Natividade

Natividade-RJ
banner

Bem-vindo a Natividade!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Natividade, fotos, informações, os principais hotéis de Natividade, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Natividade, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 182m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.501 habitantes. A área total de Natividade é de 387,3km², e sua densidade demográfica é de 40,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Natividade-RJ é 28380-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Natividade

 

Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história da colonização das terras que hoje fazem parte do município de Natividade do Carangola tem o seu início no período que medeia entre 1821 e 1831. Os historiadores são unânimes em atribuir o desbravamento da região a José Lannes (ou de Lana) Dantas Brandão que segundo uns autores teria pertencido à Milícia de D. João VI e, segundo outros, teria sido um desertor da força policial de Ponte Nova em Minas Gerais.
Esta é uma das versões da história de José Lannes, de Lana ou ainda José de Lanes Dantas Brandão como o denomina o ilustrado Dr. Mário Pinheiro Mota a que devemos um dos melhores trabalhos especializados sobre a região de Itaperuna.
Segundo esse autorizado escritor a história de Itaperuna desenvolveu-se da seguinte forma: Em 1831, José de Lanes Dantas Brandão, depois de desertar da polícia de Ponte Nova, refugiou-se em Campos. Receoso de ser aí descoberto, procurou o sertão, indo até a altura do atual município de Viçosa, regressando à Zona de Faria Lemos, para depois descer e apossar-se de toda a terra, desde Porciúncula até o Bambuí.
Em 1832, 26 de Outubro, José Lanes escrevia, do lugar que denominou Conceição, ao seu filho Francisco, dando notícias, pedindo recursos e, mais, que fosse feita uma consulta ao amigo sargento, em Minas, sobre a possibilidade de legalização da posse das terras que havia ocupado. Voltou José de Lanes, em 1833, à zona que deixara, trazendo de regresso, em sua companhia, índios, escravos e um indivíduo por nome Bambuí, a quem doou as terras que têm hoje esta denominação.
Estabelecido já no lugar denominado Porto Alegre, faz então em 1834 doação, por título, das cachoeiras do Cubatão ao tenente-coronel Geraldo Rodrigues de Aguiar.
Depois desta data José de Lanes desfez-se da propriedade de Porto Alegre e estabeleceu-se no vale do Carangola, na fazenda de São José, acima de Natividade. Ainda em 1834 fez nova viagem a Ponte Nova, trazendo seus irmãos Antônio e Francisco, aos quais cedeu as terras da margem esquerda do rio Carangola, compreendidas pela bacia do ribeirão de São Sebastião, ou Bom Sucesso (fazenda, engenho), Boa Esperança e a bacia do ribeirão da Conceição.
Para a fazenda da Conceição transferiu-se mais tarde o capitão João F. Dantas Brandão, pai dos posseiros. Falecido, aí, foi sepultado no velho cemitério ainda hoje existente, mas em abandono. Dessa forma o vale do Carangola habitava-se enquanto o vale do Muriaé permanecia desabitado. Mas, ainda nesse ano, José Ferreira César, parente de José de Lanes, a pretexto de bater ouro e colher ipecacuanha (erva da família das rubiáceas), deixou a barra do Bacalhau, no município de Turvo, em Minas, onde residia, e, em companhia da sua mulher, D. Maria Angélica da Luz, e de índios puris domesticados, construiu um rancho no local do arraial hoje de Laje, e aí se instalou, comunicando-se com os Quartéis, hoje São Paulo do Muriaé.


Significado do Nome:

Devido aos relatos da aparição de Nossa Senhora de Natividade no local.

Gentílico:

natividadense

Aniversário da Cidade:

20 de Junho

População:

15.082 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Natividade, uma bela cidade para morar, descansar e passar momentos agradáveis e inesquecíveis, com índice de violência, quase zero. Venha conferir!

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

28ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Noroeste Fluminense

Limites:

Norte: Porciúncula e Estado do Espírito Santo
Sul: Itaperuna
Leste: Bom Jesus do Itabapoana
Oeste: Itaperuna

Acesso Rodoviário

RJ-198, RJ-220, RJ-214, RJ-230.

Distâncias:

Da Capital:

365 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

-Sítio dos Milagres

-Horto

 Desenvolvimento de sementes e mudas para a realização de obras de reflorestamento e jardinagem da cidade.   Programas de apoio da Secretaria da agricultura para produção de árvores frutífer

-Morro da Saibreira

Desenvolvimento de sementes e mudas para a realização de obras de reflorestamento e jardinagem da cidade. Programas de apoio da Secretaria da agricultura para produção de árvores frutífer

-Pico Cabo Frio

A 810 m acima do nível do mar, é o ponto mais elevado do município. No seu topo está localizada a torre de televisão, com 10 m de altura. À esquerda de quem chega, avista-se logo o paredão do morro, que consiste em rocha pura, dificultando a escalada por aquele lado. A vegetação predominante é a capoeira-rala e circundando o atrativo, estão pequenas propriedades rurais, lavouras de café e grandes pastagens. O pico não oferece muita dificuldade para quem deseja fazer escalada ou caminhada. A prática de asa-delta é propícia devido a amplitude da área. Do topo, quando o tempo está claro, tem-se uma bela visão do Cristo Redentor, em Itaperuna, município vizinho, e do Pico do Caparaó, em Minas Gerais.

-Rio Carangola

O Rio Carangola é o principal da região e é ele que fornece energia para os municípios vizinhos de Natividade e Porciúncula e também onde encontramos o melhor local de pesca. Nasce na Serra da Caiana, em Minas Gerais e desemboca no Rio Muriaé, no município de Itaperuna-RJ. A vegetação que o circunda é exuberante com predominância de árvores frutíferas, de médio porte como mangueiras, coqueiros, bananeiras e amendoeiras, entre outras. Suas águas são turvas e de temperatura fria. Neste trecho, em quase todo o seu curso, a navegação por embarcações de pequeno calado (canoas, caiaques, etc) é possível. Não é um rio propício para banhos, mas a pesca ainda é praticada. Recentemente, capivaras começaram a colocar seus ninhos à beira do rio e pode-se ver pacas nadando em vários trechos. Neste rio as espécies mais encontradas são: o piau, o cascudo, o bagre e a tainha. A proibição da pesca amadorística não existe, mas a SUDEPE age no caso de pesca predatória. Por esta razão é permitida apenas a pesca de linha, pois a utilização de rede fez aumentar o processo de extinção de algumas espécies, como o robalo e o lambari, tornando-os escassos na área. 

-Igreja de Santa Rita de Cássia

-Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade

A partir de 25 de Julho de 1845, a Igreja Matriz já estava funcionando. Com uma reforma perdeu suas características originais. A entrada atual é pavimentada e cercada de ferro. O frontispício é composto por quatro vitrais. Na parte superior, há uma rosácea de doze compartimentos, embelezados pelas cores azul, amarelo e vermelho, de 5m de diâmetro aproximadamente. Acima da rosácea, está o campanário de formato piramidal, possuindo dois sinos. Atrás deste está a imagem, em concreto, da Santa Padroeira do Município, iluminada à noite. A porta principal, talhada em madeira maciça de cedro-magno, foi doada por um cidadão denominado Laurício, que a talhou e instalou no local. No interior, a nave é em piso vitrificado, de confecção atual. As seis pilastras existentes, em cada lado, totalizando doze pilastras, imitam a pintura em mármore, que sustentam o teto de tábua corrida pintado em branco. As paredes da nave são decoradas por sete vitrais de cada lado. A imagem de Nossa Senhora da Natividade do século XIX, que está em um pequeno altar retangular, em madeira talhada, oriunda da Espanha. A imagem sofreu uma restauração em Belo Horizonte no ano de 1987.

-Santuário de Nossa Senhora de Natividade

A casa de Nossa Senhora, em frente ao lago, foi construída em 1974, pelo Dr. Fausto de Faria, para quem a Santa apareceu. É uma perfeita réplica do Santuário em Éfeso, na Turquia, sendo a única no mundo. Possui estilo oriental, com suas cúpulas arredondadas. Internamente, o primeiro plano é constituído de uma sala de visitas com cofre, onde pode-se ver a Pedra Cefas, que misteriosamente apareceu nas mãos do Dr. Fausto de Faria, na terceira aparição dela em 12/07/1967. No fundo do cofre, está a cópia do retrato falado original de Nossa Senhora, feito por Iraci do Nascimento e Silva. No segundo plano há três oratórios e um quadro que traz as mensagens deixadas pela Santa. Ao lado esquerdo, a sala dos milagres, e ao lado direito, a sala particular da santa. A poucos metros da casa, localiza-se o nicho construído no local exato das aparições. Nele está a imagem em bronze de autoria de Matheus Fernandes, datada de 1969. Defronte ao nicho, passa o regato onde Nossa Senhora apareceu. Há uma fileira de bicas, para facilitar a colheita da água do regato pelos fiéis, que a procuram para fins milagrosos. Local da aparição: 5 km do Centro - Coqueiro, aberto a visitação. 

Ferrovia:

Cia. E. F. Carangola (1886-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1973) 
NATIVIDADE
Município de Natividade, RJ
Linha de Carangola - km 471,682 (1960)   RJ-1710
Inauguração: 20.06.1886
Uso atual: vidraçaria   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, o que viria a ser mais tarde a linha de Carangola, incorporado pela Cia. Leopoldina em 1890, foi aberto entre as estações de Murundu e de Santo Antonio do Carangola (Porciúncula) entre os anos de 1878 e 1886. A Linha de Carangola foi extinta pela Refesa em 31/12/1973 no trecho entre Porciúncula e Itaperuna, e em 1/11/1977 no trecho restante. 
 
A Estação: A estação de Natividade foi inaugurada em 1886. Nos anos 1940, foi também chamada de Natividade do Carangola. Trens de passageiros, que ainda passavam por ali em 1970, devem ter sido desativados apenas com a supressão desse trecho, em 31/12/1973, quando a estação foi fechada. Hoje (2006) está em péssimo estado, tendo nela fincionando pelo menos uma vidraçaraia e curiosamente ao lado do prédio um jardim público muito bem cuidado, ao contrário da ex-estação.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval - Desfile de Blocos, Boi Pintadinho e Bonecas da alegria.

- Semana Santa - Encenação tradicional da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo com mais de 100 atores.

- Corpus Christi - Tradicional procissão com tapetes nas ruas.

- Exfana - Exposição Agro-Pecuária com mais de 20 anos de tradição.

 Junho

20 - Comemoração da Emancipação Político-Administrativa do Município.

 Julho

12 - Dia comemorativo da aparição de Nossa Senhora. Neste dia a pedra misteriosa é banhada na água onde Nossa Senhora apareceu por diversas vezes no Sítio dos Milagres.

 Setembro

06 - Hora de Arte, espetáculo teatral que homenageia a cultura local.

07 - Dia da Pátria com tradicional desfile escolar

08 - Dia da Padroeira Nossa Senhora da Natividade

 Dezembro

- Comemorações Natalinas e Reveillon.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NATIVIDADE

E-mail:

Telefones: (22) 3841-1051 / 2245

Sites: http://www.natividade.rj.gov.br/sitio/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 3841-1610

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 3841-9217

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turisrio.rj.gov.br

www.natividaderj.gov.br

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Secretaria de turismo de Natividade

Comentários de Natividade

Conheço a cidade de Natividade e gostaria de ver no site fotos do maravilhoso Santuário de Nossa Senhora.Não localizei fotos do Santuário e queria conhecer mais sobre histórico da cidade,pontos turísticos e festividades.
Por: IIma Ribeiro

Conheco sim Natividade, morei e reside nesta cidade no ano de 1.983, à Rua Pedro Gloria, 74,na casa de um padrinho, de nome Sebastião Gonçalves da Cunha, mais conhecido por Tatão. Gostei muito de ter morado nesta cidade, onde fiz grandes amigos, dos quais destaco o Nenê, Rildo, Claudinho, estes, à época faziam parte de uma banda de nome Taxi Lunar, tendo conhecido tambem Margela, Dilma, Alana, Maria José, Madalena e muitos outros mais.
Por: ADOLFO DE FREITAS FILHO

Atualmente estou no Rio,mas minhas raizes sao de la.Guardo sempre em minhas lembrancas,morei la por quatro anos.Quando tenho oportunidade a visito.Dentre tantos outros comrntarios que poderia fazer,digo que me agrada muito recepcao.
Por: Roberto da silva

Essa cidade é Maravilhosa, seu povo é muito acolhedor, é um lugar inesquecível!
Por: Moisés de Melo

sou nacido neste municipio. en 1933 dia 21 de fevereiro. tenho como minha madrinha de batismo nossa denhora da natividade . grassas a deus seu filho s a senhora . estou com 77 .anos da idade e tenho saude e tenho sorte grassas a senhara . pesso a bensa a senhora a bansa madrina . muintgo obrigado pelo que ten feito por min .
Por: geraldo daniel titirí

eu já morei em Natividade mas foi por um problema no Rio fiquei ai por 5 meses eu fiquei estudando no portella lá era muito legal eu adorava a diretora Adriana e minha professora Claúdia beijossssss tchallll!!!!
Por: Juliana Fernandes Barbosa

amo esta cidade.tudo. nela pra mim.e muito. linda.
Por: jocinea gomes siqueira

Natividade linda cidade onde eu nasci ,costaria muito de morar nesta cidade
Por: paulo siqueira

Sempre que as comemorações de Nsa.da Natividade coincidem com o fim de semana eu vou as festividades para assistir a missa e gosto muito do lugar e da cidade
Por: wendell

Sim,assim como conheço eu nasci nesta pequenina cidade,e minha infancia la foi muito saudadvel e muito feliz. Por isso acabo de escrever um livro sobre minha infancia que se chama,O Menino de Natividade. o livro foi publicado no site www.bubok.pt
Por: Marcos Geovanini

morei nesta cidade por um ano em 1956 estudei no grupo escolar francisco potela eu tinha na época 10 anos que saudade espero em deus que este ano irei visitarestalinda cidade sou sobrinho do saudoso mozar florindo taubaté sp,19 08 2011
Por: fernando herculano paes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Natividade
Fundação:
1947
Altitude:
182m
População:
15.501 habitantes
Área:
387,3km²
Densidade Demográfica:
40,02hab/km²
CEP:
28380-000

Envie seu comentário sobre Natividade

banner