Equador

Equador-RN
banner

Bem-vindo a Equador!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Equador, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Equador, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 572m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.810 habitantes. A área total de Equador é de 313,1km², e sua densidade demográfica é de 18,56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Equador-RN é 59355-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Equador

Roteiros do Brasil

Região Pólo Seridó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1856, nas proximidades do rio das Quintas, teve início uma povoação  quando o Sr. Simão Gomes da Silva, pagando uma promessa, doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem a São Sebastião. A capela foi construída e o primeiro nome que o povoado recebeu foi Periquito numa referência a grande quantidade desse tipo de passarinhos existente na região. Em 1917, o povoado de nome Periquito teve seu nome mudado para Equador, cumprindo uma ordem recebida da Intendência de Jardim do Seridó que naquele tempo era município sede e responsável pela localidade. Equador passou a ser distrito do município de Parelhas, após vinte e um anos, pelo Decreto no 603, de 31 de outubro de 1938, mas sua consolidação só ocorreu no mês de janeiro de 1939. Em cumprimento à Lei no 2.799, no dia 11 de maio de 1962, Equador desmembrou-se de Parelhas e tornou-se município do Rio Grande do Norte.Em 17 de março de 1963 ao mesmo tempo que ocorria sua instalação, tomava posse o primeiro prefeito, nomeado pelo governador do Estado.

Gentílico

Equadorense 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Muito quente e semi-árido

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Seridó Oriental

Limites

Norte – Parelhas
Sul – Estado da Paraíba
Leste – Estado da Paraíba
Oeste – Estado da Paraíba

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

269 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

- Festa de São Sebastião. 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Equador.

hspace=0 

hspace=0 (84) 3475-0001

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.flickr.com/

Fotos colaboração: Agharwaen.

Comentários de Equador

Minha querida,Equador,como és linda!nascí em teu solo abençoado por são sebastião:hoje não estou morando aí mais é pensamento meu que logo estarei retornando prá nunca mais sair,quero novamente poder vizitar os locais lindo que tú tens:como as pedras dos letreiros localsadas no sítio caiçara:visitar uma localidade denominada de furna,o alto do giz e tantas outras.(equador terra querida longe de tí sinto saudades).
Por: jose do patrocinio

A 17 anos sai de Equador para vim morar no DF, sinto saudades deste lugar maravilhoso, meu pai está de volta a Equador para residir e embreve será minha mãe, no máximo em um ano estarei fazendo uma visita a minha terra natal.Beijos a todos
Por: Zuleide

sou filho de equador amo minha cidade moro em brssilia mais não esqueçda minha cidade onde nasci e mi criei.Um abraço a todos Equatorianos distante.
Por: [email protected]

MEUS PAIS MORAM EM EQUADOR,EU ESTOU COM MUITA SAUDADE DA CIDADE E DE ALGUNS AMIGOS QUE TENHO AÍ MORO EM BRASILIA MAIS AMO EQUADOR JANE
Por: JANE

Nossa nunca tinha escutado falar nesta cidade + estou encantada p/ conhecer parece- me - que um lugar encantador desejo muito desenvolimento e reconhecimento a cidade ... um forte abraço a todos Equadoenses... sou kelly do RIO DE JANEIRO.
Por: kelly

Conheço Equador e acho uma Cidade belíssima, gostaria de fazer um concurso público e ir morar lá, pois boas recordações eu tenho de lá. Beijos.
Por: Ana Machado

Amo essa cidade maravilhosa. pequena e pacata,mais tem um valor supreendente.cidade rica e cheia de hospitaleira ,te adoro Equador nunca te esquecerei.
Por: Lili alvs

Já morei em Equador em 1993, minha esposa (professora) trabalhou em Equador, eu adoro Equador voltarei qualquer dia para visitar essa cidade maravilhosa.
Por: Januncio Horácio Batista

CONHEÇA EQD. TERRAS NDE RIQUEZAS MINERAIS E M+. VEJA COMO SE EXPLORA MINERIOS E BENEFICIAMENTO ;
Por: almeida

Eu ja visitei equdor gostei muito e uma cidade limpa e bonita minha mãe nasceu e criada ai e hoje morra na bahia na cidade de João Dourado mas eu amo minha cidade onde morro
Por: biatriz vieira da nobrega

Sou filha desta cidade linda e aconchegante e sinto muitas saudades !
Por: Elineuza Morais dos Santos Oliveira

Moro em Equador e gosto muito da minha cidade, hoje sou funcionário pública,gosto muito do meu serviço,de secretário da minha escola que eu comecei a ler,que e a escola estadual porfª Isabel Ferreira, lembro da minha infância que era no rio de Maria Pé,o cercado de seu dedé, minha cidade linda que eu amo muito abraço a todo meus conterano .
Por: Francinaldo Ferreira da Silva

SOU NORTE RIO GRANDENSE DE JARDIM DE ANGICOS, MAS MORO EM JOÃO PESSOA HA 36 ANOS,TIVE A OPORTUNIDE DE PASSAR NESTA BELA CIDADE JUNTO COM MINHA ESPOSA, NO ANO 2005 ABRAÇOS.
Por: francisco david de soza

Essa cidade é o melhor canto do mundo de se morrar
Por: ivanio

sai de Equador em 2003 atualmente moro em sâo paulo ,e quando fui de fèrias em 2006, jà encontrei mudada , eu espero que tenha continuado mudando.porque quero voltar.
Por: maria do socorro nascimento.

moro em brasilia a 35 anos,mais nâo esqueço esta terra maravilhosa.amo Equador.Um grande abraço.
Por: [email protected]

Sou filho de Mariano e Maria Alves(Zé de seu Mariano) tenho orgulho de ter nascido em Equador e sempre que possível irei visitar minha irmã e os amigos. Cidade de pessoas altaneiras, rica em minério, de um bonito mercado, clima agradavel, berço da minha infância onde joguei no Botafogo. Saudade de todos.
Por: JOSÉ ALVES SOBRINHO

equador minha terra querida cheiade amor e paz aquie um paraiso que souber disso daqui nao quer sai mais venhae confira
Por: socorro

Equador é cidade de gente hospitaleira...todos que a visitam sempre voltam!tem clima favorável a sua altitude.sempre agradável.tem em suas riquesa minerais o melhor caulim do Brasil.
Por: socorro ramos

NOSSA QUE CIDADE MARAVILHOSA ESTOU COM MUITA SAUDADE! ADORO O AÇUDE MAMÕES EMFIM GOSTO DE CADA PEDACINHO DESSA CIDADE TÃO LINDA E QUE TEM PESSOAS TÃO ESPECIAIS. JANE BRASILIA -DF
Por: JANE

uma ótima cidade passar as férias e conhecer este povo tao hospitaleiro
Por: [email protected]

Equador é minha cidade de nascimento. Saí de lá aos 5 anos de idade, em 1958 para o Rio de janeiro. Em abril de 1960 vim para Brasília-DF onde estou até hoje. Voltei lá, em 1994. As lembranças dos meus cinco anos de idade, permanecem vivas. Em 1994 conferi, e observei as mudanças. Estou me aposentando ano que vem. Provávelmente, farei uma visita a minha terrinha.
Por: Cloves Francisco de Lima

equador e uma cidade maravilhosa...amo ela demais sinto muita saudades de lá..
Por: anny joice

olá Equador como eu te amo! tenho muitas saudes.guardo muitas lembranças da quela época que eu era jovem... a se volta a quela época,como seria bom!!lembranças a todos. Júnior filho do "Sgt.Sales" Equador, sempre estará no meu coração!!!
Por: claudio júnior /Natal

Nasci em Parelhas,mas morava em Equador,sou apaixonado por essa cidade epelo seu povo em especial por quem mora no Sitio Pau dos Ferros pois é de la as minhas maiores lembrancas´hoje moro em Joao Pessoa,mas vou la todos os anos no minimo duas vezes.Visitem nossa cidade que pra mim é o melhor lugar do mundo.Sinto orgulho em dizer sou equadoensse.
Por: Vandeilton Barboza de Souza

equador eu amo esta cidade ja morei neste lugar maravilhoso saí em 87 mas jamais irei te esquecer. cupirão obrigado equador
Por: cupira

Estive aí no ano de 1971. Estudei com Nelson Marcelino na ETFERN. Figura muito gentil. Era conhecida como a terra do Caolim.
Por: Antonio Dionisio de Andrade Neto

a cidade de equador, frequentei muito quando era menor de idade, pois viajava com minha mãe visitando seus parentes. o clima durante a noite é muito bom, friosinho gostoso, a cidade em si com aquele pessoal hospitaleiro, humilde, lembro muito da casa do Sr. José Justino e (saudosa)Dona Maria Vanderley, zezito, lourdinha, (rua Simão Gomes, 108)a galinha caipira que dona maria preparava para nós, aquele café de pilão, na epoca do são joão, aquela pamonha, canjica e muito mais comida de milho, feito por estes veterano de guerra, na epoca de inverno, açudes cheios, lembro muito do sitio riacho da vaca, omde morava a familia de minha mãe, lembro também do meu amigo de infancia, raul, (hoje acho que é veriador da Cidade) Zé de Lola, Ceição (irmã) de raul, lembro também do tio (saudosos) Cicero Reis, Maria Reis, Zé de Maria de Reis e muita gente boa que conheci. dos campos orvalhados, muito imbu do sertão, manga, caju, tudo em abundancia, aquelas olarias, fazendo telhas, tijolos, velhos tempos que não voltaram. um abraço a todos os equadoenses. espero um dia poder voltar a esta cidade maravilhosa. (espero que se possivel publique esta pequena redação ao publico equadoense. francisco sena - Natal/rn.
Por: francisco sena

MEREÇE FESTAS MELHORES ,POIS A CIDADE É OTIMAAA...SE TIVERVE FESTAS MELHORES IAA BONBAR...XAU BEIJOS
Por: DAYENI

É uma cidade muito linda e aconchegante tenho um sonho em conhecela
Por: jose itamar de albuquerque

Morar em EQUADOR é luxo amigo,não é RIO de JANEIRO não, mais é cidade maravilhosa, que AMO e tenho muito orgulho desse pedassinho do meu BRASIL eu sou daqui e vim pra ficar.
Por: carlinhos moto taxi

super festa de aniversario da cidade de Equador. Teremos as bandas:Os invisiveis do forro,Banda Ausencia e swing NADA NADA NADA.
Por: Eleitores revoltados

uma vegetacao na qual podemos desfrutar de sua beleza natural onde o por do sol sempre me deixou maravilhada na esperenca de um futuro melhor para todos equadoense.
Por: ubenice

uma vegetacao na qual podemos desfrutar de sua beleza natural onde o por do sol sempre me deixou maravilhada na esperenca de um futuro melhor para todos equadoense.
Por: ubenice

boa tarde povo de equador! conheço bem esta cidade pois fui muito bem recebido pelas pessoas deste local,achei esta cidade muito interessante pois ela tem um patrimonio em extração de caulim e processamento na melhoria do mesmo o que faz gerar uma receita para o município bastante interessante; abraço para todos e especialmente para familia do alanilson dona koca,brecha e adelaide.meu tel=11-29435288 toninho de s.p
Por: antonio gimenez

é meu torrão natal. aprecio muito mesmo é o clima amo a terra que me viu nascer.
Por: jose de souza limeira

Equador é o maior barato!e sem falar nas gatinhas não é!eu sou de Campina Grande*
Por: Franklin

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Equador
Fundação:
1962
Altitude:
572m
População:
5.810 habitantes
Área:
313,1km²
Densidade Demográfica:
18,56hab/km²
CEP:
59355-000

Envie seu comentário sobre Equador

banner