Canguaretama

Canguaretama-RN
banner

Bem-vindo a Canguaretama!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Canguaretama, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Canguaretama.

A cidade de Canguaretama, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1769. A localidade está em uma altitude de 5m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.817 habitantes. A área total de Canguaretama é de 280,3km², e sua densidade demográfica é de 88,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Canguaretama-RN é 59190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Canguaretama

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro núcleo colonizador foi a aldeia Gramació, fundada em 1743 por um jesuíta, o padre André do Sacramento, situada à margem esquerda e acima uma légua da Barra de Cunhaú. A aldeia Gramació foi elevada a vila com o nome de Vila Flor, em obediência à Carta Régia de 3 de Maio de 1755, que transformava em vilas os antigos aldeamentos indígenas.
Com a expulsão dos jesuítas, a sede municipal de Vila Flor foi transferida para o povoado de Uruá, com a denominação de Vila de Canguaretama em 19 de julho de 1858, através da Lei n° 567, criando então, o município de Canguaretama. A circunscrição religiosa da povoação tinha o nome de Penha, dado pelo missionário capuchinho frei Serafim de Catania e conservada pela Lei Provincial n° 468, de 27 de 1860, para a freguesia.
A vila tinha como  base econômica de sobrevivência o comércio do pau-brasil, o plantio da cana-de-açúcar e a pesca. No dia 31 de Outubro de 1882, foi instalada a estação ferroviária.
A Lei Provincial n° 955, de 16 de Abril de 1885, elevou a sede do município à categoria de cidade, instalada em 18 de Setembro do mesmo ano.
A história da região registra o trágico acontecimento chamada Martírio de Cunhaú, ocorrido no Engenho Cunhaú, no dia 16 de Julho de 1645: O delegado do Conde Maurício de Nassau, Jacob Rabi, chegou a Cunhaú acompanhado pelos índios Janduís. Durante a missa dominical, celebrada pelo padre André de Soveral, o delegado Jacob mandou os índios invadirem a capela e matarem o padre e todos os devotos. O ataque feroz e de surpresa transformou-se num amplo massacre, que envolveu até os que se encontravam na casa grande do engenho. Apenas três pessoas conseguiram escapar para contar a história.

Gentílico

Canguaretamense

 

Significado do Nome

 

O nome Canguaretama significa vale das matas, onde há muitas árvores.

Aniversário da Cidade

19 de Julho

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima  

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono. 

 

Temperatura Média

Média: 25,6 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral Sul.

Limites

Norte –  Tibau do Sul e Goianinha
Sul    –   Estado da Paraíba, Pedro Velho e Baía Formosa
Leste –   Baía Formosa, Oceano Atlântico e Vila Flôr
Oeste–   Espírito Santo e Pedro Velho

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

67 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

PRAIA DE BARRA DO CUNHAÚ

São cinco quilômetros de dunas e praias por onde trafegam os rios Cunhaú e Catu, tendo como cenário centenas de coqueiros. Ao visitante que chega à entrada da Barra de Cunhaú se deslumbra diante de uma enorme lagoa de água doce, no lugar do Oceano Atlântico. Antes de chegar ao mar propriamente dito, o turista presencia uma das raridades ecológicas do litoral potiguar: um manguezal de 40 quilômetros quadrados funciona como um grande viveiro de ostras e diversas criaturas marinhas. A fusão da lagoa com o mar a poucos metros quase não é notada pela beleza singular da localidade.
Distante 72 quilômetros ao sul de Natal, Barra do Cunhaú é ainda uma vilarejo de pescadores. Situa-se no município de Canguaretama e tem acesso fácil pela BR-101. Sua historia se inicia nos primeiros meses de 1600, quando o capitão-mor João Rodrigues Colaço concedia as primeiras datas de terra da Capitania do Rio Grande a Matias de Albuquerque e seu irmão, na localidade Cunhaú no atual município de Canguaretama. Nesse local, surgiria logo a seguir o engenho de Cunhaú e iniciava-se uma tradição de 400 anos, nos quais Albuquerque Maranhão deixou na história do Estado notáveis registros de bravura, escritos com o próprio sangue.
O engenho sobreviveu aos anos de saques e guerras. Surrupiado pelos holandeses a partir de 1621, foi palco do massacre do padre André Soveral e mais 68 mártires, às vésperas da beatificação e centro de conspiração na revolta de 1817. que rendeu o martírio de André e o sofrimento de dona Josefa, sua mãe que acabou morrendo de desgosto. Hoje, a capela já restaurada, recebeu a benção dos mártires beatificados, com seu chão fertilizado pelo sangue cristão derramado em defesa da fé, ao lado da lápide do seu fundador, Jerônimo de Albuquerque Maranhão, até então imaginado repousando nas terras do Maranhão que retomara dos franceses, mas que o pesquisador Olavo Medeiros Filho soube encontrar com seu espírito de investigação da história.
Em Barra de Cunhaú existem cerca de 12 pousadas e cinco restaurantes que servem comida caseira e frutos do mar. A maioria desses estabelecimentos é dirigida por estrangeiros ou brasileiros que escaparam das cidades grandes em busca de paz e tranqüilidade. A praia de águas cristalinas e vasta flora e fauna marítima oferece passeios de bugres pela orla, de jangadas e de barcas, tanto pelo rio Cunhaú, como também pelo mar até alcançar a Baia Formosa.

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Canguaretama.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3241-2199 - Fax: (84) 3241-2575

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          http://www.canguaretama.rn.gov.br/

          http://www.flickr.com/

          http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Sergio Dantas, Juca Fii.

Comentários de Canguaretama

oi porfavor eu gostaria de ver mais fotos da cidade, e das igrejas, mande as fotos por email ficarei muito grato.
Por: fabio

NÃO SÓ CONHEÇO COMO JÁ VIVI VARIOS MOMENTOS DE MINHA VIDA ,NESSA CIDADE MARAVILHOSA .AMO CANGUARETAMA COM TODO MEU CORAÇAO ,TENHOS MUITAS SAUDADES POIS SOU UMA CANGUARETAMENSE.
Por: MARIA CRISTIANE DE SALES

TUDO NESSA CIDADE É MARAVILHOSO PRINCIPALMENTE OS MEUS CONTERANIOS,E AS PRAIAS .
Por: MARIA CRISTIANE DE SALES

JÁ MORREI FAZ 4 ANOS QUE NÃO VEJO A MINHA CIDADE.QUE AMO DE PAIXÃO ESPERO UM DIA EM BREVE ESTA DE VOLTA.
Por: MARIA CRISTIANE DE SALES

NASCÍ EM CANGUARETAMA E C 7 ANOS SAÍ DE LÁ MAS MINHAS RAÍZES CONTINUAM LÁ PRETENDO ESTUDAR NA ESCOLA TÉCNICA POIS ESSA CIDADE ESTÁ BEWM DESENVOLVIDA. PARABÉNS!
Por: ADRIANA A. DA SILVA LIMA

nasci em natal me criem no rio minha familia mora em canguaretama guase todos anos vou la visitar ñ esqueso daquele lugar maravilhoso.
Por: antonio maciel de oliveira

ADDOOOOROOOOO CANGUARETAMA NASCII AI MAIS AGOORRO TOU MORRANDO EM NATAL MAIS SEMPRE QUE DAR VOU AI NA MINHA CIDADE NATA ACHO OTIMMMO
Por: PRISCILA FELIX DA SILVA

e uma cidade maravilhosa em que o turismo apresenta costumes e cultura variado que encanta a pequena cidade do rn e suas belezas naturais e de grandes eventos acontecem e a cada ano se torna um espetaculo
Por: vitoria

adorei a cidade morei 2 anos mas agora estou de volta a minha cidade são paulo obrigada
Por: guaraciaba mucilo

Nossa a minha cidade canguaretama e a coisa mais bela que existe, moro nela desde que nasci a 52 anos sou super feliz,moro em frente a praça, de frente para matriz,tudo de bom tem na minha cidade,tem a barra do cunhau bem pertinho,tem os martires do cunau mais pert ainda e so tem gente bonita e carinhosa,venha conhecer vale a pena.
Por: ANA LUCIA

NÃO SOU DE CANGUARTEMAMA, MAIS TRABALHEI NESTA CIDADE A VINTE ANOS, SOU APAIXONADO PELA PRAIA DA BARRA DE CUNHAÚ, POIS LÁ TENHO UMA CASA ONDE PASSO MINHAS FÉRIAS COM A FAMÍLIA, LÁ É UM PARAISO, VENHA CONHECER, RESIDO EM PEDRO VELHO, MAIS PRETENDO MORAR EM CANGUARETAMA, SE DEUS QUIZER.
Por: sargento anselmo

Sou natural desta adoravel terra,estou afastado na mais de 25 anos, familiares meus, ja voltaram diversas vezes, explico melhor, sou da familia Gomes, filho de Onildo Gomes e Crizantina Gomes, sobrinho de Yara Gomes, neto de Humberto Gomes, e , navegando na internet no meu trabalho(E-mail acima é do meu trabalho), e senti vontade de saber como esta o desemvolvimento e a cultura da minha terra, que desejo tanto voltar um dia, rever minha familia, tias, primos e amigos que ai deixei há muitos anos, amigos da familia: marinho, fagundes entre outros, a minha tia ninha, que é casada com Marcilio Martins, e irmã do meu falecido pai que nos deixou no dia 31/10/2009, filho adoravel e amante desta terra. Não conheço os administradores ilustres da minha querida prefeitura de Canguaretama, mas, desejo que a dedicação e esforços no sentido de progresso e atender as necessidades mais urgentes dos mais carentes e por que não dizer, dos menos carentes habitantes da minha querida terra, que tenho gravado na minha mente cada bairro e ponto turisticos da cidade, apesar da grande mudança arquitetonico das ruas e predios antigos que fequentei até meus 17 anos, como a igreja matriz,o mercado, o coreto, que não existe mais, o porto, o colegio jose carvalho, onde minha tia foi diretora e estudei varios anos, al,ém de outros, que se fosse relatar passaria o dia todo comentando. Meus conterrâneos, parabéns, sucesso, e, que Deus abençoe a todos. estou no aguardo caso seja possivel da confirmação desta improvisada mensagem. ok? tchal.
Por: Rogério de Matos Gomes

MINHA FAMILIA MORA AI E TODOS ANOS VISITO ELES ESTE LUGAR MARAVILHOSO VALEU.
Por: ANTONIO MACIEL

As vzs precisamos ter um choq p/ podermos apreciarmos as belezas q nossa cidad nos oferec, sou bastant suspeito p/ falar isso pois moro e gosto d+ desta cidad. Venham visitar e vcs veram do q estou falando. obg
Por: GHILMAR

Conheci Canguaretama em Janeiro.Me apaixonei! Meu marido é nascido nesta linda . Breve retornaremos.
Por: marine cunha

esta maravilhosa acidade quando eu norei ai nao era tao linda.
Por: ivete paula condado

Passei por Canguaretama com destino ao BARRA DO CUNHAÚ e fiquei encantado com a cidade pacata, e a barra um dos lugares mais bonitos que já vi na minha vida. Quem não conhece vale a pena ir conhecer, moro em BH-MG, mais pretendo voltar no ano de 2011.
Por: Heraldo Aparecido Gonçalves

CANGUARETAMA É O LUGAR MAIS ESPECIAL QUE EU JÁ MORREI LÁ EU QUERO VIVER O RESTO DA MINHA VIDA...
Por: andressa cristhina gomes da silva ...

Não só moro como conheço canguaretama, por suas belezas naturais, dentre elas: os manguezais, os sete buracos, engenho pituassú e cunhaú,sem esquecer da mais bela praia chamada barra do cunhaú com seus passeios de barcos e travessia de balssas, temos um carangueijo de 1ª e muitos outro que não me lembro!!!
Por: José Francisco Vicente

sai de canguaretama com 1 ano de idade,hoje moro em presidente prudente sp, mais nao posso negar que minha cidade natal e linda demais por suas belezas.
Por: marciel cesino ribeiro

Olá meus irmãos da linda cidade. Canguaretama rn já visitei e adorei. minha esposa é filha desta cidade do sitio areias branca.. próximo ao fomento. minha sogra fasia louça de barro para vnder nas feiras da região sou de Sitio Novo mais toda estas cidades litorania. e muito me orgulho em ter meu irmãos potiguares com conterranios.... Obrigado! [email protected]
Por: Francisco Canindé de lima/Chico Canindé

SOU DE CANGUARETAMA POREM MORO NO RIO DE JANEIRO,COSTUMO VIAJAR NAS MINHAS FERIAS.ADORO A PRAIA DA BARRA DO CUNHAU;E SEM DUVIDA UMA BELESA.QUEM NAO CONHECE PRECISA CONHECER.O RIO E BONITO.MAS CIDADE MARAVILHOSA E CANGUARETAMA. ABRAÇOS ATODOS
Por: AGNALDO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canguaretama
Fundação:
1769
Altitude:
5m
População:
24.817 habitantes
Área:
280,3km²
Densidade Demográfica:
88,54hab/km²
CEP:
59190-000

Envie seu comentário sobre Canguaretama