Barcelona

Barcelona-RN
banner

Bem-vindo a Barcelona!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Barcelona e muitas outras opções de hospedagem na cidade Barcelona. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Barcelona.

Informações de Barcelona

                       Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região onde hoje se situa o município de Barcelona foi colonizada no início do século XIX por sertanejos vindos do Seridó, bem como de outras regiões do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Segundo o historiador Câmara Cascudo, a primeira casa do Salgado, nome pelo qual a região era conhecida, foi construída pelo Sr. José Maria do Nascimento, natural de Bodó em Cerro-Corá/RN, que ao lado de dois irmãos foram os primeiros proprietários de terras. A fazenda Salgado já era conhecida em 1864.

Salgado, primeiro nome pelo qual Barcelona ficou conhecida, se deve ao alto teor de salinidade dos terrenos do município.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo dia é comemorado em 2 de agosto. A escolha foi feita em 1918 por indicação do Padre Cícero em Juazeiro. Foi dele também a sugestão sobre qual deveria ser o dia da feira semanal, isto é, segunda-feira.

O mercado público da cidade foi construído em 1931. No dia 21 de março de 2001 ele foi demolido e em seu lugar foi construído um novo mercado. Já o cemitério da cidade foi edificado em 1927.

 Em 1929 o prefeito de São Tomé, município do qual Barcelona fazia parte, mudou o nome do povoado de Salgado para Barcelona. A escolha não foi inspirada, como se pensa, na cidade espanhola de mesmo nome, mas em um seringal da Amazônia, onde o prefeito havia trabalhado.

Barcelona foi elevada à categoria de vila em 1938, através do decreto nº 603 do interventor federal Rafael Fernandes Gurjão. Era ele que estava no governo do Rio Grande do Norte durante a insurreição comunista de 1935 em Natal.

No dia 29 de abril de 1958 o deputado José Clementino Bessa apresentou no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte um projeto de lei propondo a criação do município de Barcelona. Transformado no processo de nº 137/58, o projeto percorreu todos os tramites legais até ser aprovado no final do período legislativo daquele ano.
 
Governador Rafael Fernandes Gurjão

Em 17 de dezembro de 1958 obtém sua emancipação política tornando-se município, por meio da lei nº 2.331 (Diário Oficial do Estado de 28.12.1958) do governador Dinarte de Medeiros Mariz.

A instalação do município de Barcelona ocorreu no Grupo Escolar Professor Tertuliano Pinheiro Filho no dia 1º de janeiro de 1959, de acordo com o artigo 3º da referida lei nº 2.331 de 17/12/1958.

Gentílico

Barcelonense

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

 

17 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Este é o espaço ideal para quem quer conhecer Barcelona em linhas gerais.
Muita informação sobre a localização, clima, relevo e hidrografia, população, política, história, flora, fauna, economia, educação, recursos minerais, transporte, comunicação, religião, festas, literatura, curiosidades, genealogia, o município visto do espaço e muito mais.

Clima 

Megatérmico e semi-árido

Temperatura Média

28°C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Chega-se a Barcelona pelas rodovias RN 203, construída em 1937(via São Paulo do Potengi a São Tomé). De São Paulo do Potengi vai se interligar à BR 304, via de acesso à Natal; RN 093 (via Rui Barbosa e Riachuelo). De lá, através da BR 304, até a capital do Estado

Localização

Município localizado no Estado do Rio Grande do Norte

Limites

Norte: Rui Barbosa e Riachuelo
Sul: Lagoa de Velhos e Sítio Novo
Leste: São Paulo do Potengi
Oeste: São Tomé

Acesso Rodoviário

RN-203, BR-304 e BR-304

 

Distâncias

86 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Serra da Arara

Ás margens do rio Pontegi

Rio Potengi

Serra Vermelha

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Barcelona.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3259-0062

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Barcelona 
End: Rua Francisco Francelino de Medeiros SN
Fone: (84) 3259-0091 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:  www.barcelona.educ.ufrn.br

          www.barcelonadebate.tk

Fotos Colaboração: Claudio Aurélio Bezerra

 

Comentários de Barcelona

Olá, em visita a estes site, deparei me com as fotos da cidade de barcelona-rn acho que elas deveriam ser atualizadas, pois ja tive em natal e acabei conhecendo a cidade de barcelona-rn é uma cidade muito bonita, muito montanhosa- em um rali em janeiro deste anos me hospedei lá um lugar formidável, acho que o povo do brasil deveria conhecer o lugar, inclusive há uma srrra lá que chama se pedra da fé, o local tem a face de jesus cristo cravado em uma rocha, muito lindo, na saida da cidade, vale a pena conhecer, chegando lá procurem a familia bezerra que serão bem atendidos. obrigado
Por: claudio aurelio

Ja fui a cidade de Barcelona varias veses, gostei muito da cidade, sou paulistano de são paulo lá existe locais maravilhosos, inclusive já voei de parapenti na serra da árara altura 800,68 metros. o acesso é pela estrada do sitio poço do serrote. há tambem umas trilhas legais para quem gosta de turismo ecologico, na fazenda boqueirão há uma barragem com uma enorme cachoeira, em Barcelona rn existe ainda a serra vermelha chamada de pedra da fé, lugar ideal para passar o domingo. a cidade fica a 85 km de Natal-rn acesso pela estrada natal mossoró, acesso por são paulo do potengi. vale a pena conferir. no mes de junho de 2009 estaremos indo novamente a Barcelona-rn saindo de São Paulo/sp de carro são 3,107 kms a te Barcelona-rn para uma temporada na cidade são 12 dias que ficaremos por lá realizando vôos de parapente com uma equipe instrutores. o vento e local da serra da árara 40 km a uma altura de 800,68 metros. graus selcio 24,00 lugar ideal para um voo panoramico. onde comer: no restaurante da maria braba- uma especie de delegada de sucupira, o lugar é show- pode se comer de costeletas de bode na brasa ao camarão pesacado no rio potengi. depois é so sair a noite pela cidade para curtir o fórro de zé priquito com as nativas da terra. é so ir lá e conferir.
Por: claudio aurelio

eu amo Barcelona... é um lugar abençoado por Deus quem visita Barcelona com certesa sai de transformado, porque tudo lá é lindo tem um pedra com o nome FÈ só isso mostra o quanto esse lugar é maravilhoso..todas as vezes que eu vou ao rn eu vou a Barcelona visite essa cidade vc vai amar com certesa...
Por: deusinha

conheci barcelona e me apaixonei por esse lugar uma cidade otima para se visitar e morar claro eu sou de são paulo sp mas meu marido é ai do sitio poço serrote por isso conheci barcelona
Por: celia

Em junho de 2009 retornei a Barcelona-rn passando por lá 12 dias, uma viagem de São Paulo-sp. a viagem foi show inclusive fiz 32 saltos de para-pent do topo da serra da Arara, uma das fotos foi enviada a este site, assim como uma foto da cachoeira do urubú na fazenda de Pedro Azevedo, fizemos tambem algumas fotos da cidade de Barcelona-rn, o lugar é realmente lindo, ainda me sobrou um tempinho para alguns mergulhos na barragem de Napoleão, e uma pescaria. se voce esta cansado é so pegar o carro e dar uma conferida.não é uma viagem de aventureiro ir até Barcelona-rn é apura necessidade de curtir o melhor do nordeste do brasil. Cláudio Aurélio
Por: Cláudio Aurélio

eu nasci nesta cidade hoje quando mostro minha indetidade as pessoas me perguntam si eu sou espanhol digo que nasci na cidade mas linda do mundo minha barcelona potiguar que saudade da minha terra natal hoje moro no rio de janeiro mas vejo minha cidade pela internt um abraço a todos.
Por: francisco gracino da silva

eu nasci e passei quase toda minha vida lá a penas dez anos é que moro aqui em natal mais sepre que posso vouto a cidade .o que mais me cativa na cidade é a simpricidade das pessoas , o acolhimento aos visitantes que passam por la , agentileza , amizade e minha familia que ainda moram lá , a sensação de segurança que vç pode sentir é tudo de bom .
Por: audi varela do nascimento

espero um dia poder conheçer... pois pelas ftos amei...
Por: adriege

Barcelona é a cidade natal da minha mãe, eu quase nasci lá, mas sou barcelonense de coração, morei la um bom tempo, e sempre que posso visito a cidade , ainda tenho boa parte da minha familia lá. o que acho mais bonito em Barcelona é sua beleza natural, com seu aspecto rural muito charmosa. Eu amo Barcelona...
Por: Fabiana Galdino

Barcelona -rn é uma cidade que fica a aproximadamente 82 km de Natal capital do estado, uma especie de cidade dormitorio, com ar puro, melhor data para se visitar é o mes de junho quando a vegetação fica verde devido as chuva, a cidade dispoe de agencia do Bradesco, torre de celular, correios cartorio, e transporte coletivo a cada duas horas de segunda a sexta feira, os pontos turisticos são a igreja matriz de nossa senhora do perpetuo socorro, que no seu interior mantem uma obra de estilo gotico construido em i969 - a cidade ainda tem a barragem de sinesio marques local para banho de cachoeira - tambem tem o restaurante do cajueiro, onde pode se comer uma galinhada caipira- o local e rustico mais a atenção dos nativos e o primor do bem servir aos visitantes, a cidade ainda tem anualmente a festa das rosas, evento tradicional organizado pela comunidade Barcelonense. ja visitei a cidade tres veses nas ferias, podem tambem ir ao restaurante da Maria Brava, popularmente chamada delegada de sucupira, um codinome dado por ter a aparencia de uma atriz de uma novela exibida pela rede globo. podem ir até lá e conferir
Por: Claudio Aurelio

porque esta cidade é maravilhosa meu sonho mora em nesta terrenha de volta porque é muito otimos abraço.
Por: joão maria desouza

barcelona sepre foi otimos com familia souza porque é uma raz dos souza nesta cidade sem familia souza esta de barcelona naõ é nada nós samos familia dos souza naõ deixa outras pessoãl entra na policas tem souza no meio porque familia é abênçoando com as graças de deus. obrigado pelo meu homenagem da nossa cidade de barcelona rn abraço souza é zamith, e familia abênçoando por deus.
Por: joão maria desouza

visite a cidade mas querida do rio grande do norte
Por: jhane kécya moura da silva

Nasci nesta cidade , mesmo estando no Rio de janeiro ha 49 anos , não consigo tirala da minha memoria . brinquei muito no leito s~eco dos seus rios ,. Saudades .
Por: Janilson roberto da silva

quero parabenizar o autor dessa idéia de colocar barcelona ao conhecimento do mundo foi uma idéia muito feliz.Quanto a beleza da cidade é indiscutivel os lugares pitoresco são deslubrante é uma beleza ímpa que faz perder o folêgo voce que não a conhece visitem e sinta da mesma alegria que muitos sentiram ao visitarem não vão se a rependerem. Barcelona é tão linda quanta lua é um raio de sol uma mancha rútila de alegria ela é um poema da vida vida num meio de uma humanidade mesquinha mais nela tudo encanta,uma cidadeque tem o sabor das coisas naturaisque ainda não sofreu a deturpação humana barcelona é qualquer coisa da pureza é musica é poesia. Parabéns Barcelona Jose Edvaldo de Assis (Valdinho)
Por: Valdinho

eu conheço barcelona rn,gosto desta cidade tenho muitos amigos ai .tenha de un povo hospitaleiros por sinal ja ate trabalhei la aqui deixo meu registro um abraço a todos .
Por: calixto

conheço barcelona e,adoro cidade.e meus lugares favoritos e o banho de rio,de barragem,restaurante do cajueiro pedra da fe.a cidade e muito tranquila pacata e ideal para quer paz.;vale a pena conhecer.
Por: aderson costa da silva

amo a serra da ARARA morei no pe da serra na minha infancia volto la de vez em quando ho lugarzinho lindooooo...sou apaixonada regarrego minhas energias la tudo de bom ,perfeito e MARAVILHOSO ADORO........
Por: delania

é a cidade mais linda e tranguila do mundo eu adoro tudo que a cidade nos oferece.
Por: AUDI VARELA DO NASCIMENTO

noossa eu amo essa cidade maravilhosa que é barcelona, estou em Brasília mais não tiro barcelona da minha mente. Que deus abençoe essa cidade e a cada um dos habitantes que nela reside.
Por: jose josemberg pontes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barcelona

Envie seu comentário sobre Barcelona

banner