Itaipava

Itaipava-RJ
banner

Bem-vindo a Itaipava!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itaipava, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.


Itaipava é um distrito serrano do estado do Rio de Janeiro e fica muito próximo de Petrópolis. Por ser em região de serra, Itaipava oferece aos turistas, além dos atrativos históricos, alguns passeios e trilhas para conhecer as belezas naturais da serra, como cachoeiras e corredeiras para práticas de esportes radicais.

Principais pontos turísticos de Itaipava

Muitos turistas que ficam na região acabam visitando os arredores e conhecendo o centro histórico de Petrópolis, a cidade imperial.

A região de Itaipava tem restaurantes e bares charmosos. Os atrativos históricos visitados pelos turistas de Itaipava ficam no centro de Petropólis. Um dos mais visitados é o Museu do Imperial, um palácio nos moldes coloniais que era usado como a Casa de Inverno do Imperador e, depois, abrigou Dom Pedro II por muitos anos, antes de ele ser expulso do Brasil. O local guarda todas as roupas, objetos pessoais, obras de arte, louças, pratarias e mobiliário que pertenceu à Família Real de Bragança. O distrito de Itaipava também conta com várias opções de pousadas, lojinhas e shoppings. Durante a noite, a região é bastante agitada.

Em Itaipava, o melhor programa diurno é explorar a natureza exuberante. A região tem muitas trilhas e cachoeiras em meio à Mata Atlântica. Também é possível curtir a beleza das estradas secundárias cheias de araucárias. O cenário é ideal para caminhadas e cavalgadas.

Os turistas de Itaipava também acabam tirando um tempo para conhecer as atrações do centro histórico de Petrópolis, onde é possível mergulhar na história do Brasil. Neste local, você poderá conhecer vários palecetes de personalidades importantes da história nacional, como a Casa do Barão de Mauá, Casa do Barão do Rio Branco, Casa do Visconde de Ubá, Casa da Princesa Isabel, Casa das Duchas, Casa de Joaquim Nabuco, Castelo Barão de Itaipava e Catedral São Pedro de Alcantra.

Também vale a pena visitar a Cervejaria Bohemia, o Mirante do Cristo, o Museu Casa de Santos Dumont, o Museu Casa do Colono, o Obelisco, o Orquidário Binot, o Palácio Amarelo, o Palácio de Cristal, o Palácio Quitandinha e o Palácio Rio Negro. As praças também são um atrativo à parte, como a Praça 14 Bis, Praça da Liberdade, Praça Dom Pedro II e Praça Expedicionários.

Informações de Itaipava

Roteiros do Brasil

Serra Verde Imperial

 hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Muitos pensam que Itaipava é uma cidade. Alguns empresários da região até usam Itaipava, RJ em seus endereços para correspondência, mas Itaipava (ainda) é um dos 5 Distritos de Petrópolis. Em Itaipava é normal as pessoas acordarem tarde por que fizeram uma noite pesada no dia anterior. É também bastante comum as pessoas saírem do Rio de Janeiro só pra fazer a noite por ali no inverno , quando as boates ficam lotadas e impenetráveis. É uma espécie de versão carioca da paulista Campos do Jordão.

Significado do Nome

"Itaipava" é uma palavra tupi que significa "lago de pedra", através da junção dos termos itá ("pedra") e upaba ("lago"). Segundo o Dicionário Aurélio, é um acidente geográfico que se forma quando uma pedra obstrui um rio, causando o desnivelamento do mesmo.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Conhecido pelo seu clima agradável e pela vida noturna, o distrito tem shopping centers, restaurantes e pousadas, com frequentadores de todo o estado e mesmo do resto do país.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Região Serrana

Limites

Areal, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

68 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Itaipava é conhecida por alguns como Vale dos Gourmets. A cidade é o lugar de quem tem como  objetivo comer bem. A região, que produz uma infinidade de comidas gostosas e é um paraíso para quem viaja só pensando em comer e sair de noite. 

Na cidade pode-se fazer cavalgadas e percorrer trilhas pelas montanha ou dar um uma chegada no centro histórico de Petrópolis onde é possível reviver momentos importantes da história do Brasil.

Itaipava é reconhecida por possuir uma noite agitada e bem frequentada e também por possuir bons restaurantes.

A cidade é famosa pela noite, porém  durante o dia as pessoas costumam ficar em algum sítio promovendo um churrasco.

A beleza natural da região se resume a visuais panorâmicos  e poucas cachoeiras na beira da estrada.

Vale a pena visitar Petrópolis, que é bem perto, para quem procura um programa cultural.

A região oferece boas opções de hospedagem

Castelo de Itaipava

Construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos. É famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico, das Américas.

O Castelo está localizado no centro de um terreno de 360 hectares, uma piscina de 230 metros quadrados, quadras de tênis e cocheiras. Nos jardins existe uma estátua feita em mármore de Carrara, cópia de uma existente em Florença, cujo escultor veio também da Itália para a execução da obra de arte.

A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa, com material totalmente europeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses; da França o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco.

As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro. Esta construção levou em torno de 5 anos.

São 42 cômodos distribuídos por 19 quartos, 7 banheiros, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias que permeiam a vida dos Smith de Vasconcellos no Brasil. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá é finamente trabalhado.

Há vitrais com as armas da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo, livros raros e um vasto parque, cercando a mansão.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS - DISTRITO DE ITAIPAVA

E-mail:

Telefones: (24) 2246-9320 

Sites: http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 2245-6164 / 8038

Sites: http://www.cartoriopetropolis.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itaipava

Itaipava na noite... Zapata pagodão aos domingos.. com o grupo puro pecado..Itaipava e petropolis tambem são famosos por revelarem grupos e cantores.. de pagode e funk como: Mc Fagner pinheiro,Jorginho freitas (Pagode e funk)Grupo Puro pecado , Renegados do samba,Perfil novo,(Pagode.)e outrosA musica em boa qualidade.
Por: ocimar jorge

não conheço mas tenho muita vontade de conhecer.quero muito ainda ter a oportunidade de ir até essa cidade que parece ser maravilhosa
Por: claudia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaipava

Envie seu comentário sobre Itaipava

banner