Cambuci

Cambuci-RJ

Bem-vindo a Cambuci!

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Cambuci e muitas outras opções de hospedagem na cidade Cambuci. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Cambuci.

A cidade de Cambuci, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1891. A localidade está em uma altitude de 35m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.790 habitantes. A área total de Cambuci é de 563,2km², e sua densidade demográfica é de 26,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Cambuci-RJ é 28430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Cambuci

quero saber a distancia entre itaperuna e cambuci obrigado
Por: irene romero

Eu fui em Cambuci no ano de 1969 estava com 12 anos.Meu pai nasceu aí.Tenho vontade de ir aí com ele e gostaria muito de receber fotos da cidade,e da igreja N.Senhora da Conceição. Somos de Brasília. Abraços. Maria Teresa
Por: Maria Teresa dos Santos Mouta

fui a cambuci 3 vzs, uma com meu pai a 27 anos e outra dps que ele faleceu em 84, em 86 fizemos um excursao e nunca mais fui, por falta tb de dinheiro pq fiquei viuva com 2 filhos adolescentes, o que eu ganho nao da...mas ja entrei em varios concursos na esperança de poder leva-los p conhecer em um final de semana...amo cambuci...ate queria dar aulas de cabeleireiro ai, formar profissionais e quem sabe morar...nao gosto dq, meu marido morreu de bala perdida. nunca vou a cidade por medo, entao procuro ficar aqui em sao gonçalo e cria-los tentanto afasta-los da cidade grande. um dia eu os levo...nem que eu faça isso antes de DEUS me chamar...pra conhecer cambuci...
Por: celia santiago

a cidade tem potencial para crescer,só que seus politicos tem que fazer mais pela área rural de cambuci,neste carnaval levei dois amigos franceses para conhecer e como sabemos estrangeiros gostam de ecoturismo ,e apesar de recantos lindos os acessos estão muito difíceis e nós estávamos com carro de tração e mesmo assim tivemos dificuldade ,e se acontecesse de chover,teria sido trágico.E a questão não é dificil pois,o que mais tem por lá é saibro,naõ adianta só a maquiagem ,passar máquina e jogar a terra para o lado ,precisa de valas nas laterais.Gostaria de fazer contato com a ouvidoria da prefeitura e apresentar as fotos .Inclusive os franceses estão com vontade de montar por lá uma pousada,mas ara isso a prefeitura teria que oferecer o mínimo de infra estrutura.
Por: ana lucia dias

Cambuci do cafe Cambuci dos canaviais Cambuci a paixam dos meus avos. Cambuci do rio paraiba que meu pai nostalgico recorda de suas aventuras SAUDOSA CAMBUCI QUE POVOA OS SONHOS DE MEU PAI Viver em Cambuci e todo dia um sol de alegria repousar anoite na harmonia do luar da terra querida.
Por: wilson gomes da silva

eu ja morei em cambuci a15anos atras a familia do meu pai e toda la
Por: alcir irmão do primo basilio

Sou nascido e criado nesta cidade maravilhosa chamada CAMBUCI, me orgulho de estar nela assistindo todas as paissagens belas cambucienses.Hoje vivo fora dela mas a saudade bate...
Por: RAFAEL VASCONCELOS

Cambuci é uma cidade que encanta, com o seu jeito simples.
Por: Fernando Marconi

Cidade pitoresca, um lindo lugar chamado Balneário Santa Inês, um parque aquático maravilhoso próximo a pousada que por sinal é ótima e seu atrativo maior é o atendimento familiar, preço em conta e a excelente comida caseira que existe lá!
Por: Ricardo Oliveira

AMEI ESTE LUGAR.. ONTEM PELA PRIMEIRA VEZ FUI AO PARQUE AQUÁTICO DE CAMBUCI ´ÓTIMO... E O PRINCIPAL MUITA GENTE BONITA MSM... PRETENDU VOLTAR BREVEMENTE.. BJ*
Por: JÉSSICA

ESSA CIDADE É LINDAAA!!!!!!!!!!!!!ADORO ESSA CIDADE.SE PUDESSE MORAVA AI
Por: PRISCILA

poxa quinta feira eu estou chegando ai estou doido para rever meus parente meus avos meus tios e meus primos e para relenbra alguns lugares como a psçina e o municipio de tres irmão muitas saudade desse local quinta eu chego ai !!!!
Por: fabricio tavares lessa

Sou Cambuciense,amo minha terra. Nosso povo,acolhedor e amigo é o maior patrimonio da cidade . CAMBUCIPor: tete sardoux

eu amo cambuci,eu gosto tanto que desde os meus 2 anos de idade eu ja moro nessa cidade simpatia!!!!!!
Por: amanda

Cidade agradavel, gente hospitaleira, um parque aquatico com uma cachoeira encantadora, sem falar da vista deslumbrante do alto do morro da santa, merece ser visitada. Eduardo - Campos dos Goytacazes/RJ.
Por: Eduardo

gosto demas desta terra que eu nasci. vou vouta.Te amo cidade linda que me criou.
Por: joao robaina

Voce encontra em Cambuci o que jamais encontrará em outras cidades.Morei 2 anos e meio lá. É a cidade de meus sonhos. Lá fiz muitos amigos, cidade ótima, medicos excelentes,profissionais de primeira linha. O dia que puder e minha vontade é de voltar a morar em Cambuci e que seja de forma eterna. È a cidade do meu coração.
Por: luiz cezar andrade abreu-cezar Macaé

eu fui à Cambuci em 2008, achei super legal a cidade, não acreditava ser o que meu pai tanto dizia, achei que ele só estava dizendo bem da cidade em que nasceu, mais não, de fato é uma linda cidade com pontos ótimo para andar e descobrir, ótimos pontos turísticos...quero muito voltar, estou deixando essa mensagem, porque hoje eu resolvi da uma espiadinha nas histórias da cidade e acabei achando esse tópico de opiniões...agora dia 06 de fevereiro de 2011 se Deus quiser eu estou indo para passar no mínimo dias nessa exuberante cidade!
Por: felipe silva domingues

nasci em tres irmãos 6º distrito de cambuci mais em 1957 mudei para niteroi.nunca mais voltei. pretendo um dia voltar com minha familia para conhecer cambuci.
Por: amaro garcia dángelo

Cambuci é uma cidade,otíma de semora,e ate cria os filhos.Muito tranquilo. bjus cambuci
Por: Beatris marques

quero ser morador de cambuci pois e um lugar de descanço de respeito para com o proximo
Por: paulo francisco

Já faz um bom tempo que fui a Cambuci, mas não poderei esquecer os momentos maravilhosos que ali passei, com o carinho dos moradores, a piscina natural maravilhosa, bem como o sossego que ali encontrei; não havia o barulho das cidades grandes. Foi ótimo e estou para repetir.
Por: Aldaris Peres

adoro esta cidade,estou louca para voltar. tenho parentes que moram ai,estive nesta linda cidade em 2003,quando minha avó faleceu e depois disto nunca mais voltei.estou louca para levar meus filhos e meu marido para conhece-la,mais por falta de oportunidades ainda não pudemos ir. atraves deste site,pude ver que a cidade mudou muito,esta mais bonita e com muitos atrativos para nós visitantes.espero poder aparecer logo e conhecer tudo de bom que esta linda cidade tem para eu conhecer. beijos á todos e até breve!!!!!
Por: celia regina da silva alves

oi, sou chefe de cozinha e trabalho com cambuci fruta, não sabia da existencia da cidade e fiquei encantada com o que vi no site, espero em breve poder conhecer a cidade, um abraço, Eryka Bastos.
Por: Eryka Bastos

Informações de Cambuci

Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

"Cidade Simpatia"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Cambuci teve sua origem vinculada à expansão cafeeira e a construção da antiga ferrovia serrana - Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua. Junto à estação ferroviária foram construídos engenhos para beneficiar a produção cafeeira das áreas vizinhas cujas instalações constituíram o núcleo inicial do município.
Em virtude do desenvolvimento da área foi criado o município de Monte Verde, em 06 de Maio de 1891, tendo por sede a povoação do mesmo nome, onde o município surgiu, com território desmembrado de São Fidélis e Itaperuna.
Em 1895 a povoação tornou-se sede municipal, embora na divisão administrativa do Brasil, em 1911, Cambuci figurasse como distrito de Monte Verde. Finalmente, em 27 de Dezembro de 1929, a vila de Cambuci recebe foro de cidade, constituindo-se em sede do município.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Novembro

Gentílico

cambuciense

População

14.829 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cambuci é uma cidade de águas cristalinas, seus rios e cachoeiras encantam os olhos de quem vê. Venha passar suas férias na cidade, serão dias inesquecíveis.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Fluminense

Limites

Aperibé, Italva, Itaocara, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis e São José de Ubá.

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís (ou Rio - Juiz de Fora), BR-040. Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a Rod. Lúcio Meira (BR-393) e continuar pela RJ-186 (Pirapetinga - Bom Jesus) até Santo Antônio de Pádua. Entrar à direita na RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) até Aperibé e continuar pela RJ-194 (Aperibé - São João da Barra) até o centro do município de Cambuci.

Distâncias:

Da Capital

295 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A cidade de Cambuci, carinhosamente conhecida por Cidade Simpatia, tem demonstrado vocação para o turismo. Possui balneários e cachoeiras que atraem turistas de várias cidades. Na paisagem urbana destaca-se a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com sua torre imponente e suas portas, janelas e vitrais em estilo gótico.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Fazenda de São Francisco

O atrativo se caracteriza principalmente por um açude que forma uma cachoeira artificial de 1/2 m de altura e 20 m de comprimento. Em seguida, as águas descem por um escorrega formado por uma rocha de 10 m de extensão e declive de 5 m, continuando por um trecho de 20 m, pouco acidentado, com pequenos poços. Logo após, o rio torna-se acidentado formando em sua descida pequenas corredeiras, escorregas e piscinas naturais por uma extensão de aproximadamente 15 m. Suas águas não são muito claras e possuem temperatura morna. O local mais apropriado para banhos é na área do açude pois sua profundidade varia em torno de 1 a 1 1/2 m. Em toda a extensão do atrativo porém, há possibilidade para banhos, além de haver um local com uma grande pedra lisa, que se identifica como ótimo lugar para tomar sol e fazer piqueniques. A cachoeira se encontra na beira da estrada e com bambuzais e mata ao seu redor. Por estar em propriedade particular, há uma cerca de arame que separa a Estrada da Fazenda de São Francisco da área do atrativo.

Cachoeira do Parque

Com altura aproximada de 22 m, águas não muito claras e de temperatura morna, é uma linda cachoeira. Possui três saltos principais e uma piscina artificial, logo abaixo, com ótimas condições para a prática de banhos. Por causa da sua beleza e localização adequada, em área toda arborizada, foi construído o Parque da Cachoeira, com camping, restaurantes, churrasqueiras, bares, vestiários, etc.

Parque da Cachoeira

É a grande atração do município. Aberto diariamente ao público, o parque se transformou, com seus 1.774 m2, em um verdadeiro complexo turístico que inclui restaurantes, lanchonetes, bares, camping, praça de esportes e uma área gramada de 500 m2. No parque registra-se a presença de duas cachoeiras: uma natural, de 22 m de altura e outra artificial, de 15 m aproximadamente. A natural possui três saltos principais e cai como um véu-de-noiva, enquanto a artificial, em concreto, tem a estrutura de uma grande escada. Abaixo de cada cachoeira há duas grandes piscinas, que dão origem a uma terceira. Suas águas vem de dois valões: o Valão DAntas, que forma as duas cachoeiras e consequentemente as duas piscinas; e o Valão do Gomes, que se junta com as águas do Valão DAntas na terceira piscina. O parque também é todo arborizado e gramado com cadeiras e mesas espalhadas pela sua área.

Cachoeirinha 
 
O atrativo é formado por um filete de água que desce aproximadamente 60 metros encachoeirados e vem formando vários saltos até o seu pé. Apresenta águas não muito claras, com temperatura morna. Está localizada em propriedade particular, entre dois morros, com alguns bambuzais ao seu redor. Por não haver formação de piscinas naturais e ser muito íngreme, a cachoeira não apresenta possibilidade de banhos, ressaltando seu maior mérito na sua beleza, principalmente em épocas de maior incidência de chuvas, quando seu volume dágua se altera.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição 
 
Logo que se entra pela porta principal, pode-se ver uma escada toda trabalhada em madeira, que leva ao coro, onde uma bem menor em caracol, leva à torre principal, até o sino. Com apenas uma nave, a principal, a Igreja foi toda reformada, mas mantém suas características originais. Se destaca o Altar-Mor que é todo talhado em cedro, com uma capelinha com o Senhor Morto do seu lado direito e a sacristia do lado esquerdo. A Igreja é mais antiga que o município datando da segunda metade do século XIX. Logo que Cambuci se formou povoado, começou a sua construção por um senhor chamado Perazzo. Não foi possível obter maiores dados sobre o histórico da Igreja. 

Parque Aquático de Cambucí

Localizado a 3 km do centro de Cambuci, na Rodovia Moreira Franco, a aproximadamente 5 minutos. É formado por uma bela paisagem natural, além da beleza das águas que dão o requinte e o relaxamento ao turista que ali chega. Possui uma infra-estrutura com bares com os mais variados pratos, 3 piscinas- adulto e infantil, posto com salva-vidas, primeiros socorros e posto policial, garantindo uma maior segurança aos visitantes.

Estação Ferroviária

E. F. Santo Antonio de Pádua (1880-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) 
CAMBUCI
(antiga VALLÃO DAS ANTAS)
Município de Cambuci, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 393,328 (1960)   RJ-1848
Inauguração: 07.1880
Uso atual: sede da Câmara Municipal   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA
: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.

A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1880, com o nome de Vallão das Antas. A descrição do local em 1884 era Na estação de Cambuci, antiga de Vallão das Antas, freguezia do Monte Verde: um edifício no km 25, paredes de pau a pique, coberto de telha, com um portão e duas janellas de frente (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886). Ainda passam raros trens cargueiros por Cambuci, hoje município, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. A estação ainda está de pé em 2006 servindo como sede da Câmara Municipal de Cambuci. (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Carlos Latuff, 2006; Gutierrez L. Coelho, 2004; Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886).

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMBUCI

E-mail: prefeituradecambuci@gmail.com

Telefones: (22) 2767-2256

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefones: (24) 3767-2332

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: oficiocambuci@uol.com.br

Telefones: (22) 2767-2100

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.turisrio.rj.gov.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.overmundo.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Cambuci
Fundação:
1891
Altitude:
35m
População:
14.790 habitantes
Área:
563,2km²
Densidade Demográfica:
26,26hab/km²
CEP:
28430-000

Envie seu comentário sobre Cambuci