Conceição de Macabu

Conceição de Macabu-RJ
banner

Bem-vindo a Conceição de Macabu!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Conceição de Macabu, informações e fotos da maravilhosa Conceição de Macabu. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Conceição de Macabu, recomendadas por internautas.


Posicionada entre a serra e o mar, Conceição de Macabu, possui um valor histórico para o País, como a sede da primeira colônia japonesa do Brasil, encanta pela sua bela vista!

O primeiro município brasileiro a ser emancipado por unanimidade, com um plebiscito popular, com sua localização entre o mar e a serra, Conceição de Macabu é uma das cidades que complementam a beleza do estado do Rio de Janeiro. Conhecida como a primeira colônia agrícola japonesa do Brasil, temos a Fazenda Santo Antônio. Conceição de Macabu também foi o local onde se formou o maior quilombo do Rio de Janeiro, o Quilombo do Carucango. Além do seu valor histórico, o município concentra uma bela paisagem natural, com a famosa Cachoeira de Amorosa e serras do Deitado, Santa Catarina e São Tomé.

Um dos pontos turísticos da cidade é a sua paróquia, a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Macabu, fundada em 1855, fica bem no centro da cidade em frente à Praça José Bonifácio Tassara. Passou por uma reforma entre as décadas de 1950 e 1960, proferida pelo Frei Valério que não mediu esforços para que isso acontecesse. Mesmo após a reforma a igreja manteve sua arquitetura do período colonial. Em seu interior, há uma grande simplicidade com um piso feito de cerâmica antiga. Suas paredes possuem 14 quadros feitos de gesso, representando a Via Sacra. Também é possível ver oito vitrais sob o formato de cruz latina. No altar, há uma imagem da padroeira feita de gesso.

A Cachoeira de Amorosa é um dos grandes pontos turísticos naturais da região, formada pelas águas do Rio Carucango, está na divisa com Trajano de Morais. Até meados da década de 1960, era muito difícil chegar até a cachoeira, já que não havia estradas em boas condições. Sua localização é caracterizada por uma extensa ruralidade e um ambiente serrano, pouco habitado a não ser por sítios, casas de veraneio. As águas da região são límpidas e de temperatura fria com boa condição para banhos, os saltos da cachoeira podem chegar a 15 metros. Colinas, árvores de médio porte, rochas e pedras fazem parte da paisagem.

Informações de Conceição de Macabu

Roteiros do Brasil

Região Serra Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1841, os Índios Sacurus, catequizados pelo Pe. Antônio Vaz Pereira na freguesia de Nossa Senhora das Neves, voltaram a região onde nasceram e fundaram o povo de Macabu. O povoamento e o desenvolvimento do município estão ligados à expansão da cultura canavieira. Em 1855, foi criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Macabu e, em 1891, devido à instituição do antigo município de Macabu, a freguesia foi elevada à categoria de vila e sede municipal. A partir de 1892, entretanto, aquele município foi extinto, sendo incorporado ao município de Macaé, sob a denominação de Macabu.
A criação do atual município efetivou-se em 15 de março de 1952 quando foram desanexados os 5º e 10º distritos (Conceição de Macabu e Macabuzinho), que passaram a construir o 1º e o 2º distritos do atual município.   

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

macabuense

População

23.604 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Conceição de Macabu, uma cidade  linda, tranquila, cercada de montanhas, muito verde e com belos locais para passear. Venha passar suas férias aqui!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Fluminense

Limites

Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé, Quissamã, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Ponte Rio-Niterói, seguir pela Rod. Niterói-Manilha (BR-101) em direção à Campos. Entrar à esquerda na RJ-182 (Conceição de Macabú - Santa Maria Madalena) e seguir até o centro do município de Conceição de Macabú.  

Distâncias:

Da Capital:

226 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Amorosa 

O atrativo é um desnivelamento do Rio Carogango, que nasce na Serra São Tomé. O rio vem correndo tranqüilo até atingir o platô rochoso que antecede o desnivelamento e onde suas águas se acumulam para dar volume e intensidade a queda da Amorosa. Compõe-se o atrativo de dois saltos paralelos, com altura aproximada de 15m, que em época de maior incidência de chuvas podem se tornar um só. Os saltos formam uma piscina natural com pouca profundidade. Águas límpidas e de fria temperatura, apresentando excelentes condições para banhos. A paisagem circundante constitui-se de colinas com vegetação de gramíneas e árvores de médio porte. Junto ao atrativo a vegetação é unicamente composta de gramíneas. Há ainda inúmeras rochas e pedras, com destaque para aquelas onde as águas formam corredeiras. 
 
Cachoeira Santo Agostinho 
 
O atrativo se caracteriza principalmente pela formação de um grande piscina natural de aproximadamente 20 m de comprimento e 5 m de largura, formada pelas tranqüilas águas do Rio Santo Agostinho. Apesar do nome, trata-se o atrativo de uma pequena corredeira de águas claras e temperatura fria, que não apresenta quedas e sim um pequeno desnível que dá formação a piscina natural. Com boas possibilidades de banho, torna-se ótima opção nos dias quentes do verão macabuense. Destaca-se em torno a presença de rochas de variados tamanhos estando atrativo localizado em região onde há pequenas e médias propriedades rurais. A vegetação junto ao atrativo é formada de gramíneas, tendo em torno árvores de médio porte e grande número de bananeiras. Registra-se ainda, no local, um pequeno bar rústico em madeira.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 
  
Situada no centro da cidade em frente a Praça Santos Dumont. A data de fundação da paróquia, de acordo com a Lei Provincial em vigor na época, é de 1855. Neste mesmo ano foram realizados à 29 de agosto, os primeiros batizados: de uma criança negra, filho de escravos, juntamente com uma criança branca. Todo o conjunto arquitetônico passou por uma reforma quando Frei Valério Kirsch exercia a ortodoxia cristã, no período de 1956 a 1962. Nome de grande representatividade em Conceição de Macabu, Frei Valério, dedicou-se fervorosamente a reforma da Matriz. A Igreja Matriz representa para o povo macabuense, não só a presença do culto católico, como também a assistência social oferecida pelo Centro Social e Catequético. Possuindo uma arquitetura típica do período colonial, a Matriz apresenta no seu interior grande simplicidade, a começar pelo piso em cerâmica antiga. Quatorze quadros, em gesso, representando a Via Sacra adornam as paredes juntamente com oito vitrais em forma de cruz latina. Ao fundo da nave, se destacando sobre o altar-mor de mármore branco, está a imagem da padroeira com altura aproximada de 1,10 m. Sua beleza está exaltada pela perfeição da escultura em gesso. Obedecendo a mesma simplicidade interna, o frontispício caracteriza-se por um campanário com dois sinos e três vitrais formando cruzes latinas nas cores coral, azul e verde. A porta é em madeira, ladeada por duas luminárias. Acima desta, quatro azulejos dispostos em losango formam a imagem da Santa, pintada a óleo. Compõe-se o conjunto arquitetônico da capela do Santíssimo, à esquerda, e do nicho de Nossa Senhora de Fátima ornamentado de folhagens, à direita. Frei Valério é lembrado honrosamente em placa de mármore branco que traz a inscrição do período da reforma do atrativo.
 
Estação Ferroviária de Conceição de Macabu 
 
Esta localizada no centro da cidade. Datada do final do século XIX, acha-se ainda em bom estado de conservação. De construção retangular, em alvenaria, o atrativo tem evidências européias na forma do telhado com telhas francesas originais. A linha férrea teve grande importância para o desenvolvimento industrial do município, com a Estação Ferroviária de Conceição de Macabu participando desse crescimento, tanto com o movimento de passageiro quanto pela possibilidade do transporte da cana de açúcar para a Usina Victor Sense. Atualmente desativada a Estação ainda sua linha férrea que é utilizada, como no passado, pela Usina no transporte da cultura canavieira. O prédio hoje é ocupado pelo Centro Social e Catequético as Igreja Matriz, fazendo com que o atrativo permaneça em atividade. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DE MACABU

E-mail:

Telefones: (22) 2779-2324

Sites: http://www.conceicaodemacabu.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

Agência Macaense Transportes:

Avenida Victor Sencer, s/nº
Telefone: (21) 4004-1400  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E INTERDIÇÕES E TUTELAS DO 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (22) 2779-2918   

Sites: http://cartoriosbr.com.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (22) 2779-2486 / 2015

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIOS: (22) 2779-2229 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Ângela Maria - cantora

- Caco Baresi - ator

- Cleóbulo Faria - Jogador de futebol, apelidado de Soda, jogou uma Copa América pela Seleção Brasileira

- Eliezer Gomes - ator principal de um dos mais importantes filmes do cinema nacional, o clássico O Assalto ao Trem Pagador

- Policarpo Ribeiro - futebolista, atuou na primeira partida da Seleção Brasileira em Copas do Mundo

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Conceição de Macabu

Já conheço é uma maravilha. tenho um amigão que trabalha aí e o luizão. quando irá ter cavalgada? não esquissa de me convidar, abraço a todos aspecialmente para Conceição sua funcionária
Por: geraldo barros

Eu amo essa Cidade "! ela é muito simpatiica, bonita!
Por: kamila

ja estive aí nessa cidade e adorei fiquei até hospedada numa fazendinha onde tem uns chalés, e uma piscina. amei muito esta cidade.em breve estarei de volta.
Por: terezinha meirelles

essa CIDADE éh maravilhosa .. tenho loukura pra voltar ah morar aew ..espero um dia realizar esse meu sonho .. ki ao sair daii qndo criança se tornou meu maoir pesadelo .. o povo ki moraun aew ki tem calor HUMANO .. bjos ah tods sou fã de vcs de carteirinha !
Por: FLÁVIA RIBEIRO

Sou da terra e moro no Rio. Fiquei emocionado com as belas fotos, principalmente a velha maria fumaça diante da estação e da matriz. Sou do tempo que via essa cena. Saudade dessa Conceição. Pretendo escrever sobre a minha bisavó Ana Moreira, que foi um ser muito especial.
Por: Geraldo César Sant Ana Moreira

Minha amiga vai sempre e disse que maravilhoso assim que der irei visitar
Por: Giovana

eu adoro conceiçao de macabu e uma cidade linda! EU MORO EM NITEROI
Por: rita de cassia

a cachoeira amorosa e uma delicia o meu pai e de uma familia da agulha aguns familiares moram no centro de conceiçao
Por: rita de cassia

Vivo em Conceição de Macabu desde que nasci, já dei uns perdidos por Porto Seguro BA. Mais não consigo ficar muito tempo fora daqui, essa terra é uma benção de Deus. Eu Amo Minha Macabu querida!!!
Por: Lucy Mara da Silva Vieira

Gosto muito desta Cidade , tenho parentes que moram ai, em Macabu, pena que tem uns 7anos que não vou ate ai mas tenho muitas lembança quando criança iamas ver tv na praça pois muitos não tinham tv em casa era muito bom. um abraço a todos de Macabu
Por: Wilson Leonardo Nogueira de Souza

CONCEIÇÃO É UMA CIDADE MARAVILHOSA!!!! ACREDITEM, ADOOOROOOO!!!
Por: Nazareth

macabú tudo de bom cidade limpa e linda com au ambietnte puro cidade arejada tudo de bom e melhor ainda vou morar ai um dia se deus quizer
Por: ELIZABETH

campo cavalos cachoeiras fresco verde natureza viva ambiente natural
Por: ELIZABETH

a oidade e muita bonita tenho parentes ai um beijo a todos
Por: Rosimar Fernandes

Vivi muito tempo em Macabu,no Colégio agricola Rego Barros.depois de muito tempo longe vejo a oportunidade de voltar e matar a saudade dessa cidade maravilhosa.é grande a ansiedade, não vejo a hora !
Por: Damião Moraes

OI! ainda não conheço mais estou fazendo planos de conhecer.no portal parece ser encantador o lugar!!
Por: marcia

amo conceiçaode macabu meu sonho e morar la pro resto da minha vida
Por: lucy almeida

OLÁ, SOU FÃ APAIXONADA POR MACABÚ. CONSIDERO ESSA CIDADE MINHA TBM, POIS MEUS AVÓS MATERNOS MORARAM AI POR LONGOS ANOS E EU PASSEI A MINHA INFÂNCIA A MAIOR PARTE DELA NESSA CIDADE MARAVILHOSA. MACABÚ EU TE AMO!!!
Por: MARILENE MOURA PINHO

conceiçao minha terra querida,temos belezas que nao existe igual.espero um dia voltar a morar ai .sinto muita saudade da minha amiga VANESSA MATOS.bjs..
Por: joana dark

Estive esse final de semana em Conceição pela segunda vez, nesta vez fui na Cachoeira de santo agostinho, é SHOW!Abç
Por: ANDERSON LESSA

eu fui apresentada a conceição com exatamente 1 ano de vida e desfrutei deste paraíso até os meus 25 anos ... que grata surpresa, qdo vi as fotos desta doce cidade, meus avós eram de conceição, minha mãe é filha de conceição ... somos do tempo do Sr, Sindufo e do Sr. Alceste. nossa tem mto tempo, dos bairros calçadinha, piabas e outros ,,, ainda existe o estado que era como se fosse um internato... bom rever concei~ção me deixou mto. feliz.
Por: sheyla valentim

Conheço a cidade,sempre que posso estou ai,matando as saudades.....meu irmão gostou tanto da cidade que não quis mas voltar,conheceu sua esposa que mora ai,casou e formou uma bela familia!!!!!!!!!!!!!
Por: Rosana kelly

O QUE FALR DE CONCEIÇÃO DE MACABU....SO QUEM MORA VIVEU NESSA CIDADE ,E QUE PODE DEIZER ...MEU DEUS QUE CIDADE E ESSA MARAVILHOSA ESPLENDIDA ...COM CACHOEIRAS E LUGARES LINDOS PRA SE VER E PODER ADMIRAR VC QUE NUNCA ESTEVEM EM CONCEIÇÃO REALMENTE NAO SABE O QUE ESTA PERDENDO...VISITE VA CONHECER E VERAS DO QUE EU ESTOU LHE FALANDO...ATE HOJE MEU CORAÇÃO CHORA POR NÃO PODER ESTA ABTANDO NESSA CIDADE MARAVILHOSA A QUEM ME DERA E ASSIM QUE PODER VOLTO PARA LA ...POIS VOU LHES DIZER UMA COISA NÃO FOI LA QUE NASCI MAS SERA LA QUE MORREREI....VAO COMPROVAR O QUE ESTOU DIZENDO DE POIS FAÇAM O MESMO QUE EU VENHAM AQUI E DIGAM SE ESTOU CERTA OU ERRADA...BJS CRISTINA....
Por: joice cristina ribeiro

conheça macabu,lindas cachoeiras para um final de semana esuberante
Por: jorge pacheco

Site de fácil acesso e objetivo, gostei. Ademar
Por: Ademar Secudino de Sousa

CONCEIÇÃÕ DE MACABU E UMA CIDADE BOA PARA VIVER UMA VIDA TRANQUILA
Por: geanderson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conceição de Macabu

Envie seu comentário sobre Conceição de Macabu

banner