Pau dos Ferros

Pau dos Ferros-RN
banner

Bem-vindo a Pau dos Ferros!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Pau dos Ferros, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Pau dos Ferros. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Pau dos Ferros para programar a sua viagem.

Informações de Pau dos Ferros

Roteiros do Brasil

Região Pólo Serrano

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1733, por ocasião da morte do Coronel Antônio da Rocha Pita, foi doada a sesmaria de Pau dos Ferros a seus filhos e herdeiros, Francisco da Rocha Pita, Luiz da Rocha Pita Deusdará, Simão da Fonseca e Maria Joana.
Mas foi Francisco Marçal, o grande pioneiro da história de Pau dos Ferros, com seu esforço e com sua capacidade de mobilização que, em 1738, no núcleo populacional já existente ergueu a capela que mais tarde, no ano de 1756, veio a ser matriz de uma grande freguesia.
Exatamente por ser um costumeiro local de parada, os vaqueiros decidiram gravar no tronco da grande árvore, com ferro em brasa, as marcas de seus patrões, com a finalidade de que todos passassem a conhecer os carimbos, uns dos outros, para poderem identificar as reses perdidas nos pastos e fazê-las retornarem ao seu dono. A majestosa árvore ficou cheia de marcas de gado, cada vez mais procurada pelos vaqueiros, cada vez mais famosa, e tornou-se o início de uma era, início de uma comunidade.
O povoado cresceu rapidamente, favorecido por sua estratégica localização no centro da região oestana e pelo desenvolvimento de sua pecuária e de sua agricultura.
Em 1841, começava uma série de tentativas para fazer de Pau dos Ferros um município. Era uma luta que unia todo o povo e estendeu-se por vários anos.
A Resolução Provincial nº 344, de 4 de Setembro de 1856, tornou Pau dos Ferros município,  desmembrado de Portalegre.

Significado do Nome: 

O nome Pau dos Ferros, vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e conseqüentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho de campear reses tresmalhadas.

Aniversário da Cidade:

04 de Setembro

Gentílico:

pauferrense

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pau dos Ferros, é uma linda cidade do interior do RN, com grande potencial turístico e econômico. Voce precisa conhecer Pau dos Ferros.

Clima:

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

Temperatura Média:

28,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Pau dos Ferros

Limites:

Norte  –   São Francisco do Oeste e Francisco Dantas
Sul     –   Rafael Fernandes e Marcelino Vieira
Leste  –   Serrinha dos Pintos, Antônio Martins e Francisco Dantas
Oeste –   Encanto e Estado do Ceará

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

440 km da Capital

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Obelisco

-Largo Zeferino Vilaça

-Praça Nelson Maia

-Praça da Matriz

-Casa do Cônego Caminha

-Mercado Público

-Pavilhão

-Praça dos Taxistas

-Praça José Lopes Chaves

-Praça São Benedito

-Capela Nossa Senhora de Fátima

hspace=0 EVENTOS

SETEMBRO

Dia 04 - Festa da padroeira N.Sra.da conceição

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3351-2316

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.paudosferros.com

          wikipedia

Comentários de Pau dos Ferros

boa tarde queria muito conhece essas cidades linda de rio grande do norte alias todo brasil ....
Por: erica benicio de araujo alencar

Morei e estudei por um ano nesta linda cidade ,quando tinha 11 anos de idade ,tem 18 anos que moro em São Paulo e nunca esqueci de lá tenho saudades ...
Por: nilcicleide

Já visitei essa cidade, pois tenho tios que moram aí e gostei muito dessa mcidade.Gostaria que tivesse fotos dos pontos turisticos de Pau dos ferros.
Por: Suely

Pau dos Ferros esta maravilhosa,crescendo e desenvolvendo muito,esta muito bonita,com suas praças,ruas,esta mudado,a maior atração é a FINECAP,que acontece em setembro na festa de emancipação politica dia 04 na maior praça de eventos do interior do RN,com capacidade pra mais de 75 mil pessoas.Pau dos Ferros,cidade que eu amo!venha conhecer você tambem e se encantar.
Por: Max Emiliano

pretendo conhecer Pau dos Ferros, ainda este ano, se Deus Quiser. Este Site esta de Parabens.
Por: edirleide wolter

moro em Pau dos Ferros,e amo muito essa cidade maravilhosa,que esta mais linda do que nunca...esta ai algumas fotos de Pau dos Ferros,espero que todos gostem.um abraço a todos
Por: Max

eu de pau dos ferros morro em goiania ha 13 anos e pela internet vejo g mudou muita coisa ai ta bem mias bonita
Por: regina

Sou de Limoeiro do Norte - Ceará. Pau dos Ferros é tudo o que há de melhor, adoro a cidade, tanto que estarei de voltada agora em Fevereiro. Parabéns pela cidade maravilhosa que você tem. É show!!!!!!!!!!!!!!
Por: Marisa Monteiro

Visitei a cidade, tenho um amigo, Roberto rego, amei a cidade achei mlinda e aconchegante.
Por: Maria do carmo

Moro em em São Paulo/SP conheci Pau dos Frros em uma de suas festividades adorei.... esse ano vou fazer um tur... pelo nodeste e na festa de Finecap estai lá...bjoss
Por: Joseph

Fui ai em janeiro desse ano e ameei a cidade linda linda!
Por: rayana

Faz muito tempo que sair dai relembrar os locais que ja vivi foi uma grande emoção para mim.Saudade de minha querida Pau dos Ferros. Sai dai a 50 anos mais me lembro de minha terra querida a todos os momentos,aqui e saudades eternas de sua filha amada Maria Socorro de Oliveira(Marizinha filha de dona Chiquinha e Seu Silvestre de Oliveira)
Por: Maria Socorro de Oliveira

sim conheço e amo pdf... sdesssss mas em reve irei visitar essa cidade maravilhosa...
Por: thelma maia

Minha terra querida, sinto saudades de minha infancia e de meus amigos.Quando tenho um tempinho, na festa da Padroeira, sempre vou rever familiares e amigos.
Por: Danubio Jose da Costa

Pau dos Ferros é uma cidade linda e maravilhosa, cheia de gente bonita e hospitaleira. É o lugar ideal para se morar. Amo essa cidade!!!!!!
Por: celimar

gostaria de ver aguns pontos da cidade que ja faz mais de 20 anos que nao ando em pau dos ferros
Por: bento

A cidade parece ser muita bonita tenho muita vontade de conhece-la! Meu marido é dai e fala muito da cidade e menospresa meu estado que é o Maranhão. Mais nunca me levou pra conhecer a tal famosa cidade. Paus dos Ferros.
Por: Luzenilde Patricia Borges da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pau dos Ferros

Envie seu comentário sobre Pau dos Ferros

banner