Itambé

Itambé-BA

Bem-vindo a Itambé!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itambé, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itambé, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1927. A localidade está em uma altitude de 346m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.110 habitantes. A área total de Itambé é de 1.631,4km², e sua densidade demográfica é de 20,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itambé-BA é 45140-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Itambé

naci em itambé mas nao conheço a cidade entâo resolvi ver em algum sait e achei itambé
Por: miguelribeirodos santos neto

Meu pai nasceu em Itambé! Sempre que podemos visitamos os nossos amigos e familiares, adoro o aspecto de cidade do interior. A preaça e as casas antigas são um carme a parte. Tneho fotos bem legais da cidade
Por: aldeneide rocha

ate que fim itambe apareceu no mapa mas vale a pena conhecer cidadezinha muito tranquila hospitaleira venha pra ca
Por: max muito loko

Itambé rincão abençoado,escondido no bravo sertão..... Exaltemos Itambé que é um pedaço do nosso Brasil....... Essa é a cidade mais linda e acolhedora do mundo!
Por: roberto rodrigues

Eu sou um itamberense de coração, nasci e mim criei até os 13 anos nessa linda cidade e hoje moro em medicilandia pa, meu maior sonho é voltar pra ela ... itambé sempre estará no meu coração...
Por: dinael nery da cruz

adoro essa cidade, meu pai nasceu ai e eu já morei ai, morro de saudades de todos, primos tios, um dia ainda volto.
Por: lú

itambe e um encato eu moro aqui em itmbe eu amor essa cidade
Por: stefany

Otimo lugar para se viver .Um bom lugar para passar o Sao Joao.
Por: Eudidenor Santana Filho

ITAMBE MELHOR FESTA DE SAO JOAO, JAMAIS VOU ESQUECE TANTA ALEGRIA E AS PESSOAS QUE AI VIVE TAO GENEROSAS!!DESEJO QUE ITAMBE CRESÇA CADA DIA MAIS E QUE A CADA ANO O SAO JOAO SEJA AINDA MELHOR!! ATE BREVE ITAMBE
Por: UILCA

sou de conquista.Atualmente moro em Sao Paulo,más adoro essa cidade...
Por: marcio tamburi

Esta é a minha terra .... Gente simples, hospitaleira que traz no rosto o semblante de pura satisfação da lida do dia a dia ..
Por: Lucas Pãntho

estive em Itambé do dia 28 de dezembro ao dia 02 de janeiro, nascí no município e voltei para passear depois de 10 anos. A cidade é pequena cerca de 35 mil habitantes é hospitaleira de um povo simples mas amigo. A cidade está melhor agora porque tem algumas indústrias , coisa que a dez anos atrás não existia na cidade, praticamente não há desempregado, possui uma emissora de radio fm duas indústrias de calçados, duas de cerâmicas, e ainda possui algumas pequenas empresas que fabricam produtos derivados do leite bovino, pois situa-se numa região de pastos, a chamada pastoril de Itapetinga.
Por: Amarildo Rocha da Silva

naci em itambe ba e e muinto linda so quem nao conhece e qui nao sabe o qui esta perdendo em nao conhecer esta cidade moro em porto seguro ja ha quase 15 anos mas nunca esqueci de itambe meu itambe qui faz tambem quase 15 anos qui eu fui vizitala qui deu abencoi tambem todas as cidades e em especial a minha cidade itambe abracos a todos de itambe qui tem muinto a oferecer os seus vizitantes e turistas peco aos responcaveis qui mande fotos de minha cidade itambe pelo meu himail por favor agradeso a todos os meus conteraneos de itambeamada
Por: wanderley

Quem vai em itambé não quer mais ir embora, a cidade é +. As variedades de comidas são muitas.
Por: paulo sérgio da silva

sou testemunha para fala sobre itambe porque foi onde eu nasci mais tanto tempo aqui em sao paulo que ai e um paraiso onde sonho tanto para volta porque soa paulo e uma iluzao porico tem que dar muito valor para nossa origem porque nos samos rico e acha que aotro lugar e melhor eu amo itambe sou filha de alice
Por: rita de cassia maria de jesus

Sou nascido em Itambé, mas já faz 30 anos que moro na Cidade de Itu SP, sinto muitas saudades desta Cidade maravilhosa, sempre quando posso vou visitar os meus parentes e estou pensando em voutar logo para passear...abraços a todos.
Por: Odimário( PIPI )

Sou nascido em itambé,porém sai dai com meus pais aos seis anos de idade,mais o meu sonho é voltar a esta cidade para conhecer as minhas origens...
Por: Adriano oliveira Figueredo

ADORO ITAMBE CIDADE ONDE EU NACIR E FOI CRIDA ITAMBE COMO EU AMO VC........
Por: ANTONIO CARLOS

essa cidade tem um dos melhores são joão, eu fui e gostei.
Por: mirtes

Itambé, a cidade mais aconchegante e acolhedora do sudoeste baiano. Com lindas paisagens e muita energia, sugere visitas e passeios deslumbrantes. Não percam a oportunidade de conhecer e curtir uma das melhores cidades do interior baiano!
Por: Charlinhos

esta e cd d acuca parabens pelas porpulasao de itambe
Por: clebio sena

breve estarei ai ; em nome de jesus . estou com muita saudade dos meus pais , meus filhos Marlon e Raissa e de toda essa turma maravilhosa ; fui
Por: raimundo (rai)

Olá, tudo bem!... Sou universitario, curso superior em meio ambiente, após formado em 2012, pretendo desenvolver atividades em educação ambiental, saneamento básico (esgoto) e coleta seletiva. Agora em dezembro estarei de ferias da faculdade, então farei uma visita a cidade para conhece-la. Tembém devo realizar treinamentos em uma mineradora da região. tenho interesse em saber tudo sobre esta linda cidade. Obrigado, Luiz Araújo
Por: Luiz Carlos Araújo

SOU FILHA DE ITAMBE E AMO ESSA TERRA MARAVILHOSA,A CIDADE DE ITAMBE E NO MINIMO O MAXIMO.APESAR DE ESTAR AUSENTE A 8 ANOS CONTINUO AMANDO.
Por: Liliana

EU NASCI E ME CRIEI EM ITAMBE UMA CIDADE MARAVILHOSA,UM LUGAR MUITO LEGAL VALE APENA CONHECER EU RECOMENDO
Por: GILTON SANTANA ARRUDA

eu sou apaixonada por itambé.ba.á cidade muito divertida quer eu já conhesi?
Por: sadrasan

nao conheço itambe mas estou pretendendo conhece-la em junho.
Por: marcicleide alves

sou muito grato por mora em itambe foi aquir quer constroi familha valeu itambe
Por: john boy

Cidade linda demais gosto muito.
Por: Rodrigo capoiera

Informações de Itambé

      

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Povoado do Verruga nasceu entre 1860 e 1890, quando uma grande seca assolava o sertão baiano e muitas famílias se deslocavam para o litoral em busca de sobrevivência.
Duas destas famílias ao descerem a Serra do Marçal ficaram deslumbradas com Vale Verdejante que os encheram de esperanças, dando o fim a uma longa viagem que acabaria no Litoral. Essa região era território dos índios Pataxós e Mongoiós, tribos valentes que defendiam bravamente sua terra. Não se sabe com quais argumentos os senhores Manoel Balbino da Paixão e Manoel Raimundo da Fonseca, os chefes destas famílias, ainda lá na Serra do Marçal negociaram  com os índios a permissão para se instalarem.
Continuaram descendo os vale a procura de terras férteis para lavoura e pastagens. Foi então que chegaram aqui e encontraram as condições apropriadas junto ao Riacho de Santa Maria, afluente do lado esquerdo do rio verruga. Como as terras eram excelentes para agricultura e pecuária, atraíram inúmeros colonos, gerando assim grandes conflitos com os índios Pataxós. Do lado direito desse rio, onde hoje é a  Praça Otávio Mangabeira, havia aldeias dos índios Pataxós, que impuseram a condição de que os desbravadores, permanecesse4m do outro lado do rio.
Nessa época, os padres capuchinhos viajavam a longa distância em lombo de burros para as santas missões e ao chegarem aqui encontraram os primeiros povoadores e começaram a catequese destes e também dos índios. Foi edificada a primeira capela, feita de taipa junto ao córrego de Santa Maria. Mais tarde, outra família também em busca do litoral, ao passar por aqui e constatar que havia outras famílias, resolveu ficar. O senhor Gonçalves de Oliveira se estabeleceu do lado de cá do Rio verruga, gerando assim grandes conflitos com os índios.
As famílias rezaram muito pela paz e tomaram como intercessor São Sebastião. Foi então edificada outra capela, onde hoje é a Igreja Matriz de São Sebastião, pois as aldeias dos índios ficaram no local da atual Praça Otávio Mangabeira e essa capela servia de barreira para atenuar os ataques dos índios e dos colonos. Além de pacificar e colonizar, os padres também educavam os filhos dos colonos ensinando-lhes a ler e escrever. Daí em diante o povoado cresceu e progrediu rapidamente. O povoado do Verruga pertencia ao Município  de Vitória da Conquista.
De acordo com a Lei estadual nº 2042 de 12 de agosto de 1927 o povoado adquiriu a sua emancipação política. Foi elevado a categoria de Vila com o nome Itambé, pelo então Governador da Bahia, Góes Calmon. A vila de Itambé teve como intendente o senhor Ascendino Melo que havia defendido a emancipação do município juntamente com os coronéis Belizário Ferraz, Silvio correia, Gentil Flores, Cícero de Oliveira Santos, Henrique Brito, Rogacioano Nolasco e Flaviano Ferraz dos Santos. No dia 1º de janeiro de 1928 era instalada e Vila de Itambé, sendo empossado o órgão Legislativo local e o primeiro prefeito Coronel Hygino dos Santos Melo.
Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto de Lei nº 11.089 o Município de Itambé adquiriu o distrito de Itapetinga que pertencia ao Município de Vitória da Conquista. Em 03 de agosto de 1948, foi colocada primeira pedra para construção da primeira casa do distrito de Catolezinho, numa área doada pelo então vereador e próspero fazendeiro o senhor Cassiano Fernandes Ferraz. Após nove meses já havia sido edificada uma média de 300 casas, assim Catolezinho se tornou o primeiro distrito e Itapetinga o segundo. Itambé possuía também os arraias de Sapucaia, Palmares e Bandeira. Em 12 de dezembro de 1952, Itambé perdeu o distrito de Itapetinga, quando este foi emancipado politicamente.
No processo de estruturação política e administrativa houve também a estruturação da fé. Em 28 de novembro de 1935, foi instalada paróquia de Itambé, graças a influência do Doutor Aparício do Couto Moreira que era parente próximo do Monsenhor Moisés Couto, Vigário de Itabuna, este intercedeu para criação da paróquia, tendo como primeiro vigário o padre Nestor Passos.

Significado do Nome

A palavra Itambé é de origem Tupi e significa Pedra Afiada.

Aniversário da Cidade:

12 de Agosto 

Gentílico:

itambeense

População:

23.106 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A economia de Itambé é baseada na agricultura, pecuária, comércio, extração mineral e indústrias de pequeno porte, sendo o destaque a pecuária. As culturas agrícolas que se destacam são: feijão, mandioca, milho, banana e cacau. Na pecuária, o município possui rebanhos: bovinos, eqüinos, suínos, ovinos e aves.

Clima: 

Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sudoeste da Bahia

Limites:

Ribeirão do Largo, Itapetinga, Macarani, Itororó, Vitória da Conquista, Caatiba e Barra do Choça. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

340 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Monumentos

A cidade possui vários monumentos, em sua maioria religiosos, no alto do morro há uma grande estátua do Cristo redentor, na entrada da cidade há uma imagem de São Cristovão, na saída da cidade há uma estátua representando a Santissíma Trindade (PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO) e logo mais a frente pode-se observar uma grande porta feita de concreto, a Porta Santa. 

Biblioteca

Existe a Biblioteca Municipal Guilherme Marback e mais duas que pertencem ao Complexo Polivalente e Centro Educacional Gilberto Viana.

Teatro e Dança

Vários grupos de teatro e dança têm se formado em Itambé, que representam muito bem o município em festivais e concursos em outras cidades.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Grupos Folclóricos de Bumba-meu-boi , Ternos de Reis e Mulinha encantam a população entre o Natal e o dia 06 de Janeiro, por ocasião das comemorações do Nascimento de Jesus e representação dos Reis Magos.

 Junho

- O São João é uma das festas mais animadas da cidade. Há apresentação de quadrilhas, bandas de forró de todo o Nordeste e brincadeiras tradicionais. A cidade se enche de luz e cor com a presença de muitos turistas.

 Agosto

- É comemorado o aniversário da cidade, neste período são realizados eventos culturais tais como gincanas e desfiles. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMBÉ

E-mail: administracao@itambe.ba.gov.br

Telefones: (77) 3432-1112

Sites: http://www.itambe.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (77) 3432-1101

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itambé
Fundação:
1927
Altitude:
346m
População:
33.110 habitantes
Área:
1.631,4km²
Densidade Demográfica:
20,30hab/km²
CEP:
45140-000

Envie seu comentário sobre Itambé