Ilhéus

Ilhéus-BA

Bem-vindo a Ilhéus!

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Ilhéus e muitas outras opções de hospedagem na cidade Ilhéus. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Ilhéus.

A cidade de Ilhéus, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1534. A localidade está em uma altitude de 52m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 222.127 habitantes. A área total de Ilhéus é de 1.847,7km², e sua densidade demográfica é de 120,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ilhéus-BA é 45650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Ilhéus é uma cidade localizada no estado da Bahia, ela foi fundada em 1534 elevados a cidade em 1881. Ficou conhecido por vários romances do escritor Jorge Amado suas obras mais conhecidas são: Gabriela Cravo e Canela e Terras do sem Fim e conhecida por ser a terra do cacau.

É uma das sete cidades mais populosa da Bahia, o clima é tropical úmido temperatura anual de 24,7C.

No século XIX iniciou o plantio de cacau as primeiras sementes vieram do Pará pelo francês Louis Frédéric Warneaux plantado na fazenda Cubículo. Ilhéus foi o maior produtor de cacau do mundo, mas teve infestações nas plantações e sua produção caiu.

O porto de Ilhéus foi construído em 1924 e a exportação começou pelo próprio porto da cidade, assim começou a vir os estrangeiros e intercâmbio cultural da Europa. Nesta época foram construídos belos edifícios públicos como o Palácio do Paranaguá que hoje é a Prefeitura.

Em 1920 a cidade era cheia de dinheiro, luxo e riqueza. O primeiro prédio com elevador foi o Ilhe-os Hotel. Ilhéus sempre teve ligação com Europa e Rio de Janeiro. Sua economia vem da agricultura, turismo e indústrias, tem um importante polo de informática do Estado.

A atual Universidade Estadual de Santa Cruz foi demanda dos filhos dos coronéis por querer ensino superior, hoje uma referência superior para os nordestinos.

A chegada à cidade de avião é muito bonita, o centro da cidade fica em uma ilha formada pelos rios Almada que tem as caldeiras a Lagoa Encantada com beleza natural que faz passeios de barco, Cachoeira e Ita canoeira e pelos canais Jacaré e Itaí pé.

Os pontos turísticos são as Praias dos Milionários, com águas calmas e areias douradas, Havaizinho, Olivença as preferidas dos surfistas.

O Centro Histórico que vale muito a pena visitar, os enormes palacetes, casarões erguidos pelos barões, o bar do Vesúvio que era o ponto dos ricos comerciantes se encontrarem, Bataclan o famoso cabaré hoje transformada em Casa de Cultura, onde Jorge Amado morou.

Algumas fazendas das regiões são abertas para visitar e conhecer o processo do cacau desde a plantação até uma degustação tem até fazenda que fez parte da telenovela Renascer e oferecem trilhas.

A primeira Fábrica de chocolate artesanal fica 8 km da cidade, ainda tem mini fazenda e lojas. Para quem gosta de fazer compras e levar uma lembrança da cidade tem o Mercado de Artesanato com 71 lojas famosas por pinturas a mão, crochê e tapeçarias.

O Eco parque de Una uma reserva de Proteção Ambiental oferece passeios de 2horas para conhecer ao redor de ILHEUS com matas virgem.

Informações de Ilhéus

Roteiros do Brasil

Região Costa do Cacau

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Após a doação da capitania de São Jorge dos Ilhéus a Jorge de Figueiredo Correia, em 1534, sua sede admnistrativa foi instalada na Baía de Ilhéus. Seu donatário enviou para as novas terras o espanhol Francisco Romero que após pacificar índios Tupiniquins, fundou a Vila de São Josrge dos Ilhéus, em 1535. Logo tornou-se a produtora de cana-de-açúcar, mas foi atacada pelos índios Aimorés, que levaram sua economia ao declínio. No século XVIII as mudasde cacaueiros da Amazônia foram plantadas na região e com o sucesso, Ilhéus desenvolve-se muito. Em 1881, sua sede foi elevada a cidade, com a denominação de São Jorge dos Ilhéus, posteriormente simplificada para Ilhéus. Formou-se, então, a elite cacaueira formada por ricos Coronéis que lutavam pela conquista do poder, terras, mulheres e dinheiro. Na década de vinte deste século, Ilhéus vivia do dinheiro, do luxo e da riqueza vindas do cacau, exportado pelo recém construído Porto de Ilhéus. Na década de oitenta,a seca e a praga Vassoura de Bruxa levam a monocultura cacaueira a entrarem declínio. Atualmente a cidade vive do turismo.   

Significado do Nome:

Francisco Romero, que, primeiro, se instalou na ilha de Tinharé, onde fica o Morro de São Paulo; depois, quando descobriu o que seria, mais tarde, a Baía do Pontal, se encantou e fundou a sede da capitania, dando-lhe o nome de São Jorge dos Ilhéus: São Jorge, uma homenagem ao donatário Jorge e Ilhéus, devido à quantidade de ilhas que encontraram no seu litoral.

Aniversário da Cidade:

28 de Junho 

Gentílico:

ilheense

População:

187.315 habitantes  - censo IBGE/2012

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Litorâneo histórico, Ilhéus possui diversas atrações turísticas como suas construções históricas, seus 90 km de praias e sua história que encanta o mundo através dos escritores Jorge Amado e Adonias Filho. A Cidade tem na culinária outra de suas atrações. Oferece também, vários passeios ecológicos por terra, mar e rios. É o primeiro produtor baiano de cacau e o mais representativo pólo de informática da Bahia.

Clima:

Quente e úmido 

Temperatura Média:

24º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

-Estrada
  -Vindo de Salvador - acesso pela BR-324 até a
BR-101 (sentido Itabuna); BA-262 até Ilhéus.
Vindo do Sul do país - acesso pela BR-101
até Itabuna; BR-415 até Ilhéus.

-Via Aérea

 -Ilhéus tem um Aerporto Nacional com vôos diários.

Localização:

Litoral Sul do Estado da Bahia  

Limites:

Una, Uruçuca, Itacaré, Aureliano Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuipe, Itabuna, Buerarema e Oceano Atlântico. 

Acesso Rodoviário:

BR-101 

Distâncias:

Da Capital:

462 Km  

Outras: 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Capital turística da Costa do Cacau, é considerada por muitos, terceiro maior ponto turístico da Bahia, Ilhéus é cheia de pontos turísticos.

Principais Pontos Turísticos:

Praia do Norte 

Praia com 50 Km de extensão, selvagem, águas esverdeadas, areia fina, coqueiros e Mata Atlântica. Alguns de seus techos são conhecidos por nomes como Pé de Serra, Ponta do Ramo, Havaizinho e Itacarezinho. Muito procurada para o surfe e a pesca. O Rio Almada  corre paralelo à praia.

Praia de São Miguel

Praia com areia branca e fina, coqueiros e barraquinhas. Abriga uma vila de pescadores e a foz do Rio Almada. Localização: 5 Km do Centro.

Praia do Marciano

Praia Urbana com recifes e pedras. Localização: 4 Km do Centro.

Praia do Malhado

Praia frequentemente suja, com estreita faixa de areia pois é coberta quase que totalmente pelo mar. Abriga o Terminal da Petrobrás. Localização 3 Km do Centro 

Praia da Avenida

Praia reta dourada e solta, águas calmas, propícia ao banho. Em sua orla apresenta um projeto urbanístico que inclui quadras poliesportivas, pista para patins, ciclovia e concha acústica. Localização: Centro 

Praia do Cristo

Praia com areia fina e dourada, muito procurada para os esportes náuticos. Abriga as fozes dos Rios Cachoeira e Santana

Praia da Concha / Praia do Pontal

Praia com 100 m de extensão, rodeada de coqueiros. Foi palco de invasões holandesas e batalhas contra eles. Localização: Sopé do Morro do pernambuco.

Praia do Sul 

Praia reta, ondas fortes, areia grossa e amarelada e recifes. Possui coqueiros e casas de veraneio. Ocasionalmente é palco de torneios de pesca e surfe.

Praia dos Milionários 

Praia com águas relativamente calmas, areia dourada e fina, margeada por coqueirais. Muito frequentada, seu nome deve-se às mansões que abriga. Possui chuveiros e sanitários. Localização: 7 Km do Centro.

Praia do Cururupe 

Praia reta, com ondas fortes e areia batida, clara e grossa. Em 1559 abrigava uma aldeia Tupiniquim que foi exterminada pelos portugueses.

Praia de Back Door

Praia com ondas altas, praticamente só frequentada por surfistas. Abriga restaurantes, boates, barzinhos e barracas à beira - Mar. Localização: Distrito de Olivença, a 15 Km do Centro.

Praia de Batuba 

Praia com areia dourada e batida, ondas de até 2,5 m, muito procurada para o surfe, com muitas correntes, recifes e pedras. Possui coqueiros, várias barracas e ampla área de estacionamento. Localização: Distrito de Olivença, a 14 Km do Centro de Ilhéus.

Praia Cai NÁgua / Praias dos Milagres 

Praia com ondas altas, muito procurada para o surfe. Separada da Praia de Batuba por recifes. Abriga casas de veraneio. Localização: Distrito de Olivença, a 16 Km do centro.

Praia do Jairi

Praia calma e com areia dourada, semi- virgem. Possui pouca infra-estrutura. Abriga a foz do Rio Jairi. Localização: Distrito de Olivença, a 22 Km do Centro.

Praia da Canabrava

Praia com ondas fracas, areia dourada , solta e coqueiros, semi-virgem. Abriga casas de veraneio e chalés para alugar. Localização: Distrito de Olivença, a 23 Km do centro. 

Baía de Ilhéus 

Local onde ficava o antigo porto. Nela desembocam os Rios do Engenho, Cachoeira e Fundão. Muito procurada para a prática de esportes náuticos. Possui equipamentos para aluguel.

Baía do Pontal

Propícia à prática de Jet-sky, windsurf a vela e a remo. Nela acontece uma das etapas de natação do Panamericano de Triathlon.    

Ilhéus

Pequenas ilhas fluviais e marítimas que deram origem ao nome da Cidade. Os Ilhéus marítimos são Itapitanga, Pedra do Rapa e Pedra de Ilhéus e os fluviais são Mutucugê e Frade.

Lagoa Encantada

Lagoa com 5 Km de Comprimento por 3 Km de largura. é abastecida pelo Rio Almada e diversos outros menores. Cercada de Cachoeiras, Mata Atlântica e fazendas de cacau, abriga várias ilhas de vegetação flutuante. Em 1991 foi tombada pela prefeitura Municipal de Ilhéus. Localização: Distrito de Castelo Novo,a 34 Km do Centro.

Represa da Esperança

Represa onde  situava-se a antiga central de distribuição e abastecimento de água da cidade. Localização: Mata da Esperança.

Represa do Rio Itacanoeira

Represa onde funciona a estação de tratamento e distribuição de água da cidade.

Caldeiras ou Saltos do Almada

Queda dágua do Rio Almada, que chegam a 6 m de Altura e formam buracos profundos de até 4 m nas rochas, as Caldeiras. Pode-se tomar banhos. Localização: Próximas à Lagoa Encantada

Mirante da Piedade

Oferece vista panorâmica de pequenas ilhas, do atual porto, de parte do litoral e do delta dos Rios cachoeira, Engenho e Fundão.

Outeiro de São Sebastião

Colina que oferece vista panorâmica de pequenas ilhas, os Ilhéus, do atual porto de parte do litoral e do delta dos Rios Cachoeira, Engenho e Fundão, do Morro de Pernambuco, do bairro de Pontal e da Avenida Soares Lopes.

Parque Mata da Esperança

Área de 347 ha de Mata Amazônica, Localizada no perímetro urbano de Ilhéus, transformada em Jardim Botânico. Abriga uma represa de 6 ha.   

Parque Temático Jorge Amado

Povoado do Rio do Braço, com um casario dos anos 20 e 30, de onde saía a Maria Fumaça

Igreja de Nossa Senhora da Escada

Costrução de 1700, feita pelos jesuítas, em estilo colonial, era também sede de um colégio de catequeses de Indígenas. Abriga a imagem de Nossa Semhora da Escada em estilo barroco. Localização: Distrito de Olivença.

Capela de Santana

Construção de 1537, feita pelos jesuítas, em estilo neoclássic, é a terceira mais antiga do Brasil. Abriga o batistério e a imagem de Nossa Senhora de Santana. Tombada pelo IPHAN. Localização: Povoado do Rio do Engenho, 20 Km ao sul de Ilhéus.

Capela Nossa Senhora das Vitórias

Construção da primeira metade do século XVI. Anexo um cemitério. Localização: Alto de Teresópolis

Igreja Nossa Senhora de Lurdes

Construção da década de 30, em estilo simples, oferece vista panorâmica da cidade. Localização: Alto do Outeiro de São sebastião

Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus

Construção de 1556, em estilo colonial, sofreu diversas reformas porém mantém suas características originais. abriga o museu de Arte Sacra de Ilhéus. Localização: Praça Rui Barbosa, Centro

Catedral de São Sebastião

Construção de 1931, concluída em 1967, em estilo neoclássico. Possui vitrais, colunas e abóbadas. Localização: Praça Dom Eduardo, Centro

Convento e Igreja Nossa Senhora da Piedade

Construção de 1928, em estilo neogótico. No Convento Funciona desde 1916 o Instituto Nossa Senhora da Piedade, um colégio. Atualmente é também o local onde se realizam Congressos e Seminários. Oferece vista dos Ilhéus fluviais e de mar aberto. Localização: Rua Madre Thaís, no Alto do Ceará

Museu da Arte Sacra de Ilhéus

Criado em 1970, anexo da Igreja de São jorge. Acervo: Imagem secular de São jorge, valiosas peças sacras dos séculos XVI, XVII e XVIII e um painel da história de Ilhéus. Localização: Rua Antônio Lavigne de Lemos, Centro

Museu da Fazenda Primavera

Acervo: Documentos e peças centenárias, algumas da época do Império. Localização: Km 16 da BR-415, Trecho Ilhéus/Itabuna. Funcionamento: 2ª a 6ª feira de 8:30h às 16:00h.

Museu Nossa Senhora da Piedade

Instalado no antigo Palácio Episcopal, de seu pátio oferece vista da cidade e de várias praias. Acervo: Mobiliário antigo, louças, castiçais, crucifixos, diversos paramentos romanos usados por padres na celebração de missas, quadros e objetos diversos de uso pessoal de Madre Thaís, a fundadora do instituto. Localização: Alto da Piedade, Rua Madre Thaís.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

E-mail: pmigabinete@uol.com.br

Telefones: (73) 2101-5500 / 5563

Sites: http://www.ilheus.ba.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:


Terminal Rodoviário Ilhéus

Telefone: (73) 3634-6442

Site: http://www.brasilheus.com.br/rodoviaria.htm

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (73) 3234-3428 / 3234-3429

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.citybrazil.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.feriasbrasil.com.br/ba/ilheus/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Ilhéus

ESSE CIDADE MARAVILHOSA LINDA DE MAS TEM TEM PRAIA COMO AS DE ILHEUS
Por: ANALUCIA SILVA

E uma cidade muito bonita, e acolhedora suas praias, seu chocolate seus rios, hotéis pousadas, rios festas são de da emveja a qualquer,cidade da Europa.
Por: JAILSON NASCIMENTODIAS

é um lugar muito lindo !!! sem palavras !!!! maravilhoso lugar para se viver e curtir a vida !!!!!
Por: clebes pereira dos santos

ilheus e um lugar maravilhoso apesar que eu nacsi em canavieiras eu amo muito essa cidade linda de prai e de varios pontos turisticos
Por: eveeton

Amo esta cidade, nasci aí moro no rio de janeiro a 14 anos.mas todo ano vou aí. Sou casada com um carioca. Mas toda a minha família está aí. Tenho muitos amigos importante na cidade. Sou bastante conhecida aí.
Por: valdivia liboni

Ilhéus Uma pequena capital encravada no Sul da Bahia, Bela como a famosa gabriela mais muito mau amada pelos teus filhos.
Por: Adilson Nascimento dos Santos

Sou de Ilhéus e para cá retornei recentemente e minha atual esposa está adorando. Passava nas férias para outros estados e não me animava passar alguns dias em Ilhéus. A cidade abandonada, suja e sem atrativos e não funcionava o turismo receptivo. Hoje peca ainda pelas barracas da praia do sul que estão precisando de uma reciclagem, mais cores e limpeza. Vai aí uma sugestão, vejo uma máquina, frente ao Cristo, fazendo terraplenagem e está ficando uma beleza, local apropriado para se construir barracas padronizadas, com estacionamento e arborização e o resto a natureza providencia e os turistas agradecem.
Por: Dionê Pereira Rosa de Matos

essa terra esta cravada no meu ♥ .eita terrinha boa. ja morrei em ilheus 12 anos.pois se eu nao volta p lá,morrerei apaixonada.
Por: JANE`S CULINÁRIA

conheço ilheus,ja estive la por 3 vezes uma cidade com bela praias e lindas cachoeiras tanto e que comprei um sitio e logo vou morar ai.
Por: DANIEL

sou d Montes Claros , e vou a Ilhéus a mais de 15 anos.Para mim é o melhor lugar da Bahia. {mas gostaria de fazer uma crítica construtiva :para os turistas que vem de Minas ,a sinalização não está muito boa}
Por: sergio barbosa

Conheço. Morei tres meses nessa cidade e gostei muito. Depois passei a morar em Itabuna.
Por: Siomara Oliveira

QUANDO O ASSUNTO É ILHÉUS,NAÕ TENHO NEM O QUE FALAR,POIS É MARAVILHOSO PODER URTIR ESSA LINDA IDADE QUE ME ENCANTOU, E CONTINUA NO MEU CORAÇÃO.OS ILHEENSES SÃO MUITO RECEPTIVOS,QUERO APROVEITAR E MANDAR UM GRANDE BEIJO PARA MINHAS PRIMAS QUE,MORAM AÍ,A GLEIE E ANDRA PORTELA E É SÓ TUDO ISSO PESSOAL.
Por: RENATA PORTELA

eu so dila hoje eu moro em sao paulo mais eu vou embora para ilheus por que e lugar lido eu adoro se bahiana um beijo
Por: naiara nobre de carvalho

ios cidade maravilhosa!! misteriosa e encantadora... blz inigualavél... paisagens jamais vista..
Por: elaine ribeiro

ja visitei muito , a cidade é maravilhosa ,encantadora, as praias são maravilhosas...
Por: mary rosa moura

gostaria de conhecer a sua cidade.pois tenho muta curiosidade,
Por: CLEANE SANTOS

uma cidade maravilhosa que eu amo muito e vou todo ano cheio de praias maravilhosas beijos
Por: jacqueline

é uma cidade linda cheia de encantos , e belezas naturais
Por: jamille

Simplesmente maravilhosa! Amo de paixão a minha cidade. Nascí no bairro Pontal. Sinto muita falta da minha cidade, pois amo muito os meus vizinhos. São grandes amigos, os quais considero a extensão da minha família.As festas populares e de final de ano, eu e minha família não exitamos, pois todos os caminhos levam à terra amada ILHÈUS. Um grande abraço para todos os meus conterrâneos. Tô morrendo de saudade!!!!
Por: Laurinha Lopes

ilheus é tudo de bom!!! esse ano estou por ai concerteza. abração pra todoss
Por: Erinaldo

A cidade de Ilheus faz parte da minha vida pois alem de ter muitos parentes nesta grande metropoli tive o prazer de mim casar com uma filha da tera de gabriela sou muito suspeito a falar desta cidade pois mim considero filha desta linda cidade. Abraço
Por: fernando lopes

sou filho dessa terra ela é pra mim maravilhosa.hojé estou morando em alagoinhas.mais igual a Ilhéus ñ existe,amo ilhéus.
Por: jorge ferreira

Gostaria de dizer que não sou um legítimo Badaró, mas sou neto de uma. Mesmo assim, me considero da família e sei que foi na Bahia, em ilhéus, que reinavam os Badarós. Acredito que, para todos os Badaroenses, é um privilégio saber que há uma cidade em nosso país com marcas da nossa história.
Por: Rafael Zago

Eu vivo em Ilheus a 20 anos,conheço outras cidades e nenhum outro lugar me surpreende mais que essa cidade maravilhosa,a terra do cacau,jorge amado,gabriela...terra de gente alegre,bonita,trabalhadora...venha conhecer,voce nao vao se arrepender!
Por: adriele

CONHECI ILHÉUS E AMEI DE PAXÃOO. O POVO DA BAHIA SEMPRE É RECEPTIVO NE´H.. MAS TENHO SUGESTOES,, FIQUEI HÁ 13 KM DO CENTRO ( QUE POR SINAL É SUJINHU ) MAS ONDE FIQUEI TINHA UM RESTAURANTES NUM BAIRRO, DE UMA COZINHEIRA QUE MEU DEUS , QUE COMIDA MARAVILHOSA, ATÉ HJ SINTO O SABOR KKKK... NÃO DEIXEM DE FAZER OS ROTEIROS TODOSS MSM ..... VALE A PENA GASTAR UM POKINHU ... FUI POR CONTA PRÓPRIA PARA ALGUNS DOS ROTEIROS E CONSEGUI ECONOMIZAR OK.....NÃO DEIXEM DE IR EM MORRO DE SP , É UM LUGAR ENCANTADOR ....TOMEI BANHO DE LAMA NEGRA QUE DIZEM QUE REJUVELHECE KAKAKAK, E FIZ TD DE BAUM FORAM FÉRIAS INESQUECÍVES , APROVEITE VC TBM ... BJUSSSSSS
Por: marcio

ilheus cidade muito linda adorei e pretendo ir muito mais vezes um abraço para todos q vive nesse paraiso
Por: edson

eu conheço a cidade mas não vivo mas nesse local maravilhoso é triste pra mim pois viver nesta cidade é desfrutar de grandes paisagens nesta cidade eu tenho familia e amigos é um lugar aconchegante de mais e morar la é tudo de bom.
Por: joyce nogueira

AMO ILHEUS DE PONTAL A MALHADO MULHERES BONITAS CHARMOSAS E O QUE MAIS ME FASCINA E O SUTAC POVO HOSPITALEIRO... SAUDADES ATE BREVE SERRA e/s
Por: HELDER

ILHEUS ME ENCANTEI PELA CIDADE!! A POUSADA EM QUE ME INSTALEI LÁ EM ILHEUS TAMBEN É TUDO(PIER DO PONTAL). BJÃO DA RADIGE.
Por: RADIGE TEIXEIRA ABDON

Nasci e vivi em Ilhéus até os meus 18 anos, atualmente moro em Brusque-SC, mas nunca esqueço da cidade mais linda e aconchegante que eu conheço que é a minha linda e amada Ilhéus...Terra de valores culturais sem igual, clima agradável, praias lindas e o povo mais acolhedor que se pode imaginar. Essa é minha Ilhéus, visitem, vocês não vão se arrepender!
Por: Ozana

ilheus e uma cidade linda com suas lindas praias eu amo a cidade de ilheus
Por: jose reinaldo pereira dos santosilhy

cidade onde nasci onde todo ano tenho q visitar sempre para renovar o meu astral vouto renovado
Por: adeilson floriano santos

FALAR DE ILHÉUS É COMO SE FALAR DE UM PASSADO SAUDOSO E MUITO BONITO DO TEMPO DOS CORONEIS, DA GABRIELA E DAS LAVOURAS DE CACAU QUE TANTO OUVIMOS FALAR NAS NOVELAS DA REDE GLOBO, O QUE MAIS ENCANTA A TODOS TAMBEM SÃO AS PRAIA COM SUAS AREIAS BRANQUINHAS E SUAS LAGOAS E CACHOEIRAS, EU SIMPLISMENTE ADORO MORAR EM ILHÉUS, CIDADE QUE FICA A 480Km. DA CAPITAL SALVADOR. QUEM NÃO CONHECE SO CONHECENDO PRA VER O QUE TOU DIZENDO DE PERTO. ABRAÇOS GILSON
Por: GILSON C. SOUSA

visitei esta cidade duas vezes em 2008 e 2009. fiquei encantada, é linda demais....parece um sonho,lugares fantásticos,fiz questão de voltar e levar meus bebes de 22 e 26 anos eles amaram...o povo ´´e muito acolher,as praias limpas e lindas vale apena visitá-la, quero voltar assim que Deus preparar e recomendo a todos que puderem vão a Ilheús pois é uma cidade baiana bem estabilizada e linda a gastronomia é inesplicável amei....até mais...
Por: maria izabel dos santos

essa cidade e muito linda eu adoro esse lugar sempre que posso estou ai e recomendo a todos que adoram lindas paisagens.
Por: aline

felismente nasçi em ilhéus mais estou morando em sp infelismente mais aprovetei o quanto pude das praias dos carnavais bem dizer de tudo hoje estou aqui nessa porcaria de são paulo lugar chato
Por: daniel gundim de jesus

EU NASCI NESTA CIDADE EU AMOR MUITO MORO DE SAUDADE DISSO AI AS PRAIAS SAO O MACIMO
Por: MANOEL

ilheus quen conhece jamais esqece q nao conhece esta perdendo eu amo esta cidade . CONFESSO ESTOU COM SALDADE, ATE BREVE E/S
Por: helder

uma linda e maravilhosa cidade . tenho maior curiosidade de conhecela . obrig
Por: ROBERTO CARVALHO

Ilheus é um paraiso, vou sempre nos feriados prolongados e a cada vez me surpreendo, o povo é muito hospitaleiro e tem lugar pra badalação e sossego com a familia num só lugar. Ilhéus é 10.
Por: ANGELITA ALMEIDA

NUNCA CANSAREI DE FALAR DE ILHÉUS, A TERRA DOS SEM FIM, DOS CORONEIS DO CACAU, AGORA TEREMOS A MINERADORA CHEGANDO A ILHÉUS, UM NOVO AEROPORTO, UM ANEXO DO PORTO E ATÉ ESTRADA DE FERRO COMO ANTIGAMENTE, COM CERTEZA ILHÉUS IRÁ CRECER BEM MAIS, SO ESPERO QUE NÃO PERCA O SOSSEGO E A TRANQUILIDADE DE ANTES, QUE FEZ DE ILHÉUS UMA DAS CIDADES MAIS PROCURADA DA BAHIA, AQUI TAMBEM JA É O PÓLO DE INFORMÁTICA DA BAHIA. ENFIM PRA QUEM GOSTA DE FUGIR DO TEMPO FRIO E CHUVOSO AQUI É O LUGAR IDEAL, TEM POUCO FRIO E POUCA CHUVA DURANTE O ANO E AS MELHORES PRAIAS DO NORDESTE AJA SOL. ABRAÇOS A TODOS E UMA BOA ESTADIA NA TERRA DO ACARAJÊ.
Por: GILSON COSTA

ILHEUS UMA LINDA CIDADE DEVERIAR SER UMA CAPITAL PELO PORTE TURISTICO ETC.
Por: gilberto santos

Povo hospitaleiro, e Cidade com praias belissimas. Realmente um lugar abençoado por DEUS.
Por: Carlos José de Santana

Ilheus oq falar da minha cidade linda,eu sou apaixonada pela bahia e principalmente Ilheus uma cidade onde ñ precisa ter dinheiro pra ser feliz,lindas praias,povo educado recpetivo,ñ tem igual,amo Ilheus e se Deus quiser voltarei pra esse paraiso.
Por: thais

gosto mjuiyto de ilheus sou do chile vou PRA TODO ANO KISSES.
Por: valleret

ilheus e tudo de bom! sou natural dessa cidade linda.agora moro em aracaju mas ilheus no coraçaooooooooooooooo
Por: otavinho

ILHEUS TERRA DE GABRIELA CRAVO E CANELA, GOSTO BASTANTE DESTA CIDADE, TENHO CASA AI, MAIS NO MOMENTO ESTOU EM UMA CIDADE PIQUENA CHAMADA (CAMAMU) RESOUVIR COLOCAR UMA PIZZARIA NA PRÓPRIA, DE NOME BIG MESTRE PIZZARIA.....APROVEITANDO......DISK PIZZA.....RSRSRSRSRCIDADE MARAVILHOSA GOSTO MUITO DE VIVER TÃO PERTINHO DELA.
Por: Vilton

esta cidade é minah terra natal, sou residente em sampa, porém, meus sonhos é voltar para esta linda e maravilhosa cidade que se chama ilheus, ou melhor minha ilheus ha que saudade de ti, tu não RJ, mais é maravilhosa! cidade querida te amo!!!!!!!!!!! sou Advogado dentro em beve retornarei se Deus quiser minha ilhéus!!!!!!!!!!!!
Por: joel Ferreira de souza

Ainda nao tive o prazer de conhecer a cidade de iheus!! acho que deve ser muito linda como mitas cidades praiana do nordeste. agora que vao investir com a construçao futuras de um aeroporto e outros emprendimentos acho que ira dar mais poencia a cidade, gostaria de morar ai quem sabe no futuro.
Por: dicinea maria da silva

ilheus e uma cidade encantador beleza pura que precisa se restabelecer sua arquetetonica cultural e artistica,ilheus ja mais esquecerei dessa cidade historica,e uma mini salvador,bela como sempre parabens ilheus.
Por: ademilson alves da silva

Nao ha praia mas linda... moro em Guarapari Es mas Ilheus ainda e mas linda, que o ES.
Por: veronica

conheço, e amo de paixão,meu maior desejo é poder voltar para curtir as minhas férias inteira lá. Por quê? Porque é um lugar de uma beleza natural fantástica, comidas gostosas e pessoas hospedeiras, e alegres
Por: tania

essa cidade é maravilhosa..se eu pudesce estaria ai todos os fins de semana
Por: janaina

nasci cresci mas nao vivo mais em ilheus mas com certeza voltarei para para criar meus filhos e envelecer assim eles conhecerao o paraiso bem de perto
Por: vagner

Ilheus e um paraíso E um sidade encantadora e muito gostosa de estar nela Rézumindo ilhéus e tudo de bom .
Por: Fabio F Souza

nao conheco mas tem um a vontade de conhecer,dizem ser uma cidade muito linda coberta de lindas maravilhas
Por: edilson alexandrino da rocha

Cidade do meu coração. terra de gente alegre e bonita, terra de Jorge Amado, que saudade do fim de minha infância vivida nesta terra maravilhosa.
Por: Didacia Alves Costa de Jesus

tenho muita vontade de conhecer ilheus pelas belas praias q se refere ao lugar q imagino q seje maravilhoso
Por: sandra

PARABEIS ILHEUS E MUITO BONITO EU VOU PASSAR AS MINHA FERIAS AI NO FINAL DO ANO
Por: VALDECIR APARECIDO BIANCHI

Tudo e maravilhoso apaixonei, e vou voltar se Deus quiser. Muito bom.
Por: elton antunes

nossa a cidade de ilheus é lindissima tenha muito vantade de conhece-la nossa como é linda essa cidade!
Por: luciana

nossa! ilheus e simplesmente maravilhoso.As praias são lindas e as ondas enormes
Por: lilian e Júnior

morei mais ou menos 9 anos nessa city não existe lugar melhor eu costumo chamar a cidade de ilhéus de terra das sete maravilhas amo essa cidade parabens ilhéus mini hawai...
Por: shalma

eu gosto de ilheus mas eu prefiro fazendas.mas nesse ano eu vou pra ilheus mesmo prefirindo porto seguro.
Por: fabio

Tive o prazer de nascer nesta cidade linda, porém estou a 37 anos sem ir lá, estou morrendo de saudade da terrinha. Estou planejando ir lá em abril de 2011.
Por: tania rodrigues

sim conheço muito bem essa cidade estivi ai nas minha ferias moro en são paulo. mas sou baiano da cidade de jequié vou levar a minhá esposa e meus filhos en dezenbro desse ano. eles não conhece.nen ilhéus e nen olivença
Por: juraci ferraz santos

Passei apenas um final de semana em Ilhéus e simplesmente ADOREI! O mar, o clima, as festas, a alegria do povo nordestino. Mas gostaria de fazer um pedido à população, cuidem mais da cidade, não joguem tanto lixo no chão, isso só vem a prejudicar tanto aos turistas quanto as pessoas que vivem nessa bela cidade. Um grande abraço.
Por: Evelyn

Ja estive em Ilheus 2 vezes...uma cidade maravilhosa....adorei a prai dos milionarios e olivença!!!!!!!!!!
Por: Monike Maia

eu adorei visitar ilheus la é uma delicia...visitem!
Por: maiara

É MUITO BOM MORAR NUM LOCAL TÃO PRIVILEGIADO E BASTANTE ABENÇOADO POR DEUS. ESTOU FALANDA DA MINHA CIDADE, DO MEU DOCE LAR. DA MINHA ILHÉUS QUERIDA. AQUÍ O CLIMA É MUITO LEGAL. CHOVE TODO DIA, FAZ SOL TODO DIA, MAS, A TRANQUILIDADE É SEM IGUAL. ILHÉUS DE UMA BELEZA RARA. DE PRAIAS BELAS E CONVIDATIVAS. AQUÍ O TURISTA TEM O MEIO AMBIENTE AO SEU ALCANCE DE FORMA NATURAL. A MATA ATLANTICA TRAZ EM SUA EXUBERÂNCIA MUITAS FORMAS DE VIDA, NÃO SÓ ANIMAL COMO VEGETAL. VISITEM ILHÉUS, E LEVEM DAQUÍ UM PEDACINHO DO PARAÍSO - É CLARO EM FORMA DE FOTOGRAFIAS E LEMBRANÇAS.
Por: BADO BRASIL

sou montesclaros mg e sou apixonado com ilheus porque todas as vesis qui eu visitei as maravilhas deste lugar eu e minha familia fomos muinto bem resebido por este lugar ,meu sonho e ser um morado de ilheus bahia,parabems baianos e as baianas por este previlegio que voces tem neste paraizo. ilheus brasil.
Por: adauto

Estou muito satisfeito passei o carnaval ai minha esposa tamben gostou muito as pessoas dai são muito prestativas, nos surpriedeu, ficamos em uma pousada por nome Lua e Mar. Esperamos voltar em outra ocasião no momento só saudades obrigado Ihleus.
Por: ednelson de jesus santos

Sou natural desta linda cidade, da qual eu muito me orgulho, deixei a minha querida ilhéus, em l959, vim para o Riode Janeiro, depois S.Paulo. Após me aposenter, voltei a passeio, más permaneci apenas 3dias. Más confesso que a saudade é muito grande. Que o nosso bom Deus, continue abençoando a do sul da Bahia, e a minha querida cidade de Itabuna, um abraço a todos os meus conterraneos, a paz do nosso Senhor Jesus, esteja com todos. Amem.
Por: josé cardoso nascimento

Eu, não só visitei, más tive a honra de ter nascido nessa maravilhosa Cidade de S. Jorge dos Ilhéus. Que a paz do nosso Senhor Jesus, esteja com todos que habita, aí. Deus, é ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. Amem.
Por: José Cardoso Nascimento

Lugar mágico... fim de noite no bar vesúvio ao lado da imágem de Jorge Amado é inesquecível. Vale a pena conhecer, culinária maravilhosa, povo acolhedor.
Por: Reinialan

OH CIDADE MARAVILHOSA !!!!!!!!!!! ADOREI PASSAR MINHAS FERIAS AI. TENHO BASTANTE SAUDADES! MAIS EM BREVE VOLTAREI!!!!!!
Por: GLAUCIA

SHOU
Por: MARCIO ROBERTO

bonita cidade nunca visite vou sim um dia visitar, gostei das foto, sou baiano da chapada diamantina, mas moro em SP. AXÉ pra esses baiano maravilhoso, BETO--SP.
Por: HUMBERTO SOARES

estive em ilheus e achei uma cidade muinto bonita apesar de seus contarstes sociais
Por: daniel chagas

Ainda não conheço Ilhéus, mas adoraria conhecer, vou faze o possível para um dia conhecer
Por: claudinei

ainda não a conheço, mas pretendo daqui a dois anos ir embora com minha nova família.
Por: Marli Moreira

saudadess,cidade maravilhosa,linda,acolhedora,.suas praias descanso p nossa alma......
Por: leonor

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilhéus
Fundação:
1534
Altitude:
52m
População:
222.127 habitantes
Área:
1.847,7km²
Densidade Demográfica:
120,21hab/km²
CEP:
45650-000

Envie seu comentário sobre Ilhéus