Dois Vizinhos

Dois Vizinhos-PR
banner

Bem-vindo a Dois Vizinhos!

banner

Comece planejando a sua viagem para Dois Vizinhos utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Dois Vizinhos e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Dois Vizinhos.

A cidade de Dois Vizinhos, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 509m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 32.615 habitantes. A área total de Dois Vizinhos é de 418,9km², e sua densidade demográfica é de 77,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Dois Vizinhos-PR é 85660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Dois Vizinhos

Roteiros do Brasil

Região Sudoeste do Paraná

"Capital Nacional do Frango"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE
 
Em meados do século passado, exploradores e tropeiros estabeleceram-se nos campos de Palmas, quando aí passavam vindos de Guarapuava e indo em direção ao sul. A fixação do homem em Palmas, deveu-se ao comércio de muares que era feito entre Rio Grande do Sul e São Paulo e tinha aquela região como uma passagem obrigatória. Em 1877 foi criado o município de Palmas pela Lei 484, sendo que seu território abrangia todo o Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, estando nesta situação geográfica o futuro município de Dois Vizinhos.
Em 1892 pela Lei 28 é criado o município de Clevelândia, cujo território desmembrou-se de Palmas e automaticamente quase todo o sudoeste passa a lhe pertencer.
A Lei 790 de 1951, criou o município de Pato Branco, e assumiu o território de vários futuros municípios, entre os quais Dois Vizinhos.
Na década de 1940, muitos catarinenses e gaúchos, atraídos pela facilidade de aquisição de terras, as quais eram havidas pela simples demarcação, dirigiram-se até a Colônia Missões, área situada à Oeste do Rio Chopim, aí tiravam sítio numa verdadeira aventura sem precedentes na história paranaense. Instalavam-se assim os primeiros moradores nesta região, que era mata virgem, ocupada de animais selvagens. Muitos caçadores convergiam para esta região em busca de peles que eram vendidas no Rio Grande do Sul. A aventura era constante, sendo que a colonização se iniciava desordenadamente e de regra por pessoas que não dispunham de meios financeiros para suportar as despesas de se instalarem, plantando então a terra com milho e feijão, fazendo roças nas derrubadas de mato. As terras onde o pinheiro era abundante, eram despresadas pela dificuldade causada na sua derrubada e mesmo porque se acreditava que eram terras menos férteis do que as cobertas por mato branco.
Foram estes aventureiros do Sul, os primeiros moradores de Dois Vizinhos que recebeu este nome em homenagem ao rio que passa nas proximidades da atual sede do município. Caçadores e pescadores que primeiro adentraram por estes sertões, foram os que deram o nome ao rio.
Até o início da década de 1950, somente a cavalo ou pelo leito dos rios podia-se chegar a Dois Vizinhos. Mesmo assim, muitas famílias aqui se estabeleceram trazendo o progresso para o Município, entre elas, Ibraim Antonio Dias (Negrote), Osório Godinho, Ary Jayme Müller, Guilherme Guzzo, Ernesto Gusso, Ervelino Coletti, Frederico Galvan, José Perin, Arceno Gonçalves de Azevedo, José Gonçalves de Azevedo, Vergílio Neckel, Saraiva Piana, Guarany Correa de Mello, Antoninho Rosa, Fermino Martins, Umberto Pinzon, além de muitas outras.
Em 15 de Novembro de 1953, foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Dois Vizinhos, sendo designado o Sr. Teodorico Guimarães para subprefeito e Ary Jayme Müller para escrivão.
O município de Dois Vizinhos foi criado pela Lei nº 4254/60, de 25 de julho de 1960, através do projeto do então deputado Domício Scaramella, sancionado pelo Governador Moisés Lupion.
A instalação do município ocorreu em 28 de novembro de 1961, com a posse do primeiro prefeito eleito. No período entre a criação e a instalação do município, dois prefeitos foram nomeados: Ivo Cartegiani, pelo Governador Moisés Lupion e Clemente Luiz Boaretto, pelo Governador Ney Braga. 

Significado do Nome

1º Versão

Neste Local os Habitantes eram dois moradores que tinham suas casas próximas ao rio, estando elas localizadas em cada margem. Por causa disso, passaram a chamar esse local , ou como ponto de referência, Vamos nos encontrar lá onde tem dois moradores a beira do rio... que então passaram a chamar o rio de Dois Vizinhos e consequentemente passou a dominar-se também de DOIS VIZINHOS.
 
2º Versão

Inicialmente o nome de Dois Vizinhos se originou, uma vez que neste local tinha dois rios que se encontravam formando um só. Os caçadores que faziam muito o uso da canoa, demoninaram esse local ...Vamos se encontrar lá onde os dois rios se encontram... o rio dois vizinhos..., e marcavam entre si seus encontros, exatamente onde os dois rios se encontravam, para então pernoitarem e planejarem suas caçadas.
Por conseqüência disso, denominaram o rio de Rio Dois Vizinhos e posteriormente como o desenvolvimento do local, com a vinda de outros moradores, ocasionando um povoado, passou-se então a a denominar-se de DOIS VIZINHOS.
Considerando as duas versões, e se fizermos a seguinte analogia, observamos que: Inicialmente a ocupação foi temporaria, pois o objetivo eram vir até aqui para caçar. Posteriormente, veio a ocupação definitiva com o início do povoamento. Ora, se o rio era o meio de transporte mais usado e eficiente, logo as duas versões se completam.
Assim sendo, podemos deduzir que a versão um dos Dois Vizinhos, que passaram a residir é a mais aceita e mais convincente. Logo, a origem do nome do Municipio se deu pelo povoamento de dois moradores, um em cada margem do rio, onde até hoje há a bifurcação.

Aniversário da Cidade

28 de Novembro

Gentílico

duovizinhense

População

36.198 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Dois Vizinhos se destaca economicamente nos setores da agricultura, avicultura, suinocultura, indústria e comércio.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

19° C

Localização

Município da Região Sudoeste no Estado do Paraná

Limites

Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Verê, São Jorge d'Oeste, Salto do Lontra e Enéas Marques.  

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

509 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Parque Ecológico Municipal

Banhado pelo rio Jirau Alto, possui uma extensão de 41ha de área.    

Reserva Particular do Patrimônio Natural

Localização: Linha Tártari e Linha Pinheirinho
  
Pesque-Pague (diversos)

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

13 - Festa do Padroeiro da cidade - Santo Antonio

28 - Emancipação Política

 Setembro
 
02 - Encontro de Bandas -   Super Sarau com as bandas Merco Sul, Cinzas de Galpão e San Marino no parque de exposições. Organização: Saca Rolha

07 - Comemoração do Dia da Pátria - Promoção: Prefeitura Municipal.

19 a 22 - Semana Farroupilha - Parque de Exposições. Promoção: CTG Saudades do Pago.
 
20 a 23 - Semana da Árvore - Em Frente a Prefeitura. Promoção: Rotary.

28 - Prêmio Destaque 2007 - Clube 7 de Setembro. Promoção: Lions / JB - Jornal de Beltrão / ACEDV.
 
 Outubro

04 - Cavalo de aço - Cavalo de aço em Fazenda Mazurana

13 - 1º Espetáculo do Corpo Municipal de Dança - Centro Cultural. Promoção: Prefeitura Municipal.

29 a 30 - II Semana Literária - Centro Cultural. Promoção: Prefeitura Municipal.

31 -  VII Noite Cultural - Centro Cultural. Promoção: Prefeitura Municipal.

 Novembro

10 - Espetáculo Stúdio Giane Bellé - Centro Cultural. Promoção: Escola Stúdio Giane Bellé.
 
13 a 18 - 1ª Festa do Frango - Parque de Exposições. Promoção: Prefeitura Municipal/Sadia/Pluma/Diplomata/AASPAR.

13 a 18 - Expovizinhos 2007 - Parque de Exposições de Dois Vizinhos.
 
13 a 18 - Leitão a Dois Vizinhos - Parque de Exposições. Promoção: Associação dos Suinocultores de Dois Vizinhos.

28 - Aniversário da Cidade

28 - Mini Maratona de Dois Vizinhos - Ruas da Cidade. Promoção: Prefeitura Municipal.
 
 Dezembro

07 - Espetáculo de Natal - Promoção: Prefeitura Municipal.

11 - Chegada do Papai Noel - Promoção Prefeitura de Dois Vizinhos e Associação Comercial e Empresarial
 
13 a 16 - Festa da Paróquia Imaculada Conceição - Local: Centro Comunitário Imaculada. Promoção: Paróquia Imaculada Conceição.
 
31 - Musical de Natal - Sicoob Creserv Sul. Promoção: Sicoob Creserv.
 
31 - Baile de Revelion - Local: Centro Comunitário Imaculada. Promoção: Paróquia Imaculada Conceição.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOIS VIZINHOS

E-mail:

Telefones: (46) 3536-8800   

Sites: http://www.doisvizinhos.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (46) 3536-2769

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Dois Vizinhos

Morei em DV de 1992 a 1999 essa cidade maravilhosa povo acolhedor cidade q/ crece a cada dia o que eu falae aqui e pouco quem nao comhece deve ir, se Deus quiser estarei morando ai novamente em alguns anos.
Por: adilson machado dos santos

A cidade de dois vizinhos é muito bonita pena que eu moro no vere
Por: aline peeira

Cidade maravilhosa, aconchegante, com lindas paisagens, opções p noite e um pessoal p lá de bacana...
Por: Leila

sim, é uma cidade linda e tem mtos gatinho, aliás meu namorado é de dv ;)
Por: rayana

cidade maravilhosa! terra natal. sinto muita saudade do povo hospitaleiro, acolhedor. vale a pena conhecer quem ainda não conhece.
Por: luzia topanotti

sim ja conheço a cidade dois vizinhos e um lugar muito lindo otimo para tirar suas ferias
Por: elizangela

ESTIVE DE FÉRIAS EM dOIS vIZINHOS TOMEI CHIMARRÃO TODA NOITE NO LAGO DOURADO MUITO CHIQUE
Por: CLEMENTINA

toda noite de minhas fperias eu ia tomar chimarrão e fazer caminhada no lago dourado em dois vizinhos muito chique
Por: clementina

é a melhor cidade do sudoeste do parana tenho muitas saudades da cidade e ddas pessoas que conheci amo dv
Por: irineu

Faz tempo que não visito essa cidade,mas tenho muita saudade quando eu morava em Francisco Beltrão e com um grupo de amigos nós passeávamos de bicicleta até esse município,era uma adrenalina pura,só me resta lembrar o passado e viver às boas lembranças dessa linda regão,agora vivo e trabalho em Ctba,um abraço a todos!
Por: simião oliveira

o que Dois vizinhos tem de melhor é a ospitalidade do cidade!!
Por: lucas medeiros fernandes

moro néssa cidade a 19 anos nao troco por nada;é muito bom de morar..
Por: wagner

conheço dois vizinhos mas ja faz uns 20 anos q nao fui mais aí faz 25 anos q viemos embora para montenegro rs.eu morei em foz do chopim , tenho parentes aí.
Por: IVONE

dois vizinhos e uma cidade bonita ,maravilhosa eu particulamente gostaria de morar nesta cidade espetacular as maravilhas que tem nessa regiao sao fenomenais adoro. quem nao conhece dois vizinhos venha conhecer vale a pena.
Por: caroline

estive em D.V. e é muito acolhedor esta cidade povo local muito bacana
Por: vladimir

me criei ai , mas com 15 anos vim embora para campo grande ms. ja faz 30 anos que moro aqui ;nunca mais voltei ai!!!!!!!!!!!!!!!deve ta muito mudado, eu nao á conheço mais ..... que saudade das amigas,,,,,,,,,,,,,
Por: soeli

adoro esta cidade tenho parentes nesta cidades maravilhosa
Por: rosimar machado

Eu vivi os melhores momentos da minha vida em Dois Visinhos, estudei ai, viví boa parte da minha juventude aí . Terra da minha primeira namorada. Que saudade desta cidade linda de gente boa.
Por: Alecio Zocunelli

adoro essa cidade,ela he de maisssssssssssssss.logo estarei ai fazemdo muitaaaaaaaaaa festa...
Por: jovenal,souza

e minha terra natal amo essa cidade pesoal maravilhoso.
Por: salete fernandes

passe as ferias de final de ano em D.V. vocês teráo melhor ferias ,inesqueciveis posso garantir,um forte abraço
Por: vladimir

cidade maravilhoza abencoada por deus a cada amanhecer
Por: juliana

cheguei nessa cidade em 1991 ate 2009, amei os duovizinhecis povo acolhedor amigavel,e tive tres filhos,deixei muintos amigos e tenho orgulho de onde vou que todos dessa cidade maravilhosa me conhece,onde aprendir muintas coisas pos quando cheguei com a idade de 17 anos e sair com 37 anos, ate dois vizinhos um dia irei te reve-lo.
Por: salomão andrade paiva

cheguei nessa cidade em 1991 ate 2009, amei os duovizinhecis povo acolhedor amigavel,e tive tres filhos,deixei muintos amigos e tenho orgulho de onde vou que todos dessa cidade maravilhosa me conhece,onde aprendir muintas coisas pos quando cheguei com a idade de 17 anos e sair com 37 anos, ate dois vizinhos um dia irei te reve-lo.
Por: salomão andrade paiva

a big beijo no coração da vizi fm. salomão paiva!!!
Por: salomão andrade paivar

eu amo dois vizinhos naci ai esto no para mas volto todo ano pra vizita e uma cidade linda e acolhedora se um dia sai daqui vou vouta pra minha terrinha amada .
Por: lilian da rocha teles dos santo

fui criado em dois vizinhos tenho muitos parentes ai mas a ultima vez que tive ai foi em 1975 desque mudei pra foz nunca mas voltei ai hoje moro em curitiba mas quero faser uma visita em breve abraços
Por: dirceu nunes

nasci e me criei em d.v. atualmente morro em curitiba , mas nunca esqueço de minha cidade natal
Por: josé carlos debastiani

VIVI POR MAIS DE 10 ANOS NESTA CIDADE E TENHO INUMERAS BOAS LEMBRANÇAS, O QUE ME DEIXAM COM VONTADE DE RETORNAR, MORO EM URUARÁ NO PARÁ JA A 20 ANOS COM SAUDADES DE DOIS VIZINMHOS.
Por: ITAMAR JOSE PIOVESAN

Passei as minhas ferias ai e achei o máximo!!Ai é mto tudo lindo,o Lago Dourado nem s fala então,adorei tudo!!!Abraço!!!
Por: Angélica Camargo

Parabéns Dois Vizinhos, é uma cidade linda, gostei muito, apesar de ter ido so uma vez, no feriado de carnaval desta ano de 2011, dia 08. É uma cidade muito promissora, com muito furturo pela frente. Eu não tinha nenhuma simpatia, isto é por não conhecê-la. Espero que um dia eu possa conhecer os lugares turísticos, que deve ser muito belo, estão de parabéns, beijos à todos os doisvizinhenses.
Por: ilda

Gente eu sou do Estado Do Rio Grande Do Sul!Estive ai neste último final de semana,no 4º Encontro Da Família Rezzadori. Adorei este lugar,pessoas muito acolhedoras,simpáticas sempre preocupadas com o Bem Estar do Visitante,enfim amei este povo,.Edigo mais já estou com saudades de voltar para lá.Parabéns Povo De Dois Vizinhos incluindo meus amados primos e primas que têm suas casas rodeadas por plantações de soja,lá lomba da Onça. Um grande abraço á este povo maravilhoso!!!!!!!!!!!
Por: SANDRA REGINA FINIMUNDI

Eu nasci nessa Cidade não tenho o que falar amo d+ essa linda cidade faz 12 anos que vim pra Curitiba mas nunca esqueci.
Por: JANETE CAMARGO DA SILVA

Dois Vizinhos é tudo de bom mas oque eu mais gosto é das gatinhas da cidade e região ,os bailes são fora de sério ,as festas de igreja c/matine. Olha eu moro em blumenau sc mas sempre que posso estou por lá. UM ABRAÇAO DOIS ViZINHOS e até breve fui.
Por: joãozinho espadilha

DV minha cidade amada, moro em criciuma sc mas sempre q posso estou por ai, meu marido q é de criciuma adorou dois vizinho todos os feriados q tem ele quer ir para dois vizinhos. Adooooro
Por: francieli pelizzaro

Olha Dois Vizinhos é um municipios pequeno mais que oferece conforto e osptalidade para quem quiser conhela ;D quer saber mais venha nos vizitar
Por: Marli

Nossa!fiquei até emocionada,em ler a história dessa cidade desde pequena sempre ouvi meu avo falar sobre ela,sempre falou com orgulho de ser um dos primeiros a ir aí caçar veados!Tive um tio que foi candidato não me lembro direito,se foi a vereador...Meu pai chamava esse tio de tio nek,é claro que nunca o conheci.moro em sao francisco do sul e talvez um dia vou conhecer essa cidade.
Por: soeli marques Ribeiro ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dois Vizinhos
Fundação:
1960
Altitude:
509m
População:
32.615 habitantes
Área:
418,9km²
Densidade Demográfica:
77,86hab/km²
CEP:
85660-000

Envie seu comentário sobre Dois Vizinhos

banner