Marumbi

Marumbi-PR
banner

Bem-vindo a Marumbi!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Marumbi e muitas outras opções de hospedagem na cidade Marumbi. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Marumbi.

A cidade de Marumbi, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 650m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.416 habitantes. A área total de Marumbi é de 208,7km², e sua densidade demográfica é de 21,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Marumbi-PR é 86910-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Marumbi

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Norte Paraense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Marumbi tem seu pioneirismo instalado em 1945 quando foi construída a primeira moradia, naquela época, no meio da mata. Era um ribeirão com esta denominação, existente na região e que deu o nome ao Município. Criado através da Lei Estadual n° 4245 de 25 de julho de 1960, e instalado oficialmente em 14 de novembro de 1961, foi desmembrado de Jandaia do Sul. 

Significado do Nome

Sua denominação vem de língua indígena e significa: lago de tábuas - planta aquática usada na fabricação de esteiras.  

Aniversário da Cidade:

25 de Julho 

Gentílico:

marumbiense

População:

4.599 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical Úmido Mesotérmico 

Temperatura Média:

 20°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização: 

Norte paraense

Limites:

Jandaia do Sul, Cambira, Novo Itacolomi, Kaloré, São Pedro do Ivaí e Bom Sucesso 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

410 km   

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária de Marumbi

E. F. Paraná (1885-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
MARUMBI
Município de Morretes, PR
linha Curitiba-Paranaguá - km 485 (1960)    PR-2422 
Inauguração: 05.02.1885
Uso atual: parada   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: anos 40
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado, foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra. É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional, projetada por André Rebouças e construída por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada, a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R. V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Marumbi, aberta com a linha em 1885, era inicialmente de madeira e provisória. Depois foi construída a estação que durou até os anos 1940, também de madeira. O local teria se chamado anteriormente Taquaral e em seguida Quilômetro 60. O prédio anterior ao atual era de madeira de imbuia, próximo a pedreira explorada pela firma Moscalewski e fora inaugurado no ano de 1913, à direita da linha para quem ia para Paranaguá. A construção e locação do atual, de alvenaria, prendem-se a um episódio curioso. Ponto de apoio para os escaladores da Serra do Mar, os chamados marumbinistas, ao saberem estes que pretendia o Cel. Durival de Britto levantar um novo edifício na mesma posição do anterior, dirigiram-lhe um requerimento em que solicitaram que fosse feita a construção aludida, em Marumbi, ao lado esquerdo de quem desce a linha, por ser fachada sul.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Um dos eventos da cidade é chá que é promovido pelo Colégio Estadual Marumbi, que é realizado entre os meses de junho e julho de todos os anos. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARUMBI

E-mail:  [email protected]

Telefones:  (43) 3441-1212

Sites: http://www.pmmarumbi.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO

Viação Garcia Ltda.

Av Brasil, 1360 box 9 Rodoviária - Vila São Jorge
Presidente Prudente-SP - CEP: 19013-000
Telefone: (18) 3223-2793

Site: http://www.viacaogarcia.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Marumbi

Eu nasci em Marumbi, essa cidade é linda, calma e tem aquela cara de cidade do interior que não se acha em outro lugar.
Por: Roberto Mazzini

saldades de tudo e de todos. a cidade com setesa progrediu muito. vou votar em????????????????????????????????????????????????????????????????????
Por: val

Já visitei estive na casa do avô de minha esposa Eva Fernanda de OLiveira,O SR:Neno,o qual nos levou para conhecer sua fazenda,seus familiares e essa maravilhosa cidade cheia de colinas e uma natureza incontestavél.já estou com saudades,em breve pretendo voltar e rever tudo,e levar meu novo filho para também desfrutar deste lugar tão acolhedor.ABÇOS.OBS:sou de Assis SP.
Por: Davi Gasparino

sou representante das páginas amarelas internet.com trabalho com desenvolvimento de sites marketing e propaganda . estou a procura de visitar a maravilhosa cidade de marunbi sera grande prazer de ter comceito de divvulgar esta cidade.
Por: ildevan silva

gostaria muito de poder conhecer esta cidade que é minha terra natal só conheço pela minha certidão de nascimento
Por: edson lemes da silva

ADORO MARUMBI TENHO PARENTES E AMIGOS LA ADORO A IGRJA A CASA DA MINHA VÓ BISAVO TODO SABADO POSO E FICO ATE DOMINGO AMO MUITO LA EU MORO EM KALORÉ-PR ATÉ MAIS BJSSSSSSSSSSSSSSS PARABÉNS PELO SEU PROJETO /FERIAS.TUR
Por: MELANY

Morei 24 anos em Marumbi sinto muita saudades de meus pais amigos e parentes que ainda moram la atulmente moro em M.G. mas todas nossas ferias de fim de ano e la que passamos...coitado do meu pai com a minha mãe tem que nos suportar
Por: Rosineia mendes

eu nasci nesta linda cidade,vim p/ sp c/ apenas 10 anos, tenho muita saudade d minha infancia , princ. do sitio do meu avo Antonio domingos , dir. a Kalore, entrava pela faz. sta Rita;ainda tem a capela SAO DOMINGOS. um abraço conterraneos e parentes.,.
Por: Joao donizete da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Marumbi
Fundação:
1960
Altitude:
650m
População:
4.416 habitantes
Área:
208,7km²
Densidade Demográfica:
21,16hab/km²
CEP:
86910-000

Envie seu comentário sobre Marumbi

banner