Italva

Italva-RJ
banner

Bem-vindo a Italva!

banner

As melhores pousadas em Italva podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Italva

Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Italva foi fundada no dia 06 de Dezembro de 1873, pela Lei Provincial nº 1937. Distrito de Campos, teve como primeiros habitantes os portugueses, suíços, espanhóis e brasileiros (vindos de áreas vizinhas de Aperibé, Pádua, Itaocara e da Baixada Campista), trazendo consigo as tradições e costumes principalmente na agricultura e no comércio, suas principais atividades.
Chamou-se inicialmente, Santo Antônio das Cachoeiras. Em 06 de Janeiro de 1917, passou a chamar-se Cachoeiras do Muriaé. Em 29 de Dezembro de 1930, através do Decreto Estadual nº 2529 passou a chamar-se Monção.
Em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1056, de 31 de Dezembro de 1943, passou a chamar-se Italva.
Teve ainda outros nomes como: Puris ou simplesmente Cachoeiras. Foi desanexado do município de Campos em 12 de Junho de 1986 pela Lei nº 999, pelo Governador Leonel Brizola.  

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Ponte Rio-Niterói, seguir pela Rod. Niterói-Manilha (BR-101) até o município de Campos dos Goytacazes. Pegar a BR-356 (S. João da Barra - Muriaé), em direção à Itaperuna a seguir até o centro do município de Italva. 

Distâncias

 

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Cachoeira da Serra da Prata 

O atrativo possui aproximadamente 200 metros de altura, formada por 8 saltos. O volume altera-se de acordo com a incidência das chuvas. Águas claras que adquirem uma tonalidade escura e esverdeada devido ao limo das pedras. Na sua nascente no alto da serra encontra-se um platô, em rocha, onde há possibilidade de banho quanto a intensidade das águas não é muito forte. A ambiência do atrativo identifica-se pela vegetação em torno onde se destacam os cipós, que pendem de enormes árvores. além de gramíneas e arbustos. Situa-se dentro de propriedade privada, sendo todavia permitindo o acesso de qualquer visitante, desde que o solicite anteriormente.

Rio Muriaé 
 
O rio Muriaé, que percorre todo o município, é caracterizado no seu percurso por vegetação de médio e grande porte, além de gramíneas e arbustos. As águas são claras com temperatura amena, mas com a ocorrência de chuvas tornam-se barrentas. possui uma pequena praia na altura da localidade de cachoeira do caboclo, apropriada para banhos. Nesta mesma área, há boas condições para a prática de canoagem. O rio é navegável para embarcações de pequeno calado em toda sua extensão, onde pesca-se principalmente cascudo, piau e capa que são capturados por linha, rede e tarrafa. É circundado na área urbana por igrejas, lojas comerciais, fazendas e residências particulares. Na localidade de boa vista registra-se a presença de duas pequenas ilhas denominadas: Palha e Formosa, ambas de difícil acesso.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 

O atrativo situa-se na Praça da Matriz, fazendo parte de seu entorno o rio Muriaé. A construção da Igreja, que deu início ao conjunto arquitetônico atual, data de 1930, tendo sido erguida por um grupo de religiosos, vindo de várias regiões. De 1955 a 1956 foi o período de construção da matriz, cujo responsável na época era o Padre João Rodrigues. Não foi possível obter dados históricos sobre o atrativo. Externamente, o prédio se destaca devido a sua forma de construção. As laterais da Igreja possuem grandes janelas envidraçadas em forma de arco. Por detrás do atrativo, ao lado direito, está a torre com 24 metros de altura. Na parte interior, o piso é em tábua corrida de cor escura, em contraste com o teto que é todo azul. O altar-mor em arco, possui ao fundo a gólgota caracterizada por uma cruz. Na frente do arco, à direita, encontra-se a imagem do Sagrado Coração de Jesus e , à esquerda, a imagem de São José, ambas em gesso e com 1 metro de altura aproximadamente. Também à esquerda do altar-mor encontra-se a Capela do Santíssimo, onde estão depositadas as hóstias sagradas. No segundo arco, à frente do primeiro, encontra-se à direita a imagem da Imaculada Conceição com aproximadamente 1 metro e em gesso.
 
Fazenda Bela Vista

A Fazenda Boa Vista está situada dentro da Fazenda Experimental de Italva. Tem como entorno o Rio Muriaé, o Escritório da Fazenda Experimental, além de árvores de médio porte. Presume-se que a fazenda possui um século e meio de existência, tendo sido construída por escravos. Teve como um dos donos o Português Antônio Silva, sendo vendida em 1953 para o Estado. Existem mobílias de grande valor na Fazenda, todavia estão trancadas à chave em uma das dependências. Externamente pode-se ressaltar em seu teto a presença do que popularmente é conhecido como eira beira e seveira, caracterizado desta forma, um excelente poder aquisitivo do morador, visto que na época colonial era assim que se distinguia socialmente as pessoas. A eira significava baixa renda, a eira e a beira renda média, eira beira e seveira alta renda. Possui um porão, no qual dizem ter servido como cativeiro. O piso de tábua corrida conserva o seu caráter original, exceto da cozinha e do banheiro. Há no corredor da Fazenda um oratório com as imagens de São Benedito e São Caetano.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Italva.

 

hspace=0 

hspace=0 

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (24) 783-240 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0 Hospital -  Fone: (22) 2783-1212

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.turisrio.rj.gov.br

Comentários de Italva

Oi, estou a procura de uma grande amiga minha daí, já morei em Italva há alguns anos me mudei de volta para o Rio de Janeiro em 1999, desde então nunca mais voltei. Se alguém puder me contactar com o tel dela ou e-mail, agradeço, ela se chama Cristiane Amaral, na minha época ela estava com " Jairinho " e o pai dela tinha uma pequena relojoaria. Aguardo contato. Obrigada Michele Dourado
Por: michele dourado barreto

adoro a cidade de Italva minha mae esta morando nessa cidade, nos somos do Rio de janeiro, gostaria de saber se tem imobiliarias nesta cidade sabe me informar sobre isso?
Por: Alda ferreira Souza

Eu josé Carlos ,Nascido em Italva tenho muito orgulho de ser Italvense de Coração . A primeira Familha que nós deu apoio na chegada dos meus pais no anos de l955 Foi a familia do Manoel da Serraria tenho muitas soudades desta familha Abraço Familha Bastos
Por: josé Carlos Bastos

Nunca visitei mais recentemente conheci uma pessoa maravilha que morra ai.Talvez um dia irei conhecer essa cidade, se for como ele sei que vou gostar. Eliane do Rio de Janeiro.
Por: Eliane Caetano Santos

Olá Michele, tudo bem ? A Cristiane se casou com o Jairinho e tem filhos, ainda em Italva e está muito bem, infelismente não tenho tel. dela aqui, mas assim que vê-los transmito seu recado.
Por: Adriano

Sou Italvense, e resido em Vila Velha, ES. Gosto muito de visitar os site da minha cidade: ver fotos e saber como anda as coisas na minha terra natal...sou grato pelo belo trabalho neste site. Aureo
Por: Aureo Pozes Pereira

Nossa! A cidade é linda. Gostaria de saber a quantos Kms fica da rodoviária do Rio.
Por: Mery

não conheço italva pessoalmente,só de ouvir falar, meu falecido marido era de bom jesus do itaba poana,e falava muito nas cidades vizinhas,inclusive italva,por considencia hj, ouvi falar dos kibes que são feitos ai, que são muito famosos.Em breve gostarei de conheçer essa bela cidade.
Por: ester

morrei 2 anos na cidade de italva,e essa e a melhor cidade que ja conheci
Por: silvana soares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Italva

Envie seu comentário sobre Italva

banner