Colônia Leopoldina

Colônia Leopoldina-AL

Bem-vindo a Colônia Leopoldina!

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Colônia Leopoldina e muitas outras opções de hospedagem na cidade Colônia Leopoldina. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Colônia Leopoldina.

Informações de Colônia Leopoldina

Roteiros do Brasil

Região dos Quilombos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Situada no Vale do Rio Jacuípe, bem próximo à Serra do Teixeira, a primitiva povoação teria surgido no começo do século XIX. Sabe-se, contudo, que o território chegou a pertencer a Porto Calvo até 1901. Só a partir de 1852, com a instalação da colônia militar foi que se efetivou como povoado. A colônia foi criada com muita festa e com a presença, inclusive, do presidente da província de Alagoas, José Bento da Cunha Figueredo. A história não registra os motivos para a instalação da colônia militar. Os antigos moradores contam que o objetivo era combater e exterminar o banditismo que dominava as matas de Porto Calvo. O primeiro comandante e diretor-fundador da colônia foi o tenente João da Gama Lobo Bentes. A colônia também foi dirigida por Olavo Elói Pessoa da Silva e pelo alferes Augusto Pereira Ramalho.
Em 05 de Janeiro de 1860, a colônia recebeu o Imperador Dom Pedro II. A passagem de Dom Pedro consolidou o povoado e se tornou fato histórico. A antiga casa da diretoria onde se hospedou o imperador existe até hoje.
Quando a colônia militar foi extinta, em 1867, Leopoldina continuou sob a jurisdição de Porto Calvo e logo depois entrou em decadência. A Lei 372, de 1861, criou o distrito de Leopoldina e uma outra lei, em 1901, elevou-o à vila e depois município. Isso contribuiu para que a antiga colônia voltasse a progredir. Em 1923, passou à condição de cidade. 

Significado do Nome:

Exixtência de uma colônia militar instalada neste local. 

Aniversário da Cidade:

16 de Julho  

Gentílico:

Leopoldinense

População:

20.222 habitantes - censo IBGE/2010 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um verdadeiro paraiso natural. Um povo alegre e festeiro.

Clima:

Tropical Chuvoso 

Temperatura Média:

30° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

-De Maceió

  -Pela Rodovia BR-104

Localização:

Mata alagoana 

Limites:

-Norte: com o Estado de Pernambuco

-Sul com Joaquim Gomes

-Leste com Novo Lino

-Oeste com Ibateguara. 

Acesso Rodoviário:

BR-101 

Distâncias:

Da Capital:

84 km  

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira 

  -Lugar de muita diversão você encontra no Prainhas`Bar, localizado as margens do Rio Jacuípe, cerca de 8 km da cidade de Colônia Leopoldina - AL, seguindo pela BR-416 até o engenho Pé de Serra, você pega uma estrada de barro e em 5 minutinhos você se encotrará com um ambiente amigável e descontraído. Visite hoje mesmo Prainhas`Bar, o seu lugar de diversão.

-Praça do Centenário 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de Nossa Senhora do Carmo.

- Festa de São Sebastião - São João e São Pedro - Além das festas cristãs.

 Julho

16 - Colônia comemora também sua Emancipação.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLÔNIA LEOPOLDINA

E-mail:

Telefones: (82) 3255-1145

Sites: http://www.colonialeopoldina.al.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (82) 3255-1740

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites Fotos e Informações: 

-www.maisalagoas.uol.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br 

-http://www.colonialeopoldina.blogspot.com/

-http://www.panoramio.com/

-http://www.citybrazil.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Colônia Leopoldina

meu pai é natural de lá e eu amo aquele municipio!minha avo é dona de um restaurante de colonia quase toda a minha familia é de la, municipio que eu amo!!!!!!!!!!!
Por: lilianny

gostaria ver algumas fotos da cidade mas são poucas,tenho um namorado que mora ai, estou pensando em passar minhas com ele,pelo o pouco que vi e bonita demais.
Por: noelia

sou da cidade de coloni pq e uma cidade bem maravilhosa /pq tem muitas coisas boas pparabem para todos leopoldinese tenho orgulho de ser leopoldinese de pura alma
Por: rivaldo pereira da silva

sou filho de colonia moro em são paulo mas não esqueço deste lugar que para mim e maravilhoso,meus pais estão ai e todos os meus familiares gostaria de voltar para ficar porem infelismente não da sou funcionario publico estadual aqui uma remuneração rasuavel.sempre que posso viajo para colonia para tomar umas cachaça com caldinho e rever todos daí bjs colonia te amo muito EDNALDO
Por: Ednaldo José da Silva

COLONIA E A MELHOR CIDADE QUE SE PODE OPITAR PARA O MELHOR TURISMO DA FAMILIA. AMO COLONIA DE PAIXAO JA MOREI E A ESTIVE VARIAS VEZES ELA E A MELHOR. SOU FILHA DE TIAO QUE FAZ MOTO TAXI MEU NOME E TATI
Por: luana de oliveira

Fiquei muito feliz ao ver um site falando da minha cidade.Meu avô foi prefeito desta inesquecivel cidade.Seu nome ( Manoel Barbosa de França ) .
Por: Arnaldo

eu sou suspeita de falar da cidade mais averdade e que essa cidade e tudo de bom
Por: kailane brito

Eu já morei em Colonia Leopoldina incrusive meus perentes moram aí até hoje.Aí tem rios maravilhosos,as festas de final de ano é muito boa vem gente de muitos lugares. A famosa festa de reis e de são sebastião.Ok beijos e abraços para todos de colonia para minha avó conhecida por muitas da cidade,porque ela é menzedeira ela já e bem idosa o nome dela é dona mariquinha mora na antiga rua do cassimbão que hoje se chama manoel ataide fiquem com Deus.
Por: luciene

OLA TUMA DE COLONIA LEOPOLDINA UM GRANDE BEIJO ATODOS VOCÊS DERTA CIDADE MARAVILHOSA A SAUDADE É DEMAIS .
Por: KATIA VALERIA DE MOURA

esta cidade e maravilhosa tenho saldade dos tempo q morava la e do tempo q trabalhei no mercado rocha curti muito junto c orlando e vanailson um abraço p todos ok.
Por: valmir lucio da silva

SOU NORA DE SEU LETACIO JA VISITEI ESTA CIDADE GOSTEI MUITO , ENCLUSIVE BATIZEI MINHA FILHA NA IGREJA DA CIDADE.
Por: magada kelly

adoro essa cidade principalmente as festa e tudo de bom!!!!! sou cunhada de vam testinha dos quebrado! um abraso para todos !!!!!!!!!!!
Por: clelia ferraz de azevedo

sou filho de zé de odato irmao de vam testinha! sou natural de colonia mas hoje morro em recife! toda minha familia morra em colonia ainda . estou com saudades da minha terra!!!!!!!!!!!!!!! nildo
Por: ivanildo jose da silva

o que tem d melho da minha cidade ! as festa e tudo de bom! cachueira ,a prainha en pé de serra! tambem um hotel marravilhoso do zé paõ doce !
Por: ivanildo jose da silva

a melho guadrilha matuta de colonia ! os quebrados!!!!!!!!!!!!!!! venha confiri!!!!!!!!!!!!!!!! sao joao de colonia e tudo de bom!!!!!!!!!!!
Por: cleo

Oi ja visitei a cidade inclusive gostei muito pretendo ir novamente logo logo é um lugar muito bom para passar as ferias!Vale muito a pena conheçer .. Beijo´s..
Por: Pâmella Christina

MORO EN SANTOS A 13 ANOS MAS COLONIA E AMINHA CIDADE PREDILETATENHO SALDADE DOS PARENTES E AMIGOS QUE PORLA FICARÃO
Por: JOELMA

MORO EN SANTOS A 13 ANOS MAS COLONIA E AMINHA CIDADE PREDILETATENHO SALDADE DOS PARENTES E AMIGOS QUE PORLA FICARÃO
Por: JOELMA

Eu amo esta cidade por varios motivos. um deles é que sou leopoldinesce! um abraço para todos. É um lugar de pessoas super acolhedores, simples e de uma energia bem bacana. que contagia quem lá passar. conheça esta cidade.
Por: Antonio

Às pessoas chaman o Rio de Janeiro de cidade maravilhosa, mas nada contra.( repito) mas quer realmente conhecer uma Cidade maravilhosa va, à Colonia de Leopoldina, Alagoas. tem pessoas: acolhedoras, simples e, educadas que te fazem sentir avontade. vale apena conhecer; beijos e abraços de JACK.
Por: Antonio. VUGO, JACK

eu sou natural de colonia eu agora estou em são paulo mais não esqueço a minha cidade que ri da mais um dia eu volto pra colonia sideus quise eu volto pra colonia um a braço pra todos de colonia bjoss!!!!!!!!!
Por: josé carlos de brito dos santos

ñ vivo em colonia,+ nasci nesse lugar conheço toda historia desse lugar,gosto muito dai, principalmente de sse banho de pé de serra.
Por: cicinho

Oi sou diana.moro em colonia leopoldina.com orgulho te convido a visitala,pois e uma cidade maravilhosa.tem gente boa.gente de gente.
Por: Maria damiana da silva

oi a todos ai de colonia, eu sou neto de sr. mane jose dos peixes. sai de colonia a 20 anos nunca voltei tenho muita saudade, dso meus amigos, e do colegio onde estudei, grupo aristeu de andrade, de ve ter alguma coisa minha ai. abrç. a todos e minha tia valdeci e meu tio abdias.
Por: claudio paulino de oliveira

lugar melhor nao ha pra se morar em alagoas. um verdadeiro paraiso natural¨¨
Por: arthur jose

Sou filho dessa linda cidade. Vale apenas conhecê-la.
Por: Ari Gomes Ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Colônia Leopoldina

Envie seu comentário sobre Colônia Leopoldina