João Câmara

João Câmara-RN
banner

Bem-vindo a João Câmara!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em João Câmara, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de João Câmara

                            Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os trilhos da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do norte avançavam pelo interior adentro e chegavam a um lugar chamado Matas. Ao redor da residência do engenheiro Antônio Proença, na época responsável pela construção da extensão da estrada ferroviária, os ferroviários faziam acampamentos.
Em 1910 começaram a surgir as primeiras casas da localidade. Em 1915, o acampamento de trabalhadores ferroviários passou a ter fundamentos e sinais evidentes de vila com uma povoação estabilizada, vivendo em razoável estágio de conforto quando surgiu a capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
O povoado de Matas chegou à condição de município pela Lei no 697, de 29 de outubro de 1928, com o nome originário de sua localidade, Baixa Verde, desmembrado de Touros, Taipu e Lajes.
O novo município teve como seu primeiro prefeito a figura histórica de João Severiano da Câmara que com muito trabalho e versatilidade conseguiu vencer na política, chegando a ser deputado e senador. João Câmara inseriu Baixa Verde na modernidade da época, com a implantação de indústrias, com um trabalho organizado de assistência social, com a construção de estradas e com a ampliação do setor produtivo, mais notadamente da industrialização do algodão e do sisal.
Após o falecimento do líder baixaverdense, em 1948,começou a existir o desejo de mudar o nome do município em homenagem a sua mais ilustre figura. Foi pela Lei no 899, de 19 de novembro de 1953, que Baixa Verde passou a se chamar oficialmente João Câmara.

Gentílico

Joãocamarense ou Camarense

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

29 de Outubro 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Baixa Verde. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 29.248 habitantes. Área territorial de 795 km².

Clima 

Quente 

Temperatura Média

30º  

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Potiguar

Limites

Norte: Parazinho, Touros; Leste: Pureza, Poço Branco; Sul: Bento Fernandes; Oeste; Jardim de Angicos, Pedra Preta, Jandaíra.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

73 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária
 
E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correa (1910-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997) 
JOÃO CÂMARA
(antiga BAIXA VERDE)
Município de João Câmara, RN
Linha tronco da EFCN - km 88 (1960)   RN-3393
Inauguração: 12.10.1910
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A ESTAÇÃO: A estação de Baixa Verde foi inaugurada em 1910. Nos anos 1960, tanto ela como o município passaram a se chamar João Câmara. Já está há algum tempo sem tráfego algum de trens, pois a CFN não está operando cargas no Rio Grande do Norte.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de João Câmara.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 521-6652 – (84) Fax: 521-6650

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:     www.cnm.org.br     

             www.wikipédia.com.br

             www.uniaonet.com

             www.estacoesferroviarias.com.br

             http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Sérgio Dantas, Paulo Pimentel, Wagner Alves.

Fotos colaboração:RICARDO DE OLIVEIRA GOMES OLIVEIRA <[email protected]>

Comentários de João Câmara

Nasci e cresci em joão camara, amo minha cidade e moro no rio de janeiro..
Por: marta pereira gomes

Já fui para Joao camara várias vezes,tenho muitos parentes que moram nessa cidade,gosto muito desse lugar,as pessoas são muito ospitaleiras.Acho aquela feira de sabado um barato.O que me encanta é a simplicidade das pessoas e do lugar.meus pais vão viajar para joão camara em janeiro de 2009.Simplismente joão camara esta de parabens.Um Beijo.
Por: MARTA BEZERRA DE OLIVEIRA

Gostaria de parabenizar a cidade de Joâo Camara pelo seu aniversário29/11/2008 que Joâo Camara continue crescendo cada vez mais,e que continue com a mesma simplicidade de sempre,um grande abraço também para o futro prefeito Vavá.Um grande beijo para todos,sou de Guarulhos/SP mas amo Joâo Camara.
Por: MARTA BEZERRA DE OLIVEIRA

Eu morei nessa cidade há 29 anos atrás,sou da familia josé de araujo ex:chefe da estação da estrada de ferro,Hoje moro aqui em são paulo,sinto muitas saudades dessa cidade linda,gostaria que vçes colocassem mais fotos principalmente da rua que eu morei antiga alberto torres,meu avô se chamava manoel raimundo um antigo morador dessa cidade hoje falecido,mais muito conhecido nessa cidade ele foi pedreiro.Gostaria que vçes falassem mais sobre essa cidade das mudanças do crescimento. Estudei no colégio joão xxIII,tenho muitos parentes ai,Meu primo Plinio torquato Maria das graças A gracinha casada com o Rogério Torquato e tem muiots amigos também.Quero aqui agradeçer espero muito em breve ter muitas noticias dái! obrigada...
Por: zilene maria da silva

Vim dessa cidade que amo há 26 anos naum pude voltar pois naum tenho condições,mas to felix pq ela esta evoluindo cada dia mais,um dia ainda volto para lá,sinto saudade da minha terra.
Por: francisca faustino da silva

melhor cidade pra farrea do rn as mais belas moças do rn estão lá...
Por: thiago

SOU NATURAL DE J.CÂMARA/RN.FIZ ATÉ UMA COMUNIDEDA NA PAGINA DO ORKUT.'EU JA MOREI EM JOÃO CÂMARA/RN'MAIS HOJE MORO EM EXTREMOZ/RN,MAIS TEM ÓRGULHO DE SER DESSA CIDADE LINDA.SEMPRE VOU PRA J.CÂMARA,E SEMPRE VOU A PRAÇA A NOITE.ONDE TEM MUITA GENTE BONITA.ENFIM AMO J.CÂMARA.GOSTARIA DE APROVEITAR E PEDIR PRA QUE VCS FAZAM PARTI TBÉM DA CUMUNIDADE.UM ABRAÇO.
Por: Vanusa.

Passei toda minha adolescência nessa qda.cidade,tenho 59a.fui contenporâneo atroca de Baixa Verde p/joão camara,lembrancas Pe.lucena e a todos os prfes.joão xxiii
Por: Manoel Ferreira Neto(manoelzinho)

parabens pelo evento q a cidade ofereceu pras cidades vizinhas dia 22 e 23 a 8 conferencia regional da crainça e adolescente .
Por: danylo

como nao conheço sou camarençe to em sao paulo mais nao vejo a hora de voltar para joao camara to com saudade da terriha
Por: ginival fernandes

João camâra Naum tem melhor, o melhor dos melhores ,
Por: Nana Andrade

esta cidade e otima faz 14 anso que moramos aqui minha mãe dis que nunca irá sair daqui...e um lugar calmo..tendo entre suas belissimas paisagens a Serra Torreão..
Por: stesouza

essa cidade é linda, já morei la e adoro a praça central e a igreja é uma das melhores de todas as que eu conheci bjos!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: maria karoline

e uma cidade muito boa de mora e de se com viver porque eu mascie em joaocamara e vivo nessa cidade maravilhoza nao deixe de visita essa cidade garanto que nao vai se arrepende tchauuuuo???
Por: sandyclecia

Eu sou de João Câmara, moro num assentamento que é distrito do mesmo, Assentamento Chico Santana. A cidade é muito boa de se viver, é calma e movimentada ao mesmo tempo. Um dos principais elementos que lhe caracteriza é a feira de todos os sábados que se prolonga durante toda a semana. O povo é bem acolhedor e divertido. Visite João Câmara, você não se arrependerá.
Por: Bruno Henrique

EU NASCI E CRESCI NESSA CIDADE MARAVILHOSA,HOJE MORO EM NATAL,MAS MEU CORAÇÃO CONTINUA LÁ,MAS COMO EU SEMPRE FALO FOI LÁ QUE NASCI LÁ QUERO MORRER UM BEIJO A TODOS E OBRIGADO MEU DEUS POR TER RAIZES NESSA TERRA LINNNNNNNNNDA...
Por: ELAINE CRISTINA

achei bela demais a cidade.tenho muita curiosidade em conhecer por causa de uma amiga que fala muito dessa cidade.
Por: raul pedro de sa

Criei coragem e vou dizer umas poucas palavras sobre João Câmara. Lá, morei uns 3 anos, na segunda metade dos anos 40. Era eu muito novo e, ainda ajudei a transportar telhas dos vagões ferroviários para a cobertura do telhado da Igreja Matriz. Ví a foto da igreja no início da página e lembrei daquele passado que se foi e era tão gostoso! No caso do transporte das telhas de que falei, a Sra. Diretora do G.E. Capitão José da Penha, Da, Maria Guimarães, de saudosa memória, nos liberava das aulas matutinas para que colaborássemos com para construção da Igreja. Várias vezes "topei" a empreitada e, hoje, o templo, essa construção linda é orgulho para a cidade. Lembro que a luz elétrica era desligada, diariamente, às 10 da noite, deixando a cidade totalmente às escuras. Não dava nem sequer mais um tempinho para os casais de namorados darem oportunidades aos seus hormônios! Lindos tempos e costumes! O nome da cidade, anteriormente, era Baixa Verde mas, verde mesmo, só um capinzinho que existia ao lado do Grupo Escolar, onde, às vezes, eu levava o meu carneiro para pastar. Cinema, uma vez por semana, vindo de Ceará-Mirim e exibido num salão do G.E. Cap. José da Penha. Era tudo tão diferente dos dias atuais; mas era agradável de se viver! gostaria de me estender mas, aqui, é apenas um comentário, não devo ser prolixo! Ainda teria muitos outros assuntos para falar sobre a Baixa Verde dos tempos de algodão quando, as calçadas das usinas do Senador João Câmara ficavam abarrotadas daqueles fardos enormes que iriam ser trasnformados em pluma. Isso e outros papos ficam para uma outra oportunidade. Odilon Alves da Rocha
Por: Odilon Alves da Rocha

conheço joao camara e adoro quem nao conhece precisa conhecer pois e uma cidade maravilhosa e sua populaçao muito recepitiva.
Por: sandra

eu amo joao camera alem de ser um pouco loge mais e a minha cidade preferida
Por: nitiesca

Minha cidade queridaaaa!!! ô terrinha boa,,,quem conhece nunca esquece!!! e o que a de melhor,,são as vaquejadas ,que já são tradição!!! visite joão câmara!!!
Por: monayze

Eu gostaria neste momento de nesta linda cidade à qual deixei ha 40 anos quando eu ainda era de menor, eu não acredito que esta cidade esta tão linda sou lagoa de são jose da familia severo. um abraço à todos
Por: Francisco Horácio de Oliveira

apesar de ser sacudida por abalos sismicos em meados de 1986,essa cidade faz parte de minha historia.momentos que marcaram minha vida.formou meu carater.muitos amigos que copoem o livro de minha historia moram nessa belissima cidade.obrigado por vc existir joão camara a nossa baixa verde.
Por: edson braz

Adorei conhencer a historia de joao camara, sou filho natural de bento fernandes, ha 30 anos moro em natal, o que mais gosto da cidade e da feira, sempre que posso visito.Um abraço
Por: Agricio enedino gomes

joao camara e uma cidade linda,mas deve ser mais preservada pois e triste ver minha cidade ser acabada pela propria populaçao . E isso q eu penso... by:eliane,sabrina,karina, sara e jackeline alunas da escola estadual fracisco de assis bittencourt do 2º ano E vespertino...
Por: ELIANE

ESSA CIDADE FAZ PARTE DA MINHA VIDA NASCI E FUI CRIADA ATÉ MEUS DOZE ANOS NESSA LINDA CIDADE. ESSA CIDADE É MUITO BOA DE SI MORRAR POIS É MUITA CALMA É MUITO LEGAL OS POVOS DE JOÃO CÂMARA. BEIJOSSSSSSSSS TE AMO JOÃO CÂMARA. SOU MUITO ORGULHOSA PELA MINHA CIDADE...
Por: Edmara

oi j.camara nao tisqueserei numca.sai embusca de uma vida melho hoje moro em uberlandia.mg muita saldade de todos camrense com eu tchauu SALDADE.........
Por: FRANCISCO.

joaõ camara e shou,sou de jc mais moro no rio a 20 anos estive em jc dois meses atras jc esta de mais
Por: lindonjonson

uma cidade maravilhosa vale a pena conhecer pessoas super acolhedoras.
Por: patricia

morei nessa cidade, por 10 anos, bem vividos, foi bom d+. saudades, sempre que posso passo por la. rosemi Manaus-AM
Por: ROSEMI M. BEZERRA

Sou filho natural de Joao Camara RN mas nao conheço a cidade sai dai com dois ano de idade mas ja estou chegando ia para conhecer esta linda cidade
Por: s felipe silva

Amo esta cidade, nasci na rua alberto torres (hoje rua da esperança)nela eu fui criado.brinquei muito naquela rua que nem sequer era calcada, estudei no colégio João XXIII bem como no antigo cicero varela hoje setou morando em São Gonçalo do Amarante por questôes trabalhistas mas tenho esperança de voltar á morar nesta maravilhosa cidade tenho muitas saudades das tardes de domingo onde eu sempre ia ao estadio de futebol ver os craques da época: Murilo,Chico Merica,Tóto,lenine(que inclusive quando criança foi meu colega de escola no João XXIII) e tantos outros um abraço para todos.
Por: Manuel Marcelino Filho

João Câmara é uma otima cidade pra se morar eu não mudaria dessa maravilhosa cidade por nada desse mundo. João Câmara amoooooooooooooooooooooooooooooo.
Por: Edimilson

Nasci e foi criado em Joao Camara, aos 10 anos tivemos de morar em Natal, mas, sempre me deparo com meus pensamentos de minha infancia, tao criança e sadia, lembro-me que as manha de inverno quase não se enxergava da minha para o Igreja e o colegio onde aprendi as primeira letras e a ler e escrever, pois mora na rua enfrente a esses, lembrança de minha mae que Deus a chamou a alguns anos e minha tia mae que Deus a chamou alguns dias, ficando ainda meu pai Wanildo Queiroz que deu uma grande contribuição na epoca a essa cidade, que lemranças doces e agradaveis que jamais voltará, tudo era simpliciadade alegria e pureza, que dormia com as portas abertas de nossa casa. Havia realmente amor e respeito para um com o outro, terra adorada entre as mils, que meus conterraneos que residem ainda possam valorizar cada pedaço de terra dessa cidade querida, e que os goevernantes possam mostrar que um dia foram crianças, adultos e filhos dessa terra. Um forte abraço. leticio queiroz
Por: LETICIO QUEIROZ

não conheço mais sou louca para conhecer sou do rio mais meu marido e dai um dia eu irei conheçer este lugar que parece ser lindo
Por: mery

joão câmara é uma cidade maravilhosa xeia de pessoas boas!!se vc for lá vc ñ qer mais voutar!!
Por: ivanna pinheiro

Parabéns para a cidade melhor de se viver do Brasil....
Por: Marcelino

Amo minha terra, e estou muito feliz de ver ela crescer, com investimentos na area de imoveis, e com a usina eolica que acaba de chega na cidade, empregando mais de mil pessoas direta e endiretamente fortalecendo ainda mais o comercio local, que já um dos mais fortes do estado do rio grande norte. Abraço a todos coterranios
Por: Maykon

olá gente amiga e conterraânio da cidade joão câmara, um grande abraço. olha eu não só conheço como sou filho da cidade, durante 15 anos morei ai nessa cidade que eu nascie vivie a minha infaciatoda nessa cidade.ainda tenho parentes morando ai,um grande abraço a todos vocês.
Por: antonio paulo da silva.

Para mim joao camara e a melhor cidade adoro deus e amo esta cidade tenho muitos amigos sou Mineira nordestina saudades...
Por: RAIMUNDA

sou natural de lagoa de são jose mumicipio de joão camará rn hoje moro em são paulo,capital já -se passarem de 40 anos que estou nesta grande cidade mais meu penssamento não sai de mim quando à saudedes aperta è so ascessar internet e ver beles desta linda cidade que tanto adoro um abraço à todos familiares e amigos, (queca )por mandar um email para contato.
Por: Francisco Horácio de Oliveira

Eu amo muito minha cidade, João Câmara apesar de estar crescendo e como toda cidade que cresce ficando um pouco perigosa, ainda é a melhor cidade para se morar. Sou camarense com muito orgulho de coração aqui nasci e pretendo morrer.
Por: Edimilson Pereira dos Santos

Sai desta cidade muito criança, mais tenho lindas recordações de minha infancia por ai. atualmente moro em brasilia. um abraço lucia
Por: lucia alve

Olá boa tarde! eu ainda ñ conheço essa cidade linda,mas meu pai é daí,eu sou louca pra conhecer essa cidade,sou de Salvador-ba,bjaum gente fiquem com Deus....
Por: Lucianna

Eu nasci nesta cidade em 1961,onde me orgulho,de ter dados os meus primeiros passos para minha formação educacional, onde até hoje me recordo dos meus educadores não vou cita-los pois poderia cometer uma injustiça com alguns,mais lembro de todos como fosse hoje, as vezes estou pensando e me vejo como se eu estive-se no primeiro dia de aula.
Por: José Edmilson da Silva

A cidade de joao camara e muito linda sou filho da cidade de joao camara adoro esta cidade assinado por jose antonio
Por: Jose antonio da silva

morei emzabele a 24km de jc estudei no colegio joao 23 cidade maravilhosa tenho muitos amigos tenho um grande amigo jose ulimar e rosalia sempre que posso visito os amigos um abraço a todos do amigo apelido branco
Por: lenilton costa da silva

João camara é uma cidade que tem um grande potencial de desenvolvimento, com achegada da eergia eolica a cidade ficou ais rica e conserteza o povo ta mais feliz em morar aqui
Por: RICARDO DE OLIVEIRA GOMES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em João Câmara

Envie seu comentário sobre João Câmara

banner