Faxinal

Faxinal-PR
banner

Bem-vindo a Faxinal!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Faxinal, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Faxinal.

A cidade de Faxinal, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1951. A localidade está em uma altitude de 840m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.041 habitantes. A área total de Faxinal é de 703,4km², e sua densidade demográfica é de 24,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Faxinal-PR é 86840-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Subtítulo: Faxinal, cidade das cachoeiras e do turismo de aventura

A terra simples, de pouco mais de 17 mil habitantes, encanta pela beleza das cachoeiras e a tranquilidade de sua gente. Estamos falando de um município do interior do Paraná, Faxinal, popularmente chamado de Capital do Tomate. O fruto recebe uma festa especial todos os anos, durante o mês de dezembro, quando ocorre o aniversário da cidade.

Não é preciso esperar até dezembro, porém, para conhecer Faxinal e a fama de suas cachoeiras (e comprar alguns tomates, é claro!). As trilhas da região facilitam a chegada aos vales, cânions e cachoeiras. O turista pode adentrar à mata e explorar as montanhas e as belas paisagens. Ao todo, são quase 70 cachoeiras catalogadas que recebem, anualmente, em torno de 20 mil visitantes.

Uma das cachoeiras mais conhecidas é a do Chicão I, que possui uma queda de 25 metros de altura; a do Chicão II, que apresenta 58 metros de altura; e a cachoeira da Pedreira que, embora apresente uma queda d’água um pouco menor (15 metros), seu patamar é utilizado como trampolim.

A prática do rapel se torna mais fácil em cachoeiras que possuem quedas mais severas, principalmente aquelas que estão acima dos cem metros de altura, como o Salto de São Pedro, com 125 metros de altura. Ali, dá para apenas contemplar a paisagem da cachoeira ou se aventurar pelo rapel. No entanto, quem não se arrisca em uma alta queda d’água, pode optar pela prática do boia cross nas cachoeiras mais suaves. Já em alguns hotéis da cidade, fica à disposição do turista o arvorismo, prática onde os visitantes caminham em uma trilha acrobática junto às copas das árvores. Haja adrenalina!

Se faltar coragem para se aventurar pelos esportes radicais, as cachoeiras também dão o relaxamento necessário com um banho por suas águas límpidas, como a das Gotas de Cristal, que permite a hidromassagem natural. Caso a ideia seja apenas se divertir com a família em um domingo ensolarado, a cachoeira Três Barras é a opção, pois, embora não esteja dentre as maiores, suas águas são propícias para o lazer.

Por causa do ecoturismo do município estar em fase de desenvolvimento, não há muitas opções de hotéis e restaurantes, mas nada que impeça o viajante de conhecer as belas paisagens da cidade. Faxinal fica a 261 km de Curitiba e a 80 km de Londrina.

Informações de Faxinal

Roteiros do Brasil

Região Norte Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização da região de Faxinal é relativamente recente, embora existam indícios históricos de ocupação jesuítica às margens do rio Ivaí. Porém apenas no século XX, após a década de trinta, é que a concessão de terras pelo governo do estado à uma colonizadora inglesa, propiciou a ocupação do território. Embora a cafeicultura tenha sido substituída por outras lavouras, a região manteve, ao longo do tempo, um perfil econômico nitidamente agrícola. Entre suas riquezas naturais, nota-se a existência de 18 cachoeiras no Município de fácil acesso e próximas à cidade. Criado através da Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro de 1951, foi instalado em 14 de dezembro do mesmo ano, sendo desmembrado de Apucarana.

Significado do Nome

Campos abertos de matos curtos

Aniversário da Cidade

14 de Dezembro

Gentílico

faxinalense

População

16.317 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Venha passar momentos agradáveis e inesquecíveis em Faxinal. É um lugar de águas cristalinas, seus rios e cachoeiras encantam os olhos de quem vê.

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte paranaense

Limites

Rio Bom, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Ortigueira, Grandes Rios, Cruzmaltina e Borrazópolis

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

332 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo

Principais Pontos Turísticos

18 cachoeiras no Município de Faxinal

De fácil acesso e próximas a cidade, ( contando com a ajuda de um guia).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

Festival de Quadrilhas

 Novembro

FEMUFAX

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FAXINAL

E-mail:

Telefones: (43) 3461-1332

Sites: http://www.faxinal.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (43) 3461-1336

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Faxinal

sou suspeito para falar desta querida cidade,pois minha esposa e natural de faxinal.Todo ano nas férias de julho vou para Faxinal,gosto muito desta cidade pois o povo é hospitaleiro e trata as pessoas que vem para Faxinal como se fosse da cidade,alem de que a cidade é muito bem cuidada pela prefeitura limpa e muito organizada.Parabéns Faxinal,apesar de ter nascido no interior de São Paulo me sinto paranaense de coração.
Por: gerson

Faxinal é um encanto por natureza, viver os momentos de lazer nas matas ,que nos leva as mais belas visão das cachoeiras , momentos marcantes e jamais esquecidos tudo muitos perfeito sem a mão do homem. valeu a vizita.
Por: vilma villas boas da silva

EU NASCI NESSA CIDADE EU TENHO O MAIOR DE SER FAXINALENSE
Por: ERONILDO

a cidade é conhecida como capital do tomate e das cachoeiras devido a grande produção de tomate em estufas que são + de 1000 e ao grande numero de cachoeiras que varião de tamanho 150m 96m 45m 125m 70m 86m 64m entre muitas de tamanho menor
Por: andressa

Conheci Faxinal e adorei a cidade,bem acolhedora,ordeira,limpa,
Por: Mario Lucio C.de Almeida

eita lugarzinho bom,morei em Faxinal até meus 18 anos,ja faz 6 anos que moro em Curitiba,não consigo ficar muito tempo sem vizitar esse lugar abençoado por DEUS,abraçoo.
Por: adriano taborda bueno

Morei nesta cidade de 1965 até 1973, ainda tenho amigas que moram ai, mas a ultima vez que a visitei foi em 1982. Tenho muita vontade de voltar a reve-la, pelas fotos vejo que cresceu bastante e está muito bonita.
Por: Leonilda Maria Schroeder

morei em faxinal, adoro essa cidade adoro o Paraná! se pudesse voltaria de mala e cuia!!!!!
Por: andressa

Ah! que saudade da minha terra querida, Faxinal do cêu, logo, logo eu irei te visita.. quanto tempo já passou, e eu estou tão longe de voçê. Hoje moro em Roraima mas em breve ti visitarei com muitas saudades de tudo desse lugar maravilhoso.um abraço a tudo e a todos...
Por: claudinho da silva

tudo que tenho a dizer e´que gosto de tudo em faxinal.so tenho que agradecer a minha grande amiga maria patricia s.bernadinelli.pois ela mora ai.
Por: paulo roberto ferreira

conheço muito,e adoro muito o lago saracura e a praça!!!!!!!!!!
Por: michele

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Faxinal
Fundação:
1951
Altitude:
840m
População:
17.041 habitantes
Área:
703,4km²
Densidade Demográfica:
24,23hab/km²
CEP:
86840-000

Envie seu comentário sobre Faxinal