Imbituva

Imbituva-PR
banner

Bem-vindo a Imbituva!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Imbituva, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Imbituva. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Imbituva para programar a sua viagem.

A cidade de Imbituva, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1881. A localidade está em uma altitude de 900m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.417 habitantes. A área total de Imbituva é de 805,5km², e sua densidade demográfica é de 27,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Imbituva-PR é 84430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Imbituva

Roteiros do Brasil

Região Centro Sul do Paraná

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em 1809, uma expedição rumo aos Campos de Guarapuava penetra no território onde, hoje, encontra-se o Município de Imbituva. Na época de sua fundação, em 1871, Imbituva era chamada de "Arraial do Cupim", devido à conformação geológica de um destes pousos de tropeiros.

Às margens do histórico caminho de Viamão, repleto de tropeiros e marchantes, foram aparecendo, desde o Rio Grande do Sul até São Paulo, os pontos de “pouso”, os marcos, origem das cidades dos Campos Gerais. Desde então “Cupim” passou a ter destaque entre os “pousos” preferidos pelos tropeiros. Em 1871, o bandeirante, Antonio Lourenço, natural de Faxina, então capitania de São Paulo, abandonando o comércio de tropas, atraiu companheiros e fixou-se em Cupim com alguns companheiros, iniciando a construção da Vila. É considerado o fundador de Imbituva.

Os primeiros povoadores eram procedentes da então Capitania de São Paulo. Aos primeiros habitantes juntaram-se outros, todos da mesma procedência. A nova povoação não tardou a receber a influência de colonos alemães, poloneses e russos, que deram notável contribuição ao seu desenvolvimento. Os colonos alemães fixaram residência na direção da estrada que mais tarde ligaria Imbituva a Guarapuava. Também os italianos, em 1896, adquiriram terras em Cupim e iniciaram a fundação de uma colônia. A freguesia foi criada em 1876, com sede no lugar denominado Campo do Cupim. Em 1881, foi elevada à categoria de vila, com denominação de Santo Antônio do Imbituva, vinculada ao Município de Ponta Grossa. Recebeu foros de cidade em 1910, passando a denominar-se apenas Imbituva, em 1929. O topônimo surgiu em virtude da existência de um rio com igual nome, junto à cidade. Aos habitantes do Município dá-se o nome de imbituvenses.

Formação Administrativa: Freguesia criada com a denominação de Santo Antônio de Imbituva, pela lei provincial n.º 441, de 21 de Fevereiro de 1876, subordinado ao Município de Ponta Grossa. Elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antônio de Imbituva, por lei provincial n.º 651, de 26 de Março de 1881, desmembrado de Ponta Grossa. Sede na localidade de Campo do Cupim, constituído do distrito sede. Instalado em 14 de Junho de 1882.

Elevada à condição de cidade, pela lei estadual n.º 938, de 2 de Abril de 1910. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município é constituído apenas pelo distrito sede. Pela lei estadual n.º 2645, de 10 de Abril de 1929, o Município de Santo Antônio do Imbituva passou a denominar-se Imbituva. Por lei estadual n.º 2757, de 31 de Março de 1930, é criado o distrito de São Miguel do Pinho e anexado ao Município de Imbituva. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Município é constituído de 3 distritos: Imbituva, Natal e São Miguel do Pinho. Pelo decreto-lei estadual n.º 6667, de 31 de Março de 1938, o distrito de São Miguel do Pinho passou a denominar-se simplesmente São Miguel.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o Município aparece constituído de 3 distritos: Imbituva, Natal e São Miguel. Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30 de Dezembro de 1943, o distrito de São Miguel passou a denominar-se Apiaba e o de Natal a denominar-se Guamiranga. Em divisão territorial datada de 1/07/1960, o Município é constituído de 3 distritos: Imbituva, Apiaba e Guamiranga. A lei estadual n.º 11203, de 16 de Novembro de 1995 desmembra do Município de Imbituva o distrito de Guamiranga elevando-o à categoria de Município. Em divisão territorial datada de 15/07/1997, o Município é constituído de dois distritos: Imbituva e Apiaba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14/05/2001. Alteração Toponímica Municipal: Santo Antônio do Imbituva para Imbituva, teve sua denominação simplificada, pela lei estadual n.º 2645, de 10 de Abril de 1929.

Significado do Nome:

Imbituva é vocábulo indígena que significa cipoal, "lugar de muito imbé". Da língua tupi imbé: espécie de cipó da família das aráceas pertencentes ao gênero Philodendron; e tyba: grande quantidade, abundância.

Aniversário da Cidade:

20 de março

Gentílico:

imbituvense

População:

28.759 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Imbituva, o lugar certo para a sua tranquilidade.

Clima:

Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, verões frescos

Temperatura Média:

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região Centro Sul no Estado do Paraná

Limites:

Ipiranga, Ivaí, Guamiranga, Prudentópolis, Irati, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

181 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Maio

Aniversário da cidade

Padroeiro Santo Antonio

Junho

Festa de Nossa Senhora Aparecida

Outubro

Festa de Nossa Senhora Aparecida

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUVA

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 34361233

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS, CRIME E PESSOAS JURÍDICAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3436-1113

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Imbituva

Imbituva mora em meu coração!Morei nessa cidade praticamente a vida toda,até 8 anos atrás,quando mudei pra Guaratuba.Tenho muitas lembranças boas de uma vida feliz e tranquila,de muitos amigos que aí estão.Nessa cidade tão querida nasceram 2 dos meus 3 filhos e eu,apesar de distante,continuo a amá-la.
Por: leonor kubiak

Ainda não conheço Imbituva, mas tenho uma curiosidade muito grande, pelo que vejo é uma cidade q mistura paisagens com cultura européia, parece ser bem interessante, se algum dia tiver opotunidade quero visitar e conhecer essa cidade que me parece ser bem acolhedora.
Por: José Ferreira Gandra

eu conheso imbituva ,ja fui varias veses la eu amo esta cidade um dia eu vou morar la pois a cidade e muito tranquila um lugar ineskecivel para mim .....
Por: neuza

olha só fui ai quando criança!!! rsrsr meu Pai nasceu ai!!! volte e meia ela da um pulo por ai!!! me parece aconchegante!!!
Por: giovana

Imbituva é tudo de bom, capital do tricot, cachoeiras, clima excelente e povo muito bom.
Por: Sergio Antonio Bork

...Nasci em Ponta Grossa, me criei em Imbituva! Sou cidadão Sãojoseense.. Vou pra Imbituva 3x ao ano. Como dizem; Imbituva, terra dourada, pedaço do meu Brasil
Por: Tião Lemes

inbituva é legaul ja morei ai é uma cidade para viver para sempre
Por: luiz

Conheço e moro em Imbituva,é uma cidade muito bonita,com moradores muito hospitaleiros... Vale a pena conhecer!
Por: Dri

Imbituva é tudo de bom. Nasci nesta cidade querida. Amo morar aqui....
Por: Anna Paula

Imbituva é uma cidade com ótimas lembranças de meu avô Juca. Uma cidade que soube crescer se especializando com malharias onde a tecnologia do presente não tiraram o charme e encanto da pequena cidade. Quem puder conhecer não se arrependerá.
Por: Marcio Bührer

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Imbituva
Fundação:
1881
Altitude:
900m
População:
22.417 habitantes
Área:
805,5km²
Densidade Demográfica:
27,83hab/km²
CEP:
84430-000

Envie seu comentário sobre Imbituva

banner