Penedo

Penedo-RJ
banner

Bem-vindo a Penedo!

banner

Comece planejando a sua viagem para Penedo utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Penedo e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Penedo.


Penedo é um Parque Municipal Ecológico e distrito de Itatiaia, localizado no estado do Rio de Janeiro. Inicialmente colonizado por imigrantes finlandeses, hoje devido ao grande investimento turístico se tornou uma excelente opção para se passar férias e passear com amigos e família. Entre suas principais atrações estão as belíssimas cachoeiras, trilhas, picos, e a Casa Oficial do Papai Noel no hemisfério Sul.

Conhecendo as cachoeiras de Penedo!

 Três Bacias, localizadas no Rio das Pedras, encontram-se na região mais alta, afastadas do centro da cidade, por esse motivo acabam sendo as menos visitadas e assim proporcionam mais privacidade. Abaixo das Três Bacias existe uma maravilhosa piscina natural, chamada de Poço das Esmeraldas.

 Cachoeira de Deus - Também localizada no Rio das Pedras e considerada a maior quedas d’água da cidade, com cerca de 15 metros de altura. É possível chegar até ela através de duas trilhas: a primeira com cerca de 10 minutos de caminhada, a segunda um pouco menor, com amplo estacionamento.

 Cachoeiras do Rio Palmital - São menos conhecidas pelos visitantes, porém também são donas de paradisíacas belezas. Nelas se encontram várias quedas d’água, piscinas naturais e muitas grutas. Para chegar lá é preciso caminhar por cerca de uns 20 minutos pelo Vale do Ermitão.

 Cachoeira das Antas – Localizada dentro das terras do Hotel Fazenda da Serra, para chegar até ela são feitos passeios diários a cavalo.

Em 1993, para manter viva a presença finlandesa em Penedo, empresários se uniram e investiram na criação de um parque temático

cultural, conhecido como a Casa de Papai Noel de Penedo – Pequena Finlândia.

Reza a lenda que a verdadeira casa do Papai Noel está localizada na Finlândia, sobre o Círculo Polar Ártico e como Penedo é um pedacinho desse país nada mais certo que tenha um cantinho especial para o bom velhinho.

A casa do Papei Noel foi construída com troncos, assim como as

primitivas casas do interior da Finlândia. Cartinhas enviadas para o Papai Noel do Brasil inteiro chegam a essa magnífica casa em Penedo.

Para quem quer aproveitar muitos passeios enquanto visita Penedo, pode optar pelos passeios de curta duração feitos de charretes e pôneis para crianças.

Gastronomia

Deliciosos licores são fabricados na região, pois é a bebida típica finlandesa. Também é possível saborear a geleia da região elaborada a partir de frutas cozidas em açúcar, encontrada em diversas lojas da localidade.

Para acompanhar peixes, frios, carnes e assados, os restaurantes utilizam Chutney, um molho agridoce, de origem indonésia, seus ingredientes são: passas, manga, gengibre, pimentão, mostarda, tomate, ketchup, cebola, açúcar mascavo, sal, vinagre e pimenta.

E também o apetitoso Chocolate de origem suíça, encontrado em vários locais da região, produzido de forma caseira, com diferentes formatos e recheios, um verdadeiro manjar dos deuses.

Informações de Penedo

 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Floresta e Mar

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro, Brasil.
É a principal colônia finlandesa, se não a única, do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local.
Suas tranqüilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região.
Penedo faz divisa com o distrito de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende.

A idéia

COnta Toivo Uuskallio, o idealizador e fundador da Colônia Finlandesa de Penedo, em seu livro "Na Viagem em Direção à Magia do Trópico", ter recebido um chamado para deixar sua terra natal e emigrar para o Sul longínquo. Chegou este chamado de forma misteriosa, à noite, e sem emissário aparente.
O chamado era muito forte. E, assim em meados de 1927 embarcaram para o Brasil Toivo e sua mulher Liisa, acompanhados de três rapazes, que compartilhavam de seus ideais.
Pretendiam eles, viver no longínquo Sul, onde o clima permitia uma vida mais natural, gozando dos benéficos raios solares. Também fazia parte de seu programa de vida a alimentação vegetariana, e a abstenção de bebidas alcoólicas, chá e café.
Após um período de aclimatação e início de aculturação no Rio de Janeiro, foi Uuskallio e o grupo contratado para trabalhar numa fazenda de propriedade do Mosteiro de São Bento, em Três Poços, nas proximidades de Volta Redonda, Estado do Rio.
Esse trabalho na fazenda, além de propiciar aos agricultores finlandeses o início do conhecimento das culturas praticadas no Brasil, fez com que conhecessem algumas propriedades para implantação de sua colônia ideal.
Voltou Uuskallio para a Finlândia em 1928, onde publicou o livro "Matkalla Kohti Tropiikin Taikaa" (Na Viagem em Direção à Magia do Trópico), que relatando suas idéias e impressões de viagem influiu decisivamente na implantação de seu projeto de fundar uma colônia finlandesa vegetariana no Brasil.
Ajudado pelo Pastor Pennanen e por Mikko Airila, procedeu ele a intensa campanha de divulgação e recrutamento, com artigos na imprensa, especialmente no jornal Tyokansa, e conferências, para angariar recursos.
Foi bem sucedido, e em 28 de janeiro de 1929 foi realizada a compra da Fazenda Penedo, localizada no Vale do Paraíba, então distrito da cidade de Resende.

A colônia

Não existe em Penedo registro nominal sobre os que vieram, mas no perído de 1º de setembro de 1927 até 16 de outubro de 1940, chegaram ao porto do Rio de Janeiro 296 finlandeses, registrados 208 como imigrantes. O período de maior fluxo foi o ano de 1929 quando chegaram 122 colonos. Em 1930 ainda chegaram 21, e em 1931, 23. No restante do período, que terminou com o início da Segunda Grande Guerra, as chegadas foram pequenas, a não ser em 1938, quando chegaram 19 imigrantes.
Como previsto no Projeto Habitacional de Penedo, nos primeiros anos, até que cada um pudesse construir sua casa em um dos 250 lotes da fazenda, a vida foi em comunidade. Praticava-se uma lavoura de subsistência, e cultivava-se viveiros de mudas de laranja, cuja venda constituía a principal fonte de renda da colônia. Muitos, decepcionados com as duras condições de trabalho, retornaram à Finlândia. As terras da Fazenda Penedo não eram boas. Assim, alguns obtiveram de volta o dinheiro que tinham investido e procuraram outras terras. Com a queda da indústria da laranja na Baixada Fluminense, cessou esse mercado, e os finlandeses tiveram que procurar outras alternativas. Foi tentado o cultivo de tomate, mas as dificuldades de fazer chegar a produção ao mercado fizeram com que alguns se dedicassem à criação de galinhas. E, agindo em conjunto, comprando rações e víveres por atacado, acabaram formando uma cooperativa informal. Essa cooperativa informal foi a base do atual Clube Finlândia, fundado em 1943.

Dispersão da colônia

O final da década de 1930 foi de grandes dificuldades, a vida só melhoraria para os finlandeses com a venda, em 1942, de parte da fazenda a uma companhia suíça que lá estabeleceu a Companhia Plamed, para a produção de plantas medicinais. Com o produto dessa venda conseguiu Uuskallio saldar suas dívidas, tinha hipotecado a fazenda, e todos se beneficiaram. Alguns receberam de volta o que tinham investido outros obtiveram trabalho nos serviços de plantio de eucaliptos, beneficiamento das essências medicinais, e na construção de estradas e pontes.
Monumento em homenagem ao cinquentenário da chegada dos primeiros imigrantes finlandeses à PenedoFoi nesse período que a indústria hoteleira de Penedo teve seu início. A Colônia, com seus habitantes louros e costumes diferentes, a sauna por eles introduzida, seus bailes com polcas, mazurcas e tangos, atraia as pessoas. E, havendo agora lugar na Casa Grande, desocupada pelos colonos, passou lá a funcionar o primeiro hotel de Penedo. Aumentando o movimento, passaram os finlandeses a receber hóspedes também em suas casas. Naquela época havia o hábito de se passar as férias anuais, geralmente de duas semanas, em hotéis-fazenda, em regime de pensão completa. As reservas eram feitas por carta, já que telefones praticamente não havia, e os hóspedes chegavam após viajar em 6 horas de trem do Rio, ou um pouco mais de São Paulo. Da Estação Marechal Jardim, onde desembarcavam, eram transportados para Penedo às vezes até de carro de boi, quando não havia uma charrete.
A boa comida, e a vida simples e agradável fazia com que voltassem e recomendassem aos amigos. E com a ampliação das casas nasceram as pensões de D. Lídia, D. Hilja, D. Siiri e D. Liisa.

Início do desenvolvimento

Terminada a guerra, cessou a Plamed suas atividades. Foi então sua área vendida para a AABB, Associação Atlética do Banco do Brasil, que loteou a parte baixa, mais tarde ampliada pela Companhia Campo até a Fazendinha, na parte alta de Penedo.
Nessa época já existia a Rodovia Presidente Dutra, inaugurada em 1951, o que permitiu o acesso aos automóveis e gerou o turismo de fim de semana. Isto fez com que as antigas pensões fossem ampliadas e se transformassem no Hotel Bertell, Hotel Chácara das Duas (atual Pequena Suécia) e na Pousada Penedo que ainda hoje existem.
[editar] Penedo hojeO turismo, verdadeira vocação de Penedo, fez com que as primeiras pensões completas se transformassem em uma rede de 52 hotéis e 39 restaurantes, lanchonetes e bares. Mas, não sendo nem de duas dezenas o número de finlandeses atualmente residentes em Penedo, existe uma grande preocupação de preservar a presença finlandesa. Para isso tem atuado o Clube Finlândia, fundado em 1943, em cujos bailes dos sábados se apresenta o Grupo de Danças Tradicionais, e que desde 1993 abriga o Museu Finlandês da Dona Eva, museu em que podem ser vistas através de peças antigas e modernas a arte e a cultura da Finlândia. Tem o museu recebido cerca de 500 visitantes por mês.

Significado do Nome

Devido à Fazenda que deu nome ao Local, Fazenda Penedo ou  nome origina-se de um penhasco localizado junto ao vilarejo, no sopé da Serra da Mantiqueira.

Aniversário da Cidade:

29 de Setembro 

Gentílico:


População:

  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sem desfazer do charme da colonização Finlandesa e das muitas opções de compras, a grande atração de Penedo é mesmo a natureza. Nosso pequeno povoado fica no pé da Serra da Mantiqueira, a meia hora do Parque Nacional de Itatiaia e a uma hora das Prateleiras das Agulhas Negras. A maior parte da vegetação de Penedo é da Mata Atlântica ainda existente no país, que desce qual tapeçaria presa à moldura de pedra da Mantiqueira. Um ar puro de se respirar, muitos pássaros, mamíferos raros, diversidade incrível de insetos, uma flora que fascina quem está acostumado aos grandes centros urbanos e uma pequena bacia hidrográfica completam o quadro.

Clima:

Frio de montanha 

Temperatura Média:

16,5° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

No Estado do Rio de Janeiro. 

Limites:

Resende, Queluz ( SP ), e Maringá ( MG ). 

Acesso Rodoviário:

De carro: 

O acesso a Penedo é feito pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), mais conhecida como Via Dutra.

Por essa rodovia federal, você pega a saída do km 311 (no estado do RJ) que dá acesso à Rodovia Dr. Rubens Tramujas Mader (RJ-163), onde você encontrará as duas entradas de Penedo: a primeira, logo a aproximadamente 500m da Dutra, ao lado do Shopping Penedo, que entra na cidade pelo bairro Jardim Martinelli; e a segunda entrada (que é a principal), pelo Portal de Penedo, 3km após deixar a Dutra.

Saindo do Rio de Janeiro:

Se você está vindo do Rio de Janeiro, pegue a Av. Brasil e depois a Via Dutra em direção a São Paulo. Você percorrerá aproximadamente 170km até a estrada de acesso para Penedo (RJ-163).

A Via Dutra é bem sinalizada e segue em linha reta até o ponto de saída para Penedo.

Pedágio:

Na Dutra sentido SP, você passa por um pedágio (R$ 7,50), com cabine para o sistema Sem Parar/Via Fácil.

Saindo de São Paulo

Saindo de São Paulo, você pode pegar diretamente a Via Dutra (BR-116) ou a Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-70) para entrar na Dutra mais ao norte. Em ambos os casos, o acesso é feito pelo extremo leste da Marginal do Tietê: a entrada da Ayrton Senna é continuação da Marginal, e o acesso para a Dutra está aproximadamente 5km antes, com placas indicativas.

Seguindo pela Dutra, você percorre por volta de 250km até o acesso à RJ-163.

No caso da Ayrton Senna, são aproximadamente 120km até o acesso à Dutra (existe uma outra interligação bem no início, antes da rodovia mudar de nome para Carvalho Pinto; prefira o acesso do km 130); em seguida, são 117km na Dutra até a fronteira com o RJ, e mais 23km até a saída para Penedo (RJ-163), totalizando 260km até a RJ-163. O caminho pela SP-70 é 10km maior que o da Dutra, mas o tráfego é geralmente mais rápido (ver abaixo).

Em ambos os caminhos, o tempo de viagem é de aproximadamente 3 horas, em condições normais de visibilidade e trânsito livre.

Chegando em Penedo:

Ao entrar pelo Portal de Penedo, você estará na Av. Rio das Pedras, que é a principal da cidade e depois muda de nome para Av. das Mangueiras. Seguindo nela até o fim (pouco após o centrinho/Casa de Papai Noel), você encontra uma bifurcação para seguir pela Av. das Três Cachoeiras, ou pela Estrada do Vale do Ermitão, que são outras vias de referência na cidade. 

Distâncias:

Da Capital:

170 Km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

As cachoeiras são uma ótima opção para os dias ensolarados. Imperdíveis também são os passeios a cavalo nos haras existentes, assim como a pesca da truta nos pesqueiros locais. Vale a Pena conhecer o Pico do Penedinho, com sua belíssima vista para o bairro, e o Museu Finlandêda D. Eva.
Aqui está também a residência de verão do Papai Noel. O parque temático Pequena Finlândia (Casa do Papai Noel)  conta com diversas lojas e restaurantes de inspiração na cultura finlandesa.

Principais Pontos Turísticos: 

Passeios a cavalo

É algo que você certamente deve fazer. 

Chocolate local

Se você é chocólatra, Penedo é a cidade a visitar. Em Penedo você encontrará diversas fábricas de chocolate as quais produzem chocolates maravilhosos de gostosos. Na Casa do Chocolate você poderá ver como o chocolate é produzido enquanto você se delicia com um cafezinho ou um chocolate quente. Na Tonttulakki, localizada dentro do Shopping Casa de Papai Noel, toda a matéria prima é Belga, o que garante a alta qualidade dos produtos.

Cultura

O Museu Finlandês expõe com entusiasmo a história da imigração finlandesa para o Brasil. No Clube Finlandês acontece, todo sábado à noite, o tradicional baile, onde o grupo de dança Penedon Pahaat exibe coreografias da época da imigração. Lá é o lugar certo para ver os finlandeses da colônia de Penedo!

Pico do Penedinho
 
Vista do Pico do PenedinhoAssim que chegar a Penedo, sentirá um ambiente completamente diferente do Rio de Janeiro. Se é europeu, você se sentirá praticamente em casa. O visitante de primeira viagem deve ir até o Pico do Penedinho de onde terá uma bela vista do Vale do Penedo e parte de Parque do Itatiaia.
Como o Pico do Penedinho está em propriedade particular, você precisará de permissão para visitá-lo. Vá até a Casa do Chocolate e solicite uma permissão de entrada. Saindo da Casa do Chocolate você deve dirigir por cerca de 1km antes de atingir a entrada da residência que dá acesso ao Pico do Penedinho. A partir daí, siga a trilha até o pico.
A trilha é de cerca de 600 metros ladeira acima o que pode ser cansativo para os não-atletas, mas certamente valerá o esforço.
No caminho, cuidado com as saúvas! As saúvas possuem mordidas forte e você não quer ser vítima de uma, pois no caminho há vários formigueiros de saúvas. Caso esteja de calça, feche a boca da calça ou levante o máximo possível para evitar a surpresa desagradável de uma saúva dentro de suas calças.
Ao se aproximar do pico, a trilha é bastante estreita. Abra caminho para quem estiver descendo e evite correr ladeira acima. Suba com calma e aprecie a bela vista à medida que vai subindo. 

Cachoeiras:

Cachoeira das Três Quedas

Para chegar a Cachoeira das Três Quedas siga a estrada para a Cachoeira de Deus. Tendo em vista que está é a última cachoeira (contando do topo para baixo) a água não é muito limpa, mas é limpa o suficiente para o banho.
Como em qualquer cachoeira, você deve ter bastante cuidado. As pedras são bastante escorregadias. Caso você escorregue e bata a cabeça em alguma pedra com violência pode até ser fatal, mesmo sabendo que as águas não correm com tanta velocidade.
 
Cachoeira de Deus

Conforme você sobe os morros de Penedo, você chegará a entrada da Cachoeira de Deus. Voce precisará estacionar o carro na entrada e caminhar por cerca de 100 metros até a cachoeira.
É bastante limpa e excelente para o banho.

Cachoeira das Três Bacias
 
A última cachoeira no final da rua principal da cidade é a Cachoeira das Três Bacias.
A parte perigosa de qualquer cachoeira é o limo sobre as pedras o que as tornas extremamente escorregadias.
Não corra nas pedras e tome muito cuidado com crianças nas cachoeiras. Escorregar é muito fácil e pode trazer machucados sérios. 

Casa de Papai Noel / Pequena Finlândia
 
Centro comercial é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade, e concentra muitas lojas de artesanato, roupas e comidas. A Casa de Papai Noel é o principal ponto de referência de Penedo e ao redor dela há vários restaurantes, hotéis e pousadas, além da famosa sorveteria da cidade. Vale lembrar que o Papai Noel está presente em sua casa durante todo o ano. A Casa de Papai Noel de Penedo é uma réplica da casa original localizada na Finlândia, com móveis e utensílios típicos.  

Marco do Cinqüentenário

Localizado na Praça Finlândia, perto do Museu Finlandês. Foi erguido em 1979 para comemorar os 50 anos da imigração finlandesa. Ele é todo feito em aço inoxidável, onde mostra seis pássaros migratórios.      

Casa de Pedra

Uma das primeiras construções de Penedo. A construção iniciou em 1932 e levou cerca de 14 anos para terminar. A obra foi feita por um finlandês que carregou as pedras do rio para a construção.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O baile finlandês  acontece no salão do Clube Finlândia localizado na Av. das Mangueiras 2601, em Penedo Itatiaia - RJ, e está previsto para todo o primeiro e terceiro sábados de cada mês, ao longo do ano de 2011, salvo comunicação em contrário. Especialmente, nos meses de Janeiro a Abril e em Julho, realizaremos bailes todos os sábados.
Para sua maior segurança envie um email para [email protected] ou  ligue (24) 3351-1374 para mais detalhes e confirmação.
O salão principal do clube tem uma decoração típica que cria um clima  muito alegre e convidativo para aqueles que se aventurarem a dançar.
Grandes tapeçarias e pinturas de artistas finlandeses enfeitam o espaço retratando passagens antigas das festividades dos colonos.

Abril
                                                                       
02, 09, 16 e 23 - Baile Finlandês - 20h 

30 - BAILE VAPPU - 20h - Vappu – é uma  tradicional festa finlandesa que comemora o início da estação das flores. No hemisfério norte, onde está situada a Finlândia, coincide com o início da primavera e, a chegada de temperaturas mais amenas faz com que todos deixem suas roupas de inverno para trás e se vistam de forma bem alegre e colorida (tipo fantasia) e saiam para comemorar nas praças.
A alegria é a maior característica desta festa, e a maioria dos participantes exibe com muita descontração suas fantasias super interessantes mesmo que boladas de última hora. É sempre um divertimento para todos, desde os mais idosos até os mais jovens ou crianças.
Muitos consideram essa comemoração como o carnaval finlandês, acima de tudo pelo clima criado em torno das fantasias e pela grande folia proporcionada por todos.
 
Maio
            
07 e 21 - Baile Finandês - 20h      

Junho
       
04 e 18 - Baile Finlandês - 20h

25 - Festa Junina Finlandesa -20h - Nesta época, na Finlândia, os finlandeses comemoram o início do verão. Corresponde ao solstício, significando que a duração do dia será a mais longa do ano. De tão festejada, esta data chamada de Johannus, tem a mesma importância que o Natal.
Comemora-se também nesta data o Dia da Bandeira Finlandesa.
Aqui no Brasil comemoramos o Dia de São João, Johannuspäivä, em finlandês. Daí a realização de um típico baile junino.
Tradições da cultura  finlandesa são cultuadas ao longo de todo  verão, como decorar suas casas, acender pequenas fogueiras em seus quintais ou à beira dos lagos que, por sinal, existem aos milhares por lá.
Fica aberta a temporada de festivais de dança e todos realizam encontros sociais para não deixar passar esta importante estação do ano.
Durante os bailes,  acontece o encontro com os finlandes que ainda vivem ou passeiam por aqui e o turista  terá a posssibilidade de assistir a uma  apresentação de um grupo de danças folclóricas.

Setembro

02 a 04 - Copa Peugeot 2011 - 5ª etapa
Local: Penedo Cidade: Itatiaia / RJ
Organizador: Peugeot
Site do Evento: www.copapeugeot.com.br 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATIAIA - DISTRITO DE PENEDO

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3352-6777 ramal 222 ou 205

Sites: http://www.itatiaia.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Email: [email protected]

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/rj_590.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Prefeito Assunção, 96 - Bairro: Centro    
Itatiaia-RJ - CEP: 27580-000 
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (24) 3352-2018

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS: 

HOSPITAIS: (24) 3351-1146 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

CORREIO: (24) 3351-1410

FARMÁCIA: (24) 3351-1666

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.zone.com.br

www.penedo.org

www.penedo.com

www.visitepenedo.com

www.ecoviagens.com

www.trilhasrj.com.br

www.aventure-se.ig.com.br

www.turisrio.rj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Penedo

ja visitei penedo e achei a cidade linda e ,maravilhosa, encantadora, tem varios pontos turisticos ,como a casa do papai noel, casa do chocolate simplesmente amei a cidade e voltarei com certeza
Por: cleide ribeiro de moraes

Ola sou de CAXAMBU-MG,neste domingo eu tive o prazer de conhecer PENEDO,e gostei muito,principalmente pela sua arquitetura ,adorei ,assim que eu tiver a opurtunidade de poder vistar PENEDO,eu irei novamente,e levarei meus amigos , ok...abracos.....
Por: gilberto

Adoro penedo, aconchegante e receptiva! Sempre indico aos meus amigos...
Por: maria amelia rocha

Estive la nas férias de julho 2010 e recomendo um belo lugar para descansar com a familia,boa comida pessoal atencioso,só cuidado com as fabricas de chocolates eeee para não engordar ta.... Boa viagem. Flavio.
Por: flavio trevini

Gente estive em Penedo em novembro de 2010,sou apaixonada por essa cidade.A pequena Finlândia é encantadora,as fábricas de chocolate,as cachoeiras...tudo!!!Te também a casa do Papai Noel,que é a coisa mais fofa do mundo!!!Visitem Penedo,vcs não se arrependerão!bjs
Por: ANA CAROLINA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Penedo

Envie seu comentário sobre Penedo

banner