Pedro Avelino

Pedro Avelino-RN
banner

Bem-vindo a Pedro Avelino!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Pedro Avelino, informações e fotos da maravilhosa Pedro Avelino. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Pedro Avelino, recomendadas por internautas.

A cidade de Pedro Avelino, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 95m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.475 habitantes. A área total de Pedro Avelino é de 878,2km², e sua densidade demográfica é de 7,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedro Avelino-RN é 59530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pedro Avelino

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Foram os irmãos portugueses Gaspar Félix Lopes, Jacinto Lopes, Diogo Lopes, Alexandre Xavier da Costa, Gonçalo Xavier da Costa e José do Nascimento os pioneiros da região, apesar das terras do território terem sido concedidas em sesmarias ao Coronel Antônio Rocha Bezerra, através de Decreto Imperial de 22 de Julho de 1786.
Em 1877, o povoado recebia a denominação de Gaspar Lopes em homenagem a um dos seus fundadores. Nesse período surgiram as primeiras edificações e a primeira escola foi implantada no ano de 1896, mas as primeiras feiras no povoado só foram realizadas em 1912.
O nome do povoado foi conservado até 1921, quando o Presidente da Intendência, no dia 24 de Dezembro do mesmo ano, mudou o nome do povoado para Epitácio Pessoa em homenagem ao Presidente da República que concluíra o ramal da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, ligando a localidade a outras regiões do Estado. Com a chegada  da linha do trem e a conseqüente inauguração da Estação Ferroviária Epitácio Pessoa, em 08 de Janeiro de 1922, o povoado viveu dias de desenvolvimento e de expansão na sua produção agrícola e no comércio.
O progresso chegava a Epitácio Pessoa pela linha do trem. No ano de 1938, através do Decreto Lei nº 603, o povoado foi elevado a condição de distrito, e no dia 03 de Dezembro de 1948, em cumprimento à Lei nº 146, desmembrou-se de Angicos, passando a chamar-se Pedro Avelino.
A instalação do novo município ocorreu no primeiro dia do ano seguinte.

Significado do Nome:

Homenagem prestada ao jornalista Pedro Celestino Costa Avelino, falecido em 1923, filho de Angicos dedicado ao idealismo republicano.

Aniversário da Cidade:

03 de Dezembro

Gentílico:

pedro-avelinense

População:

8000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade encantadora, com pessoas simples e hospitaleiras.

Clima:

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.

Temperatura Média:

27,2 °C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Central Potiguar 

Limites:

Norte –  Macau e Guamaré
Sul –  Angicos e Lajes
Leste –  Lajes e Jandaíra
Oeste – Afonso Bezerra e Macau

Acesso Rodoviário:

BR 101

Distâncias:

Da Capital:

154 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

É uma cidade muito gostasa de passear e um povo acolhedor e hospitaleiro uma cidade pacata tipica do interior do nosso nordste,um pessoal humilde e sincero,vale a pena conhecer.

Principais Pontos Turísticos:

Açude do maracajá, bairro do açude e outros.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

As festa de fim de ano no mercado.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL PEDRO AVELINO

E-mail:

Telefones: (84) 3534-2336

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Natal-RN    

Avenida Cap-mor. Gouveia, 1237 - Cidade da Esperança  Natal - RN,
(84) 3205-2931 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO

E-mail: [email protected]

Telefones: (84) 3534-2338

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

A familia marinho e familia de assis bezerra e outras.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Tem lindas praças e outras atrações.

Comentários de Pedro Avelino

ESPERO UM DIA PODER MORAR EM PEDRO AVELINO MORO ATUALMENTE EM FERNANDO PEDROSA MAIS QUERIA MUITO MORAR AI POIS ADMIRO ESTE POVO HOSPITALEIRO E COLHEDOR A TODO CIDADÃO DE PEDRO AVELINO UM ABRAÇA
Por: Marcio Roseno da silva

amo esta cidade,a conheço desde pequeno,meu pai é de lá.
Por: fabiano potengi

oi meu nome é francisco eu filho natural de pedro avelino e o que tenhe de bom na minha cidade é o açude do governo onde nos tomamos banho aos fins de semana sem falar o açude maracája que antes abastecia a cidade o clima é ótimo muito bom de se morar eu simpismente ádoro venhão nos visitar
Por: francisco das chagas de frança

eu, nasci nesta cidade, a qual tenho muita saudade. dezejo ver mais foto da cidade, pra relembrar os velhoos tempos. por favor adicione mais fotos da cidade de pedro avelino-rn.
Por: marcelo augusto bezerra

eu nasci em p.a dou graças a Deus por ter nascido aki, pois a mensagem q deixo que é de coração? Frases de Reflexão, como o próprio nome já diz, são frases que nos fazem refletir, pensar, investigar, “matutar” e tentar descobrir o que o autor quis dizer com o dito. Nunca será possível chegar a conclusão correta sobre o que o autor quis realmente transmitir. Porque a linguagem escrita, por si só já não é tão impactante. E ninguém, nenhum autor consegue expressar em uma frase ou mil frases o que sente. É impossível, através da escrita, transmitir o verdadeiro sentimento que se tem ao escrever uma frase ou texto.
Por: janicleide

Cidade simpática, povo acolhedor, típica do povo forte Nordestino, característica marcante, muito interessante para o turismo rural e educativo.
Por: Alexandre Nobrega

Cidade que vivi os primeiros anos da minha vida,que sinto muitas saudades. desejo mas fotos dela, para viajar no passado.
Por: zefinha

moro no rio de janeiro; mas nasci em P_aveli EU ERA CONHECIDO COMO FIEL. MEU PAI É JOAQUIM RODRIGUES. MELHOR CIDADE DO MUNDO. BEIJOS PRA TODOS.
Por: j-helio rodrigues

amo minha cidade as praças sam belas as pessoas maravilhosas muitas amigas minhas moram em PA.fafinha,dadaça,aldenira gorete fal..............beijos pra todos os pedro avelinences
Por: maria do ceu pereira

sou de pedro avelino e adoro passar um dia por ai pena que hoje nao posso pois moro e trabalho em guamare e aqui o tempo é pouco tenho muitas dessa tera boa abraço a tds
Por: jenilton

conheço esta maravilhosa cidade, pois tenho familia residente, pela minha juventude estive passando férias e tbm levei amigos para conhece-lo, todos gostaram e ficou só a saudade e vontade de voltarmos a sentir este maravilhoso clima q esta cidade tras, de ser um povo muito hospitaleiro....
Por: rubens costa

cidade muito bonita de um povo hospitaleiro, quem conhece sabe do q estou falndo...
Por: rubens costa

Moro aqui, cidade melhor não há no mundo! A pesar dos problemas, mas problemas é pra se resolver.
Por: FRANCISCO CANINDE BEZERRA

Nasci em Pedro Avelino,e atualmente moro em Brasilia,adoro esta cidade pois sempre que estou de feria vou para lá,cidade muito bonita de povo hospitaleiro,calma boa de se viver,um abraço a todos meus familiares que moram em P.A especialmente ao vovô Lião que mora na avenida Joaquim Inácio Camara,Abraços...Saudades...
Por: Francisca Danielle

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedro Avelino
Fundação:
1948
Altitude:
95m
População:
6.475 habitantes
Área:
878,2km²
Densidade Demográfica:
7,37hab/km²
CEP:
59530-000

Envie seu comentário sobre Pedro Avelino