Vassouras

Vassouras-RJ
banner

Bem-vindo a Vassouras!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Vassouras, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Vassouras. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Vassouras para programar a sua viagem.

A cidade de Vassouras, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 434m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.389 habitantes. A área total de Vassouras é de 553,8km², e sua densidade demográfica é de 53,07hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vassouras-RJ é 27700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Citada pelo célebre autor brasileiro Machado de Assis, em sua obra "Evolução", Vassouras é uma cidade do Rio de Janeiro localizada na região do Vale do Paraíba, que encanta pela sua riqueza natural, cultura local e história. Com nome inspirado na grande quantidade de arbustos na região, que eram amplamente utilizados para a confecção de vassouras, o município tem grande potencial para o Ecoturismo e já é um dos destinos-destaque do setor.

Por lá, é possível visitar pontos turísticos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que foi erguida pelos escravos no século XVIII; o Museu Casa da Hera, que é, na verdade, um belíssimo palacete recheado de história; a Fazenda Cachoeira Grande, que remete às suas origens do século XIX e é aberta a visitação; o Morro da Vaca, um lugar maravilhoso, rico naturalmente, bom para sentar e conversar; e o Rio Paraíba do Sul, o mais importante da região.

Outros locais, como a Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, que se trata de uma autêntica fazenda de café do século XIX, e a Casa da Cultura, que é um museu histórico da cidade de Vassouras, também devem fazer parte das rotas turísticas e ajudam a remontar a história de um local tão interessante como esse município fluminense.

Bons hotéis e pousadas não faltam em Vassouras. A cidade é perfeita para descansar, ter dias de lazer e dispor de uma tranquilidade única. Caminhar pelas fazendas de café e participar dos festivais que o município recebe, como o Festival Vale do Café e o Festival Café, Cachaça e Chorinho, são algumas das melhores opções locais. Além disso, o lugar dispõe de excelente gastronomia, com bons restaurantes e pratos típicos da região.

A Praça Barão de Campo Belo, cercada por prédios históricos como a casa do Barão de Tombé, é outro ponto turístico que merece a visita de quem passa por Vassouras. No ponto mais alto dessa praça é onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, uma obra arquitetônica de 1828 que se trata de uma grande amostra do estilo neoclássico, predominante da época. Inclua no seu roteiro.

Informações de Vassouras

Roteiros do Brasil

Roteiro: Floresta e Mar

Princesinha do Café

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O sertão fluminense, ao longo do século XVIII, foi cortado por caminhos abertos pelos tropeiros em direção às zonas de produção de ouro, entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. O “Caminho Velho” ou “Caminho dos Guaianás” partia de Parati e atravessava a Serra do Mar chegando às Minas Gerais via Taubaté e Guaratinguetá. O “Caminho Novo”, aberto no início do Século XVIII por Garcia Rodrigues Paes, atravessava a Serra do Mar chegando às Minas Gerais via Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Paraibuna. Este novo caminho ganhou inúmeros caminhos variantes como o “Caminho de Bernardo Proença”, o “Caminho de Terra Firme” e o “Caminho do Comércio”, entre outros. Data de 1782 a doação da “Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito” ao açoriano Francisco Rodrigues Alves, primeiro proprietário das terras que hoje conhecemos como a cidade de Vassouras. Em 15 de janeiro de 1833, Paty do Alferes perde o titulo de Vila para o povoado de Vassouras por decreto da Regência Trina. Em função do grande progresso decorrente das plantações de café na região, Vassouras se desenvolve em poucas décadas sendo então elevada à categoria de cidade no dia 29 de setembro de 1857, data esta, na qual se comemora o seu aniversário. Cabe lembrar que o nome Vassouras está associado a um arbusto muito utilizado para confecção de vassouras, abundante na região, pertencente à família das escrofularíneas e também conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”. A alta cotação do café no mercado internacional teve como resultado o enriquecimento dos produtores desta região. Estes homens, donos de grandes fortunas, refinaram-se, sofisticando seus modos de vida, polindo suas maneiras e subindo na hierarquia social de então. Como conseqüência, por volta de meados do século XIX, a cidade de Vassouras viveu seu apogeu recebendo o título de “Princezinha do Café”. Hoje, Vassouras nos fascina pela sua permanência que muitas décadas não conseguiram apagar e seu conjunto histórico urbanístico e paisagístico está protegido pelo processo de tombamento 566-T-57 de 26.06.1958 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN-MinC. Em 24 de dezembro de 1984, Vassouras foi declarada, por força de lei, em Estância Turística.

Gentílico

Vassourense

Significado do Nome

Seu nome deve-se à planta denominada TUPEIÇAVA ou Vassourinha de varrer.

Aniversário da Cidade

29 de Setembro

População

34.439 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município histórico da Região Centro- Sul do Estado, conhecido como Princesinha do Café, Cidade das Palmeiras e Terra dos Barões, Vassouras é considerado o maior e mais importante Município do Vale do Paraíba e foi cidade rica do Império Brasileiro, durante cerca de três décadas. É cercado de fazendas de café e possui inúmeros monumentos históricos, sendo seu núcleo urbano, tombado pelo IPHAN desde 1957. É sede de uma das Universidades mais importantes do Estado e os estudantes, atualmente, novimentam sua economia. Em 1984, foi declarada Estância. Sua padroeira é Nossa Senhora da Conceição.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo do Rio de Janeiro: BR- 116 até Paracambi, depois RJ- 127 até a BR- 393.

Localização

Município da Região Matropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

Limites

Valença, Barra do Piraí, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Rio das Flores.

Acesso Rodoviário

Terminal Rodoviário de Vassouras- Praça Juiz Machado Junior, s/nº- Tel: 2471- 1977

Distâncias:

Da Capital:

116 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Vassouras recebeu em meados do século 18, o título de “Princesinha do Café”. A importância da cidade foi vista através dos tempos e hoje remete aos turistas uma história de uma época gloriosa, um clima empolgante e uma natureza maravilhosa.
A lista de atrativos naturais e culturais é extensa. Mais é o complexo arquitetônico de Vassouras que encanta de uma forma inesquecível, quem chega na cidade.
Além disso, Vassouras possui diversas cachoeiras, bosque, museus, trilhas, artesanato, cavalgadas, igrejas e muitas fazendas que pararam no tempo dos cafezais.

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária de Vassouras Fundação Educacional Severino Sombra

Inaugurada em 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca, foi revitalizada e adaptada para abrigar a Presidência da Fundação Educacional Severino Sombra.

Localização: Praça Martinho Nóbrega, 40 – Centro

Casa do Barão do Ribeirão / Antigo Fórum

Construída em 1860 para residência do Barão do Ribeirão, foi passada, por testamento, ao seu filho Visconde de Cananéia por volta de 1895 e transformada em Hotel Cananéia. Posteriormente, adaptada para Cadeia e Fórum de Vassouras.

Localização: Rua Barão de Vassouras, 45 – Centro

Chafariz Monumental

Datado de 1846, todo em cantaria, foi projetado pelo arquiteto espanhol Joaquim de Soto Garcia de La Vega.

Localização: Praça Barão de Campo Belo – Centro

Colégio Santos Anjos

Construído em 1859 para residência do Dr. Caetano Furquim de Almeida, advogado, Presidente da Câmara de Vassouras e um dos fundadores da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Ao falecer, deixou sua residência para instalação de um asilo transformado, posteriormente, no Colégio dos Santos Anjos.

Localização: Rua Dr. Fernandes Júnior, 41- Centro

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Iniciada em 1828, teve sua obra concluída em 1853, sendo o portão e o gradil de 1871.

Localização: Praça Barão de Campo Belo – Centro.

Museu Casa da Hera

Administrada pela 6a Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN/MinC, esta casa é uma construção da primeira metade do século XIX, onde viveu a família de Joaquim José Teixeira Leite, um dos personagens mais importantes da história do Ciclo do Café no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um dos mais expressivos exemplares de residência senhorial contendo um rico acervo de mobiliário, quadros, biblioteca, vestuário e objetos de uso doméstico que resgatam o cotidiano e o universo ideológico daquele período histórico.

Localização: Rua Dr. Fernandes Júnior 160 – Centro.

Paço Municipal / Antiga Casa de Câmara e Cadeia

Sua construção foi iniciada em 1849 tendo sido inaugurada em 1872. Atualmente, abriga a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores.

Localização: Rua Barão de Capivari, 20 – Centro.

Casa do Barão de Itambé

Sobrado localizado à direita da Matriz, construído por José Joaquim Botelho entre 1848 / 1849 e vendido ao Barão de Itambé, por volta de 1859. Apresenta em seu interior pinturas do artista José Maria Villarongo.

Localização: Rua Barão do Tinguá, 03 – Centro

Santa Casa e Misericórdia / Asilo Barão do Amparo

Em 1848 deu-se o lançamento de sua pedra fundamental sendo inaugurada em 1853. Fundada como Santa Casa de Misericórdia e Hospital Nossa Senhora da Conceição, atualmente é o abrigo Barão do Amparo.

Localização: Rua Luiz Pinheiro Werneck, 64 – Centro.

Casa Barão de Vassouras

Construção do século XIX, pertenceu a Francisco José Teixeira Leite, Barão de Vassouras. Nesta residência foi assinado, pelo Imperador D. Pedro II o contrato para a construção da Estrada de Ferro D. Pedro II.

Localização: Rua Barão de Vassouras, 15- Centro.

Praça Barão de Campo Belo

Teve sua construção iniciada em 1835, concluída em 1857 na administração de Caetano Furquim, quando foram plantadas as palmeiras e construídas as calçadas. O projeto criou um grande tapete verde ascendente em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, cercado de palmeiras imperiais, com canteiros demarcados por arbustos recortados, bem ao gosto da época. Só no século XX é que foram colocados o lago, as demais árvores e os bustos de figuras históricas vassourenses. O coreto que lá se encontra marca ainda o local do original que tinha cobertura.
Centraliza o conjunto do núcleo urbano histórico de Vassouras, desempenhando papel fundamental na vida cotidiana da cidade.

Localização: Centro.

Casa da Cultura Presidente Tancredo Neves

No século teve como seu primeiro proprietário Francisco José Maria de Assis e vendeu em 1949 ao genro do Barão de Itambé Tenente Francisco José Teixeira de Souza.(1800/1871). Após passou a residência e transformou-se em sede de clubes e de colégio.
Centraliza as ações culturais do Município e o Arquivo Municipal Histórico (Museu Casa da Hera), a Biblioteca Municipal Maurício de Lacerda e a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.

Localização: Rua Custódio Guimarães, 65 – Centro.

Casa do Barão de Massambará

Construção provável do século XIX, foi até 1874 moradia dos Barões de Massambará. Adquirido pelo Governo da Província, serviu à escola Tiago Costa e ao DNER. Em 1968 foi cedida pelo Estado à Fundação Educacional Severino Sombra para neste instalar a Faculdade de Medicina de Vassouras.

Localização: Rua Dr. Joaquim Teixeira Leite, 53 – Centro.

Praça Sebastião Lacerda

Abriga um conjunto de 16 figueiras centenárias em contraponto com o Chafariz D. Pedro II, construído por sugestão do Imperador D. Pedro II e inaugurado em 1848, assim como com a casa da Família Leite de Carvalho, conhecida como a casa das 14 janelas.

Localização: Nos fundos da Matriz – Centro.

Cemitério Nossa Senhora da Conceição

Construído entre 1846 e 1848 no terreno da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição. Tem em seu traçado urbanístico original belos exemplares de construção tumular.

Localização: Praça Cristóvão Correia e Castro, s/n – Centro.

Monumento ao Centenário

Construção comemorativa datada de 15 de janeiro de 1933, Quando completaram-se cem anos da elevação de Vassouras à categoria de Vila. Os festejos foram promovidos pelo Prefeito da época, Dr. Maurício de Lacerda. Raro exemplar do estilo arquitetônico “art decô”.

Localização: Praça Cristóvão Correia e Castro, s/n – Centro

Memorial Judaico

Jardim memorial localizado no terreno da Santa Casa de Misericórdia de Vassouras, projeto do arquiteto paisagista Roberto Burle Max, revitaliza um importante marco representativo da presença histórica da colônia israelita na cidade de Vassouras, no século XIX. Os historiadores Egon e Frieda Wolff., resgataram a trajetória dos dois titulares das matzeivas encontradas: Benjamin Benatar e Mujlof Levy.

Localização: Rua Luís Pinheiro Werneck, 64 - Centro

Memorial Manoel Congo

Construção singela e de caráter ecumênico demarca o local conhecido como Largo da Pedreira onde, em 6 de setembro de 1339, foi executada a morte de Manuel Congo, líder de um importante e significativo movimento de insurreição e tentativa de formação de quilombo, em 1838.

Localização: Largo da Pedreira, s/n° - Centro

Cachoeira da Fazenda da Cachoeira

A cachoeira é formada, primeiramente, por um açude com duas comportas situadas embaixo de uma pequena ponte, fazendo com que a primeira queda da cachoeira, de 2,0 m de altura, seja artificial. Logo abaixo está o principal salto com 2,5m de altura, seguido por piscina natural de profundidade entre 0,5m a 1,0 m. Em seguida, nota - se a formação de outra queda com altura aproximada de 2,0 m e outros pequenos acidentes que formam uma corredeira que se estende por uns 60m. Águas claras, transparentes e frias, de pouca intensidade, são propícias a banhos. Entorno formado por morros com pastos e árvores esparsas, e mais próximo à cachoeira destacam - se os bambuzais, lírios do vale e a sede da Fazenda da Cachoeira.

Localização: Estrada Massambará/ Distrito de Sebastião de Lacerda.

Cachoeira da Fazenda do Ribeirão

As águas do Ribeirão da Floresta precipitam - se de uma altura de 35m . Caem sobre uma piscina natural, onde há diversas formações rochosas e continuam seu percurso formando ainda outras quedas dágua. Possui águas de coloração amarelada, de média intensidade e temperatura amena. Todos os acidentes da área são propícios a banhos. O entorno é formado por morros com vegetação de médio porte, destacando - se os bambuzais.

Localização: Ribeirão da Floresta/Fazenda do Ribeirão, Aliança/Distrito de Sebastião.

Açude Cananéia

No açude-represa das águas do Rio Cananéia, uma queda dágua com altura aproximada de 15m e uma piscina natural de pouca profundidade. Águas de coloração amarelada, de temperatura amena, apresentando ótimas possibilidades de banhos. Seu entorno é composto de formações rochosas e vegetação de pequeno e médio porte. O local é procurado também para a pesca de linha, destacando - se espécies como a traíra, o cascudo, o acará e o bagre.

Localização: Rio Cananéia/Estrada de Cananéia - Sede.

Morro da Vaca

Com altura aproximada de 656m, é no Morro da Vaca que estão instaladas as torres de TV e FM. Sua vegetação é constituída principalmente de gramíneas e esparsos bambuzais. Originalmente a cobertura vegetal era a Mata Atlântica, foi desmatado para o plantio de café. Mirante privilegiado de onde se avista toda a cidade de Vassouras e seus arredores. É procurado também para a prática de caminhadas leves.

Localização: Distrito - Sede - Sede.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Encontro da Cultura Negra

Data:  Maio

Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador

Data: Agosto

Homenagem a Manoel Congo

Data: Setembro

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição

Data: Dezembro.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VASSOURAS

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.vassouras.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 2471-7742

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Vassouras

Está faltando contar a história do comércio de Vassouras desde o seu surgimento. Não temos nada a respeito.
Por: ana maria da silva

Vassouras é uma cidade maravilhosa, tem uma cultura riquissima que encontramos na sua historia e pelas ruas da cidade, atraves de casas antigas, casarões, sua vegetação, sua natureza, fazendas, igrejas. É essencialmente linda, tranquila e muito agradavel!
Por: isabella

é uma cidade que transpira historia, cultura e bem-estar, só vindo aqui pra desfrutar desses seus beneficios..... e é incontestavelmente BELA.
Por: mallu

Morei em Vassouras muitos anos e tenho de lá recordações maravilhosas e inesquecíveis... Cidade linda!!!! Se pudesse, não teria saído de lá...
Por: Denise Raquel (Macaé - RJ)

foi bom morar nesta cidade me ensinou a ter uma vida mas traanquila
Por: dalila velasco

Espetaculo de Cidade, não tenhe comparação nem com cidades de outros paises onde tenho passado preciso conhecer esse paraiso brasileiro.
Por: neide costa cerqueira

me mudei do Rio e estou adorando a cidade nao pretendo voltar mais para o rio.aqui tenho qualidade de vida pra mim e minha familia
Por: jose luiz prado

nasci em volta redonda, vim a vassouras visitar meu avó aue estava enternado no hospital alfrasia quando cheguei á cidade fiquei encantado com á quatidade de palmeiras que havia ,prometi a conversando comigo mesmo,umdia vou marar nessa cidade ,passaram 30 anos cresci adiauiri familha ,e aquela promessa que tinha feito foi realizado hoje estou aqui muito feliz pois realizei osonho daquela criança que tinha apenas 5 anos
Por: antonio carlos

VASSOURAS E UMA CIDADE COM POUCA POLUIÇAO BASTANTE VERDE AINDA FALTA UM REFLORESTAMENTO E SER RECOMPOSTA MAIS SEM DUVIDAS E UMA CIDADE MARAVILHOSA E A NOSSA PRAÇA E LINDISSIMA NUNCA VISTA IGUAL E DE UMA BELEZA DESLUMBRANTE ELA VASSOURAS E DE UMA BELEZA INCOMPARAVEL TEM TODA HISTORIA CONSERVADA COM SEU PATRIMONIO INTOCAVEL APEZAR DE ALGUMAS RUINAS POR CULPA DOS DONOS DOS IMOVEIS MAIS COM TUDO QUEM CHEGA SE DESLUMBRA COM O CLIMA O VERDE BEM VERDE COM AS PALMEIRAS E SEUS PONTOS TURISTICOS E REALMENTE DE UMA GRANDEZA TEM UM POVO COMUM DE COSTUMES COMUM E DE CULTURA MARAVILHOSA EU AMO VASSOURAS E DE UM ENCANTO DE QUALQUER PESSOA ADMIRAR E CONCORDAR COMIGO AS NOSSAS FAZENDAS OS NOSSOS CITIOS OS NOSSOS RECANTOS SAO DE PURA BELEZA VEM NOS VISITAR E LEVE CONSIGO UMA LEMBRANÇA NA MENTE A NOSSA PRAÇA A NOSSA IGREJA QUEM VEM NOS VISITAR NAO DEIXA NUNCA DE DE VOLTAR UM FORTE ABRAÇO AOS NOSSOS TURISTAS DE NOSSA CIDADE
Por: GENI

Para mim morar por pouco tempo em Vassouras, foi um privilegio em conhecer um pouco das belezas do tempo colônial, uma cidade linda com pessoas hospitaleiras e amigas, simplesmente demais..Um abraço. Domingos Lazaro Redenção- Pará.
Por: Domingos Lázaro

Eu nao conheço Vassouras, mas sonho com a cidade, com uma praça principal, depois sigo por uma rua de paralelepipedos, onde meu marido tem um grande comercio e minha residencia e na mesma quadra, uma casa grande e bela com um jardim florido magnifico. Possui um muro baixo e uma larga e bela varanda. Perto deste local, as vezes, em alguns sonhos, aparece um circo. Como posso sonhar com Vassouras, se nunca estipe aí? Ha mais de dois anos, que faço plano para visitar a cidade, mas como sou portadora de doença grave e cronica (doença reumatica e pressao alta) sempre acaba eu nao indo, nao dando certo. Moro no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, conheço Paty e Arcozelo, mas... um dia eu vou a Vassouras!!!
Por: Êidina Queiroz

Vassouras é uma das cidades mas belas do estado do R
Por: Jeangela Deolindo Mendeds

Moro em Fortaleza. Não conheço Vassouras mas sonho conhecê-la um dia. Cidade linda demais. Parabéns aos que têm o provilégio de residir nesse lugar encantador.
Por: Luciana Rodrigues

Adoro vassouras,morei uma parte da minha vida la,e sempre q tenho um tempinho volto para fazer uma vizitinha,pois adoro essa cidade tranquila e com muitas histórias boas p contar...
Por: adriana

Nasci em Vassouras e amo de paixão minha cidade, venha visita-la. Cidade tranquila, com vários locais históricos (querendo saber relatos sobre a História da cidade no passado, procure o Centro de Documentação da Universidade Severino Sombra), localizado no antigo prédio que foi residência do Barão de Massambará, para os que gostam de curtir bares com musica a noite, na rua da Universidade Severino Sombra (onde sua sede é na antiga Estação Ferroviaria no centro) existem vários restaurantes, temos tbm pousadas e hoteis com ótimo atendimento, a mais recente hospedagem e o Vassouras Eco Resort. A cidade oferece também no mês de julho o "Festival Vale do Café" com ótimas programações nas Fazendas Históricas. Saia da cidade grande e venha descançar fazendo uma terapiaa na Praça Barão de Campo Belo no centro da Cidade é a praça mais linda da Região, até a Globo já utilizou sua paisagem para fazer a filmagem da Minisérie Anita. Conheça está pequena cidade com excelentes moradores, Vassouras a cidade que eu amo.
Por: Alícia Regina Moura Sales

visitar !como??não consigo contato !! parece bom mas como vou com minha fam sem lenço e sem documento. ficar onde ?? alooooo
Por: rozalia

Não conheço e neste momento estou na internet olhando essa cidade linda q transmite mt Paz
Por: silvia medeiros de paiva

Conheço Vassouras via internet porque sou escritora e meu sexto livro se entitula: "O SONHO DE DONA VASSOURA." E por ser um projeto interdisciplinar, um dos itens abordados é o estudo dessa cidade. Devo enviar o projeto para a educação municipal e espero conhecer essa localidade, em breve, pois já a admiro muito. E, através do meu livro, já na 2ª edição, está sendo divulgada por todo o Brasil. Atenciosamente.
Por: Sandra Maria Bianchini Caixeta

moro em lorena estado de são paulo mas já morei em vassouras em 2005 estive ai vassouras a cidade que nunca vou esquecer como amo esta cidade morei no bairro da união carvalheira prova que já morei ai conheço o hospital eufrasia texeira leite e o hospital escola jarbas passarinho já estudei na escola barão de juparana se um dia eu poder gostaria de voltar na linda cidade de vassouras já morei no grecco e no alto do rio bonito esta cidade é maravilhosa para mim é a cidade mais gostosa do brasil apezar de amar vassouras sou paulista nacida aqui em cruzeiro estado de são paulo já dançei muito ai nos dois clube que tem ai já fui muito na festa de santa rita que tem ai no bairro do madruga está cidade é nota milllllllll beijos fui
Por: cristina

Nasci nesta cidade em 1983, hoje moro aqui desde de 2006. Gosto muito daqui mais acho que a cidade deveria ter alguma industria, fabriga e outros meios de trabalhos para seus moradores.
Por: João Fellipe Machado Brum

Durante anos frequentei essa cidade que amo de paixão. O clima tão gostoso, a praça maravilhosa, os moradores sempre dispostos a ajudar, a rua dos bares, que no período de aulas da faculdade, fica sempre cheia. Tenho muitas fotos. Sempre fiquei na Colônia de Férias da Light, porque meu marido era, na época, um dos diretores, e eu também era funcionária da mesma. Só tenho boas lembranças e pretendo revê-la ainda este ano.
Por: maria clara b.f.paulo

Visitei algumas vezes e me apaixonei e um lugar lindo, calmo que transmite paz
Por: Daniele marques

Vassouras faz parte da minha história de vida e dos adoráveis colegas irmãos.Pudemos viver ali um dos melhores momentos de nossas vidas , num ambiente de paz e formidável clima , para nos tornamos parceiros e cidadões . Salve
Por: Thomaz Iervolino

Fui algumas vezes a cidade e simplesmente linda.tenho muitas saudades.
Por: Daniele marques de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vassouras
Fundação:
1833
Altitude:
434m
População:
29.389 habitantes
Área:
553,8km²
Densidade Demográfica:
53,07hab/km²
CEP:
27700-000

Envie seu comentário sobre Vassouras

banner