Coruripe

Coruripe-AL

Bem-vindo a Coruripe!

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Coruripe, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Coruripe.

A cidade de Coruripe, localizada no estado de Alagoas (AL), foi fundada no ano de 1866. A localidade está em uma altitude de 16m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 52.160 habitantes. A área total de Coruripe é de 971,4km², e sua densidade demográfica é de 46,04hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Coruripe-AL é 57230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Ideal para quem procura por um destino que ofereça descanso, conforto e maior contato com a natureza, Coruripe, em Alagoas, é um local ainda não tão popular como as praias lotadas de Maceió, perfeito para quem quer fugir das multidões e correria. Rodeada por coqueirais, com águas cristalinas e areias claras, a vila de Coruripe oferece paz e tranquilidade, além, é claro, de um verdadeiro espetáculo de natureza.

Diversas praias, lagos e riachos fazem parte do cenário da cidade. Pituba, que fica a apenas 20 km de Coruripe, oferece passeios de bug e é perfeita para quem quer descansar em uma praia praticamente deserta. Os enormes recifes, o farol e a orla pontilhada por corais são alguns dos motivos que tornam a praia uma das mais belas da região.

Outras praias desertas são a de Barreiras, Lagoa do Pau, Flexeira e Miaí de Baixo, entre outras. Com a possibilidade de conhecer lagoas e riachos bastante peculiares, essas praias, ainda, são repletas de bons restaurantes, com petiscos de dar água na boca. Falando em gastronomia, quem quer se alimentar bem deve ir até a praia de Miaí de Cima. Alguns dos melhores restaurantes estão por lá.

O artesanato é outro ponto forte da região. Em Pontal do Coruripe, os turistas podem ir à Casa de Artesanato para conferir os tapetes, bolsas e mandalas, entre outras peças fabricadas a partir da palha de ouricuri, uma espécie de palmeira exclusiva da região. Quem vai até lá, geralmente, se encanta com as iguarias elaboradas pelos artesãos locais.

No Pontal de Coruripe, também é possível vislumbrar um pôr do sol belíssimo, chegar ao farol e até curtir uma piscina natural quando a maré está baixa. Por ser um destino pouco explorado pelos turistas, as praias de Coruripe ainda não oferecem uma grande infraestrutura. Porém a natureza local corresponde à grandes expectativas, sem dever em nenhum aspecto.

Assim sendo, o local é indicado para quem quer ter bons dias de descanso, com acesso às praias desertas belíssimas e que oferece a paz de lugares ainda não explorados pelas grandes multidões. As pousadas locais são outra atração a parte, oferecendo dias únicos para quem pretende uma viagem inesquecível até uma região pouco conhecida.

Informações de Coruripe

 

Roteiros do Brasil

Região Costa dos Coqueiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os índios antropófagos Caetés foram seus primeiros habitantes. O local também sofreu influências culturais dos portugueses e holandeses. O rio Coruripe, chamado Cururugi* pelos Caetés, originou o nome do município. Habitada toda a sua costa marítima e margem do rio pelos Caetés, a tribo mais selvagem das quais viveram no Brasil, tendo seu nome lembrado na história, pois dizem ter sido aí devorado pelos índios, o primeiro bispo do Brasil. Em viagem para Portugal, seguia Dom Pêro Fernandes Sardinha com tripulação acima de 100 pessoas, levando 2 cônegos da Santa Sé, o procurador da fazenda d’El-Rei da Bahia, senhoras, crianças, etc.; quando em 18 de junho naufragou o navio nos baixios de Dom Rodrigo. Guiados por indígenas, pensavam os náufragos dirigirem-se a Pernambuco, quando, no porto do Francês, foram atacados por grande número de selvagens antropófagos que mataram a todos, devorando-os em seguida. Após o extermínio dos Caetés pelos portugueses, como represália ao trucidamento do 1º bispo do Brasil, começou aí um ativo comércio de madeira, principalmente pau-brasil. Nascida a povoação de Coruripe em conseqüência da elevação de uma capela, e localizada num vale muito próspero, começou a ter desenvolvimento maior do que o da vila de Poxim, a que estava subordinada. Coruripe começou a se desenvolver e prosperar no meado do século XIX por diante. A vila de Coruripe foi criada pela Lei nº. 484, de 23 julho de 1866, para o qual passou a sede do município, com a denominação de Coruripe. Foi desmembrado do seu município apenas o povoado de Poxim, porém, em 1891, foi novamente anexado a Coruripe, pela resolução nº. 393, de 31 de maio de 1904 e partilhado, também, entre os município de São Miguel dos Campos e Junqueiro. Elevado a categoria de Cidade em 1892.  

Significado do Nome:

"Coruripe" é vocábulo indígena que significa "no rio dos sapos". Do tupi kururu, "sapo", 'y , "água, rio" e pe, "em".

Aniversário da Cidade:

16 de Maio

Gentílico:

coruripense

População:

52.160 habitantes - censo IBGE/2010 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Coruripe é uma pequena cidade localizada no litoral sul de Alagoas, próxima à foz do Rio São Francisco. A sede do município tem pouco mais do que 17 mil habitantes. Apesar de sua população viver basicamente da pesca, do cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco, cultura de maracujá e do artesanato, o município tornou-se conhecido pela beleza de suas praias e lagoas, que atraem milhares de turistas.

Clima:

Quente e Úmido, com chuvas entre Abril e Julho. 

Temperatura Média:

24,4º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovia AL-101

Localização:

Município da Região Leste do Estado de Alagoas 

Limites:

São Miguel dos Campos, e Jequiá da Praia ao Norte, Junqueiro, Teotônio Vilela, Penedo a Oeste, Feliz Deserto e Oceano Atlântico ao Sul e o oceano Atlântico ao Leste. 

Acesso Rodoviário:

AL-101 (Sul), AL-131 e BR-101 

Distâncias:

Da Capital:

85 km 

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

As Praias dos Índios Caetés - na cidade de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, é onde podem ser encontradas as praias mais lindas do nordeste. As praias são quase desertas. Na verdade, faltam palavras para descrever o paraíso do litoral de Coruripe. A natureza caprichou em Coruripe, onde os coqueiros realçam a beleza do lugar. A tranqüilidade é uma característica do local. Qualquer pessoa pode dormir na praia e não será incomodada. Uma vasta área deserta de praia faz parte do paraíso, onde há, em alguns locais, palhoças de pescadores. O artesanato também está presente. As mulheres dos pescadores passam o dia fazendo cestinhas, porta-jóias, bolsas, chapéus.

Principais Pontos Turísticos:

-Igreja Matriz de Sant’anna

-Praia Pontal de Coruripe

  -A tranqüilidade das praias do litoral sul é inversamente proporcional à proximidade com Maceió. Entre pops e menos pops, barulhentas e pacatas, com mais ou menos infra-estrutura, cada uma delas tem sua peculiaridade. A 103 km da capital, o Pontal do Coruripe, no município de Coruripe, tem uma placa avisando: O paraíso é aqui, alerta recorrente nas praias alagoanas. A marca registrada do povoado de Pontal do Coruripe são as artesãs, o farol, os recifes e muitos pescadores em ação. As crianças, logo cedo, pegam seus barquinhos de isopor com um compartimento para guardar a pesca do dia e concentram-se entre a piscina natural e os rochedos próximos à costa. A pesca dos adultos é sobre jangadas, lançando tarrafa no mar ou içando lagostins de cima das rochas. É irresistível andar sobre elas, mas também é imprescindível o chinelo, pois há pontas afiadas, um perigo para os pés.

-Praia de Miai

  -Na cidade de Coruripe, no litoral sul, existem dois povoados de nomes quase idênticos, Miaí de Cima e Miaí de Baixo. Eles têm mar, pescadores, paz, jogo de bola e ainda preservam os ares de uma vila de pescadores. Mas há dois anos Miaí de Cima mudou, sua serena praia passou a ser mais visitada pelos alagoanos e turistas do Brasil e do exterior. Um imenso coqueiral cerca uma das praias mais calmas do Litoral Sul de Alagoas.

-Lagoa do Pau

  -A distância da Praia Lagoa do Pau para a capital alagoana (Maceió) é de 78 Km. e a 80 Km.  no  sentido:  cidade  histórica  de  Penedo / AL,   nas margens  do  Rio São  Francisco,  fronteira  com  o  Estado  de  Sergipe na cidade  de  Neópolis / SE. A rodovia é a AL-101/SUL, a litorânea,  no km. 78, onde  terá  oportunidade  de  conhecer  um  belíssimo  litoral,  incluindo aí algumas cidades históricas da região, um rico artesanato, degustando  os mais variados pratos de frutos do mar. Tem ondas fortes. O Rio do Pau termina paralelo ao mar e permite banhos. Há ainda uma lagoa ao fundo cercada por Mata Atlântica. Cenário de torneio de pesca de arremesso, é apropriada para esportes náuticos e banho. Oferece boa estrutura e restaurantes.

-Praia de Barreiras

  -Belo encontro do mar com o Rio Coruripe. Litoral emoldurado por coqueiros. Visão impressionante do Morro das Sibirinas.

-Pontal do Coruripe 

  -A tranqüilidade das praias do litoral sul é inversamente proporcional à proximidade com Maceió. Entre pops e menos pops, barulhentas e pacatas, com mais ou menos infra-estrutura, cada uma delas tem sua peculiaridade. A 103 km da capital, o Pontal do Coruripe, no município de Coruripe, tem uma placa avisando: O paraíso é aqui, alerta recorrente nas praias alagoanas. A marca registrada do povoado de Pontal do Coruripe são as artesãs, o farol, os recifes e muitos pescadores em ação. As crianças, logo cedo, pegam seus barquinhos de isopor com um compartimento para guardar a pesca do dia e concentram-se entre a piscina natural e os rochedos próximos à costa. A pesca dos adultos é sobre jangadas, lançando tarrafa no mar ou içando lagostins de cima das rochas. É irresistível andar sobre elas, mas também é imprescindível o chinelo, pois há pontas afiadas, um perigo para os pés.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festa dos padroeiros nos povoados Pontal e Barreiras

 Fevereiro

- Carnaval, em todo o município

 Março

- Festa de São José do Poxim

 Abril

- I Campeonato de Futsal de Coruripe

 Maio

- Festa em comemoração ao Dia do Trabalhador (Pindorama)

- Corrida pedestre

 Junho

- Festas juninas em todo o município

- Corrida de Jangada no Pontal de Coruripe, em comemoração ao dia de São Pedro.

- Seletivas das Escolas Municipais para os jogos das Escolas Públicas do Estado de Alagoas (JEPEAL)

 Julho

- Projeto Lazer nas férias a ser realizado na praia da Lagoa do Pau com torneios de Beach Soccer e Vôlei de Praia.

 Agosto

- Campeonato de Futebol Society envolvendo as secretarias municipais 

- I Campeonato Coruripense de Voleybol (quarteto)

 Setembro

- Campeonato Coruripense de Futebol Amador

- Corrida Ciclista e Pedestre masculino e feminino em comemoração ao 7 de setembro

 Outubro

- Campeonato Master Society

- 12 de outubro festa em homenagem as crianças

 Dezembro

- Festa da Padroeira

- Festival de Coco e gincana de pesca e arremesso

- Festas natalinas

- Reveillon  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORURIPE

E-mail: marxbeltrao@coruripe.al.gov.br

Telefones: (82) 3273-1066 / 1098

Sites: http://www.coruripe.al.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: 

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: 2offnotascoruripe@hotmail.com

Telefones: (82) 3273-2100

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.brasilchannel.com.br

-www.cnm.org.br

-http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Coruripe

Moro nesta cidade há 20 anos e, posso garantir que, é uma cidade muita bonita, tranquila e paradisiaca. Pra quem curte isso, esta é a cidade ideal.
Por: Lilitchi

EU NUNCA FUI EM CORURIPE MAIS PELAS FOTOS DA PARA VER QUE Á CIDADE É LINDA TENHO UMA FILHA QUE MORA NA CIDADE ELA DEVE ADORAR O NOME DELA THAYANE DE C. LESSA UM ABRAÇO Á TODOS CIDADÕES DE CORURIPE
Por: WAGNER LUIZ PEREIRA FEIJÓ

sou de sao miguel dos campos.estou em conceiçao das alagoas.m gerais.e amo coruripe.um forte abraco a todos.boa noite.
Por: jose bezerra silva

eu adoro coruripe passo o carnaval todo ano ai em lagoa do pau. e bom de mas muitos gatinhos praias diversão o pomtau e bom de mas meu Deus caruripe é bom de mas!!!!!!!!!!!!!!!!!! xau fuiiiiiiiiiiii ludmylla♥
Por: ludmylla

as fotos sao lindas vou conhecer o cururipe em janeiro quando for de ferias com meu esposo levarei meu pai pois ele nao conhece o mar,quero proporciona-lo est momento magico sou de manaus-am
Por: rose soares

Coruripe é a minha cidade natal, mesmo estando longe:(minas gerais) nunca á esquecerei.
Por: vandeilson

conheço coruripe essa que e minha maravilhosa cidade que eu gosto muito e muito bonita , suas praias são muito bonitas são as mais belas do estado. E tambem as suas riquesas como o artesanato e sua região cheia de coqueiros e um imenso canavial que como a maior fonte de renda da cidade gerada pela usina que tem na cidade que uma das maiores usinas do estado .
Por: william

coruripe e simplesmente maravilhosa,tenho muito orgulho de conhecer este paraiso,quem nao conhece nao sabe oque esta perdendo,forte abraço a todos.
Por: maciel

Nasci em Corurupe e pretendo morrer lá, quem não quer viver e morrer nesse paraiso?, Saudades de todos, breve estarei ai!!!
Por: quiteria

Sou natural de Coruripe, hoje vivo em outra cidade, mais estou sempre por lá, suas festas são as melhores,povo animado,na praia de lagoa do pau tem omais bonito nascer e por dosol é lindo,a cerveja é amais gelada,vou estar lá nesse carnaval no bloco as perigosas da mamae.
Por: Maria das Dores Batista

QUEM AINDA NÃO VEIO A CORURIPE TEM QUE VIR.AQUI É SEM DUVIDA O PARAISO DAS ÁGUAS.QUEM CONHECE ESSE LUGAR NÃO ESQUECE JAMAIS..
Por: INGRID

essa é a minha terra, muitas saudades dela é o lugar mais lindo do mundo
Por: andrea dos santos silva

ciidadee maraviilhosaa isso bastaa! pra boom entendedoor meiia palavra bastaa né naaum ?? amoo demaiis essa ciidadee, i carnavaal,são joão entaaaum aaaaaaaaaiiin tuudoo de boom
Por: Geane Amorim

Tive o privilégio de conhecer e amei, tudo aí é maravilhoso, o clima as praias as pessoas o cheiro é diferente etc, pena que é muito longe pois moro na cidade de Olinda Recife PE mas no ano que vem irei levar meus filhos para conhecer esse paraiso,bjus para todos...
Por: MARIZETE DOS SANTOS

coruripe é uma cidade muito bonita cada dia que passa fica mas ainda bonitas para aoas habitantes que mora em coruripe eu possso falar pq ja morrei lha mas um terço da minha vida e as pessoas que estão querendo morar em coruripe eu apoiu pq vale apena !
Por: jose algusto

CIDADE MARAVILHOSA!!!!!! TIVE OPORTUNIDADE DE RESIDIR DURANTE 1 ANO E 6 MESES, AMEI.
Por: CLEIA FERREIRA

-ja visitei esta cidade, eu Adoro O estado de Alagoas , sou Alagoana ,mas moro .em sao paulo . um beijo NO coraçao de todos Alagoanos.
Por: mariajose gomes dos santos

a cidade de coruripe é tudo que Deus pode criar de maravilhoso,que Deus proteja esta cidade que tanto o amo. elias
Por: elias de lima

sou coruripense mas vim embora para sp e não consigo esquecer jamais da minha cidade de coruripe ,estou em sp a dizesseis anos mas um dia eu estou de volta a minha cidade querida .joseildo conheçido por xoxo .filho de zequinha e iraci.
Por: joseildo

sou de p.dos indios al mas moro em são paulo quando vejo estas fotos do litoral alagoano fico na saudade, mas um dia volto para viver nessas balezas naturais de alagoas xauu!!!
Por: claudevan

Coruripe é tudo de bom,moro em Rondônia e a cada dois anos,vou passear nesse paraíso que não é só bonito por natureza como tbm as pessoas que são realmente encantadoras, a festa que acontece na praia do pontal no mês de janeiro, meu Deus!!! Q coisa linda, quando a imagem chega para ser colocada no barco q irá conduzi-la,é impressionante ver o mar todo agitado se acalmar, só vendo mesmo para crer, já comprei as passagens, embarcarei dia 24/12/10, estou levando 04 amigas para conhecer, e se deliciar com todas as maravilhas q tem lá, Coruripe nos aguarde.... estamos chegando, e para vc que não acredita, é bom visitar para ficar sabendo, olha a terra é boa não falo á toa eu morro dizendo Coruripe é 1000.
Por: malú

Eu sou coruripense de coração amo a minha cidade natal e não vejo a hora de voltar pra minha terra querida
Por: kelly santos

Coruripe é tudo de bom... Estou morando em São Paulo á 9 anos, tenho muita saudade, da minha , terra natal. beijos....................
Por: conceição

Conheça a Barreiras Barreiras de Coruripe A cerca de 100 km de Maceió, Barreiras de Coruripe é um pequeno distrito localizado no litoral sul de Alagoas no município de Coruripe próxima à foz do Rio São Francisco. O local tem um pouco mais de 6.000 mil habitantes. Apesar de sua população viver basicamente da pesca, do cultivo da cana-de-açúcar, coleta de coco, artesanato e servidores públicos. O distrito tornou-se conhecido pelas belezas de suas praias e da foz do rio Coruripe, que atraem centenas de turistas anualmente em busca de descanso ou de muita badalação. Barreiras de Coruripe esta localizada em um ambiente totalmente litorâneo, o local destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações. Hoje, com mais de 6.000 mil habitantes, é um dos mais belos cartões - postais turísticos de Alagoas e do Brasil. As praias do Canoé e Balança ficam logo após a travessia do rio Coruripe com pouco acesso. Toda a orla do rio é enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante. A vista panorâmica do distrito tem localização privilegiada. Banhado pelo oceano atlântico, Barreiras destaca-se no cenário nacional principalmente pela beleza exuberante das suas paisagens. Areias, brancas e finas, sol, céu e um verdejante mar, em frente à imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco. Situado no município de Coruripe, o distrito de Barreiras é o primeiro distrito no litoral sul do centro da cidade. O rio Coruripe banha o local indo desaguar no oceano atlântico nas proximidades do Pontal do Coruripe divisa com Barreiras. Os índios Caetés foram os senhores destas terras a era do descobrimento do Brasil. O morro da Sibirina, Conhecido por muitos como barreiras vermelhas deu nome ao distrito. Seu clima é subúmido característico da zona litorânea e sua temperatura varia anualmente de mínima 20º para máxima de 34º a 38º Celsius (temperatura elevada).Informações básicas do distrito de Barreiras de Coruripe: *Distrito: Barreiras de Coruripe, *Habitantes: Um pouco mais de 6.000, *Rio: Coruripe, *Praias: Canoé e Balança, *Hotelaria: 2 Pousadas, *Gastronomia: 5 Bares/Restaurantes, *Padroeiros: São Sebastião, São Francisco Xavier e São Judas Tadeu,Associações Comunitárias e Produtivas: 6 Associações. ADESTURB, AOBARCO, AMAB, AMUBS, A. P. B. e A. D. C. B. *Folguedos: Baianas Praieiras, Xaxado, Carimbó e Quadrilha Os Pestinha, *Acessos: AL 101 sul, Al 131 sul, BR 101 sul, *Distancia da Cidade de Coruripe: 4 km, *Distancia da Capital: 100 km. *Divisa com os povoados: ao sul Miai de Cima, ao norte com o centro de Coruripe, ao leste com Oceano Atlântico e ao oeste Pindorama. O distrito de Barreiras teve sua origem de uma feitoria de pau-brasil construída pelos Franceses no inicio do século XVI. A praia da Balança foi o local onde no passado se trocava pau-brasil por produtos europeus. Foram estas as primeiras terras avistadas pelas esquadras de Pedro Álvares Cabral e descritas por Pero Vaz de Caminha a era do descobrimento do Brasil.
Por: Diogo Castro

eu morei sempre ai to morrendo de saudades da ai tudo tão divertido to em outro estado
Por: luiza myrelle da rocha almeida

coruripe é uma cidade bonita e cheia de vida me chamo matheus da silva ferreira
Por: matheus

coruripe,belas praias, cidade maravilhosa.quer se divertir vem conhecer coruripe com as praias mais belas.
Por: mariaelenilda santos

coruripe e tudo q deus criou de melhor quem n conhece precisa conhecer tou distante mas morro de saudade do meu linco coruripe
Por: claudinete

nossa coruripe e show praias lindas e de se apaixonar
Por: claudinete

sou de são paulo e adoro esta cidade maravilhosa não perco nenhum passeio ai porque sempre q posso vou curte as praias belas de coruripe praia e fórro coruripe é melhor.
Por: cassilania silva

Que Lindo Essas Paisagens Magnificos Adorei !!! Pretendo fazer uma escursão para esse lugar...
Por: isabel cristina

moro em coruripe há mais de 20 anos,não pretendo sair da qui por enquanto mais a cidade é linda e bela.por ter lindas praias,pousadas,etc..... coruripe hoje tá crescendo,tem mais hámbitantes,tá ficando bem populosa,e é uma cidade rica por ter ,seus rercurssos naturais,tem também os coqueiras que é a beleza de alagoas.etc................
Por: urãnio francelino dos santos

fui a alagoas chegei em coruripe e é um belo lugar.
Por: antonio josé

foi mt bom a festa de cururipe adorei , espero que seja sempre assim...
Por: mariyane

sinto saudades dessa terra e das pessoas que me protegeram.Hoje sou muito feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: ceiçasimões

atualmente moro em são paulo,meus pais nasceram em coruripe tenho orgulho dessa cidade linda, as praias as pessoas, são benções de Deus, um forte abraço a todos...
Por: adilson

meu pai e de coruripe e faz 18 anos que mora em sao paulo fui pra ir no ano passado e fiquei encatada com a beleza deste lugar
Por: amanda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Coruripe
Fundação:
1866
Altitude:
16m
População:
52.160 habitantes
Área:
971,4km²
Densidade Demográfica:
46,04hab/km²
CEP:
57230-000

Envie seu comentário sobre Coruripe