São Miguel

São Miguel-RN
banner

Bem-vindo a São Miguel!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São Miguel, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de São Miguel

Roteiros do Brasil

Região Pólo Serrano

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A chegada do cearense de Icó, João Antônio de Carvalho, à região serrana do oeste norteriograndense nos idos de 1750, deu início a colonização do território e seu conseqüente povoamento. Em sua trajetória pelo território oestano, João Antônio deslumbrou-se com a beleza natural da paisagem e com o agradável clima. Nessas andanças, o desbravador cearense encontrou várias lagoas e maravilhado com o aspecto produzido pela paisagem das lagoas, ocorrido exatamente no dia dedicado a São Miguel, resolveu batizar a localidade com o nome de São Miguel. A vida de João Antônio de Carvalho, nos tempos do começo do povoamento em São Miguel, foi de constante luta e bravura. Grande criador de gado, era capaz de enfrentar índios Paiacus e matar onça a facão para proteger seu rebanho. Foram a bravura, o destemor e os bons resultados alcançados por esse homem simples e firme que estimularam a vinda de outras famílias, desejosos de prosperar na agricultura e na pecuária, fazendo crescer a povoação. São Miguel continuou se desenvolvendo na pecuária e na lavoura, num processo lento e gradativo, até chegar à condição de lutar por sua autonomia política. No dia 11 de dezembro de 1876, depois de muito esforço, São Miguel desmembrou-se de Pau dos Ferros através da Lei estadual n° 776, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

 

Gentílico

Sãomiguelense

Aniversário da Cidade

29 de Setembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Presença de minifúndios. Além do comércio, destaque para a agropecuária: produção de mandioca, feijão, mamona, cenoura e fruticultura de sequeiro. São Miguel é considerado o maior produtor de milho do Rio Grande do Norte, segundo dados recentes do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATERN).
Criação de animais: galináceos, suínos, caprinos, ovinos e bovinos.

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono

Temperatura Média

28,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Alto Apodi

Limites

Norte – Doutor Severiano e Estado do Ceará
Sul – Venha-Ver e Coronel João Pessoa
Leste – Encanto, Coronel João Pessoa e Doutor Severiano
Oeste – Estado do Ceará

Acesso Rodoviário

 

Distâncias
 

444 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Serras e sítios

Para os amantes de esportes radicais existem muitas serras e localidades acidentadas que podem servir para um passeio agradável próximo a uma vegetação típica do alto oeste potiguar, passando por lagoas e açudes de águas limpas e comunidades hospitaleiras que oferecem comidas típicas da região.

Serra do Serrote Verde

Localidade próxima a São Miguel, destaca-se por possuir um ponto elevado que favorece uma visualização agradável de uma paisagem natural, além de uma visão panorâmica da cidade de São Miguel.
Açude do Jacó — local que possui uma infra-estrutura de lazer e destaca-se como ponto turístico voltado para o turismo ecológico rural. Tem uma vasta extensão de água e uma ilha que encanta a paisagem do local. É um açude apropriado para banhos, no entanto, é preciso respeitar a época em que é liberado para banhistas de acordo com o período de chuvas.

Açude do Bonito

Está localizado na zona rural de São Miguel, a aproximadamente 15 km do centro. Fica entre serras, tem vários braços, com um volume de 15 milhões de metros cúbicos. É a fonte de água tratada para toda a cidade e localidades próximas. O local é um presente da natureza para os micaelenses por significar uma vista privilegiada, com uma vegetação rica ao seu redor e também se destaca como meio de subsistência para diversos moradores do local. Seus atrativos turísticos são diversos como pescarias, passeios de barco e lancha, além do banho em águas doces e quentes. Muitos visitantes aproveitam os finais de semana para descansarem às margens do açude e aproveitar o clima frio.

hspace=0 EVENTOS 

- A Festa de São Miguel, em homenagem a São Miguel Arcanjo, cujo nome significa O que é um com Deus, é comemorada em 29 de setembro, data em que foi criada a Vila de São Miguel. A tradição da cidade de São Miguel é eminentemente religiosa e os festejos do seu dia começam a partir do dia 19 de setembro, com uma programação religiosa de novenas baseadas em temas da cidade. O início do período de comemoração da data do padroeiro é marcado pelo hasteamento de uma bandeira mostrando o estado de comemoração da cidade e desse momento participam diversos grupos artísticos da cidade inclusive a tradicional banda municipal.
O dia 29 é considerado o encerramento das festas em homenagem a São Miguel, por esse motivo é realizada a cada ano uma procissão pelas principais ruas da cidade com a imagem do padroeiro sendo reverenciada e dando graças por mais um ano de bênçãos na cidade. É um momento muito representativo para os filhos da cidade e após a missa acontece a explosão de uma passarela de fogos, uma espécie de oferenda ao santo protetor.
A estátua de São Miguel foi colocada na coluna principal, no centro da praça de São Miguel, no dia 17 de agosto de 1950, apesar de sua confecção ter se dado em 1948. Com cerca de 1,80m de altura e aproximadamente 1.200 kg, a estátua se transformou em um ponto de referência da cidade e há muito tempo a praça central significa um ponto de encontro para muitos moradores e visitantes.

- A tradicional apresentação das quadrilhas do alto oeste acontece com muita animação, dança e são caracterizadas conforme a tradição: chapéus de palha, vestidos rodados, cabelos amarrados, camisas com xadrez e gravata, remendos nas calças, casamento na roça e concorrentes às premiações dadas para as três quadrilhas que se destacaram como melhor grupo.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Miguel.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3353-2123

hspace=0

hspace=0 (84) 3353-2034

hspace=0 Hospital Regional São Miguel - Fone: (84) 3353-2491 

hspace=0 Banco do Brasil - Fone: (84) 3353-2151

hspace=0 

 


CARTÓRO 2º REGISTRO CIVIL
RUA CHICO OTAVIANO, 199
SÃO MIGUEL-RN
TELEFONE: (84) 3353-3147

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          http://www.panoramio.com/

          http://www.saomiguel.rn.gov.br/

Fotos colaboração:  Sam Welsennen, Fabiannals, Feli Queiroz, publicador 2008,

Comentários de São Miguel

gostari de ver asfotosdasfestas juninas souriograndense umabraso paratodos de sao miguel ,,,,,,,,,,,,, .......... ..................
Por: julio cesar

nossa quanto anos não volto a minha cidade linda e querida ha São Miguel como vc esta uma cidade maravilhosa vi as fotos me deu muita saudade principalmente da rua 13 de Maio onde nasci e me criei até os 12 anos saudade de minha terrinha em bora more aqui em brasilia mas nada se compara a Sâo Miguel te amo muito cidade de minha vida
Por: severino pinheiro

sao miguel está precisando muito de para cuidar melhor da cidade,esta praticamente abadonada pelo seus governantes,pesso por favor cuidem melhor de nossas riquezas,investir mais na cidade em redes de esgoto asfalto ,assim á cidade terar uma outra visão e atrair mais visitantes pela sua beleza que tem.
Por: raimundo lopes de quiroz

descubri o site e fiquei muito feliz,assim posso matar um pouco a saudade que tenho dai.beijos a todos do alto sta tereza.
Por: graças

é uma cidade mara... encantadora...além de acolhedora! vale a pena conferir!!!!
Por: celia freitas

Tenho planos de voltar a São Miguel para matar a saudade dessa cidade querida, e por sinal muito bonita; sai em 1969 para morar em Manaus, quem sabe no próximo ano. Um abraço a todos micaelenses.
Por: Francisco Rocha Fernandes

Cidade de clima agradável e povo receptivo, inteligente, e simpática.
Por: cltilde

são miguel uma cidade maravilhos e divetida!!!!!!!!
Por: lindemberg

Eu não conhesço a cidade mais tenho planos pra ir morar ai e colocar uma lanchonete popular com comidas deliciosas e fresquinhas irei visitar a cidade domingo e ver a estrutura dela.parabens São Miguel e uma cidade linda.
Por: jakeline dantas

são miguel!!!! uma cidade linda,muito gostosa de morar,um dia ainda volto pra morar ai...amo são miguel...
Por: honorinda lops

adoro minha cidade estou no rio de jan mas sao miguel nao sae do meu coracao muita saudade das pessoas q deixei mas mau vejo a hora de econtra todos com muita paz e saude bjssssssssss todos.
Por: francisco duceni bezerra.

Que LUGAR maravilhoso,gostaria de passear muitas e muitas vezes,so para poder desfrutar das belezas naturais.
Por: roberta aparecida de oliveira

nasci em São Miguel,mas nos mudamos para Brasilia,a 37 anos.Já faz 15 anos,que não vou a minha cidade natal,que por sinal me surpreendeu com tamanho crescimento.Espero voltar logo,para visitar os meus familiares.Sou filha de Delmiro e Terezinha Dantas nascidos e se casarão nesta linda cidade.Até breve.
Por: REGINA MARIA DANTAS DE FARIAS

EUCONHEÇO BEM SAO MIGEL RN E UMA CIDADE MARAVILHOSA EU POSSO TE RECOMENDAR VIZITE SAO MIGEL VC VAI AMAR sp a RN
Por: ANTONIO LEITE DE QUEIROZ

minha linda cidade que saudades. ja fazem dez anos que sair dai pra vim pra sp mas nao esqueço minha terrinha querida.
Por: cirlene marinho ferreira

adoro mh cidade de sao miguel,,ja estou c saudadess,...
Por: manoel nogueira de lima

uma cidade maravilhosa!!!as minhas ferias é dedicada a são miguel, minha terra natal (saudades....)
Por: Elisangela

cidade linda d mais eu amo q vou pra sao miguel nao quero mais volta
Por: alexandre

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Miguel

Envie seu comentário sobre São Miguel