Carnaúba dos Dantas

Carnaúba dos Dantas-RN
banner

Bem-vindo a Carnaúba dos Dantas!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Carnaúba dos Dantas, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Carnaúba dos Dantas. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Carnaúba dos Dantas para programar a sua viagem.

Informações de Carnaúba dos Dantas

Roteiros do Brasil

Região Pólo Seridó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

É uma pequena cidade, localizada na Região do Seridó, a 227km da capital, cercada de serras. Tem a Serra Rajada, a Pedra do Dinheiro e o Monte do Galo, que reservam segredos de rara beleza natural e mistérios que rondam a imaginação popular. Mas o principal atrativo turístico é, sem dúvida, o Monte do Galo, em cujas escadarias intercaladas por rampas estão dispostas as 14 estações da Via Sacra, responsáveis pela vivência do Turismo Religioso. A chegada ao cume proporciona uma visão panorâmica da cidade, levando os visitantes a conhecerem a famosa escultura em forma de galo que pesa 5 toneladas.

Gentílico

Carnaubense

Significado do Nome

O nome da cidade deu-se pelo fato de que existia uma farta plantação de carnaúba, planta da qual se extrai uma cera dos mais diversos usos. O nome Dantas é a fusão da expressão das antas, que acabou por se agregar ao nome do município.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região do Seripó no Estado de Rio Grande do Norte

Limites

Jardim do Seridó ( 22 Km ), Acarí ( 18 Km ), Parelhas ( 23 Km ) e Pícui - PB ( 30Km )

Acesso Rodoviário

BR-304, BR-226, BR-427, RN-086 e  RN-288.

Distâncias

227 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Tem a Serra Rajada, a Pedra do Dinheiro e o Monte do Galo, que reservam segredos de rara beleza natural e mistérios que rondam a imaginação popular. Mas o principal atrativo turístico é, sem dúvida, o Monte do Galo, em cujas escadarias intercaladas por rampas estão dispostas as 14 estações da Via Sacra, responsáveis pela vivência do Turismo Religioso. A chegada ao cume proporciona uma visão panorâmica da cidade, levando os visitantes a conhecerem a famosa escultura em forma de galo que pesa 5 toneladas.

Principais Pontos Turísticos

Serra da Rajada

Localizada no acesso principal da cidade, possui uma estrutura rochosa monolítica e abriga várias fontes de água em seu sopé. Guarda estórias lendárias, como a de um carneiro dourado que salta do cume da Serra da Rajada para a Serra do Marimbondo, e ainda a estória de um tesouro incrustado dentro da Serra.

Pedra do Dinheiro

Localizada na entrada da cidade, próximo ao Santuário de Santa Rita de Cássia, destaca-se tanto por sua forma e beleza como pela quantidade de lendas que tem gerado na imaginação popular. Diz a lenda que os antigos moradores da região viam, à noite, um carneiro de ouro encantado em cima da Pedra e que, ao redor dela, existem várias “botijas” enterradas. Nas décadas de 60, 70 e 80 do século passado, os arredores da Pedra foram explorados na busca de minérios.

Monte do Galo

Inaugurado em 25 de outubro de 1927, é o principal ponto turístico religioso do Rio Grande do Norte. O Cruzeiro do Monte do Galo tem uma altura média de 155 metros. Foi idealizado por Pedro Alberto Dantas e a família Alberto.
A origem do Monte do Galo está relacionada a outra das inúmeras lendas que povoam a localidade: diz-se que os antepassados ouviram um galo cantar no alto do Monte, onde está localizado o Cruzeiro. Logo em seguida, pulou uma cabra do cume do Serrote, desaparecida há uma semana, sem sofrer nenhum dano em decorrência da queda.
As 14 estações da Via Sacra, dispostas nas escadarias do Monte do Galo, foram idealizadas por Dom José Adelino Dantas, na intenção de homenagear as principais famílias de Carnaúba dos Dantas e o patriarca e fundador da cidade, Caetano Dantas Correia.

Pedra de Gambão

Grande rochedo de beleza natural. O referido nome deu-se através do cidadão Gambão, que mantinha os cuidados de preservação e conservação da Pedra. Atualmente, ela é vista como um atrativo turístico, onde as pessoas visitam e apreciam a sua beleza. A Pedra de Gambão fica localizada na Rua Mamede Azevedo, próxima à Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.

Horto Florestal

Foi construído na década de 50, através da influência da escritora e poetisa Donatilla Dantas, com o nome de Bosque Presidente Café Filho, em homenagem ao então Presidente da República. Durante muito tempo, foi ponto de entrega de mudas de plantas nativas para cidades vizinhas e a comunidade local. Esse atrativo natural, até alguns anos atrás, funcionava como posto do IBAMA, recebendo recursos do Governo Federal.

Canyons do Riacho Fundo

Caracterizado pelas formações rochosas em relevo de altos e baixos ou planaltos. Esse local assemelha-se, guardando-se as devidas proporções, aos grandes Canyons Americanos, com riacho, arenitos e vegetação de pequeno porte; um cenário de beleza inigualável.

Castelo de Bívar

De propriedade particular de José Ronilson Dantas, foi construído por volta de 1984, próximo ao Rio Carnaúba, em uma colina às margens da RN-288. Trata-se da construção inacabada de um castelo erguido em pedras, com muros e muretas e cinco torres de formas arredondadas em estilo medieval. O proprietário pretende transformar o Castelo em um templo espiritual de meditação. A origem do nome Bivar deve-se ao fato de o proprietário ter sido atraído pelo estilo medieval, após ter assistido ao filme “El Cid”, que relata a vida de uma família nobre espanhola que residia em um castelo de nome “Bivar”.

Igreja Matriz de São José

 Localizada no centro da cidade, foi benta oficialmente a 27 de abril de 1912, sendo a sede da Paróquia de São José, padroeiro da localidade. Surgiu de uma capela dedicada ao mesmo santo em 1900.

Santuário de Santa Rita de Cássia

Situado no Sítio Marimbondo, seu surgimento está relacionado à morte de uma senhora chamada Joana Faustina da Silva, que no passado contraíra varíola, sendo abandonada por sua família. Morreu naquele local, agarrada à imagem de sua protetora, Santa Rita de Cássia. Com sua morte, os moradores que por ali passavam sentiam um cheiro forte de jasmim que saía de seu túmulo. Com isso, passaram a pedir graças a Santa Rita, com a interseção de Joana. Em 13 de maio de 1987, com a ajuda dos devotos de Santa Rita, foi inaugurado o Santuário de Santa Rita de Cássia.

Museu Histórico de Nossa Senhora das Vitórias

Construído em 06 de janeiro de 1974 pelo tesoureiro do Monte do Galo, Antônio Felinto Dantas, com peças doadas pela comunidade e por pessoas de outras regiões. As peças são objetos pessoais, oratórios, moedas, cerâmicas antigas, móveis, entre outros. No ano de 1998, foi feita uma ampliação nas suas dependências. O Museu não é aberto diariamente, funcionando apenas no período da Semana Santa, festas religiosas e com a permissão do tesoureiro do Monte do Galo.

Monumento Histórico Caetano Dantas Correia

Localizado na praça de eventos do mesmo nome, foi inaugurado em 19 de julho de 1957, em homenagem ao patriarca e fundador da cidade. O monumento foi projetado por Ostélio Dantas, seus brasões foram fabricados em bronze, na região Sudeste do Brasil. As inscrições, redigidas por Dom José Adelino Dantas, são as seguintes: “Ao Coronel de Milícias Caetano Dantas Correia, tronco dos Dantas do Seridó, que irmanados aos Azevêdos, povoaram estas terras e fundaram esta cidade. O povo de Carnaúba, ufano de tão inolvidáveis ascendentes, perpetua neste monumento o testemunho de sua homenagem e de seu culto”.

Escola Caetano Dantas Correia

Trata-se da pedra angular da cultura carnaubense. Seu estilo arquitetônico é eclético, com traços neoclássicos. Foi a primeira instituição oficial de ensino em Carnaúba dos Dantas, construída em meados de 1928 a 1929, no governo de Juvenal Lamartine, e inaugurada em 1935, no governo de Mário Câmara.

Biblioteca Pública Donatilla Dantas

Edifício eclético, com predominância neoclássica. Fundada pela poetisa e escritora carnaubense Donatilla Dantas, com o apoio do então Presidente da República João Café Filho e Bispo Dom José Adelino Dantas, em 21 de dezembro de 1947. Considerada uma das bibliotecas mais completas da região, detém em seu acervo aproximadamente 280 obras importantes e raras em nível nacional e internacional, além de revistas, almanaques jornais, entre outros.

Fachadas Antigas

O estilo arquitetônico das antigas edificações de Carnaúba dos Dantas, localizadas no centro histórico do município (“Rua da Igreja”), mostram uma miscelânea de vários estilos, do Clássico ao Neo-Gótico. Tal fenômeno tem origem do ecletismo da Europa do século XVIII, sendo expresso tardiamente no Seridó e em Carnaúba dos Dantas, no início do século XX, sem intenções formais nem estilísticas bem definidas. Em sua maioria, essas edificações constituem exemplos da arquitetura vernácula, sendo algumas construções classificadas como eclético-vernáculas.

hspace=0 EVENTOS

  Março

19 - Festa de São José 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas.

hspace=0 

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   http://www.carnaubadosdantas.rn.gov.br/

           http://www.panoramio.com/

Comentários de Carnaúba dos Dantas

quero receber mais fotos e informações flavio df ...............................................................
Por: flavio

Não conheci a cidade propriamente dita, tive uma oportunidade rara passar por este lugar e conhecer algumas belezas como o monte do galo e o castelo de Bivar, e ainda contemplar a paisagem natural do lugar: serras, vegetação, etc. Pretendo ainda voltar um dia e conhecer de verdade este lugar tão lindo!
Por: Maria José

adoro carnaúba dos dantas , morei muintos anos , agora só vou passear mais não a esquecie ,,, pois é um lugar muinto lindo
Por: adriana de fatima

Ano passado (out/2008) fui para a festa de nossa senhora da vitoria, e já disse a minha esposa e filhos que enquanto estiver com saúde não faltarei a mais nenhuma, pois foi muito bom reencontrar minha família e esse povo tão hospitaleiro.
Por: Jorge Marçal Dantas

e fui em carnaúba dos dantas no natal eu amei e ser deus quiser eu vou voltar na semana santa...
Por: juliane natal-rn

Local onde nasci e vivi parte de minha vida, saudades dos anos 80 (discoteca paradise). abraço aos amigos.
Por: Amilton (Lorin)

amo esta cidade, otima, bons amigos...gente ospitaleira...
Por: claudio lima banda malicia

Tenho o privilegio de conhecer essa cidade maravilhosa e poder assistir ao espetaculo da paixão de cristo,.muito lindo ta de parabens e até abril de 2011, se Deus quizer!
Por: aldeciria

amei tudo que vi mais gostaria de ver coisas mais recentes, como fotos em cima do monte do galo, dentro do castelo, nos sitios arquelogico e seus propietários....
Por: Cláuddio Lima (Banda Malicia)

santa vitoria amo vc ...amo carnauba dos dantas ...obrigada minha santa vitoria por tudo....
Por: keylla

gosteimuito da cidade um dia vou conheçer ela emuitolegau eu tenho muito que conheçer ela porque quero morar ai
Por: iremeson

Maravilhosa! Acolhedora! Gente simples e cativante! Saudades de Carnaúba dos Dantas!!!!!!!!
Por: Marcos Antonio de Azevedo

Que saudades da Carnauba dos Dantas. Visitei aquelas estação, achei muito bom e fortalece a nossa religião. Hoje morando no Rio de Janeiro sinto muitas saudades, pois minha terra Natal é Lagoa Nova, onde nasci e morei até meus 19 anos Parabéns
Por: Carmelita Fernandes da Cruz

esse lugar e maravilhoso nao tem quem nao se apaixona .eu fiquei encantada de tanta beleza e olha que eu fui ai em 2003 imagino com ta linda hoje...sou de Rio das ostras RJ,,, meu sonho e valtar ai e rever tudo d novo ir ao monte do galo sentir esse calor maravilhoso quem vai quer valtar e nao quer vim embora de tao maravilhoso que e Carnauba dos dantas lugar de gente querida gente que jamais esquecerei...lugar que ficou no meu coraçao...amo carnauba...
Por: maria

ja vizitei em 2003 foi a melhor e mas linda cidade que ja fui em toda minha vida,,,me apaixonei compretamente...monte do galo e k lugar lindo de mas,,amo e recomento a todos a vizitar essa linda cidade Carnauba dos Dantas;;
Por: maria

Tive o prazer de conhecer carnaúbas dos Dantas , posso falar que marcou a minha vida , a cidade é simplismente linda,as pessoas são muito acolhedora e sem falar no auto do Monte do Galo é imprecionante como foi feito. Voutarei em breve se Deus Quiser.... Tenha orgulho da sua cidade.....!
Por: José marques de farias

Carnauba dos dantas uma cidade muito bonita de muito aspequitos nuturais
Por: Marcio alexandro martins de almeida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carnaúba dos Dantas

Envie seu comentário sobre Carnaúba dos Dantas