Marechal Cândido Rondon

Marechal Cândido Rondon-PR
banner

Bem-vindo a Marechal Cândido Rondon!

banner

As melhores pousadas em Marechal Cândido Rondon podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Marechal Cândido Rondon

Roteiros do Brasil

Região Caminho das Águas - Turismo Integrado ao Lago de Itaipu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A ocupação do território local foi estimulada a partir das ações da Empresa Colonizadora,  denominada Industrial Madeireira Rio Paraná S/A - MARIPÁ, em meados dos anos cinqüenta. A busca do alargamento da fronteira agrícola, aliada à proposta de exploração da erva  mate, a policultura de subsistência, dentre outros fatores econômicos, foram determinantes à formação do núcleo populacional que deu origem ao município de Marechal Cândido Rondon. 

A Companhia Colonizadora Maripá, além de explorar as riquezas vegetais presentes no território Oeste do Paraná, desmembrou o espaço em pequenas propriedades rurais e comercializou-as para colonos oriundos dos vizinhos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O processo de extração das reservas florestais presentes no território tinha vazão através de Porto Britânia (Pato Bragado) e Porto Mendes Gonçalves (Marechal Cândido Rondon).

Os colonos de segunda geração de alemães e italianos que migraram para a região, fundaram povoados, vilas e originaram grandes municípios, a exemplo de Marechal Cândido Rondon.

Em 1953, a vila General Rondon passou a ser distrito de Toledo e, em 25 de julho de 1960, através de lei sancionada pelo então Governador do Estado, Moisés Lupion, passou à condição de município, recebendo o nome de Marechal Cândido Rondon.

Significado do Nome

Seu nome homenageia o Marechal Candido Rondon, militar, o primeiro indigenista brasileiro e patrono das comunicações. Ele viveu de 1865 a 1958 e foi um dos responsáveis pela expansão do telégrafo no Brasil e pela ratificação das fronteiras brasileiras. Em contato com os índios, o Marechal Cândido Rondon defendeu a idéia Morrer se preciso for, matar nunca, que demonstra o seu posicionamento em defesa dos índios.

Aniversário da Cidade

25 de Julho

Gentílico

rondonense

População

46.799 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A arquitetura gêrmanica de Marechal Cândido Rondon homenageia aqueles que construiram a cidade,
a maioria descendentes de alemães, constituindo-se numa das inúmeras atrações do município. Os trajes típicos e a gastronomia atraem milhares de turistas de todo país para as duas grandes festas: 25 de julho, com a Festa Nacional do Boi Assado no Rolete e a Oktoberfest, considerada a maior festa
do Estado do Paraná.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O melhor para se viver é aqui, venha conhecer!

Clima

Sub-Tropical Úmido

Temperatura Média

20 ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Situado na região Oeste do Estado do Paraná.

Limites

Limita-se ao Norte com Nova Santa Rosa, ao Leste com Quatro Pontes e Toledo, ao Sul com São José das Palmeiras e Pato Bragado ao Oeste com República do Paraguai, através da lâmina do lago artificial de Itaipu e a Noroeste com o município de Mercedes.

Acesso Rodoviário

Acesso a partir de Foz do Iguaçu, através das  rodovias federal BR 277, seguindo após pela
- Estadual PR 467 e Costa Oeste. 
- PR 495  São Clemente, Santa Helena, Trevo Iguiporã.
- BR 467  Porto Mendes (Trevo Iguiporã) Marechal.
- BR 462  Quatro Pontes, Toledo, Cascavel.
- PR 239  Palotina, Vila Nova e Quatro Pontes.
- BR 163  Mato Grosso do Sul, Guaíra e Mercedes.
- PR 491 Novo Três Passos e Nova Santa Rosa.

Distâncias

Da capital:

Curitiba: 596 Km; Cascavel: 98 Km; Londrina: 445 Km; Foz do Iguaçu: 180 Km; São Paulo: 1170 Km. 

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Onça

A Cachoeira da Onça, localizada no distrito de São Roque, a aproximadamente 30 km da sede, oferece uma ótima estrutura para o visitante. Eles servem todos os domingos comida mineira no restaurante, que é uma casa em estilo rústico, possue área para camping, futuramente instalações para pousada, trilhas e pista de skate. A atração principal é a cachoeira, que possui quase 30 metros de altura e é um local para a apreciação da natureza, da paisagem e onde também se pode praticar rapel.

Centro de Eventos Werner Wanderer

O Centro de Eventos Werner Wanderer foi concluído em 17 de outubro de 2003, para ser palco da 16ª Oktoberfest realizada no município, além receber todos os grandes eventos que são realizados. Esta obra foi feita em convênio com a Embratur, e conta com uma área de 6.380,26 m², com capacidade para cerca de 19.140 pessoas. A construção foi dividida em três etapas, e o recurso total usado nesse projeto foi de R$ 2.287.809,56. Esta obra é composta por 34 fachadas e estilo germânico que homenageiam diversas cidades da Alemanha.

Casa do Artesão

Avenida Maripá, 695 - Fone: (45)3254-2531

Centro Cultural Professor Elói Urnau

Avenida Rio Grande do Sul, 568 - Fone: (45)3254-3289

Cores e Sabores da Mammy 

Cores e Sabores da Mammy é um empreendimento onde participam vários artesãos de Marechal Cândido Rondon, e lá eles oferecem diversos produtos em vários materiais, madeira, cerâmica, condimentos, velas, quadros, vidros, doces, etc. Para presentear alguém é o lugar ideal, além de também venderem cestas para datas especiais, e com produtos coloniais.

Estátua Cândido Mariano da Silva Rondon 
 
A Estátua foi feita em homenagem ao patrono do município, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, indianista, pacificador, desbravador e sertanista. Fica bem em frente a Prefeitura Municipal, na Rua Brasília.

Moinho Henke 
 
O Moinho Henke se localiza no Distrito de Novo Três Passos, na Esquina Bandeirantes, e é um local para descansar com a família, pois possui uma área de lazer com mesas e churrasqueiras, também possui dormitórios para grupos que tiverem interesse em fazer algum evento, porém esses dormitórios são simples, separados por sexo e com colchões, e estão sendo bastante usados hoje para retiros de igrejas. Também há uma sala de reuniões com capacidade para aproximadamente 100 pessoas.

Museu Histórico José Gaertner 
 
É responsável pela preservação da história do Município. O museu tem em seu acervo, peças de grande valor que eram utilizadas no antigo Porto Mendes Gonçalves, fundado pela Companhia Mate Laranjeira em 1915. Hoje as antigas instalações do Porto Mendes Gonçalves estão encobertas pelo Lago Internacional de Itaipu; porém muitas máquinas, elementos decorativos e utensílios estão preservados no Museu de Porto Mendes. O museu com o acervo histórico do município fica no distrito de Porto Mendes, na Avenida Capitão Heitor Mendes, s/n°

Parque de Exposições Álvaro Dias

Rua Ceará, 2300 - Fone: (45)3254-4585

Pesque Pague Paulista

Distrito de Novo Três Passos - Fone: (45)9961-9896

Portal do Município 
 
O Portal do município foi construído em estilo germânico, representando a colonização, é um local para turistas e rondonenses visitarem e obterem informações sobre o município e festividades.

Porto dos Macacos 
 
Porto dos Macacos é uma propriedade localizada no Paraguai, e para chegar até lá, o transporte é realizado por uma escuna atravessando o Lago Internacional de Itaipu. Possui restaurante e oferece diversas atividades para o visitante, entre elas pescarias, passeios à cavalo, canoagem, aventuras radicais, trilha ecológica, camping com barracas e visita a Reserva do Garapã.
 
Rafting no Rio Guaçu
 
 
Trajeto: 10 km , aproximadamente 2h em água, passando em corredeiras, saltos, remansos e toda parte natural do rio Arroio Guaçu. Nível de dificuldade: III. Idade mínima: 10 anos
Passeio todos os dias deste que sejam marcados com 1 semana antecedência com no mínimo de 5 pessoas. Levar muda de roupa extra, toalha e filtro solar que não saia na água. O equipamento de segurança e orientações São repassada pela empresa Guaçu Rafting Adventure. Telefone de contato: (45) 9974-5200. Ponto de encontro para saída - Praça Willy Barth - Centro de Informações Turísticas -Avenida Maripá, 695

Sítio das Orquídeas 
 
O Sítio das Orquídeas localiza-se no distrito de Novo Três Passos na Esquina Bandeirantes. É uma propriedade modelo, ideal para quem admira ou coleciona orquídeas. O lugar é bem agradável, e além desse produto, eles produzem bolachas, cucas, bolos, inclusive revendem na Feira do Produtor Rural às terças e sextas no centro da cidade. Também oferecem café colonial por encomenda.

Terminal Turístico de Porto Mendes 
 
O Parque de Lazer Annita Wanderer foi inaugurado em 12 de outubro de 1984, com o objetivo de fomentar o turismo na região. Possui uma área de 128.640m², que oferece ao turista local para camping com mesas, churrasqueiras, banheiros, restaurante, quadras esportivas, parque de diversão para crianças, atracadouros, praia artificial, enfim, uma infra-estrutura completa para a estada em Porto Mendes. É o local que sedia os eventos de pesca do município, como a Prova Aberta de Pesca a Corvina realizada sempre em abril e o Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré que acontece em setembro. De dezembro a fevereiro a programação é especial, voltada aos veranistas com o Verão Ecológico, com várias atividades de lazer, recreação, entrenimento.  

O BARCO - KATTAMARAM

O kattamaram é um projeto do grupo Macuco Eco Aventura, possui 35 metros de comprimento por 9 metros de largura e capacidade para 200 pessoas.

A embarcação possui dois ambientes: restaurante fechado e climatizado para 150 pessoas, bar, cozinha, espaço para shows, TV de plasma com vídeo, som ambiente, antena de telefone celular, Internet e banheiros masculino, feminino e adaptado para portadores de necessidades especiais. O deck superior é aberto com bar americano, local para sentar e apreciar a paisagem, enfermaria e cabine de comando.

O Kattamaram oferece bóias salva-vidas para todos os ocupantes e botes infláveis que garantem total segurança. A equipe de navegação é composta por 05 pessoas, sendo 01 comandante, 02 máquinas e 02 marinheiros de convés, com todas as liberações náuticas necessárias para a navegação. Tudo para uma tranqüila viagem pelo Lago de Itaipu.

A embarcação já faz roteiros especiais pelo Lago de Itaipu e em breve terá novas opções de roteiros de curta, média e longa distâncias no trecho compreendido entre Foz do Iguaçu e Guaíra. Além disso, também pode ser locado para a realização de eventos.

Para conhecer mais sobre os roteiros e a embarcação, acesse o site http://www.kattamaram.com

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

Janeiro

 - Verão Ecológico Parque de Lazer Annita Wanderer - Porto Mendes

- Projeto Nadar e Viver Piscina do Módulo

-  Torneio de Bolãozinho Linha Concórdia

Fevereiro

- Verão Ecológico Parque de Lazer Annita Wanderer - Porto Mendes

- Campeonato Municipal de Boxa de Areia Diversos - Realização: Departamento de Esportes

- Projeto Nadar e Viver Piscina do Módulo

- Torneio de Bolãozinho Linha Guará

- Torneio de Bolãozinho Associação do Jardim Botafogo

- Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes Pavilhão de Festas da Comunidade Alvorada

- Encontro dos Idosos Amizade Salão Social do Clube

Março

- Campeonato Municipal de Boxa de Areia Diversos - Realização: Departamento de Esportes

- Projeto Nadar e Viver Piscina do Módulo

- Festa dos Pioneiros e Desbravadores Clube dos Idosos Amizade

- Encontro das Mães Centro de Eventos Werner Wanderer

- Prova Aberta de Pesca da Corvina Parque de Lazer Annita Wanderer - Porto Mendes

- Festa do Costelão Pavilhão Comunitário da Linha Marrecos - Margarida

Abril

- Campeonato Municipal de Boxa de Areia Diversos - Realização: Departamento de Esportes

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações

- Jogos Regionais da Terceira Idade Centro de Eventos Werner Wanderer

- Festa do Costelão à Fogo de Chão Associação de Moradores da Linha Arara

- Torneio Municipal de Bolãozinho e Tiro ao Alvo Sociedade de Cantores Lira - Linha Horizonte

- Festa do Costelão Lira Clube da Sociedade Cantores Lira - Linha Horizonte

- Festa do Frango ao Prato Pavilhão Comunitário Linha Palmital

- Leitão à Marechal Parque de Exposições Álvaro Dias

Maio

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações

- Festa do Prato Polonês Pavilhão Comunitário da Linha Campos Sales

- Festa Regional do Matâmbre Recheado Pavilhão Comunitário de Bom Jardim

- Festa do Porco no Tacho Pavilhão Comunitário do Jardim Alvorada

- Festa Anual Comunidade Evangélica Porco no Tacho Pavilhão Comunitário de Bela Vista

- Torneio de Bolãozinho Jardim Vila Gaúcha

- Festa do Quarto Boi Desossado e Recheado Salão Comunitário da Linha Ajuricaba

Junho

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações

- Jantar dos Namorados Clube Aliança

- Festa Distrital Linha São João - Leitão Recheado Associação Moradores Linha São João - Margarida

- Mostra Regional de Teatro Centro Cultural Professor Eloi Urnau

- Jantar Italiano Pavilhão da Igreja Católica

Julho

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações

- Mostra Municipal de Teatro Centro Cultural Professor Eloi Urnau

- Almoço à Brasileira Pavilhão da Igreja Evangélica

- Festa Italiana - Pratos Típicos Pavilhão Comunitário de Novo Horizonte

- Jantar Árabe Pavilhão da Igreja Católica

- Expo Rondon Parque de Exposições Álvaro Dias

- Festa Nacinal do Boi no Rolete Parque de Exposições Álvaro Dias

Agosto

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações
 
- Festa Distrital de Margarida - Escolha da Rainha Clube Corinthians - baile

- Encontro dos Idosos - Os Pioneiros/Novo Horizonte Pavilhão da Associação de Moradores

- Festa do Leitão Recheado Pavilhão Comunitário do Jardim Primavera

- Jantar Italiano Associação de Moradores da Linha Wilhems

- Milch Fest Pavilhão Comunitário da Linha Heidrich

- Festa do Cupim Pavilhão Comunitário da Linha São Bernardo

- Torneio de Bolãozinho Jardim Primavera

- Festa Distrital de Margarida - Concurso Leitão Clube Corinthians

Setembro

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações

- Concurso da Miss e Mister Terceira Idade Centro de Eventos Werner Wanderer

- Festa do Churrasco Criolo Pavilhão da Associação de Funcionários da Unioeste

- Festa do Cupim Recheado Vila Curvado

- Torneio de Bolãozinho Jardim Ana Paula

- Encontro de Idosos São Cristóvão Pavilhão da Associação de Moradores

- Festa do Búfalo Assado no Rolete Pavilhão Comunitário de São Roque

- Festa da Ponta de Peito Recheado Pavilhão da Associação Cruzeiro do Sul

Outubro

- Projeto Nadar e Viver Piscina do Módulo

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações

-  Festa do Cordeiro a Guarani - Clube Guarani Clube Corinthians

- Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida Pavilhão da Comunidade Jardim Marechal

- Torneio Esportivo de Pesca ao Tucunaré Parque de Lazer Annita Wanderer - Porto Mendes

- Encontro de Idosos da Linha Bom Jardim Sede do Clube

Novembro

- Projeto Nadar e Viver Piscina do Módulo

- Lazer e Recreação nos Bairros e Centro Diversas Sedes e Associações

- Festa do Pernil Assado e Derivados de Suínos Salão Comunitário de Iguiporã

- Encontro de Idosos de Porto Mendes Pavilhão do Clube de Idosos

- Encontro de Idosos da Linha Bandeirantes Sede do Clube

-  Festa do Churrasco e Derivados da Carne Suína Salão Comunitário da Linha Guavirá

Dezembro

-  Projeto Nadar e Viver Piscina do Módulo

- Torneio de Bolãozinho Sociedade Esportiva Gurani

- Festa do Rei e da Rainha - Tiro ao Alvo Pavilhão Comunitário da Linha São Carlos

- Encontro de Idosos - Unidos em Flores - Iguiporã Salão do Clube dos Idosos  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3284-8828

Sites: www.mcr.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR 

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx:(41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURIDICAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3254-2512

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turismonolagodeitaipu.com

www.citybrazil.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Marechal Cândido Rondon

cidade maravilhosa onde nasci e cresci hoje não moro mais , mas sinto imensas saudades desta terra e do povo que nela vive!
Por: carmem alice lopes

nossa cidade linda sem comparação.... vale a pena conheçer esta cidade maravilhosa q é marechal candido rondon
Por: KRISLAINE CAMILA FERREIRA SCHAEFLER

Trabalho na empresa slamericana de transportes e todo anos juntamos um pessoal aqui e vamso na festa ou na Barraca da Frimesa ou com os veterans esta festa e muito 100
Por: Paulo Roberto de Souza

Cidade Maravilhosa !! Òtimos lugaras para se visitar, incrível o lago que foi feito juntamente daquele lugar que transmite alegria ! AMEI !!
Por: MAX

uma cidade maravihlosa adoro sempre que posso vo pra la a oktoberfest e uma maravihla
Por: maurinagorges

uma cidade reaumente muito linda , calma e muito boa para se viver .
Por: anelise

Eu morei Em marechal Rondon sai de lá chorando ,pois não tive condições de permamnecer ,meu marido morava lá antes de casarmos,noivei lá e fui muito feliz ,lugar maravilhoso ,pessoal cativante,qualidade de vida ,muito boa.Se eu pudesse moraria lá.
Por: MARIA EGLANTINE

eu nunca vi Marechal Cãndido Rondon,mas eu fiz a pesquisa porque minha mãe tem Candido mesmo assim eu queria muuito conhecer essa cidade. tenho 9 anos.
Por: Gabrielle

morro em sorriso mt morrei em mcr amo esta cidade tenho muita vondade de passeiar p/ saber como ela esta .bjs
Por: angela ap de souza

cidade simplesmente maravilhosa,nasci e cresci nela, e jamais esquecerei de um lugar tao lindo,agora moro em SC,mas nao troco marechal por praia nenhuma daqui,amo minha tera natal.
Por: neide doerner

Eu e minha familia já moramos no interior do municipio de MCR, na decada de 70 e mudamos para o estado da Bahia, e atuamente resido em Goiania-Go. Ainda tenho esperanças que um dia retornarei para visitar amigos de infancia, clegas de escola e rever as maravilhas desse lugar.
Por: Manoel Gonçalves Ferreira

é uma cidade simplesmente encantadora, apaixonante. amo a idéia de ir, ao menos uma vez por ano, para este cantinho tão aconchegante.
Por: simone alves

não nasci na cidade mas morei a´t os 14 anos, ela fez parte da minha história e tenho um carinh imenso pela cidade. Esse ano pretendo visita-le depois de 30 anos. amo Mal. Cdo. Rondon.
Por: sonia regina gonçalves

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Marechal Cândido Rondon

Envie seu comentário sobre Marechal Cândido Rondon

banner