Bom Jardim

Bom Jardim-RJ
banner

Bem-vindo a Bom Jardim!

banner

Comece planejando a sua viagem para Bom Jardim utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Bom Jardim e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Bom Jardim.

A cidade de Bom Jardim, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1929. A localidade está em uma altitude de 560m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.813 habitantes. A área total de Bom Jardim é de 386km², e sua densidade demográfica é de 59,1hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bom Jardim-RJ é 28660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bom Jardim

Roteiros do Brasil

Região Serra Norte

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A ocupação das terras do atual município de Bom Jardim está diretamente ligada à ocupação das terras auríferas de Cantagalo. Nos finais do século XVIII e no início do século XIX a Coroa Portuguesa passou a distribuir cartas de sesmarias na região a fim de promover a sua ocupação. Várias sesmarias foram solicitadas nas margens do Rio Grande onde hoje se localiza o município de Bom Jardim. Em 1819, já com a família Real do Brasil, foi instalada uma colônia suíça a apenas 4 léguas da atual sede do município. Em 1824 uma colônia de alemães instalou-se no mesmo local. Muitos desses colonos estabeleceram-se em terras pertencentes ao atual município de Bom Jardim. Com o desenvolvimento da lavoura cafeeira na província flumimense, Cantagalo tornou-se um grande pólo produtor e Bom Jardim beneficiou-se como rota de trânsito das tropas que transportavam o café para o Rio de Janeiro e também passou a ser produtor de café. A autonomia do município de Bom Jardim começou a ser delineada em 1857, quando a localidade de São José do Ribeirão (hoje 2º distrito de Bom Jardim), foi elevada a categoria de freguesia do município de Nova Friburgo. Em 1875 foi inaugurado o ramal ferroviário até Bom Jardim. Em torno da estação desenvolveu-se um povoado que em 1886 foi elevado a categoria de distrito policial do município de Cantagalo. Com a Proclamação da República, a freguesia de São José do Ribeirão foi transformada em município através do decreto nº 280 de 06 de Julho de 1891. Porém, com a promulgação da Constituição Estadual, no dia 09 de Abril de 1892 que criou novos critérios para a existência de municípios, foram extintos 14 municípios entre eles São José do Ribeirão. Entretanto, o distrito policial de Bom Jardim, juntamente com a freguesia de São José do Ribeirão atendiam os critérios para a existência de um município. Assim, em 17 de Dezembro de 1892 através da lei nº 37 foi restabelecido o município de São José do Ribeirão com o nome de Bom Jardim e a sede na estação do mesmo nome. Porém, subordinado a comarca de Nova Friburgo, vindo a emancipar-se em 05 de Março de 1893. No dia 31 de Dezembro de 1943, por lei Estadual nº 1056 o município passou a chamar-se Vergel, denominação que perdurou até 20 de Junho de 1947, quando uma nova lei Estadual devolveu ao município seu antigo nome de Bom Jardim que continua até hoje.   

Gentílico

Bonjardinense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Marçço

População

35.398 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Bom Jardim, assim como toda a região serrana do estado do Rio de Janeiro, é cercada de muitas áreas verdes e altas montanhas. Venha passar momentos inesquecíveis na cidade.

Clima 

Subtropical / tropical de altitude

Temperatura Média

28,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Fluminense

Limites

Cordeiro, Duas Barras, Nova Friburgo e Trajano de Morais.

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Ponte Rio-Niterói, seguir pela Rod. Niterói-Manilha (BR-101) e, em Itaboraí, dobrar no trevo para a RJ-116 (Itaboraí-Itaperuna) passando por Nova Friburgo e seguir até o centro do município de Bom Jardim. 

Distâncias:

Da Capital:

260 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 
 
Cachoeira Banquete 
 
A cachoeira apresenta altura aproximada de 15 m com saltos. Suas águas são claras, transparentes e de temperatura fria. Oferece excelentes possibilidades de banho tanto na ducha quanto na piscina natural formada por suas águas. A paisagem circundante é composta por mata fechada destacando-se as imbaúbas, samambaias e lírios do brejo.
 
Cachoeira Maravilha 
 
A cachoeira apresenta altura aproximada de 6m com 3 saltos. Suas águas são claras, transparentes e de temperatura fria. Oferece boas possibilidades de banho, devido a ducha e piscina naturais formadas por suas águas. A paisagem circundante é composta por mata fechada destacando-se as imbaúbas, samambaias e lírios do brejo.
 
Cachoeira Pedregulho 

A cachoeira está situada no Rio São José e acionava uma turbina, cuja força era aproveitada para beneficiar cafés e moinhos. Apresenta altura aproximada de 10 m com 3 saltos. Suas águas são claras, transparentes e de temperatura fria. Oferece boas possibilidades de banhos devido a ducha e piscinas naturais formadas por suas águas. A paisagem circundante é composta pela vegetação de arbustos, gramíneas, e árvores de médio porte.
 
Furnas Mão de Luva 
 
As furnas Mão de Luva estão situadas às margens do rio São José, nas proximidades da confluência deste com o Rio Grande e em terras da Fazenda Saudade. Tem quatro amplas galerias, entre rochas extensas e com pouca visibilidade interior, correndo a lenda que o aventureiro de nome Mão de Luva refugiou-se ali nos fins do séc. XVIII. Foram achados nas furnas ossadas e hieróglifos. A paisagem em torno é formada por mata fechada, com presença também de musgos e gramíneas.
 
Morro Bela Vista 

Atrativo com 850 metros de altitude. A vegetação no percurso ao morro é típica de pastagens, árvores de médio porte, bambuzais além de musgos e gramíneas. Do morro tem-se uma ampla vista de todo o município e do centro urbano de Nova Friburgo.
 
Parque Municipal Luiz Corrêa da Rocha Sobrinho 

Horário: Diariamente- 8 às 17h
Parque arborizado com canteiros, bosque, arquibancada
 
Pico do Tardim 
 
Atrativo com 1.250m de altitude, é o ponto mais alto do município. A vegetação em torno da trilha de acesso ao pico é composta de árvores de médio e pequeno porte. Do pico tem-se uma ampla vista de Barra Alegre. O atrativo oferece a prática de caminhadas
  
Rio Grande 

O Rio Grande, atravessa o município de Bom Jardim desde o local denominado Barra do Bengalas divisa com o município de Nova Friburgo, até a Fazenda Santa Rosa do Rio Grande nas divisas do município de Cordeiro (margem esquerda) e Trajano de Morais (margem direita). Em todo seu percurso ele é margeado por arbustos e gramíneas. Suas águas são claras, transparentes e de fria temperatura. Neste rio podemos destacar a Cachoeira Maravilha que está situada à margem direita do Rio Grande, distando 1,5 Km do centro da sede. O rio atravessa o município em extensão calculada em 35 Km. Não é navegável devido ao grande acúmulo de rochas em seu leito.
 
Rio São José 
 
O Rio São José nasce no Município de Nova Friburgo e entra no Município de Bom Jardim banhando o Distrito de São José do Ribeirão. Depois de um percurso, no município, de 25 Km, deságua no rio Grande pouco adiante das Furnas Mão de Luva. Em todo o seu percurso ele é circundado por arbusto e gramíneas. Suas águas são claras, transparentes e de fria temperatura. Neste rio podemos destacar a Cachoeira Pedregulho que está situada à margem direita do Rio São José, distando 2 Km do centro de São José do Ribeirão. 

Igreja Nossa Senhora da Conceição 
 
Horário: Missas: de 2ªf à 6ªf às 8:30h, sábados às 7:00h e domingos às 19:00h
Situada na Praça Coronel Monerrat, a Igreja tem como entorno a gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Sociedade Musical Recreio Bom Jardinense, casas residenciais e comerciais. De acordo com o decreto de 3 de dezembro de 1912, lavrado no Palácio Episcopal de Niterói e assinado pelo Bispo D. Agostinho Francisco Benassi, foi criada esta Igreja. No dia 7 do referido mês chegou a Bom Jardim o Pe. Antônio Alves Mendes, nomeado vigário da nova Igreja, que no dia seguinte (08/12/1912) rezou a missa e leu o decreto da criação da Nova Igreja. A matriz é modesta no exterior, tendo uma torre com 5 metros de base por 30,5 metros de altura. O interior da igreja também é modesto, possuindo altar-mor em mármore com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira, e mais dois laterais, com o Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Rosário. Nas paredes laterais encontram-se imagens em madeira da Via Sacra.
   
Igreja São José Operário 

Horário: Missas aos sábados às 19h e Domingo às 8h
Situada na rua Theódulo Elias da Cruz, a Igreja tem como entorno a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, casas residenciais e comerciais. É a paróquia mais antiga. Foi criada pela Lei Provincial nº 969, de 13 de outubro de 1857, sendo antes curato. Em 1835 edificou João Luiz Ribeiro uma simples capela na localidade, que naquele tempo não era mais do que uma simples fazenda. Esta capela funcionou primeiro sob a inovação de Nossa Senhora da Conceição, sendo visitada até a sua elevação à Paróquia, em 1857, pelo padre suíço Jacó Joye, 1º vigário da Paróquia de São João Batista de Nova Friburgo. A partir de 1880, o povo da freguesia tratou dos preparativos para a construção da igreja, que afinal no dia 18 de maio de 1888, foi benta e inaugurada. A igreja foi edificada por escravos, em alvenaria de pedra, possuindo uma torre sineira e em seu frontão triangular, um relógio. Seu altar-mor é em mármore, tendo nas laterais as imagens de São José e Nossa Senhora da Conceição, em madeira. Nas paredes laterais estão imagens da Via Sacra em gesso.
   
Horto Municipal 

Horário: Diariamente das 6:30h às 17h
Situa-se no bairro Campo Belo, fazendo parte do seu entorno casas residenciais. Sua inauguração data de 31/10/1941. O horto possui variedades de árvores, arbustos e flores, destacando-se os eucaliptos, acácias, flamboyants, arbustos trepadores, laranjeiras, limoeiros - brancos ou miúdos e galegos, jaboticabeiras, mamoeiros, romãzeira, buganvília, hortênsias e etc. O horto possui ainda banheiros, churrasqueiras, bancos e mesas
 
Casa da Cultura Mário Machado Nicoliglio 
 
Horário: De 2ª à 6ª das 9h às 17h
Situa-se na rua Péricles Corrêa da Rocha, fazendo parte do seu entorno a oficina de Santa Rita de Cássia e casas residenciais. Sua inauguração data de 09/12/1981. A Casa de Cultura funciona como sede da Secretaria de Educação e Cultura e tem como meta ampliar e melhorar a qualidade do ensino, favorecendo o acesso e a permanência dos alunos de 1º grau da rede Municipal do Estado do Rio de Janeiro. A Casa de Cultura também funciona como sede da Biblioteca Municipal possuindo 3.500 volumes dentro livros didáticos, romances, história, dicionários, jornais e revistas. Possui ainda um auditório com capacidade para 80 pessoas e sala para cursos semi-profissionalizantes.
 
Busto em Homenagem ao Cel. Antônio José Maria Monerrat 

Situado na Praça Coronel Monerrat, no centro da sede, o busto tem como entorno a Igreja Nossa Senhora da Conceição, casas comerciais e residenciais. Filho de Henrique Monerrat e de Maria Rosalina Marcron Monerrat. Como Chefe Executivo Municipal, foi o último presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim, no período de 1916 até o dia 31/07/1922. Conseguiu grandes melhoramentos para a cidade: Criação da Comarca, Telégrafo e construção da Cadeia Pública. O seu busto em bronze, erguido na praça, foi inaugurado em 01/11/1928 e mede 0,50 cm de altura e está sobre um pedestal de aproximadamente 1,50 m de altura, em concreto. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JARDIM

E-mail:

Telefones: (22) 2566-2916 / 2460

Sites: http://www.bomjardim.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Bom Jardim-RJ

Telefone: (24) 2566-2400

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 2566-2787

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Marino Pinto (Marino do Espírito Santo Pinto) - compositor e jornalista, nasceu em Bom Jardim-RJ, em 18/7/1916 e faleceu no Rio de Janeiro, em 28/1/1965. Filho de Diogo Feliciano Pinto, barbeiro que tocava violão e cantava nas horas vagas, foi para o Rio de Janeiro, em 1927, morar com um tio. No ano seguinte, ingressou no Ginásio São Bento, onde conheceu o músico Plácido Oliveira, seu grande incentivador. Nessa época fez sua primeira composição, Ilka, dedicada à namorada.

- Júlio Salusse - Nasceu em Bom Jardim (RJ) a 30 de março de 1872. Perdeu o pai quando ainda pequeno. Com cinco anos, foi levado para a casa de uma avó, em Nova Friburgo, onde estudou as primeiras letras na escola pública e, aos dez anos, indo para o Rio de Janeiro, entrou para o internato do Colégio Pedro II. Foi para São Paulo, matriculando-se no Curso Anexo da Faculdade de Direito. Depois, transferiu a matrícula para o Rio de Janeiro, onde se bacharelou. Moço rico, teve vida folgada, sendo o proprietário de mais de vinte prédios no centro do Rio de Janeiro, além de várias propriedades rurais. Temperamento artístico, com tendências boêmias. Publicava seus versos na Gazeta de Notícias. Foi nomeado promotor de justiça em Paraíba do Sul, transferindo-se depois para Nova Friburgo. Anos mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro, indo morar numa casa de propriedade de Luís Edmundo. Faleceu no Rio de Janeiro, a 30 de janeiro de 1948.

Fonte:

Valadares,Napoleão

"De Gregório a Drummond" - Brasília: André Quincé Editor,1999 (Página 118)
 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Bom Jardim

Bom dia, ja ouvir falar sobre esta cidade Bom Jardim ( serrana) gostaria de informação onde se hospedar é algumas fotos dessa cidade, sem mais no momento agradeço a sua atenção, Ustana ligia bezerra
Por: ustana bezerra

eu vivi, muitos anos em bom jardim. agora morro em pontes e lacerda -mt
Por: maira ferreira da silva

A cidade é extremamente linda, e tem um ar puro maravilhoso. Os cidadãos que lá vivem são muito hospitaleiros. Bom Jardim é e sempre será uma encanto, morei 6 anos lá e a cidade linda por natureza e estilo de vida pacato.
Por: Flávio Ricardo da Slva

Para quem desejar conhecer a cidade de Bom Jardim, que faça-o(a) o mais rápido possível, pois irá conhecer um povo muito acolhedor e carinho. Estou lá aproximadamente dois anos Rua Humberto Neves 16 Maravilha
Por: Iodlanier Schuindy

um lugar muito bom pra quem quer ter sossego. É uma cidade bem tranquila!!!Gostei muito de morar em bom jardim.
Por: maria de nasare costa sousa

que cidade linda. tipo cidade de onde eu moro,como a itália igrejas nas colinas com gramas em volta,zoológico,praças,etc. continue assim pois no natal eu vo tirar fotos do natal dai.e vou colocar no mural de nossa cidade(viagens a cidades lindas)
Por: joão pedro boquimpani

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Jardim
Fundação:
1929
Altitude:
560m
População:
22.813 habitantes
Área:
386km²
Densidade Demográfica:
59,1hab/km²
CEP:
28660-000

Envie seu comentário sobre Bom Jardim