Papucaia

Papucaia-RJ

Bem-vindo a Papucaia!

As melhores pousadas em Papucaia podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Papucaia

Roteiros do Brasil

Região Serra Verde Imperial

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi na antiga e extinta paróquia de Santo Antônio de Sá, que existiu uma antiga Freguesia, a da Santíssima trindade, a qual deu origem ao município de Cachoeiras de Macacu. Nessa freguesia foi construído, em 1737, mas foi ela que deu origem ao nome de nossa localidade.
Em Papucaia, foram realizados os primeiros projetos de colonização, datados de 1940, para assentamento dos colonos. O núcleo colonial contava com as glebas Soarinho, Granada, Ipiranga, Colégio, Papucaia e Ribeira.
Na atual Escola Municipal Cândido Rondon, localizada na Estrada da Granada, funcionava, nesta ocasião, uma escola agrícola que atendia aos filhos dos agricultores Antigos (Centro Tratorista). Nesta havia uma fábrica de farinha, além de ensinar o manuseio de tratores, técnicas de arado, práticas de plantio e colheita. Em 1951 Papucaia foi criada quando o então Presidente Getúlio Vargas comprou a fazenda de Henrique Laje. Ele promoveu a colonização da área com a divisão da terra em sítios e o assentamento dos colonos. Em primeiro lugar, surgiu o Coletivo (situado em Ribeira) que era administrado pelo INCRA (Instituto Nacional de Reforma Agrária), este dava o material para a construção e os colonos tinham o prazo de seis meses para construir suas casas e cultivar a terra.
Nessa época, a localidade de Papucaia se restringia apenas a estação de trem, o armazém do senhor Natalino Sidônio e a Delegacia que estava situada onde hoje é o Posto de gasolina. O colégio Sol Nascente, na época, se chamava Grupo Escolar Lara Vilela e possuía apenas três salas.
O lugar não tinha Posto de Saúde, nem médicos. A primeira Farmácia era do senhor Acácio e o Joãozinho, hoje ptoprietário da Farmácia mais tradicional de Papucaia, trabalhava com ele como aprendiz.
Por volta de 1960, chegou a colônia japonesa, que também passou a viver da lavoura. Juntamente com os japoneses chegaram os italianos que também estavam interessados nas terras. Ambos com suas culturas e tradições, contribuíram para o nosso crescimento, é nesta mesma época eu vieram para cá o prof. Mário da Silva Novo e família que junto com seu cunhado o belga Charles Gillet e fundaram um Cinema que era o maior sucesso na época, símbolo do progresso da localidade, pontapé inicial rumo a modernidade, porém não teve longa duração devido a falta de infra-estrutura local, como por exemplo, a falta de rede de energia elétrica.  

Significado do Nome

A palavra Papucaia é originária da cultura indígena e significa “sabugo de milho”. 

Aniversário da Cidade:

15 de Maio  

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Papucaia é pacata e acolhedora, morro, montanha e gente boa.

Clima:

Ameno, baixas temperaturas no inverno 

Temperatura Média:

23º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo do Rio de Janeiro: BR-101 até Itaboraí e depois RJ-116

Localização:

Município da Região Serra Verde Imperial do Estado do Rio de Janeiro 

Limites:

Itaboraí, Rio Bonito, Guapimirim, Nova Friburgo, Silva Jardim e Teresópolis 

Acesso Rodoviário:

BR-101 e RJ-116 

Distâncias:

Da Capital:

99 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja da Santíssima Trindade

Cujas ruínas podem ser encontradas, ainda hoje, na localidade de Papucaia, próximas ao córrego de Belém e que já é conhecida como Igreja Velha.
Esta Igreja foi o ponto inicial da ocupação de nossa região. Era a Igreja Matriz, isto é, aprincipal, e tinha como filiais outras capelas (igrejas menores). Entre estas havia a capela de nossa senhora da Conceição de Papucaia, situada na fazenda que tinha o mesmo nome da Capela e pertencia aos Jesuítas. Essa fazenda não deixou de existir.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Abril

- Festa da Goiaba - Goiacam, que é comemorado no Centro de Papucaia.

  Maio

- Festa do Peão - Festas com tradicionais barraquinhas com comidas típicas, parque de diversão e rodeios, além das atrações musicais.
O evento é realizado no Parque de Exposições de Papucaia, que fica no Km 20 da RJ. 

 Junho/Julho 2011

30 à 03 - Exposição do Cavalo Campolina em Papucaia Parque de Exposições Papucaia-RJ

Informações:

Clube Cavalo Campolina do Rio de Janeiro - (21) 2427-4563 / Cel: (21) 8876-4442 - Willian

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHACOEIRO DO MACACU - BAIRRO DE PAPUCAIA

E-mail: macacu@macacu.com

Telefones: (21) 2649-4848 / 2526

Sites: http://www.macacu.com/macacu/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Cachoeiras de Macacu

Rua Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Centro
Telefone: (21) 2649-2131

Ferroviário:

Ramal da Antiga Estrada de Ferro Central do Brasil (atual RFFSA).

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: araujo_r2007@ig.com.br

Telefones: (21) 2649-3139

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.macacu.com.br

www.turisrio.rj.gov.br

www.papucaia.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Papucaia

Nasci e me criei em Papucaia. Hoje moro no Espirito Santo. Fazem trinta e um anos que sai dai, mas nao esqueço desse lugar tão especial para mim e minha familia. Papucaia é tudo de bom! Deixei os verdadeiros amigos ai
Por: Eloisa

eu ja morei em papucaia e fiz varios amigos e papucaia e de + e muito bom ja fui pra shows em papucaia varias professoras do colegio são francisco de assis me conhecem
Por: aldevan

Poxa... cadê a Pousada da Tia Tetê? Ela é minha vizinha!!! E a pousada é show de bola! Adorei este site! Está de Parabéns!
Por: Camila

ainda naõ conheco papucaia , mais gostaria muito de conhecer!!! pois me falaram que é muito bonita que tem muito verde e as paisagens é tudo de bom quero muito conhecer papucaia.
Por: celina cruz layana

Eu odeo papucaia...ja moreii muito tempo la..hsaushaushaushaus..minha linda e pequena papu
Por: vanessa

oi eu já morei nessa cidade adoro . sinto muita saudade.
Por: IVONETE SILVA DO NASCIMENTO

a cidade é show ! acolhedora aprasivel ,adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: jarbas a brito

Nasci e cresci no Rio, mais exatamente na zona sul, Cosme Velho. Quando conheci Papucaia foi amor a primeira vista, cidade aconchegante, pessoas comunicativas e hospitaleiras. Tudo que possa imaginar de um interior à menos de 100 km do Rio. Incrível!!!
Por: Wilson Ramalho

Ja morei em Papucaia durante um ano!! Um lugar muito bom de se viver. Gostaria de rever mais fotos de lá, para matar a saudade.
Por: Danielle de Oliveira

O clima é muito bom, ainda mais no mês de junho e julho. Contato com a natureza e com os animais é que eu mais gosto, sem contar no meu tranposte, a bicicleta ,sem trânsito e vaga para estacionar. Apesar disso tudo existe uma vida social à noite. Um ótimo restaurante janonês, por exemplo, simple, bom e barato. A qualidade continua a mesma desda abertura.
Por: Clarice

Papucaia é show de bolaaa! Passei o último carnaval lá durante o dia e à noite fiquei indo pra cachoeiras de macacú (um paraíso). Bebi todas e brinquei muito. Vou voltar em breve.
Por: Marquinho

ja tive ai em papucaia, adorei sua localidade, serras maravilhosas lugar inesquecivel. Mais o q mais amei foi a recepção da pessoas. Parabens!!!!
Por: DIVA DA SILVA GUILHERME

conheço papucaia e um lugar maravilhoso para passar feriados finas de semana adoro esse lugar
Por: marcos cesar araujo da silva

Papucaia, terra de Patrick e Guilherme meus dois filhos maravilhosos e lindos. Sou um pai que senti orgulho de cachoeiras de macacu e papucaia, terra também do Bira, da Selma Coutinho, do Irineu enfim papucaia é maravilhoso e só produz bons frutos. Um abraço.
Por: camilo barros

amo papucaia de montao me criei ai ate os 10 anos morro de vontade de rever essa cidade maravilhosa nao vejo a hora de voltar pra ir saudades juh
Por: JULIANA PIMENTEL

faz tempo que moro em Papucaia, o jeito das pessoas, o clima, a beleza da região, tudo isso compensa continuar aqui.
Por: aresio alves figueredo

Gostei muito da rampa de vôo livre tem a visão expetacular parabens ainda volto a esse lugar com sertesa valeu aí galera .
Por: Saulo de Oliveira

pra quem gosta de papucaia, venhe ai o reveyllon dos sonhos para sacudir a galera que ama esta terra,não esqueça de trazer pra virada do ano muita animação,vibração positiva,e torce para que o tempo ajude,boas festas e feliz ano novo para todos.
Por: Marcos Gois

Morei em Papucaia a muitos anos atrás, e apesar de ser criança na época, tenho saudade de quando andava a cavalo com meu pai pela cidade.
Por: Walcledes Monteiro

nasci e cresci em papucaia lugar melhor nao existe eu amo papucaia com seu povo maravilhoso e hospitaleiroagora estou morando na cidade de campos dos goytacazes mais meu coraçao e de papucaia
Por: rosimery vieira da trindade

Papucaia foi o comeco de tudo em minha vida, jamais esquecerei desta cidadezinha pacata, na epoca, hoje ja e uma cidade bem desenvolvida.
Por: nelson masayuki tazawa

Envie seu comentário sobre Papucaia