Macaíba

Macaíba-RN
banner

Bem-vindo a Macaíba!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Macaíba e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Macaíba.

A cidade de Macaíba, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1877. A localidade está em uma altitude de 11m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 47.988 habitantes. A área total de Macaíba é de 492,0km², e sua densidade demográfica é de 97,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Macaíba-RN é 59280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Macaíba

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em fins do século XVIII, a povoação situada às margens do rio Jundiaí já era uma realidade. As famílias se dedicavam ao trabalho de plantação de algodão, cultura de cereais e criação de gado.

O nome da povoação que começava a crescer na orla do rio Jundiaí, veio da árvore Coité que se destacava entre os vegetais que cobriam o chão da região. Por acontecimentos externos que impulsionaram o ciclo do algodão e a própria mobilização comercial, Coité foi bastante favorecida  nos meados do século XIX, e por encontrar-se localizada numa área estratégica, para a época, Coité beneficiou-se com toda situação que envolvia a comercialização e o transporte de algodão. Eram tempos precários no setor de transportes, ficou difícil o transporte de qualquer coisa para o exterior ou mesmo trazê-los para a capital. Os grandes navios não entravam no porto de Natal por problemas na chamada Boca da Barra, gerando, assim, a necessidade de outros meios para o transporte da produção algodoeira negociada com a Inglaterra. A vinda da produção de algodão e do açúcar, do interior do Estado, chegava naturalmente ao povoado de Coité, fazendo com que a localidade se tornasse na época, um importante entreposto comercial. Coité conseguiu atrair vários comerciantes da Paraíba e de Pernambuco. Foi aí que apareceu o paraibano Fabrício Gomes Pedroza, natural de Areia, proprietário do famoso engenho Jundiaí, localizado nas vizinhanças de Coité. Aqui chagando, seu Fabrício casou-se com uma filha do Capitão Francisco Pedro Bandeira, um dos pioneiros na localidade que assinalou sua presença com a construção da histórica casa assombrada em terras do seu sítio. “Seu” Fabrício participava ativamente da vida do povoado, fazendo mais amizade e adquirindo o respeito de todos, e devido o crescente progresso nos negócios “Seu” Fabrício Gomes resolveu construir um ancoradouro mais próximo da Capital do Estado, bem no início da Estrada de Guarapes. Dizem que no quintal de sua residência existia uma palmeira pela qual ele tinha grande admiração e foi pela admiração por essa palmeira chamada Macaíba que certo dia do ano de 1855, reuniu seus vizinhos e parentes, numa festa em sua casa e propôs mudar o nome da localidade. Com o aplauso e aceitação da comunidade o povoado de Coité passou a se chamar Macaíba.

Vieram as linhas ferroviárias da região e com elas a força comercial de Macaíba entrou em declínio, juntamente com outros centros comerciais da época: São José de Mipibu, Guarapes e São Gonçalo do Amarante.

Em 27 de outubro de 1877, pela Lei nº 801, Macaíba tornou-se município do Rio Grande do Norte, desmembrando-se de São Gonçalo. A freguesia de Macaíba foi criada em 17 de março de 1883, pela Lei Provincial nº 876.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

27 de Outubro

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS


Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono

Temperatura Média

27,1 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral Oriental

Limites

Norte – São Gonçalo do Amarante e Ielmo Marinho
Sul – Vera Cruz e São José de Mipibu
Leste – Natal e Parnamirim
Oeste –Ielmo Marinho, São Pedro e Bom Jesus.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias 

14 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

Aniversário do Município

Data: 27 de Outubro

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Macaiba

 

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 


Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

Comentários de Macaíba

Quando sai de Macaíba em 09/1978 para São Paulo-SP era para nunca mais voltar ou ter qualquer notícias, mesmo munha família morando nela. No começo parecia ser verdade; mas foi um engano. Tantos anos se passaram e Macaíba não sai da minha alma.
Por: Manoel Villaça de Medeiros

Conheço essa cidade maravilhosa, aliàs passei ferias aí com minha familia nesse final de 2008. Toda a minha família é daí. bjs
Por: Vanilda Medeiros

Prezado Senhores Gostaria de ver da cidade de Macaiba - RN, alguns pontos ou paisagens que indentifiquem a cidade. Exemplo: Fotos da catedral, Praça principal. Ponte, Maré, Prefeitura e outros pontos turisticos. Obrigado
Por: José Natanael

Minha mãe éra natural de Macaíba - Natal - RN, gostaria de saber mais da cidade de minha mãe, quem tiver fotos da cidade por favor coloquem a disposição para que eu possa sentir um pouco de conforto e conhecer um pouco da infancia de minha mãe. Obrigado.
Por: ronaldo s.

conheço plenamente,aqui é terra de gente bonita,humilde,simples mas além de tudo servos do senhor altíssimo,quem ñ conhece macaíba?pois eu conheço aqui vivem pessoas alegres,felizes,soridentes etc...
Por: daíse rayana

Essa cidade é ótima, adorei!! estou a trabalho e além do mais é bom unir o útil ao agradável. As pessoas são educadas ô cidade acolhedora!
Por: Malu Fonseca

Eu sou um pessoa que adoro conhecer as cidades mais proxima da minha querida e e bela parnamirim todas eu já conheço menos o municipio de macaiba vai ser um honra imensa conhece-la
Por: Julio Cesar da silva dias

O que tem de melhor em Macaíba é o seu povo. A sua História tem a beleza e as raízes do RN de todos...Abraços,,Sol
Por: Solange Oliveira

Conheço Macaiba, tenho parentes aí e também já morei em Macaiba, estive aí em 1995, achei diferente de quando morava aí. Quero retornar em breve. Hoje resido em Estância, Sergipe.
Por: maria de fátima venancio frança

Moro há mais de 50 anos noRio de Janeiro. Sou Natural do RN e minha cidadezinha, Jacaraú, pertencia ao município de Macaíba e hoje pertence a S. Gonçalo do Amartante. Todas as vezes que vou ao RN, visito Macaiba. Lembro muito a feira que aos sábados ia com o meu pai. Tenho ainda muitas lembranças e em minhas viagens ao RN, Macaiba está sempre em meu roteiro.
Por: Luiz

sou dessa linda cidade,mora nela desde que nasci, e amo, quando vir visitar m acaiba não esqueça de dar um pulinho no centro de convivencia solar caxángar lá vç vai resgatar o passado dessa linda cidade que amo de caração.
Por: milton assunção

macaiba e a melhor cidade de si mora eu sou de macaiba adoro minha cidade....
Por: edileide pereira de lima

Queridos...Macaíba é um sonho! A típica cidadezinha de interior. Pequena, charmosa, com gente boa, trabalhadora e muito simples. Vim morar em Campinas há um ano, mas Macaíba mora em meu coração.O lugar mais lindo e encantador de Macaíba é o Museu solar do Ferrreiro Torto. Divirtam-se em MACAÍBA!
Por: Normanda Campos

Eu não msó conheço Macaíba, como também nasci aí. Amo Macaíba com muito orgulho, com muito amor, atualmente moro em São Paulo-Capital. mais por onde passo em qualquer lugar de sp, falo com muito orgulho de Macaíba.
Por: Valdemir Rosa

GOSTEI MUITO DE CONHECER MACAIBA E MUITO LINDA CHAU
Por: JUVERLANDA KARLA

morei e estudei em Macaíba quando criança, atualmente moro em São Paulo, tenho muitas saudades da lagoa das pedras, onde me divirtia muito, não sei se ainda existe, infelizmente faz muitos anos que não visito a cidade, mas farei em breve, quero que minha filha conheça a cidade.
Por: Donizete

macaiba é uma cidade muito organizada,tem de tudo um pouco.macaiba está de parabéns....
Por: luciene

moro em santos sp,mas todaaa a minha familia mora em macaiba ,nao nasci l mas minha infancia passei toda em macaiba.meu avô conhecido por todos como chico papo mora na rua da usina,famosa por causa do patio da vaquejada que tem la.em agosto estou indo de vez tbem pra la,pr ficar perto da familia.bjao
Por: jaqueline alves dos santos

Ma caiba e uma paixão desde o meu nascimento.o museu o ferreiro torto a feira e muitas outras historias emocionantes não dar pra contar só visitando
Por: gelson

eu amo essa cidade,sou filha de macaiba sou apaixonada por ela nasci ai agora to longe mas ela nao sai do meu coraçao.amo macaiba.
Por: leyde

Macaíba a maior cidade peq uena do mundo, cidade que amo muito,lugar da infancia feliz e inesquesivel !!!
Por: Max Douglas Peixoto

Morei nesta cidade toda minha infancia,foi maravilhoso,apos 30 anos q moro em Joao Pessoa,voltei a visita_la,percebe q o pregresso chegou,q os gestores deram nova roupagem,estao cuidando muito bem a saude e educacao e destaque.Parabens q Deus abencoi os q fazem a gestao dessa linda cidade.
Por: geralda

Conheço Macaíba desde 1984, sempre que posso acompanho o desenvolvimento dessa linda e adorada terra, de povo acolhedor e hospitaleiro. Vale a pena visitar. Olicio de Lima Mocóca São Paulo.
Por: Olicio de Lima

Quanta saudades q. tenho. Sopu filho do RG.,nascido em Natal. Trabalhei algum tempo na Escola Técnica de Jundiai, onde meu foi Diretor por muitos anos.Por sinal eu era menino quando nasceu a Escola Prática. Que tempo bom.Macaiba Do tempo dos Mesquitas, Enock Garcia e outros q.agora me fugiram. No tempo em q.dancei muito no Pax e muitas festinhas juninas. No tp.que oPe.Chacon era paroco da cidade.Muitas e muitas lembranças q.trago dos tps.que ai passei.Saudades mil.Espero poder voltar um dia para rever todos inclusive o professor de Ed.Física Rinaldi.Muityas e muitas saudades.Pelo q.estou vendo a cidade cresceu muito e está bem cuidade.Faz mais ou menos uns 50 anos que não volte por ai.
Por: Nilo de Albuquerque Filho

cidade maravilhosa, de um povo muito bom e bem no coração de natal. Sou de Acari, resido em Recife, mas amo Macaíba.
Por: Modesta M Medeiros Neta

Eu ivanes so tenho a falar so de bem dessa cidade pois foi ai que eu nasci e fiquei um bom temp da minha infancia estudei nocolegio nobrantas e auta de souza e no paulo nobre pois foi ai que dexei meu pai ..Pois sinto muita saudader dessa cidade amo ela de verdade tenho ela no meu coracçao...........
Por: ivanes tavares de araujo

nascei em macaiba adoro o lugar ,la tem genti trabalhadora,honesta,umilde caba da peste sim ,sin.oooooooooo!hoje morro em brasilia-df mais nas minhas férias vou pra minha terra querida.macaibaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!
Por: simony

ADOREI CONHECER ESTÁ CIDADE QUE ESTÁ SE DESENVOLVENDO A CADA DIA!!!
Por: DENISE ALVES FERREIRA

fala a verdade ue adoro macaiba e um luga calmo de si mora e sosegado e lindo eu estou com saudades de macaiba a terra que eu amor tanto e eu sou macaibese
Por: judson

passei ferias e macaiba em dezembro de 2010 foi maravilhoso, um abraço
Por: rosana

Olá! Conheci Macaíba no início do mês de março de 2011 quando fiquei hospedada na casa da minha prima Sandra, esposa do Sr. Hermogênio que é cria do local. Amei a cidade! Vi que está em franca expansão comercial e fiquei com muita vontade de morar com minha família nesta cidade.
Por: Isabel Cristina de Farias Carlos

essa cidade é maravilhosa eu tou aqui em são paulo mais tenho muita saudades
Por: jose arlindo de moura

essa cidade é maravilhosa eu tou aqui em são paulo mais tenho muita saudades
Por: jose arlindo de moura

moro em diadema sao paulo gostaria de saber todas as novidades da cidade.a 17 anos deichei macaiba .mais amo esta cidade.
Por: adeir alves da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Macaíba
Fundação:
1877
Altitude:
11m
População:
47.988 habitantes
Área:
492,0km²
Densidade Demográfica:
97,54hab/km²
CEP:
59280-000

Envie seu comentário sobre Macaíba