Londrina

Londrina-PR
banner

Bem-vindo a Londrina!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Londrina e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Londrina.

A cidade de Londrina, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1934. A localidade está em uma altitude de 585m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 432.257 habitantes. A área total de Londrina é de 1.728,7km², e sua densidade demográfica é de 250,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Londrina-PR é 86000-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Londrina

Roteiros do Brasil

Região Norte Paranaense

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Norte do Paraná, uma região de terra roxa e muito fértil, era até poucas décadas uma extensa floresta. A colonização espontânea foi marcada pelo arrojo de homens saídos de Minas Gerais ou São Paulo, que foram chegando à área de Cambará, entre 1904 e 1908. Rapidamente, a faixa entre Cambará e o Rio Tibagi - uma linha que representaria o futuro percurso da ferrovia São Paulo-Paraná - foi tomada por grandes propriedades cujos donos, via de regra, as subdividiram em pequenas parcelas vendidas como lotes urbanos ou rurais.
Enquanto isso, vastas áreas de terra roxa de domínio estadual, localizadas a Oeste do Rio Tibagi, permaneciam praticamente inexploradas, sofrendo os efeitos de um lento e ineficaz plano de colonização do governo. Em 1920, percebia-se uma séria frustração nas expectativas de ocupação da área, em virtude da morosidade do Estado.
Havia falta de continuidade, recursos financeiros limitados e uma visível inépcia oficial. O quadro, além disso, já tinha sido agravado com a deflagração da Primeira Guerra Mundial, que não apenas interrompeu o fluxo de imigrantes como também provocou desconfiança naqueles que já se encontravam na região.
A partir de 1922, o governo estadual começa a conceder terras a empresas privadas de colonização, preferindo usar seus recursos na construção de escolas e estradas. Em 1924, inicia-se a história da Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltd., que deu grande impulso ao processo desenvolvimentista da área.
Naquele ano, atendendo a um convite do governo brasileiro - que sabia do interesse dos ingleses em abrir áreas para o cultivo de algodão no exterior - chega a Missão Montagu, chefiada por Lord Lovat, técnico em agricultura e reflorestamento. Lord Lovat ficou impressionado com a exuberância do solo norte-paranaense e acabou adquirindo duas glebas para instalar fazendas e máquinas de beneficiamento de algodão, com o apoio de Brazil Plantations Syndicate, de Londres.
O empreendimento fracassou, devido aos preços baixos e à falta de sementes sadias no mercado, obrigando a uma mudança nos planos. Foi criada, assim, em Londres, a Paraná Plantations e sua subsidiária brasileira, a Companhia de Terras Norte do Paraná, que transformaria as propriedades do empreendimento frustrado em projetos imobiliários. Na verdade, era uma tentativa de ressarcir o grupo inglês do prejuízo do projeto anterior.
Já de início, a Companhia concedeu todos os títulos de propriedade da terra, medida inusitada para as condições da região e mesmo do Brasil. Por isso, os conflitos entre colonos antigos e os recém-chegados praticamente não existiram na zona colonizada pelos ingleses.
Porém, a grande novidade introduzida pela Companhia e que lhe valeria o slogan de a mais notável obra da colonização que o Brasil já viu foi a repartição dos terrenos em lotes relativamente pequenos. Os ingleses promoveram, desta forma, uma verdadeira reforma agrária, sem intervenção do Estado, no Norte do Paraná, oferecendo aos trabalhadores sem posses a oportunidade de adquirirem os pequenos lotes, já que as modalidades de pagamento eram adequadas às condições de cada comprador.
A Companhia explicitaria a sua política:
Favorecer e dar apoio aos pequenos fazendeiros, sem por isso deixar de levar em consideração aqueles que dispunham de maiores recursos.
Este sistema estimulou muito a concentração da produção - principalmente cafeeira -, a explosão demográfica, a expansão de núcleos urbanos e o aparecimento de classes médias rurais.
O projeto de colonização, além disto, trouxe outras inovações, como a propaganda em larga escala, transporte gratuito para os colonos, posse das terras em quatro anos, alguma assistência técnica e financeira, levantamento de toda a área e até o mapeamento do solo em algumas zonas.
Londrina surgiu em 1929 como primeiro posto avançado deste projeto inglês. Na tarde do dia 21 de agosto de 1929, chega a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná ao local denominado Patrimônio Três Bocas, onde o engenheiro Dr. Alexandre Razgulaeff fincou o primeiro marco nas terras onde surgiria Londrina. O nome da cidade foi uma homenagem prestada pelo Dr. João Domingues Sampaio, um dos primeiros diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná. A criação do Município ocorreu cinco anos mais tarde, através de Decreto Estadual assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de 1934. Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário da cidade. O primeiro prefeito (nomeado) foi Joaquim Vicente de Castro.

Significado do Nome

Seu nome homenageia a cidade de Londres, terra de seus fundadores

Aniversário da Cidade

10 de Dezembro

Gentílico

londrinense

População

515.707 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município da Região do Médio Paranapanema, chamado de Capital do Café, Londrina  teve sua população formada por desbravadores paulistas, mineiros, gaúchos, nortistas e nordestinos, além de japoneses e europeus. É um pólo de influência no norte do Estado, influenciando também o sul do Mato grosso e o sudoeste de São Paulo. É uma Cidade de servições, com trânsito ordenado.

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Curitiba: BR- 376

Localização

Município da Região Norte Central do Estado do Paraná

Limites

Tamarana, Cambé, Sertanópolis, Assaí, São Jerônio da Serra, Ortigueira, Marilândia do Sul, Apucarana, Rolândia, Arapongas e Ibiporã.

Acesso Rodoviário


Distâncias

Da capital

390 Km

Outras


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Catedral Metropolitana

Originariamente edificada em 1934, sendo que em 1943 a construção em madeira foi demolida para dar lugar à igreja em alvenaria que posteriormente foi quase totalmente destruída dando origem a atual. Foi inaugurada em 17 de dezembro de 1972, possuindo 2200 m2 e comportando aproximadamente 8000 pessoas em pé e 1800 sentadas. O projeto, dos arquitetos Eduardo Rosso e Yoshimasa Kimachi, é moderno e arrojado apresentando belíssimas formas simétricas. Em 24 de dezembro de 1990 foram inaugurados os sinos do campanário. Localiza-se na Avenida Rio de Janeiro esquina com Alameda Manoel Ribas.

Templo Budista Honganji

Com mais de 40 anos é o único no Brasil, construído em madeira quase sem a utilização de pregos, usando-se somente encaixes como era tradicional na arquitetura típica japonesa. Os altares, entalhes e pinturas do interior de templo, bem como o trabalho de carpintaria externo são do mestre Yaemori. No dia 8 de abril e na primeira quinzena de agosto são comemoradas festas típicas. Está localizado na Rua Porto Alegre esquina com Rua Teresina.
Visitas mediante prévia autorização.
Tel: (043) 322-3228.

Teatro Zaqueu de Melo

Inaugurado em abril de 1985 - Ano Nacional da Cultura. Além de peças de grupos de teatro locais e nacionais, há apresentações da Orquestra da Universidade Estadual de Londrina, conhecida em todo o país.
Localiza-se na Avenida Rio de Janeiro.
Tel: (043) 321-6600 - Ramal 229.

Salto Apucaraninha

É uma queda d’água junto à represa do Apucaraninha em plena reserva dos índios Kaingang, com 116 m de altura e 50 m de largura que pode ser apreciado de um mirante.
Há possibilidade de conhecer um pouco da história do Município visitando as turbinas da COPEL mediante autorização. (Usina Apucaraninha).
O acesso é feito pela Rodovia Celso Garcia Cid, por 52 km até o Distrito de Lerroville, e daí em diante 28 km sem pavimentação até o Salto.
Tel: (043) 322-4422.

Lago Igapó

O lago é o resultado do represamento do ribeirão Cambezinho e foi inaugurado no 25º aniversário de Londrina, em 1959. O local foi urbanizado pela Prefeitura, com projeto paisagístico de Burle Marx. Equipado com piscinas, pista de aeromodelismo, possibilita a pesca e a prática de esportes náuticos como remo e vela, existindo ainda uma pista com 3200 m para prática de cooper.
Às margens do lago em extensa área gramada, está o Monumento à Bíblia, com 10 m de altura e revestido de granito e mármore. É constituído de quatro bases horizontais ao nível do solo entrelaçando-se em forma de cruz, tendo ao centro uma inscrição com os Dez Mandamentos. Está localizado no lado sul da cidade.

Mesquita Muçulmana

A Mesquita Islâmica Rei Faissal é um templo muçulmano de arquitetura típica, cuja torre é dotada de um curioso minarete.
Localiza-se na Rua São Marcos - Bairro Aeroporto.

Santuário de Graças Schóenstatt

O Santuário de Graças Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schóenstatt, localiza-se no pátio interno do Colégio Mãe de Deus. Foi construído no ano de 1937 pelo padre José Kentenich e se constitui numa réplica perfeita do Santuário de Schóenstatt na cidade de Coblença, na Alemanha, do qual existem nove réplicas no Brasil. Um lindo jardim com bancos e caramanchões, além de um memorial em homenagem ao responsável pela propagação do Santuário, funciona como extensão do templo sagrado.
Situa-se na Rua Goiás, s/n. Tel: (043) 323-5440.

Capela São Miguel Arcanjo

Construída em madeira entre os anos de 1937 e 1938, foi refeita pela comunidade na década de 40, com a técnica de tijolos assentados sobre barro. Apresentando rachaduras, infiltrações e cupins, a capela foi totalmente restaurada em 1994, sendo um patrimônio da cidade, testemunho da história do município, que resgata a identidade de Heimtal, a comunidade mais antiga de Londrina.

Museu de Arte de Londrina

Foi oficialmente inaugurado no dia 18 de setembro de 1970 e pertence à Universidade Estadual de Londrina. O nome é uma homenagem póstuma ao seu emérito fundador, organizador e primeiro diretor, Padre Carlos Weiss. Possui em seu acervo peças ligadas à Antropologia, Arqueologia, Pedagogia e Geologia do Estado, além de funcionar como um laboratório de desenvolvimento de pesquisas nas áreas de História, Geografia, Estudos Sociais, Ciências Sociais, Biblioteconomia e Comunicação Social. Funciona na antiga Estação Ferroviária, num prédio construído em estilo normando, fugindo dos padrões arquitetônicos usuais nestas edificações e buscando inspiração nos aspectos construtivos de Londres.
Localiza-se na Rua Benjamin Constant, 900. Tel: (043) 323-0082.

Teatro Universitário Ouro Verde

O Cine Ouro Verde foi inaugurado em 1952, sendo seu arquiteto José Batista Villanova Artigas. A iniciativa do empreendimento foi de dois pioneiros do município, Celso Garcia Cid e Angelo Pesarini. Em 1978 o cine foi adquirido pela Universidade Estadual de Londrina e que depois de reformá-lo construindo um palco, foi adequado a sua nova finalidade.
Localiza-se à Rua Maranhão, 85. Tel: (043) 322-6381.

Parque Florestal Arthur Thomas

A área onde encontra-se instalado o Parque pertencia à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná que doou 60,25 ha à Prefeitura Municipal. No local funcionou a primeira usina hidrelétrica que abasteceu a cidade, durante 28 anos, sendo desativada em 1967.
A área originalmente doada, acrescida de loteamentos vizinhos, constitui-se hoje, num total de 85,47 ha destinados à preservação ecológica, com plantio de árvores, manutenção da área de florestas e cuidado especial à piscicultura e ao lazer, oferecendo aos visitantes horto florestal, a represa do Cambezinho, queda d’água, lago com pedalinhos, mirantes, lanchonetes e sanitários. Localiza-se à Rua da Natureza, 155. Tel: (043) 337-4132.

Parque Estadual Mata dos Godoy

A Mata dos Godoy possui 675,70 ha de floresta subtropical, na qual se encontra aproximadamente 200 espécies de árvores. Considerada um das principais áreas de preservação ambiental do Estado e uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do País, abriga espécies raras como peroba, angico, cedro, figueira além de 180 espécies de aves silvestres.
Tornou-se Parque Estadual em 1990, e conforme o projeto do plano de manejo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Universidade Estadual de Londrina, vem sendo aberta ao público 10% da área para visitação com portais, trilhas interpretativas, opções de lazer contemplativo e programas de educação ambiental. Os outros 90% são destinados à pesquisa ambiental. Atualmente as visitas são mediante autorização do IAP.
Localizado a 15 km do centro de Londrina na Fazenda Santa Helena - Distrito de Espírito Santo. Tel: (043) 323-8791.

Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon

A área foi doada pela Companhia de Terras Melhoramentos Norte do Paraná, sendo remanescente da cobertura vegetal primitiva, apresenta árvores nativas do solo roxo. Ocupa duas quadras, possuindo alguns equipamentos de lazer como play-ground e quadras de esportes, pista para a prática de cooper, bicicletas, skate e patins.
Localiza-se na área central da cidade, à Avenida Rio de Janeiro, 500.

Reserva Indígena

São aproximadamente 83 famílias remanescentes constituídas por 460 pessoas da tribo Kaingang, que cultivam arroz, feijão, milho em uma área de 100 ha. Utilizam palhas, penas e fibras vegetais na confecção de cestos, arcos e flechas que comercializam no local.
A visitação só é permitida mediante autorização da FUNAI - Fundação Nacional do Índio, que é a responsável pela administração da reserva.
Tel: (043) 329-3080 / 320-1000.

Balneário Thermas de Londrina

Complexo de lazer e turismo dos mais atraentes por estar localizado em sítio ecológico. O local possui lago para pesca, piscinas, tobogãs e lanchonete.
Inaugurado em 1991, suas águas termais são medicinais, provindas de um lençol aquático subterrâneo profundo, fazendo jorrar milhares de litros por minuto à uma temperatura de 54º C.
Localiza-se à Avenida Salgado Filho - distando 6 km do centro em estrada de paralelepípedo. Tel: (043) 399-2000.

Marco Zero

Local do início da colonização de Londrina, onde foi fincado o primeiro marco pelo grupo de funcionários da Companhia de Terras Norte do Paraná, que chegou em Londrina no dia 21 de agosto de 1929. Do remanescente bosque da época da colonização hoje preservado pela empresa Gessy Lever, são ainda encontradas espécies como: palmito, peroba, pau d’alho, imbaúba, ortigão, gurupava, além de existir no local várias minas que forneciam água para a cidade. O Marco Zero está localizado na Avenida Theodoro Victorelli.

Praça Rocha Pombo

Foi tombada, em 1974, pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, para a conservação do conjunto arquitetônico formado pelos prédios das antigas estações rodoviária e ferroviária.
Localiza-se entre a Avenida Rio de Janeiro, Avenida São Paulo e Rua Benjamin Constant.

Praça Primeiro de Maio

Seu principal equipamento é a Concha Acústica, construída como uma variação dos tradicionais coretos existentes no passado. Destina-se a incrementar as atividades culturais da cidade.
Inaugurada em 1956, sendo o projeto do arquiteto Henrique Midlin.
Encontra-se localizada na confluência das ruas Piauí e Senador Souza Naves.

Praça Nishinomiya

Projeto do arquiteto Humberto Yamaki, numa área de 24.500 m2. Possui um jardim com estrias, característica tradicional dos jardins japoneses; um portal feito em pastilhas porcelanizadas contrastando com as pedras; uma cachoeira e um morro com árvores e monumentos de Nishinomiya, do qual se destaca o Kasugatoto (lanterna do Templo Kasuga) como símbolo da amizade das cidades de Nishinomiya (Japão) e Londrina (Brasil), cuja doação foi feita em 1989. Está localizada na Avenida Santos Dumont.

Calçadão

Foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins, em um projeto do arquiteto Jaime Lerner. Interditou-se alguns trechos da Avenida Paraná ao tráfego de veículos, para serem destinados ao lazer dos londrinenses e turistas. No local concentram-se os pontos tradicionais de reunião dos cidadãos para troca de idéias e realização de negócios. No calçadão os artesãos expõem seus trabalhos e grupos de teatro apresentam-se, além de possuir coreto, bancas de revistas, lanchonetes, choparias e floriculturas.

Monumento ao Passageiro

Inaugurado em 1989, na data do 55º aniversário de Londrina, esta obra é uma homenagem da Viação Garcia à comunidade londrinense, sendo seu autor o artista plástico Henrique Aragão. As milhares de pessoas que transitam pelo Terminal Rodoviário, são saudadas pelas imensas figuras metálicas com 15 m de altura e pesando aproximadamente 6 toneladas, que se projetam de estruturas de concreto e aço inoxidável. Localiza-se na rotatória da Avenida 10 de Dezembro em frente à rodoviária.

Anfiteatro Reverendo Jonas Dias Martins

Foi projetado pelo arquiteto londrinense Luís Cezar da Silva. Tem um formato de leque com capacidade para 6000 pessoas e cujas arquibancadas ocupam a encosta do fundo de vale. Com 13 m de profundidade e 27 m de largura, a área do palco é coberta, tendo ao fundo um conjunto de camarins. O local proporciona toda a infra-estrutura necessária para eventos ao ar livre. Nos finais de semana, são apresentados shows músicais e ginástica aeróbica. Localiza-se na Rua Gomes Carneiro, s/n - em frente ao Ginásio do Moringão.

Parque de Exposições Governador Ney Braga

O Parque de Exposições Governador Ney Braga é um dos mais bem estruturados, completos e bonitos do país. Conta com três belos recintos de leilões, três pistas de julgamentos e uma de provas hípicas, um centro de shows e rodeios para 20 mil pessoas, auditórios, área reservada para parque de diversões, inúmeros pavilhões, praça de alimentação, via rural, currais, baias, silos e amplo estacionamento, entre tantos outros espaços que ano a ano se ampliam e contribuem para o sucesso cada vez maior das Exposições de Londrina.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro de Dezembro

Exposição Agropecuária e Industrial

Data: Abril

FILO / Festival Internacional de Londrina

Festival de todas as Artes

Data: Maio

Festival Internacional de Teatro

Data: Junho

Feira Limousim 3M

Data: Julho

Festival de Música

Data: Julho

Feira das Raças Angus

Data: Agosto

Feira de Touros Nelore

Data: Agosto

Festa do Sagrado Coração de Jesus

Data: 12 de Dezembro 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA

E-mail:

Telefones: (43) 3372-4000

Sites: http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E 6º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (43) 3323-7743

Sites: http://www.cartoriopires.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Londrina

ainda nao conheço perssoalmente mais com certeza irei conhcer e ja to apaixonado pela cidade parabens a vcs que moram ai neste paraiso maravilhosa sua cidade um, grande abraço.
Por: paulo cezar

sou paranaense mas não conheço Londrina.Gostaria muito de conhecer. atualmente moro em São Paulo. bejos a todos paranaense que ler este email.
Por: Lúcia

A cidade de Londrina é maravilhosa!!... As pessoas são receptivas, a variedade de bares e casas noturna agrada todos os gostos e ainda oferece a possibilidade de aproveitar momentos tranquilos na beira do lago Igapó. É um passeio extramamente rico e agradável.
Por: Tathiana Ueno

NOSSA!!!! TENHO MAIOR ORGULHO DE TER NASCIDO NESTE CIDADE MARAVILHOSA "LONDRINA", HOJE RESIDO NO SUL DE MINAS ...MAS NUNCA ESQUECI A BELEZA DESSA CIDADE...
Por: CRISTINA

Sim..vivo em Londrina.. Nasci aqui..amo minha cidade maravilhosa... Londrina é simplesmente fantástica!!! Londrina é a nossa cidade maravilhosa..com certeza! Abraço grande Carmem
Por: Maria Carmem Souza

nao tive a honrra de nascer em londrina,mas tenho o privilegio de viver la. olha que viajo o brasil todinho,agora estou em manaus e a melhor parte e quando volto a LONDRINA
Por: valdir guirardelli

morei em Londrina durante 20 anos da minha vida, fazem 10 anos que mudei..sinto saudades..e algum dia pretendo retornar...amo essa cidade..faz parte da minha história!!!
Por: Leiza Diniz

Morei em Londrina nove anos ... A cidade é maravilhosa ... Não tenho nem palavras para descrever q cidade linda é Londrina . Recomendo a todos ....
Por: Priscila

ola!!! acho esta cidade maravilhosa, passei minha adolessecia toda ai, hoje moro em braga portugal mas quase toda a minha familia mora ai. beijos marta
Por: marta cambui

eu já visitei londrina por duas vezes e amo de paixão espero um dia poder voltar a essa bela cidade.
Por: inaceli

JÁ CONNHEÇO LONDRINA MAIS GOSTÁRIA DE CONHECER AS POUSADAS E OS VALORES DAS DIARIAS BRIGADO
Por: FRANCISCA GONÇALVES MORAIS SILVA

londrina é uma cidade maravilhosa e tem um povo muito hospitaleiro.
Por: luis claudio alves

NASCI EM londrina e adoro esta cidade, vivi 26 anos lá, agora vivo há 9 anos em Lisboa e tenho mts saudades......mhas férias é claro q é sempre em Londrina......vale a pena conhecer
Por: CÍNTIA RIBEIRO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Londrina
Fundação:
1934
Altitude:
585m
População:
432.257 habitantes
Área:
1.728,7km²
Densidade Demográfica:
250,05hab/km²
CEP:
86000-000

Envie seu comentário sobre Londrina

banner