da cidade ta de parabéns.
Por: Josefa Maria do Nascimento

la e lindo ten lugares otimos para fazer escaladas lugartraquilo tipico de cidade pequena amei
Por: cristina barbosa

minha vida e na serra meu amor e serra,minha familia está na serra......no fim do ano que vem estou na serra....bjsssssssss familiaaaaaaa
Por: vando

TUDO DE BOM!!!! O CLIMA É UMA MARAVILHA......VENHA PARA O FESTIVAL DE INFERNO 2011!!!!!! SOU DE RECIFE-PE MAS TENHO FAMILIARES QUE MORAM LÁ, VOCÊ PRECISA CONHECER. SUEDNA PESSOA
Por: suedna pessoa

Maravilhoso!!! a vista é belíssima o clima é muito agradável e se Deus quizer dia 06 e 07 estarei aí de novo.
Por: Rondinelli

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra de São Bento

Envie seu comentário sobre Serra de São Bento

banner