Portalegre

Portalegre-RN
banner

Bem-vindo a Portalegre!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Portalegre, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Portalegre.

A cidade de Portalegre, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1755. A localidade está em uma altitude de 642m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.458 habitantes. A área total de Portalegre é de 128,5km², e sua densidade demográfica é de 50,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Portalegre-RN é 59810-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Portalegre

ROTEIROS DO BRASIL

Região Pólo Serrano

Jardim das Borboletas 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

No final do século XVIII, foi registrado o surgimento de Portalegre através do avanço de currais de gado que se estendiam até a várzea do rio Açu/Apodi. O Capitão-mor Manoel Nogueira Ferreira ergueu a primeira fazenda do município pela necessidade de procurar paz e tranqüilidade, subindo então para a serra. A terra foi demarcada com um toro de madeira (dormentes).
Daí o primeiro nome da Vila ser considerado Serra dos Dormentes. No ano de 1740, a vila teve seus primeiros e legítimos fundadores, os irmãos portugueses Clemente Gomes d’Amorim e Carlos Vidal Borromeu, casado com Margarida de Freitas, filha do Capitão-mor Manoel Ferreira. Em 1752, dona Margarida de Freitas adoeceu.
Ela e seu marido fizeram votos de cura a Nossa Senhora de Sant’Ana, construindo uma capela em homenagem à santa pela graça alcançada. O segundo nome de Portalegre veio através dessa devoção, passando a se chamar Serra de Sant’Ana.
Os irmãos portugueses, fundadores da vila, antes de receber do governo as concessões da terra já faziam benfeitorias e como não havia Títulos ou Cartas de Doação, o Capitão-mor Francisco Martins arrendava as terras pertencentes a Portugal. Por isso, a mudança do nome para “Serra do Regente” (da regência).
No dia 12 de junho de 1761, a pedido do governador de Pernambuco, o juiz de Recife, Dr. Miguel Caldas Caldeira de Pina Castelo Branco, foi enviado à vila para demarcar a terra para os índios Paiacus que viviam na Ribeira do Apodi. A fundação oficial da vila de Portalegre aconteceu no dia 8 de dezembro do 1761, em virtude da Carta-Régia de 1755, e Alvará-Regio, também de 1755. Segundo Câmara Cascudo, Portalegre foi a terceira vila a ser fundada no Rio Grande do Norte, sendo antecedida de Nova Extremoz do Norte (região que atualmente pertence a Ceará-Mirim), e da vila Nova Arês.
A presença dos índios está registrada no documento datado de 3 de novembro de 1825, que fala da prisão e fuzilamento dos índios na vila de Portalegre. Os índios Luisa Cantofa e João do Pego, incentivadores da revolta indígena contra os moradores da vila, conseguiram escapar. Mais tarde, Cantofa foi assassinada, acompanhada de sua neta Jandi, no momento em que rezava o Ofício. O local do assassinato fica localizado, atualmente, na Bica.
Portalegre foi destaque na Revolução de 1817, conhecida como Revolução Republicana, que lutou contra o poder imperial. Por esse motivo, é considerada a capital revolucionária do Oeste Potiguar.

Significado do Nome:

O topônimo Portalegre é uma alusão a cidade de Portalegre, situada na região do Alentejo, em Portugal.

Aniversário da Cidade:

08 de Dezembro

Gentílico:

portalegrense

População:

7.708 habitantes - censo IBGE 2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Portalegre é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado no Polo Serrano da Mesorregião do Oeste Potiguar, microrregião de Pau dos Ferros. Apesar da pouca atividade agrícola, a região é compensada com lindos pontos turísticos, como cachoeiras, açude e Igrejas, atrai muitos turístas. Cidade bonita e acolhedora, com muitas áreas de lazer e recreação, tornam o lugar muito agradável e aconchegante.

Clima 

Semiárido

Temperatura Média

23ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Para chegar, a partir de Natal, deve-se seguir pela BR-304 até Açu, de lá se toma a RN-233 até Caraúbas, e em seguida a RN-117 até Umarizal. De Umarizal, pega-se a RN-078 até Riacho da Cruz, e logo a RN-177.

Localização

Município da Região do Alto Oeste, na conhecida Tromba do Elefante

Limites

Distâncias

-Brasília/DF - 1.970 Km

-Natal/RN -381 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.320 km

-São Paulo/SP - 2.655 km

hspace=0 TURISMO

Portalegre fica no alto de uma serra e lá o visitante encontra as atrações naturais em estado bruto. As serras são de beleza exuberante. Os mirantes são uma atração a mais na localidade. Os mais conhecidos são os da Bela Vista e da Ponta da Serra, este um enorme lajedo com depressões na superfície, que acumula água e forma verdadeiras piscinas. No artesanato, o destaque é para as redes de dormir.

Principais Pontos Turísticos:

- A Pedra do “R”

  -É bastante visitada, porque faz referência à realeza, ou seja, ao Rei de Portugal, no período colonial. A pedra, de aproximadamente 1,50 metro de altura, tem a letra R esculpida em alto relevo e serviu para demarcar a segunda fazenda da vila, pertencente ao senhor Carlos Vidal Borromeu.

- Prédio antigo

  -Outro ponto turístico da cidade que preserva os traços do período colonial é o prédio onde funcionou a cadeia pública de Portalegre. Hoje, é o centro histórico. O estilo arquitetônico da era colonial ainda é percebido em algumas casas do centro da cidade e também no mercado público.

- A Igreja Matriz

  -Traz em suas pedras a história do povo portalegrense, assim como a sua religiosidade e fé. A padroeira Nossa Senhora da Conceição é festejada no dia da fundação da cidade, 08 de dezembro.

- Engenhos de Cana-de-açucar

  -Desse período ainda é preservada a maneira de se fazer caldo de cana, mel e rapadura. Tudo produzido em engenhos de cana-de-açúcar que geraram riquezas para os seus donos. Conhecer esses locais é como entrar em uma máquina do tempo e voltar ao passado.

- Casas de Farinha

  -Também unem passado e presente. A forma artesanal de se trabalhar a mandioca resiste até os dias atuais. E são elas que ainda geram empregos na cidade e conseguem unir famílias para a produção.

- Cachoeiras

  -A água é um elemento bastante presente na Serra de Portalegre e configura atrativos como a Cachoeira do Pinga e a Cachoeira da Chã de Vila, as mais visitadas. Delas é possível ver o arco-íris formado pelo cair da água. Existem também alguns olhos d’água e riachos que serviram, por algum tempo, como demarcadores naturais das terras.

- Trilhas

  -Os mais aventureiros podem enfrentar algumas trilhas. Uma delas vai até a Serra de Martins, um percurso quase inexplorado que era feito pelos carteiros. Os trechos são fortemente marcados por subidas e descidas íngremes, mas o visual compensa o esforço. Para os que querem apenas vislumbrar a paisagem, a sugestão é ir ao Mirante, de onde se pode ter uma bela vista da serra e região vizinha.

- Rochas

  -As formações rochosas da cidade encantam os turistas, como as que lembram torres de castelos medievais, de onde se pode ter a mais bela vista do município de Portalegre e cidades vizinhas. O acesso ao local se dá através de trilhas.

- Cultura

  -A cidade de Portalegre tem um passado bastante rico em história, lendas e atividades culturais. Pode-se ressaltar a religiosidade do povo e a devoção a Nossa Senhora da Conceição.
A culinária é marcada pelas tapiocas e beijus (feitos com goma de mandioca produzida na cidade). O caju e a castanha são cultivados pela população, vale ressaltar a delícia que é a cachaça com essa fruta, também, produzida na cidade.
Outro grande destaque na cultura da cidade é a Dança de São Gonçalo, praticada por diversos membros da comunidade, lembrando-se que apenas negros podem dançá-la na cidade de Portalegre.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Dentre as atrações do turismo histórico-cultural, a Dança de São Gonçalo é um dos pontos altos, por ser centenária e possuir grande simbolismo para a comunidade. Também é destaque a visita às comunidades remanescentes de quilombos, mesmo sabendo-se que, apesar da tonalidade da pele, o grupo é mestiço, com brancos e índios.

- O turismo de eventos, a cada ano, movimenta mais a cidade e é mais forte em datas específicas, como a Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece em dezembro, sendo realizadas as atrações culturais e religiosas da cidade; os festejos juninos; e o Festival Gastronômico, que já entrou para o calendário. O turismo está se desenvolvendo na região, também, devido ao clima da cidade, principalmente entre os meses de junho e agosto.
É através das riquezas naturais, das lendas da cidade e do investimento público e privado que essa atividade procura se fortalecer. A chegada do Hotel Portal da Serra e a interiorização do turismo, pelo governo estadual, com ênfase na região serrana, são iniciativas que sinalizam nesse caminho.

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE

E-mail: www.portalegre.rn.gov.br/

Telefones: (84) 245-307/400 / (84) 3377-2196

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

Cartório Único:

Endereço: Praça Vicente do Rêgo Fº 12

E-mail:

Telefones: (84) 3377-7200

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-www.portalegre.rn.gov.br

-www.cm-portalegre.pt

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Portalegre

Se conheço, nasci nela. para mim é um paraiso. Como pontos turisticos temos: Cachoeira do pinga, Fonte da bica, Pedra do letreiro, Mirante da boa vista, A pedra das torres, uma visão maravilhoso, Cachoeira das lages, Açudes , a Igreja, etc. Vários outros tem muito onde passear para conhecer. Visitem, e tem ótima hospedágem no Hotel, muito bem localizado.
Por: Claudio Rocha

Portalere ,cidade bela e acolhedora,com muitas areas de lazer e recreação cidade esta que recebe durante o ano milhares de pessoas vindas de diversas regiões brasileiras e ate outros paises. a minha pessoa mesmo ñ sendo natural de portalegre mais sendo cidadão portalegrense admiro muito a cidade que aprendi a amar.
Por: francisco de sousa neto

esta cidade vale a pena ser conhecida um povo hospitaleiro acolhedor e de muito fé heita Portalegre ô terra bacana te quero tanto minha que ria serrana cidade que se pode considerar como um pedasinho do céu que terra amada por seus filho ausentes
Por: SEMINARISTA MESSIAS ALBUQUERQUE

A cidade é ótima, as pessoas são muito acolhedoras. A paisagem é incomparável.
Por: Amanda Freire

Sou nascido em POrtalegre, sai da cidade com 13 anos, moro em São Paulo, à mais de 30 anos. Sou jornalista, matei minha saudade aoo reve a miha querida Portalegre tão bem cuidada e tão moderna diferente da época em que brincava tomando banho na bica.Sou jornalista e trabalho aquí em Sapma. Parabéns a todos que promove esta linda cidade. Freitinhas
Por: José Alves de Freitas

Sou nascido em martins e criado em Portalegre hoje há exatos 30 anos moro em São Paulo. Sou jornalista e trabalho como repórter de texto de um jornal aqui de sampa. Parabéns a todos que fizeram esta cidade ficar tão bela e encantadoura, um oáses no RN. esta serra faz os portalegrenses ficarem próximos de Deus mtenho orgulho desta cidade onde fui criado, onde tive os primeiro contatos com a leitura, no Escola margarida de Freitas. Te amo Portalegre jamais te esquecerei.
Por: José Alves de Feitas

nasci em Martins, e fui criado em Portalegre, há mais de trinta anos moro em São Paulo, e sinto muitas saudades de portalegre, hoje através deste portal fico informado das novidades e das mudanças que aconteceram em portalegre, mudanças essas para melhores Portalegre está muito diferente, bonita, atraente, e com uma variedade de atrações turísticas. Sou Jornalista e sempre procuro informações sobre as cidades do Nordeste principalmente Portalegre, Martins e Pau dos Ferros. Vocês que fazem este portal estão de parabéns, e um Feliz 2010 para todos.
Por: José Alves de Freitas

Eu sou filho de Francisco Dantas, mais morei em Portalegre de 1964 a 1974, quando mudei para Natal a procura de oportunidade, fique muito tempo sem andar na querida cidade de Portalegre mas já a algus anos que sempre que tenho uma folguinha, corro para Portalegre porque é uma terra maravilho, de um povo acolhedor, de um clima gostoso e com alguma paisagens de dá inveja ao resto do mundo. Francisco Canindé Freitas
Por: Francisco Canindé Freitas

Portalegre é considerado um paraíso ecológico. Por isso, o nosso slogan turístico: "PORTALEGRE PARAÍSO SERRANO" É visitar e se deslumbrar.
Por: Edielson Soares

gosto muito de portalegre minha amavel cidade quando eu bebia gostava de tomar uma no bar da praça com meu amigo assis
Por: walter

Olá pessoal! Tudo bem? Não conheço Portalegre mais em breve estarei conhecendo. Tenho boas informações da cidade: muito bonita, tem pontos turísticos bastantes interessantes e sem falar das trilhas que dizem ser legais. Estou aguardando o dia desse passeio ai em Portalegre. Até logo!
Por: Alderi Batista Pereira

lindo dinheiro nemhum paga um viagem a Portalegre♥♥♥ um grande abraço!!!
Por: Elâni Patrícia

Fui criando na mais alegre cidade serrana do oeste potiguar, Portalegre onde vivi minha inância. Desde 17 anos i migrei para o sudeste moro em São Paulo, Sou Jornalista da Jaf Assessoria de Imprensa, mais não esqueço portalegre
Por: José Alves de Freitas

Conheço Portalegre e todos os anos sempre faço uma visita a esta bela cidade. Falar de Portalegre é muito fácil, pois tudo se resume em: amor, fraternidade e paz. Amo Portalegre.
Por: Rosa

estive em natal conheci varios lugares ,assim como o sertao de touros gostei muito.agora estou me preparando para voltar e com certeza vou conhecer portalegre.so de ver pela internet. fique apaixonada com certeza vou visitar a cidade.abraços..........guaratingueta.sp
Por: maria aparecida ramos

Simplismente uma Cidade espetacular, os meus melhores momentos viví por la...Ñ troco essa Cidade por nenhuma outra...Visite-nos!
Por: Denise Dias

Tuuuudo de bom!!! Voltarei aí tantas vezes Deus me permita.Esta cidade é um encanto!!!!!!!!!!!
Por: Ana Maria

já estive 2 vezes em portalegre. Adorei a cidade. Visitei a fonte da bica, cachoeira do pinga e mirante boa vista, muito lindo estes pontos turisticos. Em janeiro de 2011 vou está mais uma vez nesta linda cidade.
Por: lenilson alves da silva

Não tem como,escolher o que ah de melhor emportalegre pois todos os lugares que visiteis sao mas do admirados,mas do que bonitos,especialmente o mirante que tem uma vista senssacional!
Por: thalyta

conhecer portalegra foi mais que um sonho, ooo lugar bonito e maravilhoso de se estar, cada pedaço desse lugar traz uma paz acolhedora, adorei está em portalegra em todas as vezes que fui, valeu muito a pena...
Por: sarah

é muito bonito eu gostaria muito + muito conhecer
Por: dayanne moura

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Portalegre
Fundação:
1755
Altitude:
642m
População:
6.458 habitantes
Área:
128,5km²
Densidade Demográfica:
50,26hab/km²
CEP:
59810-000

Envie seu comentário sobre Portalegre

banner