Estrada Nova

Estrada Nova-RJ
banner

Bem-vindo a Estrada Nova!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Estrada Nova, informações e fotos da maravilhosa Estrada Nova. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Estrada Nova, recomendadas por internautas.

Informações de Estrada Nova

Roteiros do Brasil

Região

                                                      

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Estrada Nova, situada no sudeste do Município de Itaocara, nasceu com o nome de Arraial do Tatu. Seu território pertencia ao município de Cantagalo. As primeiras construções foram iniciadas em 1851, em terras particulares. Em 1853, Manoel Antonio Damasceno vendeu um terreno de seiscentas braças quadradas de terra para a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Neste mesmo ano, José Custódio de Oliveira e Manoel Ferreira da Silva doaram mais terrenos anexos para a construção definitiva do arraial que, na ocasião, já se chamava Itapexirica. Em 1855, foi concedida licença para a bênção e celebração na Capela de Nossa Senhora da Conceição pelo Bispo Diocesano, D. Manoel do Monte Rodrigues Araújo, Conde de Irajá. No mesmo ano foi celebrada a missa pelo Reverendíssimo Pe. Germiniano da Piedade Miranda. Em 1859, ocasião em que o progresso deixava marcas profundas na história deste povo, o arraial passou a chamar-se Nossa Senhora da Conceição de Estrada Nova visto que ali reinava a cultura do café, sendo de tal forma significativo este plantio que, por ordem do governo provincial, abriu-se uma estrada de rodagem de Cantagalo a São Fidélis, onde existia importante porto fluvial, passando pela localidade, permitindo assim, o transporte da produção cafeeira do sudoeste do município de Itaocara com destino ao porto marítimo de São João da Barra. No meio de todo este progresso, o Pe. Germiniano de Miranda fundou a Congregação de N.S. da Conceição que permaneceu até 1868, tendo neste ano, por seu presidente Paulino Bento Vieira Barcelos. Em 1872, o major Francisco de Toledo construiu o cemitério atual, de pedra e cal, tendo ele mesmo arcado com as despesas. Apenas o portão de ferro foi doado pelo comerciante Antonio Bernardo Leitão. No ano de 1878, foi criado o Club Dramático Beneficente, por iniciativa de José Fernandes de Oliveira. Era um grupo de amadores, destinando os lucros para fins filantrópicos. Teve duração de três anos. Em 18 de junho de 1888 teve início o movimento que resultou na criação do Club Republicano de Estrada Nova. A instalação oficial aconteceu em 14 de julho do mesmo ano, reunindo um total de 43 eleitores. O clube teve por presidente Coleto da Silva Freire; vice-presidente, Dr. Aurélio da Silva Araújo; 10 secretário Alfredo Barbosa Toledo; Tesoureiro, Eduardo Xavier Vahia de Abreu; procurador José Lourenço Belieni Júnior. O Dr. João Batista Laper, líder do movimento republicano em Cantagalo, encarregou- de da divulgação e publicação do Manifesto Republicano estradanovense. Em reconhecimento a essa participação nos ideais republicanos, na aurora da República, ao assumir o governo, o Dr. Francisco Portei a criou em 10 de setembro de 1890 o Distrito de Paz e Polícia de Nossa senhora da Conceição de Estrada Nova, que na época pertencia ao Município de Cantagalo e abrangia também o território do atual distrito de Laranjais.
Em 28 de outubro de 1890 houve a emancipação administrativa do Município de Itaocara e, por reivindicação de seu povo, o Distrito de N.S. da Conceição de Estrada Nova foi desanexado de Cantagalo passando a Itaocara na categoria de 2° Distrito, com o nome de Conceição de Estrada Nova. Um gesto de gratidão ao berço de nossa emancipação.
Em 3 de outubro de 1903 a Câmara de Itaocara, por votação de seus vereadores, reivindicou à Assembléia Legislativa a transferência da sede do 2° Distrito para Laranjeiras, hoje Laranjais, o que aconteceu em 1906. O ciclo do café já havia decaído, predominando, então, a cultura da cana-de-açúcar, tendo-se instalado em Laranjeiras o Engenho Central para industrialização deste produto, o que certamente influenciou a transferência da sede do distrito.
Mas Estrada Nova não pára. Em 1912 põe em circulação na região o primeiro número do seu segundo jornal: O Labor. Em 22 de novembro de 1924 criou-se o Distrito de Estrada Nova, desmembrando-o de Laranjeiras e ordenado como 5° Distrito. Hoje Estrada Nova possui uma população de, aproximadamente, 440 habitantes na zona urbana e 1.524 habitantes na zona rural. Apenas como comparação, e mostrando o seu declínio, diga-se que em 1893 a população de Estrada Nova era de 2.862 habitantes.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Santo Antônio de Pádua

Limites

Aperibé, Cambuci, Cantagalo, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São Sebastião do Alto.

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a Rod. Lúcio Meira (BR-393) e continuar pela RJ-186 (Pirapetinga - Bom Jesus) até Santo Antônio de Pádua. Entrara à direita na RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) e seguir até o centro do município de Itaocara. 

Distâncias:

Da Capital:

270 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAOCARA - DISTRITO DE ESTRADA NOVA

E-mail:

Telefones: (22) 3861-2250

Sites: http://www.itaocara.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (22) 3861-2300 / 2080

Sites: http://cartoriosbr.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Estrada Nova

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Estrada Nova

Envie seu comentário sobre Estrada Nova

banner