São João do Sabugi

São João do Sabugi-RN
banner

Bem-vindo a São João do Sabugi!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em São João do Sabugi e muitas outras opções de hospedagem na cidade São João do Sabugi. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em São João do Sabugi.

Informações de São João do Sabugi

Roteiros do Brasil

Região Pólo do Seridó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1686 foram concedidas sesmarias  medindo sete léguas de comprimento por sete de largura acima do rio Sabugi e estendendo-se por uma légua abaixo da serra do Sabugi. As áreas foram entregues a Francisco Barbosa, José Barbosa Diniz, Antônio Martins do Vale e ao alferes Pascoal Rodrigues do Vale, considerados os primeiros sitiadores de povoação.
A região era habitada pelos índios Cariris, afastados da área após intensas perseguições feitas  pelos situantes, nos idos do século XVIII.
Com o afastamento dos Cariris, apresentaram-se no território vindos de Serra Negra e de Caicó, trabalhadores do campo em busca de novas terras para a implantação de lavouras e fixação de moradia.
A povoação realmente teve início a partir da doação feita por dona Ana Joaquina de Souza, viúva de Francisco Correia de Souza, em 1832, de uma faixa de terra da sua Fazenda São João para a construção de uma capela em homenagem a São João Batista.
Entre os primeiros povoadores pioneiros, destaca-se a figura do Tenente Antônio de Medeiros Rocha Filho,  lutador pelo crescimento da comunidade.
A primeira escola chegou à localidade no ano de 1855. Em 1868 o povoado foi elevado à categoria de distrito, com o nome inicial de São João do Príncipe. Vinte e dois anos depois, no dia 07 de Julho de 1890 o povoado de São João do Sabugi assumiu a condição de sede do município de Serra Negra entre o período que vai de 27 de Maio de 1932 a 13 de Dezembro de 1935, elevado a vila.
O então Prefeito de Serra Negra, José Maria de Souza Lima, o bisneto da fundadora Ana Joaquina, sonhava com a emancipação local, mas faleceu em 1944 sem ver seu sonho realizado.
No dia 23 de Dezembro de 1948, através da Lei nº 146, São João do Sabugi desmembrou-se de Serra Negra do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

 

O distrito passou a se chamar São João do Sabugi em referência ao rio Sabugi, em cuja margem o povoado nascera. 

Aniversário da Cidade

23 de Dezembro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.

Temperatura Média

27,5 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Seridó Ocidental.

Limites

Norte   –  Caicó e Serra Negra do Norte
Sul      –  Ipueira e Estado da Paraíba
Leste   –  Caicó e Estado da Paraíba
Oeste  –  Serra Negra do Norte e Estado da Paraíba

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

293 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de São João do Sabugi.

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Comentários de São João do Sabugi

o açude santo antonio e maravilhoso o crima e bom demas gosto muito do interior. meu orkut e drica100%tjs@hot mail.com
Por: adriana rossi de souza

São João do Sabugí, cidade pequena, pacata,de imensa beleza natural e povo hospitaleiro, além de ficar muito proximo a Várzea que tambem pequena e pacata se brinca o melhor Jõao pedro do nordeste, venham prestigiar com nosco.
Por: Rivanda Medeiros T. Brito

Embora não tenha nascido nesta terra abençoada por DEUS, mas tive o previlégio de conhecer e casar com uma sabugiense e sempre quando de férias estamos na terrinha onde emana paz, amor, e receptividade. E já falei para minha esposa que quando me aposentar iremos morar em São João, para prolongar nossos anos de vida ou seja ter uma qualidade de vida melhor longo ao amanhecer sentindo o ar puro da serra. Um forte abraços a todos que posso dizer conterrâneos. leticio queiroz
Por: leticio queiroz

È com certeza a cidade que eu mais amo. Sou natural dela, e digo sempre, não tem outro lugar no mundo para se passar uma festa junina do que em São João do Sabugi, e muitos outros atrativos que a mesma oferece.
Por: Edgilb de M. Garcia

Eu sou morador de Brasilia, mais já fui várias vezes nesta pequena mais aconchegante cidade. Não sou natural desta cidade,no entanto o sangue que corre em minhas veias são de origem nordestina. Meus pais nasceram e se casaram em são João. Tenho ainda vários tios nesta cidade maravilhosa. um abraço a todos.
Por: juraci de a. medeiros

São joão; uma beleza eterna...te amo meu pequeno chão...
Por: jose ernane de lucena

A CIDADE DE SÃO JOÃO DO SABUGI É UM LUGAR MUITO ANCONHEDOR ELA EM SUA HISTORIA TEM O PRIVILEGIO DE ESTA LOCALIZADA A PRIMEIRA MINA DE XERITA DO BRASIL ASSIM JA COMPROVADOS PELOS ESTUDIOSOS ALEM DE SUA BOA ALIMENTAÇÃO EOS RICOS CENARIOS NATURAIS COMO A SERRADO MULUGU UM BELO CARTAO POSTAL E SUA CULTURA MUITO RICA COMO A COMPANHIA DE TEATRO VAMIRA MORAIS QUE ESTE ANO COMPLETAR 10 ANOS DE HISTORIA.
Por: MACELO

sou sabugiense de coração,passei minha infãncia nesta cidade linda,posso dizer que a amo de coração.
Por: eliane

Nasci nessa cidade linda, mas a 30 anos que nao ha visito.tenho saudades da minha familia,tia maria,wilson,Zelia,Generina,Bade,Wilma,tia Ana e ....
Por: francisca solange da cunha

sim, sou natural desse lindo paraíso, por sinal estive aí recentemente de 17 a 25.6.2011, com meu maravilhso marido.(Europeu).
Por: maria de fátima medeiros(Queiróz)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João do Sabugi

Envie seu comentário sobre São João do Sabugi