Itaocara

Itaocara-RJ
banner

Bem-vindo a Itaocara!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Itaocara e muitas outras opções de hospedagem na cidade Itaocara. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Itaocara.

A cidade de Itaocara, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 60m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.555 habitantes. A área total de Itaocara é de 429,6km², e sua densidade demográfica é de 54,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaocara-RJ é 28570-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaocara

Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O marco inicial da colonização de Itaocara está ligado à função da Aldeia da Pedra pelos padres capuchinhos, com o objetivo de catequizar a população indígena. Durante algum tempo essas terras ficaram sob jurisdição de Cantagalo.
Em 1850 foi criada a Freguesia de São José de Leonissa da Aldeia da Pedra, tendo sido anexada ao recém criado município de São Fidélis. O surto de desenvolvimento da freguesia fez com que após a Proclamação da República o então distrito de São José de Leonissa fosse elevado à categoria de Vila em 28 de Outubro de 1890 com a denominação de Itaocara (Aldeia da Pedra), e instala-se o município em 1º de Janeiro de 1891.   

Significado do Nome

Topônimo deriva do tupi: ITA (pedra) e OCARA (aldeia), OCAS onde a oca, casa, ARA - lugar, da casa de pedra.

Aniversário da Cidade

28 de Outubro

Gentílico

itaocarense

População

22.902 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Itaocara, uma bela cidade, um clima agradável e belos locais para passear. A hospitalidade da cidade agrada à todos a que aqui visitam. Venha passar suas férias em uma cidade paradisíaca!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Santo Antônio de Pádua

Limites

Aperibé, Cambuci, Cantagalo, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São Sebastião do Alto.   

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a Rod. Lúcio Meira (BR-393) e continuar pela RJ-186 (Pirapetinga - Bom Jesus) até Santo Antônio de Pádua. Entrara à direita na RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) e seguir até o centro do município de Itaocara.

Distâncias:

Da Capital:

270 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Serra do Cândido

Encontra-se dentro dos limites da Fazenda do Engenho Central Laranjeiras e possui vegetação abundante compostas por árvores de grande porte, arbustos e com existência de aves e répteis. De aproximadamente 630 metros de altura, a Serra do Cândido é o ponto mais alto do município de Itaocara, podendo assim avistar grande parte do próprio município, a Pedra da Bolívia (Santo Antônio de Pádua), a Serra Vermelha, Cantagalo, Santa Maria Madalena, parte do município de Cambucí e outras localidades.  

Rio Paraíba do Sul

Parte do rio Paraíba do Sul passa por todo o município de Itaocara, sendo que, a cidade só se desenvolveu do lado direito de suas margens e do lado oposto apresenta ainda uma vegetação abundante composta por muitas árvores, capim e arbustos, além de várias espécies de aves. O rio possui águas com coloração barrenta e temperatura fria. Em todo o seu curso, apresenta pequenas ilhas com vegetação rasteira e arbustos e apresenta também pequenas praias em suas margens.

Monumento à Geografia

Está situado no centro da Praça da geografia, circundado por árvores de médio porte e chafariz. A praça por sua vez situa-se no Parque Carlos Faria Souto que possui uma piscina pública. O monumento foi inaugurado em 1945 e é constituído de um globo terrestre de 1m de diâmetro que está coberto por uma semi-calota de cimento armado que hoje encontra-se coberta por trepadeira. O globo é originário do Colégio Anglo-Americano, da cidade do Rio de Janeiro, e foi doado a Itaocara pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFRJ.

Ponte Ary Parreiras
 
Ligando os municípios de Santo Antônio de Pádua da localidade de Aperibé até o centro da sede, a Ponte Ary Parreiras atravessa o Rio Paraíba do Sul, tendo ao fundo a Pedra da Bolívia, que deu nome ao município. Fazem parte de seu entorno, a Igreja Matriz de São José de Leonissa e o Parque Carlos Faria Souto. Ary Parreiras mereceu homenagem em Itaocara por ter sido nomeado Interventor no governo fluminense, por Decreto de 11 de dezembro de 1931, assumindo o cargo no dia 16. Exonerado, a pedido, por Decreto de 07 de novembro de 1935. Foi o 5º Interventor Federal e veio a ser o 113º Chefe do Governo Fluminense. A obra da ponte foi executada em seu governo e inaugurada por Protógenes Guimarães. De apurado gosto arquitetônico, a ponte mede aproximadamente 1.000 m de extensão e 600 m de altura. Não foi possível obter informações sobre a sua data de construção, entretanto, recentemente a ponte foi restaurada e reforçada para suportar melhor o volume de automóveis com cargas pesadas que a atravessam diariamente. Possui 4 bases de sustentação, com suas fundações no Rio Paraíba do Sul e uma estrutura em arco portante que ampara a pista.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA

E-mail:

Telefones: (22) 3861-2250

Sites: http://www.itaocara.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (22) 3861-2300 / 2080

Sites: http://cartoriosbr.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itaocara

Eu ,meu marido e meu filho de 3anos gostariamos de conhecer itaocara ,pos queria uma relação de hoteis ou pousadas. desde já agradeço
Por: patricia

sou nascido nesta cidade. maravilhosa e tenho,muitos amigos.
Por: valtair de oliveira penna

Itaocara tem muita coisa boa.carnaval exelente,pre carnaval que é a noite tropical do itaocara campestre clube,fogueirão em junho que é uma grande festa no parque de eventos da capil,revellion muito bom e o povo da cidade é muito acolhedor.temos varios hoteis-jothoures,alteza,pedra bonita,itaocara,zezé,do walter.pousada dos viajantes e bons restaurantes.venha para Itaocara voce vai gostar.
Por: carlos roberto navega miguel

ITAOCARA QUEM TE CONHECE NAO ESQUECE JAMAIS.MORAR EI NAO MOREI MAIS ESTUDEI, FIZ GRANDES AMIGOS.UMA CIDADE LINDA ,POVO LINDO. QUE SAUDADES
Por: Sonialucia F.S.de Souza

essa cidade show q eu jah morei mas agora estou em fortaleza ceara adorei itaocara
Por: charles

Itaocara é uma cidade perfeita para passar suas férias,maravilhoso para quem sai da cidade e vai para roça bjinhos
Por: Nathália

É uma cidade perfeita para passar as férias,para quem curte uam cidadezinha tranquila é muito bom,andar de cavelo,hsushushus adoreei essa cidadee (:
Por: Daniii

amo itaocara de paixao é uma cidades muito legal
Por: kamilla

Não conheço, mas pelas fotos que vi no site, parece ser MARA, todo o eu acervo, tanto urbaano como de sua natureza. to chegando
Por: katia Cilene mendes carvalho

Nasci em Itaocar, hoje moro no Rio, mais todos os fins de semana, viajo pra i , para curtir com os amigos. Parabens Itaocara!
Por: sebastiao martins

cidade gostosa e aconchegante, logo farei parte dela
Por: vania sa

Moro em Niteroi, mas tenho parentes em itaocara, como Nino, Chico, Neide etc... O centro da cidade é lindo! A ilha do Nino tb é maravilhoso!!!! Que saudades... Adriana
Por: Adriana Alves Real

a cidade e linda . tem uma area verde maravilhosa. e o clube campestre e maravilhoso para pasarmos com a familia. sou de campos e adoro Itaocara, principalmente pelo seu povo hospitaleiro.
Por: suemary

Itaocara é o melhor lugar que eu ja conheci comprovem
Por: cintya

É sem dúvida uma cidade totalmente diferente das outras que já tive a oportunidade de conhecer. Nela, fiz grandes amigos, ( infelizmente não posso nominá-los são muitos) tenho belíssimas recordações, agradeço a Deus por ter conhecido Itaocara e nela ter vivido por oito anos, com meus bons e eternos amigos.
Por: Mário Sérgio Gerhard

Itaocara é muito bonitinha. Eu adoro, vou sempre e fico na casa da minha prima.
Por: Mara

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaocara
Fundação:
1890
Altitude:
60m
População:
23.555 habitantes
Área:
429,6km²
Densidade Demográfica:
54,83hab/km²
CEP:
28570-000

Envie seu comentário sobre Itaocara