São José de Ubá

São José de Ubá-RJ
banner

Bem-vindo a São José de Ubá!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São José de Ubá, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São José de Ubá. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São José de Ubá para programar a sua viagem.

Informações de São José de Ubá

Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São José de Ubá foi uma sesmaria desbravada por bandeirantes e na época era conhecida como "Ranchos dos Ubás", pois abrigava os tropeiros vindos, em sua maioria, de Minas Gerais. O distrito foi criado pelos decretos estaduais nº 1 de 8 de maio e 1-A de 3 de junho de 1892, subordinado ao município de Cambuci, ex-Monte Verde. Em 1938 passou a se chamar Juca Neto através do decreto nº 641, sendo que em 1943 prevaleceu o nome São José de Ubá pelo decreto Lei estadual de 31 de dezembro nº 1056.
Um dos mais antigos proprietários desta terra foi o senhor Juca Neto que doou parte de suas terras ao padroeiro da cidade, São José. O nome São José de Ubá é originário da junção do nome do santo padroeiro com o nome da planta nativa do lugar denominada de ubá (planta herbácea da família anonáceas usadas na confecção de balaios e cestos).
O desenvolvimento dessa terra até 1960 se deu pelo cultivo de variados produtos como, café, cana-de-açúcar, feijão, algodão e milho, no entanto a partir desta data foi iniciado o plantio do tomate que se expandiu e transformou a sua economia. A instalação do CEASA (Mercado do Produtor do Norte Fluminense) em 1978 consolidou o plantio desse produto no município que é hoje o segundo maior produtor de tomate do estado.
Em 2 de novembro de 1995 por uma votação de 99,43% a população disse "sim" a emancipação do então distrito.
Comemora-se a data de emancipação no dia 28 de dezembro de 1995, dia em que o então Governador do estado do Rio de Janeiro Marcelo Alencar assinou a Lei 2.459 de sua criação.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

ubaense

População

7.003 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Excelente local para um bom descanso, ideal para passar suas férias. Venha e conheça a cidade de São José de Ubá!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Fluminense

Limites

Cambuci, Itaperuna, Miracema e Santo Antônio de Padua

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís (ou Rio - Juiz de Fora), BR-040. Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a Rod. Lúcio Meira (BR-393) e continuar pela RJ-186 (Pirapetinga - Bom Jesus) até o centro do município de S. José de Ubá. 

Distâncias:

Da Capital:

293 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE UBÁ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.saojosedeuba.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefones: (24) 3866-1190

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://saojosedeuba.blogspot.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 3866-1285

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (22) 3866-1102

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São José de Ubá

eu sou amiga de uma moradora apaixonada por são jose de uba, ja fui passei uma semana era ate carnaval, adorei... mas perdi o contato com minha amiga, preciso achala, me ajudem por favor o nome dela é Celeste dos santos filha de dona MARIA JULHIA irmã do branco
Por: Nivea v. n. f

Sou nascido nesse encantado torrão. Na década de 50 meu pai, Honório Batista Viana trouxe toda a família para Minas Gerais. Eu tinha apenas 05 anos e tenho em mente pouca coisa daí. A nossa antiga propriedade hoje é a Nova Ubá. Estive aí agora e fiquei encantado com a cidade. Parabéns ao pessoal Ubaense. Ainda tenho muitos parentes aí e espero voltar em breve.
Por: Honório Curty Viana

será uma das cidades que gostarei de conheçer já que meu marido falava muito dela,ele era de bom jesus do itabapoana e me dizia que um dia voltaria a essa região dai. Como ele não poderá mais voltar ai, farei isso em sua homenagem. Adorarei conheçer essa linda cidade.
Por: ester

Excelente local para um bom descanco. possui um clube social com boa estrutura ( piscina, sauna, campo de futebol, etc), povo acolhedor e boa comida. Vale uma visita ao parque das Aguas, ótimo local para caminhar e descancar. importante ressaltar que a prefeitura local possui convenio com o Hospital de referencia em Itaperuna, cobrindo qualquer emergencia.
Por: SEBASTIAO PADILHA

nessse dia de hoje, tão distante da minha terra, senti-me só , talvez uma nostalgia de uma coisa que não sei explicar, a primeira que veio a minha mente, foi engraçado, onde estará o meu umbigo enterrado.Foi então que lembrei da vila onde nasci, meus pais e meus avos, contava-nos quando estamos a perder a nossa identidade, devemos buscar onde nascemos, foi aí que tive a feliz idéia de tentar colocar o nome da minha terra nascida que mal conheço a não ser de tantas fotos da fazendo do meu saudoso vovÔ ZIZINHO GUIMARÃES, grande homem de respeito que fundou a primeira escola da vila.E para minha surpresa e conforto espiritual encontro minha querida terrinha onde nasci:podem conferir nos livros do catorio- 06set1954 filho de Walter Gomes de Oliveira e Niva Guimarães de Oliveira com mais tres irmaõs. Hoje vivo a 18 anos em Portugal com mulher tres filhos e quatro netos.Conhecidencia ou não para meu orgulho estou inaugurando uma pizzaria napolitana a sério, irei usar muitos tomates, pena que não é da minha terrinha querida de São José de Ubá. Um beijo a todos e o meu carinho por todos da VILA. HUMBERTO TADEU-de Portugal.
Por: humberto tadeu guimarães de oliveira

gostei muito ,lindo estou aqui a trabalho mais tambem para curtir este lugar maravilhoso ,parabens a cidade e aesta pousada maravilhosa, e o povo muito acolhedor,vou estar aqui sempre
Por: osvaldo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José de Ubá

Envie seu comentário sobre São José de Ubá