Quatro Barras

Quatro Barras-PR
banner

Bem-vindo a Quatro Barras!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Quatro Barras, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Quatro Barras.

A cidade de Quatro Barras, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 936m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.173 habitantes. A área total de Quatro Barras é de 180,4km², e sua densidade demográfica é de 84,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Quatro Barras-PR é 83420-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Quatro Barras

Roteiros do Brasil

Região Metropolitana de Curitiba

"Jóia rara do Paraná"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes mesmo que os primeiros colonizadores portugueses ou espanhóis chegassem ao território hoje ocupado pelo município de Quatro Barras, por aqui viviam tribos indígenas, pertencentes às famílias lingüisticas Jê e Tupi-Guarani, fato esse comprovado através da descoberta até o momento de dois sítios arqueológicos, um sítio cerâmico da tradição Itararé, Jê, e outro sítio cerâmico da tradição Tupiguarani.
Os primeiros colonizadores da região chegaram através de expedições exploradoras ou colonizadoras, tendo como principal atrativo a descoberta de ouro. A comunicação entre os primeiros povoados localizados na região do planalto com o litoral era feita através de trilhas que atravessavam a Serra do Mar. A partir dessas trilhas é que foram construídos os caminhos do Itupava e da Graciosa.
O caminho do Itupava, aberto no século XVI, permaneceu durante dois séculos, até a abertura definitiva da Estrada da Graciosa em 1873, como o mais importante meio de ligação dos campos de Curitiba com o litoral. A Estrada da Graciosa – que possivelmente tem sua origem em uma antiga trilha pela qual os índios, que viviam no planalto, desciam ao litoral para apanhar mariscos e subiam na época do pinhão – permaneceu fechada durante muito tempo, até ser aberta definitivamente em 1873, tornando-se a primeira estrada carroçável da Província do Paraná.
O território onde hoje se situa Quatro Barras começou a desenvolver-se com mineradores, criadores de gado ou exploradores de erva-mate instalados em fazendas e povoados ao longo dos caminhos do Itupava e da Graciosa. Recebeu novo impulso durante o século XIX, com a criação da Colônia Maria José, em 1887, uma colônia de imigrantes italianos instalada próxima à Estrada da Graciosa.
Juntamente com os imigrantes italianos que se estabeleceram na Colônia Maria José, hoje bairro do município de Quatro Barras, vieram também para a região colonos austríacos, poloneses e alemães, além de re-imigrantes que se deslocavam de outras colônias, onde haviam sido instalados, para a região onde hoje se situa Quatro Barras.
A chegada de imigrantes ao Município de Quatro Barras não se restringiu a essa fase inicial de colonização, o município continua a receber imigrantes e migrantes vindos das mais diferentes regiões do Paraná, do Brasil e do mundo.
O território hoje ocupado pelo município de Quatro Barras esteve subordinado inicialmente a Curitiba, depois a Campina Grande do Sul e Piraquara, até que em 25 de janeiro de 1961 foi criado o município de Quatro Barras, sendo que a instalação político-administrativa somente aconteceu de maneira oficial no dia 09 de novembro de 1961.
Desde sua criação até hoje o município de Quatro Barras desenvolveu-se nas mais diferentes áreas, preocupando-se sempre com o bem estar da população. O crescimento do município caminha lado a lado com a preocupação constante pela preservação do meio ambiente, garantindo para as gerações futuras a qualidade de vida.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de Novembro

Gentílico

quatrobarrense

População

19.786 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Para o desenvolvimento econômico do município, a existência da Estrada da Graciosa foi de extrema importância, por onde se transportavam para o litoral as riquezas da região, como a erva-mate e as madeiras, mas hoje devido suas características, é unicamente utilizada para o turismo.
A abundância e variedade de madeira de lei, com destaque para o pinheiro, foi o que levou ao impulso da indústria extrativa de madeira em Florestal, Quatro Barras, onde se instalou a Companhia Florestal Paranaense, uma Companhia Nacional de exploração de madeira, em 1874.
Outra riqueza que contribuiu para o desenvolvimento do município foi a exploração da erva-mate, responsável por um importante ciclo econômico paranaense. Para seu transporte até os portos foi utilizado a Estrada da Graciosa, por onde era levada em surrões (sacos de couro) e mais tarde em barricas. Devido ao uso de barricas para o transporte desse produto, na colônia Maria José e na Sede se desenvolveram indústrias de barricas. A grande quantidade de pinheiros na região permitia atender à demanda de exportação.

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

- Verões frescos (temperatura média inferior a 22° C).

- Invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Curitiba

Limites

Piraquara, Campina Grande do Sul e Morretes.

Acesso Rodoviário

BR-116

Distâncias:

Da Capital:

31 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Com seus caminhos e trilhas Quatro Barras oferece uma vista encantadora que agrada os olhos e alimenta a alma.

Principais Pontos Turísticos

Caminho do Itupava

Trilha indígena pré-colombiana, que ligava o oceano Atlântico ao Pacífico. (Caminho do Peabiru).

Morro do Anhangava

Com vista exuberante, favorece a prática de montanhismo. Lugar de expressão de devoção religiosa com a Missa de 1º de Maio.

Estrada da Graciosa

Importante marco da engenharia nacional, passagem dos colonizadores entre o planalto e o litoral.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festa do Padroeiro - São Sebastião

 Maio

1º - Festa do Trabalhador

- Missa pela Paz Mundial

- Festa das Capelinhas

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATRO BARRAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3671-8800 

Sites: http://www.quatrobarras.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - BORDA DO CAMPO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (41) 3672-5109

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Quatro Barras

Visitei Quatro Barras e me hospedei nesse hotel, ótimo, adorei! Pretendo voltar mais vezes a cidade...caminhar no itupava e me hospedar no anhangava!
Por: Juliana F. Gomes

existe cachoeiras lindas e tambem o monte anhangava, caminho do itupava e muito mais
Por: valdirene

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Quatro Barras
Fundação:
1961
Altitude:
936m
População:
15.173 habitantes
Área:
180,4km²
Densidade Demográfica:
84,11hab/km²
CEP:
83420-000

Envie seu comentário sobre Quatro Barras

banner