Parelhas

Parelhas-RN
banner

Bem-vindo a Parelhas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Parelhas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Parelhas.

A cidade de Parelhas, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1926. A localidade está em uma altitude de 266m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.706 habitantes. A área total de Parelhas é de 525,7km², e sua densidade demográfica é de 35,58hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Parelhas-RN é 59360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Parelhas tinha tudo para ser uma cidade do sertão nordestino. O fato de estar localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, à, aproximadamente, 246 quilômetros da capital do estado, Natal, poderia criar uma barreira socioeconômica na cidade que faria com que ela se tornasse apenas mais um município do sertão.

No entanto, não foi isso que aconteceu com Parelhas: a cidade possui uma forte economia, principalmente ligada à fabricação de telhas (a cidade possui mais de 40 indústrias deste material e é considerada a Capital da Telha) e também possui um setor agropecuário razoável. O comércio da cidade é bastante intenso e contribui para o seu crescimento de forma significativa.

O turismo:

Parelhas é uma cidade nordestina que não tem praias, o que não favorece muito a atividade turística no local. No entanto, por conta da presença da Barragem do Boqueirão, muitas pessoas de outras cidades ao redor se dirigem até Parelhas para apreciar belas paisagens e até se banhar na lagoa formada pela represa.

Para quem gosta de história, o Sítio Mirador é um livro de história a céu aberto: conta com diversas pinturas rupestres que remontam situações de milhares de anos atrás. Já para quem prefere apreciar a natureza e estar em contato com ela, há passeios para várias serras que circundam a cidade. A principal delas é a serra da Arreia, que conta com rios, córregos e cachoeiras onde é possível nadar e praticar esportes radicais.

Eventos em Parelhas:

Parelhas é uma cidade agitada no que diz respeito aos eventos. Mesmo tendo uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade realiza anualmente diversos eventos, como a festa do padroeiro da cidade – São Sebastião, realizada em janeiro e o Forró Folia, um carnaval realizado fora de época, entre os meses de maio e agosto. Outros eventos agitam a cidade em outras épocas, por isso, quem for até o Rio Grande do Norte, pode visitar Parelhas em qualquer época do ano e, certamente, terá uma festa para se alegrar. Para quem chega de avião, tanto Recife quanto Natal podem ser opções próximas. Aproveite.

Informações de Parelhas

Roteiros do Brasil

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Durante o período da ocupação holandesa no Rio Grande do Norte, os índios das tribos guerreiras dos Canindés e Janduís habitantes pioneiros da região, aliaram-se aos invasores. Com o advento do levante indígena chamado Guerra dos Bárbaros, chegaram ao território vários destacamentos armados, comandados por Domingos Jorge Velho, com o objetivo de acalmar a região.

No ano de 1690, as tropas lideradas por Afonso Albuquerque Maranhão conseguiram derrotar o tuxama da tribo Canindés e mais de mil guerreiros. Após a derrota, os índios sobreviventes foram conduzidos para o litoral.

Com a tranquilidade restaurada os primeiros povoadores, procedentes das redondezas do rio São Francisco, chegaram e se instalaram às margens do rio Seridó atraídos pela qualidade das terras propícias a agricultura e à criação de gado. O Tenente Francisco Fernandes de Souza que chegou à região nos idos de 1700, é considerado o mais antigo entre os pioneiros moradores do território.

Em 1850, a Fazenda Boqueirão de propriedade do Sr. Félix Gomes Pereira era considerada um ponto de encontro de boiadeiros com destino à Paraíba e de cavaleiros que passavam sistematicamente para a feira de Conceição do Azevedo (hoje Jardim do Seridó). Nos caminhos da Fazenda Boqueirão havia uma ampla estrada onde os cavaleiros e boiadeiros costumavam experimentar a velocidade de seus cavalos, correndo lado a lado, pegando parelha, surgindo assim o nome da localidade.

Uma terrível epidemia do Cólera Morbus se alastrou por todo o território do Rio Grande do Norte, em 1856, e Sebastião Gomes de Oliveira e Cosme Luiz, moradores das redondezas, fizeram a promessa de construir uma capela consagrada a São Sebastião, se lhes fosse concedida a graça de escapar do flagelo. Desaparecida a peste a capela foi construída originando, consequentemente, o surgimento de várias casas ao seu redor. Em 1888, o padre Bento Pereira de Maria Barros realizou no povoado a primeira feira e o povoamento de Parelhas, a terra da ampla estrada dos cavalos emparelhados, estava virando realidade.

Em 26 de novembro de 1920, pela Lei n° 478, o povoado de Parelhas foi elevado à categoria de vila tendo sua freguesia criada no dia 8 de novembro, de 1926. Por força da Lei n° 630, o povoado foi desmembrado do município de Jardim do Seridó tornando-se município.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

08 de Novembro.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Muito quente e semi-árido 

Temperatura Média

27,5 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Seridó Oriental.

Limites

Norte  –    Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó
Sul     –    Equador
Leste  –    Estado da Paraíba
Oeste –    Jardim do Seridó e Santana do Seridó

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

232 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Parelhas.

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Inrmações e fotos:

Sites:www.achetudoeregiao.com.br

        www.allanparker.hpg.ig.com.br

        www.rn.gov.br

Fotos colaboração:Suzana Macedo <[email protected]>

Comentários de Parelhas

saudades dessa terra linda.um abraço p/meus amigos.
Por: edmilton

a cidade de parelhas é muito bom e no Boqueirão o carnaval é bom de mais..
Por: ozildo dos santos terceiro

Sou de São Paulo, conheci esta cidade em minhas féria de 2008, e fiquei maravilhado com seu jeito acolhedor, e com sua infra- estrutura, parabéns aos responsáveis por cuidarem desse pequeno pedaço do Brasil, e sempre que possível espero poder volta.
Por: Marcos D. Gomes

parelhas e uma cidade maravilhosa,tantos encantos mil nasci ai milha familia e toda parelhesse.sinto muitas saudades ,amor vc parelhas......
Por: sandra

sou nortestino, filho da cidade de ceara-mirim amo meu,meu estado.gosto deparelhas por ser uma cidade limpa bonita de um povaacolhedor. boas bandas de forro atulmente moroem minas gerais na pequena cidade irurama. si deus quizer passarei as festas juninas ai com voces. abraço todos.
Por: manoel correia fandim

conheco parelhas como muitos.cidade maravilhosa tanto pelo povo que nela habita como pelas culturas e que tem melhores bandas de forro do brasil e melhor festa padroeira do rio do norte desejo tudo de bom e que deus continui abencoando parelhas.
Por: iranildo ananias diniz

Sou filho de Parelhas, moro aqui, adoro minha cidade por motivos varios, conheço muitas cidades do sertão Nordestino, e, do porte de Parelhas, nunca ví nenhuma que se compare a ela, abraços a todos os amigos da região do Seridó.
Por: Cleodomar Gregorio Dantas (Tilim )

Conheço Parelhas, pois nasci e vivi até 1979, após essa data vim morar em Santos, estado de São Paulo. Onde moro até hoje. Sou neta do Sr. Tiné Diniz Tenho vários tios, tias e primos e primas que ainda moram lá Quero um dia voltar lá para rever todo o pessol e levar o meu filho para conhecer as minhas raízes. Um grande Abraço.
Por: Maria do Socorro Santos Telles Vieira

Eu vou em parelhas em janeiro e no sao joao e adoro ai ...
Por: Andreia

ola sou desta maravilhoza cidade mas moro fora a augus anos mas nunca esqueço dela adoro minha terra natal
Por: patricia lourenço de souza

sou natural dai mas vivo em MG desde de criança minha familia é toda dai,estive ai a ultima vez em dezembro de 2008 acho muito bom quando encontro algo q me lembre esta cidade linda
Por: ivandete pereira de azevedo

eu nao só conheço parelhas,como sou parelhense com muito orgulho.........uma cidade pequena porem muito linda,hj moro em um paraiso fernando de noronha e passo minhas ferias na minha querida cidade parelhas.
Por: riselba santos

moro em fernando de noronha,porem tive a oportua manidade de conhecer parelhas,adorei de coraçao,uma cidade onde o povo sao muito hospitaleiros,tem uma maravilhosa barragem boqueirao,suas riquesas minerais,em breve estou voltando..............
Por: silvia maria do nascimento

Nasci nesta cidade maravilhosa,mas atualmente moro em joão pessoa,meus pais moram aí e sempre q estou de ferias no mes de janeiro eu estou aí,adoro de paixão esta cidade!
Por: charle cristiane

SOu do sitio algodão adoro Parelhas e nunca tinha tinha visto tantas fotos bonitas muito bom.Continui seu trabalho para que o mundo conheça nossa cidade.
Por: Ana Ramos Lima de Oliveira

muito bem organizado ... parabéns pelo desempenho. de uma cidade tão linda .
Por: rayane karla de castro

, Parelhas, cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, eu te amo mais que qualquer outro lugar, você é aquela que possui o mais belo luar, o mais encantador por do sol. Nós parelhenses somos abênçoados por Deus e intercedidos pelo glorioso mártir São Sebastião. Venha conhecer essa cidade maravilhosa, você nunca se arrependerá e vai levar as imagens dela na sua mente, na sua alma e no seu coração, para todo o sempre. Eu Te Amo Minha Parelhas.
Por: Dominique Lourdes Lima

Linda terra de encantos mil. Venha nos visitar e conhecer este lindo pedaço do Brasil.
Por: FRANCISCO ASSIS DE MEDEIROS

sou filha de uma parelhense, (licô), que deus já levou, passei muitas férias ai, sou apaixonada, não sei quando vou a festa pois sinto muito a falta da minha mãe, estou me preparando psicologicamente pra voltar a participar dessa festa maravilhosa e que cada ano fica melhor.
Por: jaciara

eu acho parelhas otimo a melho capital do Brasil parabems parelhas por te uma ciadade lida
Por: deborah

JÁ CONHECO É UMA LINDA CIDADE GOSTARIA DE UM DIA MORA NA MESMA, AMEI MUITO.............................................................
Por: vanuzia de souza

SOU APAIXONADA POR PARELHAS! VIVO NO RJ, MAS SEMPRE QUE DAR, VOU REVER MINHA CIDADE NATAL. ADORO ESSE AÇUDE!
Por: GLORIA

eu sou parelhense com muito orgulho! quem visita parelhas nao pode deixar de ver o boqueirao o açude que mais atrai turistas do serido e tabem nao pode deixar de visitar a cidade no periodo da festa do padroeiro (são sebastião)...a festa q atrai tanto turistas como parelhenses auxentes...nao deixem de visitar a cidade da mulher bonita (modestia kkkk)
Por: mara silva de lima

Sou Parelhense e adoro a minha cidade. Um abraço para todos os meus familiares lá residentes. Resido no Rio de Janeiro-RJ.
Por: MARIA LUIZA SOUZA WAHRENDORFF

tenho muitas saudades dai..morei um ano ai e hj sinto muitas saudades lugar de mulher bonita
Por: jalisson

PARELHAS DAS TERRAS QUERIDA DO SERTAO DO SERIDO POVO VIBRANTE QUEREIRO QUER NO SERTAO LEVANTOU NAS TERRAS DO RIO BOQUERAO NACE.UMA BELEZA RARA QUER SE CHAMA AMOR PARELHAS MINHA CIDADE DE FE E DEVOÇAO AU SANTO QUERREIRO SAO SEBASTIAO PROTETOR DO COLERA DA PESTE E DA GUERRA PARELHAS E ASIM QUERIDA AMADA E DE FE POR SEUS DEVOTOS AU SANTO GUERREIRO SAO SEBASTIAO...
Por: geraldo melo. parelhas rn

adoro muito parelhas, em breve estarei ai,muitos beijos.
Por: alane

conheço parelhas por fotos e confeço que fiquei encatada somente vendo as fotos. e que namorei um rapaz da familia diniz, em minha cidade em são vicente e ele tinha parente na cidade de parelhas. mas creio que um dia irei conhece-la. magali
Por: magali apolinario

sou natural de parelhas mas sempre trabalhei e trabalho em outros estados mas sempre que posso visito minha terra natal adoro o bouqueirao me lembra muito minha adolescençia quando ia varias vezes a pé ate lá EM BREVE tenho um empreedimento a ser inaugurado em parelhas vai ajudar as pousadas a receberem mais turistas e filhos ausentes em nossa cidade. nildo
Por: nildo santos

cara adoro essa cidade gosto muito dela muitas aventuras para curti proximo ano to ai no carnaval parelhence...............
Por: ismael oliveira fernandes

tenho muitas recordações boas de parelhas, hoje moro em João Camara e qualquer dia desses estarei visitando a terrinha.
Por: saulo

eu amo parelhas aqui é aonde eu nascii e me criaei ... te amo parelhas querida do meu coração . aqui é aonde mora jesus
Por: lalá

eu adoro parellhas, Parelhas a terra de são sebestião,aonde o inpossivel aconteçe.eu amoo parelhas rio grande do norte ....
Por: fernando

conheço a cidade e sou filha de uma filha da cidade licô, que hoje mora com DEUS, sou sobrinha de zé bento, neta de felix e d.maria, e sou apaixonada por essa terrinha, pena que não tenho muito tempo de visita-la, mas sempre que posso vou, e vivo sempre antenada nas noticias dai, beijos de uma apaixonada por parelhas.
Por: jaciara maria da silva bezerra

amo parelhas sou filha de parelhenses rosangela e jose otilio
Por: rosangela de fatima batista azevedo

muito excelente o melhor de parelhas vote sempre ficamos muito agadecidos pela visita
Por: josimar eugenio dantas

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Parelhas
Fundação:
1926
Altitude:
266m
População:
18.706 habitantes
Área:
525,7km²
Densidade Demográfica:
35,58hab/km²
CEP:
59360-000

Envie seu comentário sobre Parelhas

banner