Maripá

Maripá-PR
banner

Bem-vindo a Maripá!

banner

Comece planejando a sua viagem para Maripá utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Maripá e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Maripá.

A cidade de Maripá, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 402m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.993 habitantes. A área total de Maripá é de 320,3km², e sua densidade demográfica é de 18,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Maripá-PR é 85955-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Maripá

Roteiros do Brasil

Região Oeste e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu

Cidade das Orquídeas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O começo do povoamento da região oeste do Paraná está intimamente ligado à colonização empreendida pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio – Paraná S/A, e não é à toa que a Cidade tem o mesmo nome da companhia. Assim como acontecera com outros municípios da região, Maripá se encontrava dentro do plano de colonização da Madeireira.
Em relatórios desenvolvidos pela colonizadora de 1955, é possível observar as metas que a empresa tinha para as terras. A Fazenda Britânia foi adquirida, primeiramente, pela sociedade inglesa Companhia de Maderas Del Alto Paraná e transferida para a Companhia Maripá em 1946.
Com a chegada dos colonizadores, os trabalhos de extração de madeira e erva-mate se intensificaram, ocasionando a necessidade de criar a Vila de Maripá. A fundação da Vila estava marcada para o dia 28 de maio de 1953. As chuvas vieram e impediram a realização do acontecimento para tal data. O dia foi trocado e, em 04 de junho de 1953 foi fundada a Vila Maripá.
Os primeiros colonizadores, de origem alemã vieram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos eram intensos e a economia nos primórdios se baseava na extração e comércio de madeira. Com o desmatamento começaram a surgir outras alternativas, começou então o plantio de café, mas este cultivo não obteve muito sucesso.
A partir de 1955, a suinocultura e a cultura do milho, além da extração de madeira, eram as principais atividades econômicas. Com o passar dos anos foram se intensificando outras culturas, em 1960 o então conhecido ciclo da menta (hortelã) e a criação de gado de corte.
No ano de 1964, o plantio de soja foi intensificado, a motomecanização fez com que essa atividade se torna-se a principal até os dias atuais.
Após anos de lutas pela emancipação do município, foi no dia 17 de abril de 1990, através da lei número 9.226/90, que a Vila Maripá foi transformada em município.

Significado do Nome

As primeiras residências dos pioneiros eram barracões coletivos de madeira de propriedade da Companhia Madeireira do Paraná - MARIPÁ que deu o nome ao povoado.

Aniversário da Cidade

17 de Abril

Gentílico

maripaense

População

5.889 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia é baseada na produção agropecuária, com destaque para a produção de soja, milho, trigo, pecuária leiteira, piscicultura e avicultura.

 

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico.

Temperatura Média

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

hspace=0 COMO CHEGAR


Localização

Região Oeste do Paraná 

Limites

Palotina, Assis Chateaubriand, Toledo, Nova Santa Rosa

Acesso Rodoviário

Br 182 

 

Distâncias

Da capital

590 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Plantio de Orquídeas

Maripá se destaca pelo plantio de mudas de orquídeas, da espécie Dendrobium, nas árvores da cidade. Todas as árvores das ruas e avenida possuem orquídeas, fato que desperta atenção dos visitantes especialmente no período da florada, em agosto. A idéia surgiu em 1993, por sugestão da professora Zíria Dalchiavon. O projeto deu certo em virtude do apoio comunitário e da consciência ambiental. A princípio foram realizadas gincanas para arrecadar mudas e  o plantio das mudas foi realizado, inicialmente, pelos estudantes e posteriormente envolveu toda a comunidade, com o apoio do governo municipal. Hoje Maripá é conhecida como a “Cidade das Orquídeas”, título aprovado pela Câmara Municipal através da  Lei Municipal nº 144 de 10/12/1997. Atualmente, existem  mais de 150 orquidários na cidade, alguns produzindo para fins comerciais.
    
Praça das Orquídeas

Localizada na área central da cidade, a praça das orquídeas tornou-se um ponto de encontro e referência, após ganhar um novo projeto paisagístico, reforma na iluminação, novos descanso e piso. O destaque são as árvores repletas de mudas de orquídeas, além disso, a praça também abriga a Casa do Artesão, onde são comercializados produtos artesanais, coloniais e as famosas orquídeas de Maripá. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

- A população de 5.889 habitantes, de predominância germânica, mantém suas origens através do uso da língua alemã, culinária, grupos folclóricos e eventos típicos.

- Arrancadão de Tratores - O primeiro Arrancadão de Tratores aconteceu em 1990, realizado na avenida principal da avenida, de forma amadora. A idéia é oriunda das antigas arrancadas de motos realizadas na região. Hoje a competição esportiva, que começou como brincadeira profissionalizou-se. Tem o aval da Federação Paranaense de Automobilismo,  e a categoria principal TratorShow  permite que os tratores inscritos possam ser totalmente modificados em sua concepção mecânica e também nas linhas do designer, porém, mantendo as características do agrícola e seguindo um regulamento técnico, criterioso em segurança. Alguns tratores desta categoria fazem em 9.7segundos o percurso de 0 a 200 metros e chegam a mais de 130 km/h.  As Arrancadas são formadas por somente dois tratores alinhados lado a lado sobre uma base de asfalto ou concreto, numa pista com 13m de largura e 400m de comprimento. Ao sinal verde os competidores percorrem com seus tratores um percurso de 200m dotado de sensores que fornecem dados a computadores instalados na sala de cronometragens.

- Cavalgada Ecológica - Café Colonial com Escolha da Princesa das Orquídeas - Antecedendo a Festa das Orquídeas e do Peixe, acontece o café colonial para a escolha da Princesa das Orquídeas com a participação de meninas entre 9 e 10 anos. A escolha é feita através de desfile das candidatas e avaliação dos jurados. Todas as candidatas recebem um título, entre eles: Princesa do Perfume, Princesa da Simplicidade, Princesa Doce Olhar, Princesa da Ternura, Princesa da Amizade, Princesa do Sorriso, Princesa da Meiguice, Princesa das Pétalas, Princesa da Alegria e, o principal “Princesas das Orquídeas”. Após o desfile é servido o café colonial composto de frios, embutidos, doces caseiros, bolos, pães e salgados. 

 Maio
 
- Festa do Pernil Desossado e Recheado de Vila Candeia - Evento realizado no distrito de Vila Candeia, promovido pela comunidade católica, com periodicidade anual. Na programação consta além do almoço,  matebaile.

 Julho

- A gastronomia de Maripá é uma atração à parte e está presente nos principais eventos. Entre seus destaques está o “Café Colonial, com a Escolha da Princesa das Orquídeas”, considerado um dos melhores da região, realizado no final do mês.

 Agosto

23 a 26 - Festa das Orquídeas e do Peixe - Período em que as orquídeas das avenidas e ruas estão floridas. A primeira edição da festa aconteceu em 1998 e em sua programação constam diversas atividades como cursos para psicultores, orquidófilos, exposição da indústria, comércio e psicultura, praça de alimentação, rodeio do bagre ensaboado, shows, bailes com destaque para a Exposição de Orquídeas e ao Concurso da Carpa Desossada e Assada na Grelha.   
 
- Festa do Costelão - Evento realizado no distrito de Pérola Independente, desde 1992, sempre no segundo domingo do mês, e tem como propósito preservar as tradições gaúchas. É organizado pelo Clube Independente e em sua programação constam cavalgada, com saída de Maripá, missa crioula, almoço à base de costelão assado inteiro em fogo de chão e para encerrar matibaile. Também faz parte da programação o baile para a coroação da rainha e das princesas, que acontece no final de semana anterior a realização da festa.

 Novembro
 
- Festa do Frango Desossado e Recheado - Promovido no final do mês,  a Festa do Frango Desossado e Recheado acontece no distrito de Vila Candeia, com periodicidade bienal, tendo como local o pavilhão da Comunidade Católica e juntamente com a programação tem-se a escolha da rainha da festa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIPÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3687-1262

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR 

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx:(41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3687-1379

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.cidadedasorquideas.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Maripá

SE VC QUER CONHECER UMA CIDADE TRANQUILA, E DESFRUTAR DAS BELEZAS QUE A CIDADE NOS PROPORCIONA, VISITE MARIPA A CIDADE DAS ORQUÍDEAS, VC VAI GOSTAR
Por: ANDREIA

gosto muito de maripá pois morrei mais de 30 anos em maripá. gosto até hj desta cidade tão boa de morar. pois é uma localidade muito tranquilidade a todos os maripaenses tudo de bom...
Por: ivo

Amo está cidade.vou sepre q poço, pois meu filho mora aí.É AGRONOMO DA IR I.RIEDE.Já estive na festa das Orquidias e do peixe e tb no Arrancadão de Tratores.
Por: lurdes denardi paim

gostei muito de Maripá muita gente bonita muita festa e encontros bjoss para todos
Por: douglas moreira de sousa

visitamos Maripa a 05(cinco) anos. O que tem de melhor com certeza é a festa do peixe e da orquidia, admiramos e parabenizamos pela organização. a cada ano esta melhor, exposição maravilhosa, alimentação extraordinária.Estamos preparando uma comitiva para irmos este ano.
Por: paulo Kapusniak Neto

BOA tarde . QUERO parabenizar vc pois são mt lindas a cidade principalmente as orquideas que amo mt. sou da cidade de MIRASELVA PR A 66KM DE LONDRINA. UM GRANDE ABRAÇO .
Por: LUZIA MAZALLI FLORIANO

onde fica esta linda cidade pois eu adoro as flores que tem ai
Por: dora

Quando chegamos de Ctba para Maripá, pensei jamais me acostumarei aqui, na primeira oportunidade irei de volta para Ctba. Que engano. Jamais sairei daqui, bem que foi tentado uma saida, mas tive que voltar, porque fora daqui me sinto como um peixe fora dàgua. povo amigo, hospitaleiro,saio na rua ,como é bom todos me conhece e vice versa. Venham nos visitar, teremos muito prazer em recebe-los.
Por: Jandira Calixto Treitinger

oi maripa é muito bonita e a festa das orquidias é mais ainda eu ja fui morador de maripa e acho a cidade muito linda eu vou passar as minhas ferias escolares ai só pra ver o arrancadão de tratores parabens bela cidade de vcs
Por: mateus

Quem conhece ou vive em Maripá jamais se esquece desta linda cidade. Uma pequena cidade mas que tem grandes festas e as arvores com suas orquideas ainda as deixam mais lindas. Auro
Por: Auro Alecio Fabre

TENHO ORGULHO DE MORAR EM MARIPÁ... E FAZER PARTE DA HISTORIA DO PLANTIO DAS ORQUIDEAS NAS ARVORES... POIS COMEÇOU COM UMA CAMPANHA NAS ESCOLAS PRA VER QUE TURMA ARRUMAVA MAIS MUDAS PARA PLANTAR NAS RUAS DA CIDADE.. E A MINHA TURMA FOI A CAMPEÃ JA FAZ TEMPO... EU ESTUVA NO PRE 1... HOJE TENHO ORGULHO POR ISTO... VEM AI FESTA DAS ORQUIDEAS... DE 25 A 28 DE AGOSTO....
Por: FRITZKE

Olá Cidade maravilhosa aonde nasci e cresci a muito estou ao longe mas neste ano vou visitar muitos mas muitos amigos e amigas que ai tenho
Por: Claudio rogerio grubert

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maripá
Fundação:
1993
Altitude:
402m
População:
5.993 habitantes
Área:
320,3km²
Densidade Demográfica:
18,71hab/km²
CEP:
85955-000

Envie seu comentário sobre Maripá

banner