Baía Formosa

Baía Formosa-RN
banner

Bem-vindo a Baía Formosa!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Baía Formosa, informações e fotos da maravilhosa Baía Formosa. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Baía Formosa, recomendadas por internautas.

A cidade de Baía Formosa, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 4m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.388 habitantes. A área total de Baía Formosa é de 250,1km², e sua densidade demográfica é de 29,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Baía Formosa-RN é 59695-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A Baía Formosa, localizada no Rio Grande do Norte, é uma região repleta de atrativos para os turistas que a procuram durante todo o ano. Porém, um dos grandes diferenciais do ambiente certamente está em suas praias desertas.

A Baía Formosa está a pouco mais de 50 quilômetros de Pipa, uma região bem badalada do estado. Porém, é na Baía Formosa que muitos turistas encontram aquilo que procuram: a vila de pescadores, bem rústica e calma, fica no topo de uma falésia e, por conta disso, ganha ainda uma vista totalmente panorâmica de pequenos barcos coloridos.

Quem também é constantemente atraído pela região é o público dos surfistas, que realmente conseguem fazer a festa nas ótimas ondas da região.

Outro destaque da Baía Formosa certamente vai para o pôr do sol, que inclusive, é um dos maiores cartões portais da região. Os turistas e moradores se reúnem no mirante da cidade para apreciar o pôr do sol que, por vezes, conta até mesmo com a participação de golfinhos exibicionistas.

As praias que mais se destacam na região são as de Cotia e Sagi. Porém, um dos passeios mais atrativos para os visitantes certamente é o passeio de buggy, cruzando a Mata Estrela, que nada mais é do que a maior reserva, sobre dunas da nossa tão querida Mata Atlântica. Esse tour começa a beira-mar e segue rumo à floresta, onde os principais atrativos estão nas gameleiras bem floridas, nas palmeiras, pau-brasil e nos jatobás da mata.

O passeio conta também com a visita de pássaros silvestres, guaribas, saguis e outros animais que decidem dar as caras. Mas certamente o ponto mais alto de todo esse programa está no famoso banho dado na Lagoa de Araraquara, que conta com águas escuras por conta da raiz dos minerais que ficam dentro dela. E por mais que a cor seja estranha, a água é bem limpa, motivo pelo qual é também propícia para o mergulho.

Além disso, bater um bom papo com os nativos da vila de pescadores pode ser um ótimo atrativo para quem quer conhecer bem a região da Baía Formosa.

Informações de Baía Formosa

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras do atual Município eram utilizadas, por volta de 1587, pelos franceses como um movimentado porto de embarcações que transportavam pau-brasil. Em meados do século XVIII, terminando o corte de madeira, o local passou a ser zona de pesca e formou-se um vilarejo de pescadores. Neste mesmo século, passou a ser área de veraneio dos fazendeiros das redondezas. O vilarejo cresceu, foi construída uma capela consagrada à Nossa Senhora da Conceição e tornou-se Distrito de Canguaretama em 1892. O Distrito foi crescendo, juntamente com seu principais recursos econômicos: as lavouras de cereais e a pesca. Em 1958 tornou-se Município.

Significado do Nome

O nome Baía Formosa vem da única baía do litoral do RN, que ao ser encontrada pelos colonizadores portugueses a frase Ó, que baía formosa! teria sido exclamada.

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Baía Formosa é uma descoberta! Talvez uma das mais preciosas descobertas do litoral brasileiro. Ingênua, belíssima e entrecortada por aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um ar totalmente inexplorado. Aqui o tempo passa devagar, relaxe! Nas ruas da pequenina Baía Formosa, pode-se encontrar uma tranqüilidade sem igual. Nos seus bares, restaurantes, pizzarias, no mercado de artesanato, na vila dos pescadores, em tudo, está estampado a simplicidade e o clima pacato e aconchegante deste verdadeiro paraíso.

Clima

Tropical e Úmido

Temperatura Média

27 ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Natal pela BR-101 no sentido do litoral sul, até a altura de Canguaretama. De lá, toma-se a RN-062.

Localização

Município situado no Litoral Sul do Rio Grande do Norte.

Limites

Canguaretama, Mataraca (PB) e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR-101 e RN-062

Distâncias

Fica a 94 km de Natal,  a 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE).

hspace=0 TURISMO

Tendo as belezas naturais como principal atrativo, é possível encontrar cerca de 26 km de praias semi-desertas envolvidas por 2.365 hectares de mata atlântica e exuberante manguezal. A cidade localiza-se às margens de uma baía muito bela, onde aparecem golfinhos diariamente. O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indiscritível. As ondas da região são consideradas muito boas e a tribo do surf da cidade é respeitada nos circuitos amadores e profissionais de surf de todo o país.

Principais Pontos Turísticos

 

Baía Formosa conta com a maior reserva de mata atlântica do Estado sobre dunas, a Mata Estrela, onde se pode fazer trilhas com o acompanhamento de um guia. Descortina-se nesse ambiente natural a Lagoa da Coca Cola, que apesar da sua água escura é um lugar de rara beleza. Além disso, possui as praias de Sagi, Baia Formosa, do Farol, de Perobas e Barreirinhas, predestinadas ao banho ou à contemplação, onde a natureza esculpiu formas exuberantes com paisagens selvagens e místicas. Rodeada por falésias e dunas, de onde se desfruta um belo visual, é uma excelente escolha para quem quer gozar de tranqüilidade e paisagem natural. Baía Formosa divide com Pipa e Barra de Tabatinga as preferências dos surfistas.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

Junho

29 - Festa de São Pedro

Dezembro

08 - Festa de Nossa Senhora da Conceição

31 - Aniversário da Cidade

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Baía Formosa

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 244-2265

hspace=0 110 Volts

hspace=0 Correios  
End: Rua João Ferreira de Souza 198 - Tel: (84) 3244-2292 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.tvturismo.terra.com.br

          www.praiadebaiaformosa.com.br

          www.setur.rn.gov.br

          www.chalemar.com.br

          www.vilabonita.com.br

Comentários de Baía Formosa

ja estive em baia formosa á muitos tempos e gostaria d rever a cidade em fotos, devem colocar foto da cidade,tem muitas fotos d praia e nao da cidade em sí.mostram os eventos q acontece na cidade e outros. vamos gostar d ver. agradeço um abraço á todos.
Por: luiz santana

Conheci e adorei. Conheci quando criança e voltei lá em Janeiro deste ano(2009), já vou de novo em férias. Pode acreditar é o lugar perfeito pra qualquer ocasião!!!
Por: Ionara

Não conheço Baía. Tenho um amigo nesta terra linda de ser ver, aguardo um momento em que possa pessoalmente tocar a formosidade deste lugar encantador. Até breve Baía Formosa!!!
Por: Carmen Ribeiro

vou em baia formosa desde criança, tenho tios que moram ai. gosto muito deste lindo lugar, calmo, tranquilo e maravilhoso. visite voces vao adorar baia formosa...
Por: gerlane bezerra pontes

CONHEÇA O SOLAR DO BACHAREL EM BAIA FORMOSA, VERDADEIRA OBRA DOS TEMPOS DO CASARIO E DAS FAMILIAS TRADICIONAIS. LOCALIZA-SE POR TRAS DO CASTELO BAIA
Por: EVILSON BRAZ

O municipio de baia formosa e o litoral mais bonito que conheci durante ferias de junho. Peixe fresco, tranquilidade e um povo acolhedor.
Por: José Ricardo Costa Rodrigues

quem morra ou morrou em baia formosa,sabe os encantos e recantos da praia maravilhosa,que ela é cheia de seus encantos e amorres so saudades,adoro baía formosa
Por: antenor

Baía Formosa é um local lindo, com praias belíssimas, muitas opções de passeio pela praia ou pela Mata Estrela. Fiquei hospedado na Mirandas Pousada, que é muito aconchegante e em um local estratégico.
Por: Márcio Maia

ESTA PRAIA É MARAVILHOSA ,UMA DAS MELHORES DO RN. É LINDONA.
Por: margarete

essa dever ser a melhor cidade do r do norte la emuito bom de ser mora eu morei la treze anos foi o melhores tempos de minha vida la e muito bom de surf e tem muitos garotos lindo um mais lindo quer o outro la tem muitas prais lindas la e mito bom
Por: maria elvira ferreira da silva

eu morei 17 anos em baia formosa, melhor lugar para suas ferias, tem o bar do cocota que e o melhor bar da cidade tem muita praia bonitas,eu morei na rua do turano anoite de sexta a sabado tem o excutivo pra dança a noite toda e uma cidade caumar,as pessoa que vive lar e muito hospitaleiro, tem a lagoa da coca-cola, muitas praia lindas, e muitas praias, lagoas, mata estrela, muito obrigado por tudo baia formosa meu paraisso minha vida um abraço pra todos. de [simiao]
Por: simiao

ola conhecir a cidade de baia formosa ,amei passei o carnaval 2011,e se deus quiser quero voltar,foi so o ouro mim divertir as pampa.
Por: maria do socorro sulpino

BAIA FORMOSA, UMA CIDADE MUIT0 MARAVILHOSA PRINCIPALMENTE ACOLHEDORA ONDE AS PESSOAS SÃO HUMILDE, MAIS TRANSMITEM UM ACONCHEGO BEM HARMONIOSO PARA COM O SEUS VISITANTES VOCE PRECISA CONHECER BAIA FORMOSA VISITE-NOS VOCE VAI GOSTAR É UM SHOW.
Por: francisco leoncio

é a cidade mais linda do mundo, eu moro no paraíso eu moro em bf... se duvida vem conhecer! mais depois não mim culpi se não quiser ir embora. kkkkk
Por: geremias amorim

é a cidade mais linda do mundo, eu moro no paraíso eu moro em bf... se duvida vem conhecer! mais depois não mim culpi se não quiser ir embora. kkkkk
Por: geremias amorim

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Baía Formosa
Fundação:
1958
Altitude:
4m
População:
7.388 habitantes
Área:
250,1km²
Densidade Demográfica:
29,54hab/km²
CEP:
59695-000

Envie seu comentário sobre Baía Formosa

banner